Author Topic: Então vamos falar sobre Linux!  (Read 18864 times)

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Então vamos falar sobre Linux!
« on: July 26, 2012, 08:14:52 pm »
0
Só abrindo o tópico para facilitar a conversa! :)

Falando em linux, fiz alguma besteira que ainda não percebi o que foi. Meu terminal ficou preto e branco e não está completando mais automaticamente ao pressionar tab. Preciso averiguar isso com calma!

Percebi isto enquanto tentava fazer o TeamViewer funcionar no meu LinuxMint 64.
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline orlandosn

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2226
  • Portimão, Portugal
  • Respect: +2
    • Email
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #1 on: July 26, 2012, 08:22:58 pm »
0
Adorava poder ajudar, Bruno! Mas sou um mero (e recente utilizador) de Linux... :(
Orlando

Offline gastao_4x4

  • Trade Count: (+1)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 706
  • Respect: +1
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #2 on: July 26, 2012, 08:54:37 pm »
0
Só abrindo o tópico para facilitar a conversa! :)

Falando em linux, fiz alguma besteira que ainda não percebi o que foi. Meu terminal ficou preto e branco e não está completando mais automaticamente ao pressionar tab. Preciso averiguar isso com calma!

Percebi isto enquanto tentava fazer o TeamViewer funcionar no meu LinuxMint 64.


Modo offtopic on
Por ser uma quase nulidade em informática prefiro Mac, não meche, não estraga  ;D
Modo off topic off

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #3 on: July 26, 2012, 09:09:01 pm »
0
Só abrindo o tópico para facilitar a conversa! :)

Falando em linux, fiz alguma besteira que ainda não percebi o que foi. Meu terminal ficou preto e branco e não está completando mais automaticamente ao pressionar tab. Preciso averiguar isso com calma!

Percebi isto enquanto tentava fazer o TeamViewer funcionar no meu LinuxMint 64.


Modo offtopic on
Por ser uma quase nulidade em informática prefiro Mac, não meche, não estraga  ;D
Modo off topic off

Reality Distortion Field On:
E nunca apanha virus!!
Reality Distortion Field Off

Uso em dual-boot desde 2006. Sou utilizador amador, mexo pouco no terminal. Sempre usei Ubuntu mas neste momento estou a ponderar usar Xubuntu pois gostei imenso da ultima versao e não vou á bola com o Unity nem com o novo Gnome. Gosto das coisas funcionais e simples. Boa notícia é que quem gosta de jogos poderá brevemente jogar através do serviço Steam.
« Last Edit: July 26, 2012, 09:11:51 pm by FatSlim »
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #4 on: July 26, 2012, 09:26:56 pm »
0
No meio de tantas versões de Linux, qual é a considerada a melhor pela generalidade das pessoas?

Offline orlandosn

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2226
  • Portimão, Portugal
  • Respect: +2
    • Email
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #5 on: July 26, 2012, 09:31:10 pm »
0
No meio de tantas versões de Linux, qual é a considerada a melhor pela generalidade das pessoas?

Boa pergunta. Eu perguntaria antes qual a mais fácil de trabalhar...

Eu vou dando uma olhadela pelo www.distrowatch.com e vai-se vendo a preferência dos utilizadores pelo page hit ranking à direita.
Orlando

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #6 on: July 26, 2012, 09:35:28 pm »
0
No meio de tantas versões de Linux, qual é a considerada a melhor pela generalidade das pessoas?

Na generalidade, Ubuntu.
Neste momento o mais aconselhado para um novo utilizador será sem dúvida o Linux Mint, sendo este uma distribuição baseada em Ubuntu mas já com codecs e afins tudo integrado.
Também recomendo PCLINUX OS, distribuição KDE para novos users, muito parecido com o Windows e extremamente estável pois os pacotes (programas) são actualizados após um bom período de testes pela comunidade.

Podes ir ao distrowatch e dar lá uma olhadela. Muitas das distribuições são live cd que podes correr no computador sem alterar nada.
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline Arpeggio

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 322
  • Respect: 0
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #7 on: July 27, 2012, 01:29:20 am »
0
Gosto bastante de Linux. Só me chateia é sobreaquecer-me o PC e a bateria morrer logo! :'(

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #8 on: July 27, 2012, 08:30:44 pm »
0
Resolvido o problema do linux. Pelo menos parte dele.

O Bash, por qualquer motivo que seja, corrompeu/desinstalou então eu nem conseguia instalá-lo de forma normal e nem rodar muitos programas.

Fui na página, fiz o download do pacote do Bash manualmente e instalei pelo Terminal, via dpkg. Tudo perfeito agora! :)
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline John

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 10
  • Respect: 0
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #9 on: July 28, 2012, 09:42:14 am »
0
Na minha opinião UBUNTU é uma distro muito bem conseguida!

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #10 on: July 28, 2012, 11:28:51 am »
0
No meio de tantas versões de Linux, qual é a considerada a melhor pela generalidade das pessoas?

Como em tudo na vida, depende...

Depende sobretudo do tipo de utilização que se pretende fazer...

Na minha opinião, para um utilizador iniciante, Ubuntu claramente é a melhor distro! Talvez Mint seja uma alternativa atualmente, mas da experiência que tive (usei a LMDE durante 4 semanas) não recomendo. Eu vejo-a basicamente como uma customização de Ubuntu com o objetivo de obter uma distro mais amigável, mas penso que falha redondamente nessa contenda, tem falhas de usabilidade graves, tenta esconder demasiado alguns aspetos de administração e castra o utilizador mais avançado e, sobretudo não potencia a evolução do utilizador iniciante... Em suma, penso que falha redondamente ... mas que é muito popular neste momento, disso não haja dúvidas...

Com um ambiente gráfico mais leve, outra distro  interessante, baseada em Ubuntu, é Xubuntu!

Para utilizadores avançados e ambientes corporativos, Fedora, a versão mais popular das Red Hat based, é provavelmente a escolha mais consensual nesta altura. Mas o yum, gestor de pacotes das rpm based tem falhas graves na gestão de deps, a meu ver... Isso para mim é fundamental e por isso, pessoalmente, não recomendo...

Debian será sempre uma excelente escolha para utilizadores mais avançados!

Arch também é altamente para quem quer customizar o seu SO à sua medida...

De qualquer forma, existem inúmeras distros específicas ou especialmente pensadas para determinadas utilizações, p.e., netbooks, computadores mais antigos com reduzida capacidade computacional, multimedia, etc...

Em suma, nada como ir experimentando e decidir! :)

Depois de já ter experimentado cerca de uma dezena de distros diferentes, a maior parte delas debian-based, a minha preferida continua a ser Ubuntu!
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #11 on: July 28, 2012, 01:32:07 pm »
0
Gostei da simplicidade do Mint, o único problema que encontrei é que estoura como uma castanha em todas as minhas máquinas!
Não tenho usado as últimas versões do Ubuntu, o Xubuntu era jeitoso mas o upgrade para 12.04 estragou os títulos das janelas. Agora estou usar o Lubuntu 12.04 numa máquina com 12 anos e funciona muito bem. Acho que é mais simples que o Xubuntu e deu menos problemas com este hardware jurássico.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #12 on: July 29, 2012, 09:06:28 am »
0
Na minha opinião UBUNTU é uma distro muito bem conseguida!
Concordo, é a melhor distribuição Linux que usei até agora! ;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #13 on: July 29, 2012, 03:59:53 pm »
0
Existe alguma forma de migrar de uma distribuição para outra?

Estou com o Mint, mas to pensando em ir para algo mais leve. Só que não queria ter que reinstalar tudo. Será que consigo fazer esta migração para, sei lá, o Xubuntu, que seria próximo?
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #14 on: July 29, 2012, 06:52:45 pm »
0
Existe alguma forma de migrar de uma distribuição para outra?

Estou com o Mint, mas to pensando em ir para algo mais leve. Só que não queria ter que reinstalar tudo. Será que consigo fazer esta migração para, sei lá, o Xubuntu, que seria próximo?

A menos que tenhas colocado a directoria /home numa partição áparte do restante sistema (algo MUITO recomendado para quem troca de distros), do pouco que sei tens de reinstalar tudo. Mas os gurus que se expliquem.
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal