Author Topic: O ataque dos clones (Chineses) II - Jinhao 159 (Montblanc 149)  (Read 16329 times)

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
O ataque dos clones (Chineses) II - Jinhao 159 (Montblanc 149)
« on: February 13, 2014, 10:58:28 pm »
0
A pedido de várias famílias, eis aqui a minha pequena pseudo-review da fabulástica Jinhao 159, um clone Chinês da obra prima da Montblanc, a enorme 149.

Tal como a Hero e a Parker 51, esta Jinhao tem uma aparência "escandalosamente" semelhante à Montblanc. Mais uma vez, não pretende ser uma falsificação, pois não ostenta em lado algum uma palavra semelhante a "Montblanc", 149 ou a pequena estrela estilizada da marca. Pelo contrário, ostenta orgulhosamente a marca Jinhao em diversos pontos, entre os quais o aparo/pena. A maior diferença visível é mesmo na mola da tampa, que a Jinhao decidiu personalisar com um pequeno escudo com o que acredito ser o logo da marca. Pessoalmente, é a única coisa que não gosto na caneta e que quebra completamente as belas linhas clássicas deste modelo.


Quanto à construção, ao contrário da plástica Hero, esta preciosidade é completamente construída em metal, o que a torna imensamente pesada (47.6g medidas sem o adaptador) mas que transmite também uma imagem de robustez e qualidade. Este peso, aliado às "generosas" dimensões não a torna num modelo indicado a quem goste de a transportar no bolso da camisa, certamente. Alias, por estas razões e pelo consumo digno de um desportivo de luxo, o habitat natural deve ser a secretária, perto de um frasco de tinta onde possa saciar a sua sede, frequentemente.

A tampa enrosca apenas com 2 voltas e não apresenta qualquer folga ou ruído ao apertar/desapertar. O mesmo se aplica à rosca que dá acesso ao interior do corpo. Na realidade, todos os pequenos detalhes do aspecto e utilização desta caneta transmitem qualidade, muito mais do que poderia ser possível esperar de uma caneta com um custo de 6/7€ já com portes!!!


O aparo é como o restante: enorme, mas funcional e de qualidade. Apresenta a informação "Jinhao 18K GP" que espero que queira dizer alguma outra coisa que não "18 Karat Gold Plated", pois além de não ser dourado, não consigo acreditar que uma caneta deste preço tenha um aparo coberto a ouro branco ou platina... De qualquer forma, é facilmente desmontável e poderá ser substituído por outro da mesma marca ou de outras, o que torna esta caneta uma excepcional plataforma para outras brincadeiras e experiências.

O aparo é teoricamente Medium, mas ao contrário de tantas outras canetas Asiáticas, em que um Medium corresponde a um Fine ou XFine Europeu, este quase corresponde a um Broad. Esta característica empresta-lhe uma suavidade extraordinária na escrita, mas também, como já referi, "bebe" tinta "como se não houvesse amanhã". Como é muito fácil de desmontar, ainda vou experimentar alterar ligeiramente a distância entre o aparo e o suporte para tentar afinar o "consumo".

Em relação à qualidade da escrita, é de facto excelente! Não registei nenhum "skipping", nenhuma falha, mesmo intencionalmente acelerando ou adornando especialmente a letra. Não posso comparar com a Montblanc 149 pois nunca escrevi com nenhuma, mas fui o feliz proprietário de uma outra pequena Meisterstück durante alguns anos, e o prazer de escrever não será muito inferior. Considerando que uma verdadeira 149 pode custar cerca de 800€ e esta custa 5/8€, ou seja, entre 100 a 160 vezes menos, podemos compreender o quanto esta afirmação é surpreendente - sentimos que, ao volante de um velho Fiat 127, quase conseguimos acompanhar um Bugatti.


Por último, e para que nos admiremos ainda mais com o preço deste fenómeno, resta-me indicar que a caneta já traz um adaptador para tinta de "frasco", aparentemente de bastante qualidade (não testado ainda). Também permite a utilização de cartridges que penso serem de formato "internacional".

Para quem quer uma caneta sóbria e de qualidade por (muito) pouco dinheiro, para usar em casa, e preterir a marca em favor do valor, parece-me uma proposta altamente recomendada; mesmo que, por alguma razão, não gostem desta "pequena" com "gigantismo", também não ficarão sem dinheiro para comprar mais uns sabões para a colecção!  ;D

Agora, deixem-me lá abandonar o teclado, que ela está à minha espera para escrever umas notas...  8)
« Last Edit: February 18, 2014, 11:31:05 am by phoenix »
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: O ataque dos clones (Chineses) II - Jinhao 159 (Montblanc 149)
« Reply #1 on: February 14, 2014, 11:28:15 am »
0
Estou gostando de ler estes teus tópicos, phoenix!
But the tigers come at night

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: O ataque dos clones (Chineses) II - Jinhao 159 (Montblanc 149)
« Reply #2 on: February 14, 2014, 01:46:26 pm »
0
Obrigado pela review.
Lá tenho que comprar mais uma caneta.  ::)

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: O ataque dos clones (Chineses) II - Jinhao 159 (Montblanc 149)
« Reply #3 on: February 14, 2014, 02:13:08 pm »
0
Obrigado pelos comentários. Isto não pretende ser uma verdadeira review, até porque já existem muitas de qualidade disponíveis por aí, algumas em video. É mais um "alerta" aos membros do forum para despertar a curiosidade... Como a minha experiência no barbear clássico é curta, contribuo por aqui.

E antes de me começarem a crucificar como "enabler" e causador da desgraça financeira alheia, reparem que qualquer uma delas custa muito menos que 100g de um sabão razoável!  ;D

Quando tiver um pouco de tempo, escreverei sobre uma outra "pechincha" de qualidade; essa não é um clone nem Chinesa, é a Pilot 78G Japonesa.
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re: O ataque dos clones (Chineses) II - Jinhao 159 (Montblanc 149)
« Reply #4 on: February 15, 2014, 09:01:40 am »
0
A 149 é a mais bela de todas as Montblanc, perfeita! :)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re: O ataque dos clones (Chineses) II - Jinhao 159 (Montblanc 149)
« Reply #5 on: February 15, 2014, 01:20:52 pm »
0
Muito bem Phoenix!!! Não conhecia estas canetas!

Agora fiquei curioso com a Japonesa também ;D
Estou a ver que ainda vou comprar uma ;D 8)

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Re: O ataque dos clones (Chineses) II - Jinhao 159 (Montblanc 149)
« Reply #6 on: February 15, 2014, 04:42:01 pm »
0
Estou gostando de ler estes teus tópicos, phoenix!

Eu também. Venham mais!!
Tenho uma Parker 25 com o devido tinteiro ofertada há mais de 35 anos. Nunca consegui usar aquilo! No entanto recordo-me de na minha infância (tentar) usar fountains na escola.

Gabo quem consiga escrever com essas canetas.

Cumps

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: O ataque dos clones (Chineses) II - Jinhao 159 (Montblanc 149)
« Reply #7 on: February 15, 2014, 05:57:07 pm »
0
Não entendo nada deste assunto... mas estou aqui para aprender!  :D

São umas canetas belíssimas!!!
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: O ataque dos clones (Chineses) II - Jinhao 159 (Montblanc 149)
« Reply #8 on: February 15, 2014, 08:14:41 pm »
0
Tenho uma Parker 25 com o devido tinteiro ofertada há mais de 35 anos. Nunca consegui usar aquilo! No entanto recordo-me de na minha infância (tentar) usar fountains na escola.

Gabo quem consiga escrever com essas canetas.

Porque não consegue escrever com uma caneta. Paulo? A caneta "salta" traços, em que não escreve apesar de passar no papel? Passa com a mão por cima do que acabou de escrever esborratando a tinta?

As (muito) antigas canetas de aparo sem reservatório, que tinha de mergulhar cada poucos segundos no tinteiro, eram de facto uma tormenta para escrever... Em relação a estas, nunca notei maior dificuldade para escrever que com uma esferográfica normal.

Não entendo nada deste assunto... mas estou aqui para aprender!  :D

São umas canetas belíssimas!!!

Ao contrário do shaving, Goa, não acho que haja muito para saber, a um nível amador... Apenas dinheiro para comprar canetas, tinta e papel (o papel também influencia e muito, apesar de eu apenas usar papel normal); gosto por escrever à mão, numa altura em que tudo se escreve num teclado ou ecrã táctil; e duas ou três técnicas para encher ou limpar a caneta, mas que na maioria, se baseiam apenas em senso comum...

Não tens de aprender a fazer tinta a partir de um bloco sólido, como a espuma do sabão; se te distraíres um pouco não cortas a cara, o pior que te pode acontecer é deixares um pequeno borrão no papel (muito difícil de acontecer, hoje em dia).

De resto, é semelhante ao shaving na busca incessante por uma combinação "perfeita" entre a caneta e a tinta utilizada, mas muito fácil de obter.

Por isso, se queres experimentar, compra aí uma dessas na China, ou uma Parker Vector no supermercado (vi dessas no Jumbo e força... Haja sobre o que escrever!  :D
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: O ataque dos clones (Chineses) II - Jinhao 159 (Montblanc 149)
« Reply #9 on: February 16, 2014, 05:12:28 am »
0
Há pessoas que não conseguem escrever com uma caneta de aparo, é o modo como escrevem que não é compatível... Eu por exemplo, era o contrário, conseguia colocar as Bic amarelas sem escrever ao fim de poucas linhas  :P

Gosto mesmo desta 159 e este post quase me convenceu, mas aquele escudo na mola ainda não o engoli... Não é a mesma coisa, não tem rosca, não tem a imponência, mas tem transportabilidade e o desenho agrada-me muito nesta caneta Haolilai 908. Agrada-me até mesmo a versão laranja ou vermelha.

Phoenix, tendo em conta que a 159 é uma caneta "beberrona", consegues dizer quanto dá para escrever com uma carga?

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: O ataque dos clones (Chineses) II - Jinhao 159 (Montblanc 149)
« Reply #10 on: February 16, 2014, 05:43:57 am »
0
Pois, canhotos podem ter maior dificuldade, por exemplo... Como para mim é linear, não compreendo qual é exactamente a razão que alguns não conseguem. Em alguns casos, a caneta pode não ajudar.

Essa é engraçadinha, sim... Não deve é ser exactamente do mesmo tamanho, senão talvez fosse possível fazermos uma experiência a la Frankenstein e trocarmos a mola por essa bem mais discreta...

Não te sei dizer concretamente, pois tenho andado a fazer experiências com todas elas e trocando alguns cartuchos, mas considerando que todas as outras são fine ou equivalentes, a diferença é grande e nota-se. Se entretanto conseguir encontrar um valor mais concreto, eu coloco aqui; de qualquer modo, isso depende muito de diversos factores, como a densidade da escrita, etc...
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re: O ataque dos clones (Chineses) II - Jinhao 159 (Montblanc 149)
« Reply #11 on: February 16, 2014, 07:32:01 am »
0
Já tinha visto este modelo na web, mas não tinha certeza com relação a sua qualidade. Gostei bastante do review e vou comprar uma. O preço é imbatível...
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline Rui_mats

  • Trade Count: (+3)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 127
  • Respect: +3
    • Email
Re: O ataque dos clones (Chineses) II - Jinhao 159 (Montblanc 149)
« Reply #12 on: February 16, 2014, 09:09:16 pm »
0
Boas!
Muito bonita a caneta; mas tenho uma duvida ja que não sou muito entendido nisto ....
estas canetas dão para ficar paradas 2/3 anos ?
Ou causa problemas de tinta seca e assim ?

Cumps
Rui Martins

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: O ataque dos clones (Chineses) II - Jinhao 159 (Montblanc 149)
« Reply #13 on: February 16, 2014, 09:38:40 pm »
0
Boas!
Muito bonita a caneta; mas tenho uma duvida ja que não sou muito entendido nisto ....
estas canetas dão para ficar paradas 2/3 anos ?
Ou causa problemas de tinta seca e assim ?

Cumps
Rui Martins

Para ficarem paradas é melhor tirar a tinta e lavar com água, nesta caneta deve ser muito fácil de fazer. Nalgumas canetas a tinta começa a secar numa questão de dias e demoram a começar a escrever novamente. Esta caneta, pela forma como tampa, não deve ser o caso.

PS: Como parece que existe uma promoção leve 3 pague 2, estou aberto a participar, se realmente compensar, numa microcunjunta bracarense  :D

Offline Rui_mats

  • Trade Count: (+3)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 127
  • Respect: +3
    • Email
Re: O ataque dos clones (Chineses) II - Jinhao 159 (Montblanc 149)
« Reply #14 on: February 16, 2014, 09:42:25 pm »
0
Para ficarem paradas é melhor tirar a tinta e lavar com água, nesta caneta deve ser muito fácil de fazer. Nalgumas canetas a tinta começa a secar numa questão de dias e demoram a começar a escrever novamente. Esta caneta, pela forma como tampa, não deve ser o caso.

PS: Como parece que existe uma promoção leve 3 pague 2, estou aberto a participar, se realmente compensar, numa microcunjunta bracarense  :D

Por mim impecável !
Tenho curiosidade nestas canetas assim, a ver se deixo as bk77 de lado ! :)

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal