Author Topic: Vinho no Brasil...  (Read 8194 times)

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Vinho no Brasil...
« on: March 13, 2012, 04:09:31 pm »
0
A coisa piorou para quem não está no Sul! hehehehe

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/vinho-tambem-entra-na-mira-do-protecionismo


Muitos produtos bons, de vinícolas pequenas, simplesmente não chegam aqui no Rio (ou chegam com valores exorbitantes) e os bons Chilenos com ótimos preços não serão mais a mesma coisa...

Bem, quem aposta que o contrabando vai aumentar?
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re:Vinho no Brasil...
« Reply #1 on: March 13, 2012, 09:46:59 pm »
0
A coisa piorou para quem não está no Sul! hehehehe

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/vinho-tambem-entra-na-mira-do-protecionismo


Muitos produtos bons, de vinícolas pequenas, simplesmente não chegam aqui no Rio (ou chegam com valores exorbitantes) e os bons Chilenos com ótimos preços não serão mais a mesma coisa...

Bem, quem aposta que o contrabando vai aumentar?

Não sei se vai aumentar, mas "garimpando" vc acha muita coisa boa...
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Vinho no Brasil...
« Reply #2 on: March 13, 2012, 10:06:23 pm »
0
Olha, eu dou preferência fácil para vinho nacional, mas tem sido difícil achar algo bom com preço interessante por aqui... :(
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re:Vinho no Brasil...
« Reply #3 on: March 13, 2012, 10:10:58 pm »
0
Olha, eu dou preferência fácil para vinho nacional, mas tem sido difícil achar algo bom com preço interessante por aqui... :(

Eu tenho achado muita coisa boa de PT e da França por aqui e os preços estão bem justos. Vc não precisa pagar caro para beber um bom vinho...
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline Flório

  • Trade Count: (0)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 735
  • Respect: 0
Re:Vinho no Brasil...
« Reply #4 on: March 13, 2012, 10:42:54 pm »
0
Olha, eu dou preferência fácil para vinho nacional, mas tem sido difícil achar algo bom com preço interessante por aqui... :(

Eu tenho achado muita coisa boa de PT e da França por aqui e os preços estão bem justos. Vc não precisa pagar caro para beber um bom vinho...

Concordo. Neste verão caí de amores por um certo "Casal Garcia", português, verdinho e referescante, e que encontro no supermercado da esquina...
"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". João Guimarães Rosa.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Vinho no Brasil...
« Reply #5 on: March 13, 2012, 10:50:41 pm »
0
Olha, eu dou preferência fácil para vinho nacional, mas tem sido difícil achar algo bom com preço interessante por aqui... :(

Eu tenho achado muita coisa boa de PT e da França por aqui e os preços estão bem justos. Vc não precisa pagar caro para beber um bom vinho...

Concordo. Neste verão caí de amores por um certo "Casal Garcia", português, verdinho e referescante, e que encontro no supermercado da esquina...

Existem ótimos sites de lojas de vinhos. Eu me abasteço regularmente! Vejam Boccati e Vinhos Net
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Vinho no Brasil...
« Reply #6 on: March 13, 2012, 11:09:20 pm »
0
E esse grande clássico Mateus Rosé, nada?!


http://en.wikipedia.org/wiki/Mateus_(wine)


http://www.mateusrose.eu/

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Vinho no Brasil...
« Reply #7 on: March 14, 2012, 01:24:31 am »
0
Concordo. Neste verão caí de amores por um certo "Casal Garcia", português, verdinho e referescante, e que encontro no supermercado da esquina...

Nunca provei. Como minha esposa provou uma vez e não gostou, acabo não comprando para não tomar sozinho.

Eu acabo comprando os vinhos bem baratos (adoro um custo-benefício hehehe) então pego Concha y Toro, Santa Carolina, Santa Helena etc para o dia-a-dia. As vezes arrisco algo um pouco diferente. Porém se realmente aplicarem o imposto alto em cima vai atrapalhar um pouco. hehehe

2 vinhos que adorei são o Norton Malbec (argentino) e um italiano que eu ganhei uma vez, mas nunca vi vendendo, Chianti dei Colli Fiorentini DOCG Uggiano.



Existem ótimos sites de lojas de vinhos. Eu me abasteço regularmente! Vejam Boccati e Vinhos Net
Adorei as dicas, José Luiz! Vou tentar arrumar uma galera por aqui para comprar em conjunto (o frete pro Rio na Boccati é fixo R$ 45,00 para quantidades entre 1 à 32 garrafas, já na VinhosNet começa em 24 reais para uma garrafa, mas lá para umas 20 também fica bem em conta! :D).

iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline Firmino

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1244
  • Respect: 0
    • Email
Re:Vinho no Brasil...
« Reply #8 on: March 14, 2012, 03:11:42 am »
0
Caro Bruno no Castelo dos Vinhos em Jacarepaguá, encontrarás bons vinhos a bons preços.

Chilenos, Italianos, Portugueses, Argentinos, do Sul, enfim... uma vasta variedades.

Abraços!

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Vinho no Brasil...
« Reply #9 on: March 14, 2012, 08:05:48 am »
0
O vinho entrou na mira do protecionismo, mas dificilmente este tiro será dado!
O problema, dos bons produtores de vinhos no Brasil, é que eles são muito poucos! Os que produzem vinhos bons, são Miolo, Casa Valduga, Villa Francioni, Salton, Chandon, Vini Brasil e Pizzato, logicamente nem todos os vinhos, e certamente os seus exemplares mais caros. Seus melhores vinhos, tem preços muito altos, seja pela carga tributária(no Brasil o vinho é taxado como bebida e não como alimento), seja pela ganância do produtor ou do sistema de comercialização.
Além disso, o Brasil deveria se especializar em produzir somente vinhos brancos, em especial os espumantes(o Chandon Excellence Cuvée Prestige, é considerado o melhor espumante das Américas). Poucas uvas tintas, são dignas de nota em nosso “terroir”, sendo a melhor delas, a Merlot. Um vinho muito caro no Brasil, como um Lote 43, da Miolo, ou um Merlot Terroir, do mesmo produtor, ou um Pizzato DNA 99 Merlot, não tem condição alguma de concorrer com um vinho Chileno, como um Montes Alpha, da Viña Montes, um Marquês de Casa Concha, da Concha y Toro, um Pisano Arretxea(Uruguaio), um DV Catena Cabernet-Cabernet(Argentino) e etc.
O vinho nacional perde mercado a cada ano para os importados, porque a maioria dos produtores não tem estrutura para produzir um vinho de boa qualidade e não fazem por onde tê-la. Por exemplo, a Lei Brasileira permite a chaptalização do vinho(adicionar açúcar no mosto), mas produtores colocam, também, açúcar no vinho pronto, o que acaba por resultar em um vinho sem qualidade. Aqui se produz mais de 300 milhões de litros por ano, mas a qualidade é baixa. O consumo de vinho no Brasil é baixo, 2 litros/ano/pessoa, enquanto na argentina é de 25 litros/ano/pessoa. Eu, por exemplo, consumo mais de 80 litros/ano, dos quais 2%-3%, são nacionais. Toda e qualquer reserva de mercado, que se fizer ao vinho nacional, só redundará em problemas, como todas as reservas de mercado sempre o fizeram. Aliás o Brasil exporta vinhos para o mundo todo e só conseguiu fazê-lo, após a melhora de sua produção. Nos últimos anos, o Miolo Wine Group investiu mais de US$ 70 milhões, em produção, tecnologia, mudas importadas, instalações e equipamentos, por isso é o melhor produtor do Brasil! A reportagem, em tela, se preocupa, como sempre, muito com política e interesses empresariais, sem analisar a realidade do mercado Brasileiro de vinho, que só faz crescer, de ano para ano, tendo um potencial imenso, tanto para os produtores nacionais, como para os importadores.
Abraços. :D
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Vinho no Brasil...
« Reply #10 on: March 14, 2012, 03:38:19 pm »
0
Caro Bruno no Castelo dos Vinhos em Jacarepaguá, encontrarás bons vinhos a bons preços.

Chilenos, Italianos, Portugueses, Argentinos, do Sul, enfim... uma vasta variedades.

Abraços!

Opa Firmino! Valeu pela dica! Vou ver se dou um pulo lá com a esposa no outro final de semana! :D





O vinho entrou na mira do protecionismo, mas dificilmente este tiro será dado!
O problema, dos bons produtores de vinhos no Brasil, é que eles são muito poucos! Os que produzem vinhos bons, são Miolo, Casa Valduga, Villa Francioni, Salton, Chandon, Vini Brasil e Pizzato, logicamente nem todos os vinhos, e certamente os seus exemplares mais caros. Seus melhores vinhos, tem preços muito altos, seja pela carga tributária(no Brasil o vinho é taxado como bebida e não como alimento), seja pela ganância do produtor ou do sistema de comercialização.
Além disso, o Brasil deveria se especializar em produzir somente vinhos brancos, em especial os espumantes(o Chandon Excellence Cuvée Prestige, é considerado o melhor espumante das Américas). Poucas uvas tintas, são dignas de nota em nosso “terroir”, sendo a melhor delas, a Merlot. Um vinho muito caro no Brasil, como um Lote 43, da Miolo, ou um Merlot Terroir, do mesmo produtor, ou um Pizzato DNA 99 Merlot, não tem condição alguma de concorrer com um vinho Chileno, como um Montes Alpha, da Viña Montes, um Marquês de Casa Concha, da Concha y Toro, um Pisano Arretxea(Uruguaio), um DV Catena Cabernet-Cabernet(Argentino) e etc.
O vinho nacional perde mercado a cada ano para os importados, porque a maioria dos produtores não tem estrutura para produzir um vinho de boa qualidade e não fazem por onde tê-la. Por exemplo, a Lei Brasileira permite a chaptalização do vinho(adicionar açúcar no mosto), mas produtores colocam, também, açúcar no vinho pronto, o que acaba por resultar em um vinho sem qualidade. Aqui se produz mais de 300 milhões de litros por ano, mas a qualidade é baixa. O consumo de vinho no Brasil é baixo, 2 litros/ano/pessoa, enquanto na argentina é de 25 litros/ano/pessoa. Eu, por exemplo, consumo mais de 80 litros/ano, dos quais 2%-3%, são nacionais. Toda e qualquer reserva de mercado, que se fizer ao vinho nacional, só redundará em problemas, como todas as reservas de mercado sempre o fizeram. Aliás o Brasil exporta vinhos para o mundo todo e só conseguiu fazê-lo, após a melhora de sua produção. Nos últimos anos, o Miolo Wine Group investiu mais de US$ 70 milhões, em produção, tecnologia, mudas importadas, instalações e equipamentos, por isso é o melhor produtor do Brasil! A reportagem, em tela, se preocupa, como sempre, muito com política e interesses empresariais, sem analisar a realidade do mercado Brasileiro de vinho, que só faz crescer, de ano para ano, tendo um potencial imenso, tanto para os produtores nacionais, como para os importadores.
Abraços. :D

Entendo o que você diz, Gadrel. Só espero mesmo é que não façam este protecionismo, subindo o preço dos importados para valorizar os nacionais. Depois vou dar uma olhada nestes vinhos que comentou! ;)
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline Rui

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 834
  • Respect: +1
Re:Vinho no Brasil...
« Reply #11 on: March 14, 2012, 05:43:03 pm »
0
Eu tenho casa numa região de vinhos aqui em portugal, estou a ver que ainda um dia temos de montar uma ponte aerea para fornecer os confrades destes produtos  :)

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re:Vinho no Brasil...
« Reply #12 on: March 14, 2012, 06:40:46 pm »
0
Eu tenho casa numa região de vinhos aqui em portugal, estou a ver que ainda um dia temos de montar uma ponte aerea para fornecer os confrades destes produtos  :)

É uma boa, hein??!! Sempre tenho uma ou duas garrafas na minha adega...
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Vinho no Brasil...
« Reply #13 on: March 14, 2012, 08:59:03 pm »
0
Portugal é dos poucos países que produz vinho de Norte a Sul, e inclusive nas ilhas (os Açores têm pouca/fraca produção).
E temos o Vinho Verde cá no Norte, algo diferente em relação aos vinhos mais "tradicionais". Fresco e leve.

O Casal Garcia não é mau, tal como o Mateus, são muito consensuais. Mas para quem aprecia o bom verde há outras opções... Temos sorte de estarem facilmente disponíveis no "supermercado da esquina".
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline orlandosn

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2226
  • Portimão, Portugal
  • Respect: +2
    • Email
Re:Vinho no Brasil...
« Reply #14 on: March 14, 2012, 09:31:06 pm »
0
O Casal Garcia não é mau, tal como o Mateus, são muito consensuais. Mas para quem aprecia o bom verde há outras opções... Temos sorte de estarem facilmente disponíveis no "supermercado da esquina".
+1!  ;)
Orlando

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal