Author Topic: Parker 45  (Read 5577 times)

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Parker 45
« on: May 07, 2014, 10:02:31 pm »
0
Dizer qual foi a caneta tinteiro mais emblemática de todos os tempos, não é uma tarefa tão difícil... Talvez a maior parte do mundo dará a mesma resposta: Parker 51... Dentro da Parker, a resposta continua a mesma, mas a coisa fica apertada, quando se pergunta quem foi o segundo lugar...

Aqui, vai a MINHA opinião... Parker 45!!!

A Parker 45, é provavelmente um dos modelos de maior longevidade na Parker... E curiosamente, nem nasceu Parker... O ano é 1957. O "fantasma" das esferográficas estava ficando cada vez mais concreto. Algo precisava ser feito, para não perder a guerra da praticidade. Várias empresas, já estavam introduzindo seus modelos a cartucho, mas a Parker de certa forma estava amarrada com dois conceitos, o sistema de abastecimento "squeeze" da Parker 51 e da Parker 21 e o abastecedor capilar da Parker 61. Eram idéias que estavam indo bem, logo a adoção de cartuchos descartáveis, era assunto proibido na empresa.

Na concorrência, todos já estavam se mexendo, mas a empresa Eversharp, era a que mais se agitava, pois além de precisar de algo novo (o vetusto sistema de alavanca das Symphony já estava perdendo vendas...), havia tido uma experiência trágica com suas primeiras esferográficas. Criar uma alternativa para canetas tinteiro, representava a SOBREVIVÊNCIA da empresa. Um projeto totalmente novo, foi então concebido, uma caneta que poderia utilizar cartuchos descartáveis e também uma bomba para utilização de tinta em frascos convencionais. Estava criada a Eversharp 10000, que recebeu esse nome pois o fabricante garantia que com um único cartucho, seria possível escrever cerca de 10000 palavras.

Infelizmente, foi tarde demais para a Eversharp. A empresa que estava em sérias dificuldades, foi comprada pela Parker.

Mas a 10000, não escapou da vista de Donald Doman, o mais famoso projetista da Parker de todos os tempos (foi o pai da Parker Jotter, Parker 61, Parker VP e Parker 75). Doman "desestranhou" a 10000 transformando-a na Eversharp Big E, que algum tempo depois, foi renomeada para Parker Eversharp.

A nova caneta, fez tanto sucesso, que encorajou a Parker a lançar sua primeira caneta a cartucho. Para facilitar as coisas, a Eversharp Big E foi redesenhada para ficar com "cara de Parker"... Nascia a Parker 45.

O sistema de cartuchos mostrou ser tão bem concebido, que foi totalmente mantido, ou seja, um moderno cartucho Parker, serve perfeitamente numa 10000 ou numa Big E.

Até então, a Parker denominava suas canetas com números. Uma caneta que pudesse ser carregada com cartuchos, mostrava ser tão prática quanto uma pistola semi-automática. A Colt 45, foi portanto a inspiradora de uma das melhores canetas de todos os tempos...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Parker 45
« Reply #1 on: May 07, 2014, 10:08:08 pm »
0
A seguir, minhas meninas...



Da esquerda para a direita:

Parker 45 Standard: Tampa em aço inoxidável, clipe e jóia da tampa cromados
Parker 45 Flighter GT: Tampa e corpo em aço inoxidável, clipe e jóia da tampa folheados a ouro
Parker 45 Insignia: Tampa, corpo, clipe e jóia folheados a ouro
Parker 45 Arrow GT: Tampa e corpo em polímero, clipe e jóia folheados a ouro

Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Parker 45
« Reply #2 on: May 07, 2014, 10:26:15 pm »
0
Gostei da "aula"  :)

Então esta caneta foi a percussora dos conversores?

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Parker 45
« Reply #3 on: May 07, 2014, 11:46:04 pm »
0
Sim e não... A Parker 45, foi a primeira Parker a utilizar tanto cartuchos quanto conversores. A segunda, foi uma desastrada tentativa de lançar a Parker 51 Cartridge, que teve vida bem curta. Cartuchos descartáveis, eram filosoficamente opostos à Parker 51.

Outros fabricantes já tinham modelos com opção de cartuchos antes da Parker 45, como por exemplo, a Platinum Nakaya do Japão, mas como a Parker era o fabricante de maior renome e conceito no mundo, pode-se dizer que a Parker 45 foi a primeira caneta cartucho/conversor de sucesso no mundo.
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Parker 45
« Reply #4 on: May 08, 2014, 01:26:50 am »
0
Ai está uma caneta que já tive dezenas na mão e nunca comprei porque não achei que seria nada de especial, particularmente por causa do preço pedido.

Porque gostas assim tanto da Parker 45?

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Parker 45
« Reply #5 on: May 08, 2014, 01:32:22 am »
0
Razões para gostar da Parker 45???

1. É uma caneta cujo design tornou-se o padrão da década de 60
2. Tem um sistema de pena intercambiável de manutenção muito fácil (não exige ferramentas)
3. Suas penas são extremamente bem feitas e muito macias na escrita
4. É uma Parker
5. Tem dúzias de diferentes padrões de acabamento
6. Amor antigo: A terceira da foto, a Insignia, ganhei de meu pai no dia de meu casamento há 25 anos. "Assinaturas especiais, devem ser feitas com canetas especiais"... Meu pai me disse isso colocando essa caneta no bolso interno do meu paletó...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: Parker 45
« Reply #6 on: May 08, 2014, 01:36:20 am »
0
Tenho de arranjar uma exactamente igual à tua segunda (a Flighter), mas com a mola em dourado, para fazer companhia à minha velhinha esferográfica 45... Infelizmente são caras e nunca sei o estado delas. Arranjei uma Frontier nova para lhe fazer companhia, mas a "seta" da mola é muito diferente - não parece fazer conjunto...
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Parker 45
« Reply #7 on: May 08, 2014, 10:54:41 pm »
0
Tenho de arranjar uma exactamente igual à tua segunda (a Flighter), mas com a mola em dourado, para fazer companhia à minha velhinha esferográfica 45... Infelizmente são caras e nunca sei o estado delas. Arranjei uma Frontier nova para lhe fazer companhia, mas a "seta" da mola é muito diferente - não parece fazer conjunto...

A Parker 45 Flighter, tem diversas variantes. No início, as Parker 45 de corpo metálico, tinham uma peça tronco cônica em polímero que arrematava o final do corpo. Nas Flighter, a peça era PRETA sempre. Depois, foram lançados modelos onde essa peça tinha acabamento DOURADO e também algumas onde o acabamento era CROMADO. Finalmente, foi lançado o corpo moldado até o final, sem essa peça, um design mais limpo portanto...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: Parker 45
« Reply #8 on: May 10, 2014, 08:24:14 am »
0
A minha é semelhante a essa, apenas difere no facto de ser uma esferográfica e não uma caneta:
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re: Parker 45
« Reply #9 on: May 12, 2014, 02:12:50 am »
0
A minha está aqui: :)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal