Café Central > Escrita em Dia

Lamy Safari

(1/7) > >>

RF:
Venho escrever a minha opinião sobre a caneta Lamy Safari


Análise visual:
A caneta de linhas modernas, quando a adquiri, nos anos 90 do seculo passado, não conhecia nada com o visual mais arrojado no mercado, mesmo nos dias de hoje as linhas clássicas parecem ser a principal corrente e é difícil encontrar algo que seja inovador em termos de formato.
A construção é bastante cuidada.
Toda a caneta é em plástico, tirando o clip e o aparo, existe em várias cores (no meu caso azul).

Na tampa destaca-se o clip, que mais não é que um arame dobrado em que se funde na tampa em dois pontos. A tampa é segura na secção por um sistema de pressão, ouve-se perfeitamente um click quando se coloca ou tira a tampa. O clip é bastante eficiente, grande, simples e com força.

O corpo é “cilíndrico” em foram feitos dois cortes, alem de estéticos estes contes parecem-me existir por razões funcionais, visto permitirem evitar que a caneta role quando deixada na mesa. No início do corpo, junto à secção, encontra-se duas janelas, uma de cada lado, que permitem observar o nível da tinta no cartucho / conversor. No corpo tem gravado a marca “Lamy” em relevo mas, devido à zona que se encontra, não incomoda minimamente.
Na secção há duas reentrâncias que “forçam” a posição dos dedos ao escrever.

Aparo rígido, pode ser cor do aço ou preto, com ponta redonda (há vários aparos desde os de caligrafia, extra finos, finos, médios, grossos e canhoto). A substituição dos aparos é simples, não sendo necessário desmontar o alimentador, estes encontram-se há venda separadamente.
Da análise do aparo com uma lupa de 60x este pareceu-me completamente alinhado.

A caneta aceita cartuchos proprietários ou em alternativa conversor, que permite a utilização de tinteiro.


Dimensões:
Comprimento com tampa: ~13,9 cm
Comprimento sem tampa: ~12,9 cm
Diâmetro da caneta (junto ao anéis): ~1,2 cm
Peso com tampa (com cartucho): ~17,7 g
Peso sem tampa(com cartucho): ~9,7g


Escrita:
Como indiquei anteriormente, a posição dos dedos é “forçada”, pelas reentrâncias que existem na secção. Para a maioria pode ajudar mas no meu caso atrapalha porque me obriga a adaptar-me à caneta e não o contrário.
Não é necessário fazer pressão para escrever e o aparo é muito suave.
Não deita tinta em excesso e por vezes tenho falhas nos traços verticais.


Teste de escrita:
Para poderem observar a escrita fiz um pequeno teste

Neste teste foi utilizado
Caneta: Lamy Safari
Papel: Canson XL Marker
Tinta: Lamy ink-x Blue


 

Conclusão:
A caneta é para alguém que procura uma caneta com uma aparência moderna.
Acho que tem uma boa qualidade de construção, agrada-me particularmente a suavidade do aparo.
Não fosse estar a escrever numa posição forçada seria uma caneta que recorreria com mais frequência.

FML:
Parece que não é caneta para mim... Tem várias coisas que não me agradam.

As sombras na escrita devem-se à tinta ou à caneta?

GFellizzardo:
Essa é a caneta que uso no trabalho exclusivamente há seis meses. E concordo com a ressalva da posição forçada, mas isso não me desagrada :)

RF:

--- Quote from: FML on March 15, 2014, 11:16:32 pm ---As sombras na escrita devem-se à tinta ou à caneta?

--- End quote ---
Se te referes há falha dos traços verticais é culpa do escritor / caneta, se escrever mais devagar e retificar a posição não acontecem.
Se te referes as nuances da cor do traço é a tinta, mas acho interessante o facto de a tinta não ficar completamente uniforme.

FML:
Referia-me às nuances, também gosto que a tinta faça isso.

Navigation

[0] Message Index

[#] Next page

Go to full version