Author Topic: Então vamos falar sobre Linux!  (Read 18864 times)

Offline tgcamargo

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 14
  • Respect: 0
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #15 on: July 29, 2012, 11:27:58 pm »
0
Tive boas experiências com o OpenSuse e com o Mandriva. Achei ambos superior ao Ubuntu ou derivados do mesmo, mas utilizam mais recursos do computador.

Offline Arpeggio

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 322
  • Respect: 0
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #16 on: July 30, 2012, 12:22:53 am »
0
Pronto, fiquei entusiasmado com o pessoal a falar de Linux aqui, e voltei a investigar sobre o Ubuntu. Para felicidade minha, saiu um novo kernel (3.4) que gere melhor a energia e assim não aquece tanto e a bateria dura mais!

Como tal... Instalei e configurei hoje o meu Ubuntu 12.04. Está em dual boot com o Windows 7. :)

Offline scampos

  • Trade Count: (+1)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 156
  • Respect: 0
    • Email
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #17 on: July 30, 2012, 02:03:54 am »
0
  Olás,

  O melhor Linux é aquele que você conhece, ou que algum conhecido seu conheça e possa te ajudar. Na falta destes, o mais popular é recomendado, porque é aquele em que haverá uma maior disponibilidade de ajuda e de patches e de novos softwares.

  Qualquer Linux bem instalado fica bem parecido, o cuidado a ser tomado é usar uma distribuição o mais "completa" possível, para que você não tenha problemas de drivers inexistentes ou incompatíveis, ou de softwares que você não consegue instalar porque geram conflitos com a distribuição já instalada.

  Eu já usei um sem número de distribuições, slackware, red hat, debian, fedora, suse, ubuntu. Uso Linux desde o início dos anos 90, quando qualquer erro na instalação podia queimar o monitor. Hoje dou aulas de sistemas operacionais na UFMG aonde ensino Linux.

  A mais completa distribuição, na minha opinião, é a Suse, pois tem o maior número de softwares já integrados, e a menor chance de dor de cabeça. Eu, contudo, uso Ubuntu, por ser atualmente a mais popular, e aquela aonde existe a maior chance de encontrar os softwares que preciso.

  Das citadas alguns comentários. Fedora é o Red Hat "experimental", ou seja, é o Red Hat que usa as versões mais novas dos softwares. Por causa disto é frequentemente instável. Debian é "radical", tudo software livre. Ok, mas nem tudo é livre, por exemplo, Debian não vem com suporte a mp3, usa ogg como formato de áudio, aborrecido ter que trocar. Suse é excelente, como já falei, mas é complexo, muitas opções, às vezes difícil de configurar. Quanto às variações do Ubuntu, Xubuntu, Kubuntu, *buntu podem ser bacanas, na minha experiência têm o problema de ter um suporte mais limitado e desta forma não atualizarem seus softwares na mesma velocidade. Com isto você fica com um sistema às vezes desatualizado.

  Nos computadores sob minha administração fizemos a troca recentemente de Suse por Ubuntu, em todas as estações de trabalho e servidores, funciona muito bem, e é mais fácil de administrar que Suse (mesmo que seja porque há mais gente para responder suas perguntas).

  O Ubuntu mais novo tem o problema do Unity, que não funciona muito bem, muito novo. Mas basta instalar o gnome-shell e usar esta opção no login que volta ao "normal". É a minha opção atual, no futuro pode mudar.

  Outros comentários, Mac é muito bom também, por trás é um Unix como Linux, somente com a interface diferente. O problema que tive quando fui usar (usei por pouco tempo) é que a quantidade de softwares disponíveis (que eu precisava) é menor e mais difícil de achar, daí desisti. Os produtos da Apple têm hardware excelente, mas a Apple é muito "gulosa" com os dados dos usuários, quer ter controle sobre tudo que a máquina tem portanto eu prefiro não usar.

  Para mudar de distribuição é como disse o outro confrade, o ideal é ter o /home em outra partição e instalar na partição raiz o novo Linux. Caso isto não seja possível, compre um HD externo, copie seus dados, instale tudo novamente (com /home separado) e copie os dados de volta. O HD externo é muito bom para backup de qualquer jeito.

  Usar Linux é muito bom, recomendo. Não tem trabalho com vírus e coisas assim. Hoje em dia tudo funciona bem, não há necessidade de fazer nada especial para usar tudo (com raras exceções). E com isto não passamos pelo problema de engordar ainda mais o caixa da Microsoft ou usar software pirata. Linux é legal e legal!

  A única coisa que ainda não consegui fazer foi instalar Linux na minha Merkur Futur, mas ainda tenho fé na engenharia alemã e espero por novas versões do software... :-)

  Sergio.



Offline Arpeggio

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 322
  • Respect: 0
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #18 on: July 30, 2012, 02:21:34 am »
0
Que maravilha! ;D

Aproveito para fazer uma pergunta: quando tenho o portátil ligado à corrente com a bateria carregada e depois começo a usar a bateria aparece-me uma mensagem a dizer que a bateria não tem carga e que vai suspender (ou hibernar, já não me lembro bem!) Alguém sabe se isto dá para resolver? Não é que seja crítico, mas é irritante.

Ubuntu 12.04 x64 com Kernel 3.4.6

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #19 on: July 30, 2012, 11:05:33 am »
0

Linux é legal e legal!

Disse tudo!
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #20 on: July 30, 2012, 11:16:40 am »
0
Quote
  A única coisa que ainda não consegui fazer foi instalar Linux na minha Merkur Futur, mas ainda tenho fé na engenharia alemã e espero por novas versões do software... :-)

 :D :D


Vou tentar uma vez mais colocar o ubuntu na pen. A ver se desta vez consigo ter sucesso!

Offline scampos

  • Trade Count: (+1)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 156
  • Respect: 0
    • Email
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #21 on: July 30, 2012, 01:18:42 pm »
0
  Sua bateria está boa ? Às vezes a vida útil da bateria diminui e não notamos. Se você clicar no ícone da bateria pode ver os detalhes da mesma, talvez te indique o que está acontecendo.

  Sergio.


Que maravilha! ;D

Aproveito para fazer uma pergunta: quando tenho o portátil ligado à corrente com a bateria carregada e depois começo a usar a bateria aparece-me uma mensagem a dizer que a bateria não tem carga e que vai suspender (ou hibernar, já não me lembro bem!) Alguém sabe se isto dá para resolver? Não é que seja crítico, mas é irritante.

Ubuntu 12.04 x64 com Kernel 3.4.6


Offline Arpeggio

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 322
  • Respect: 0
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #22 on: July 30, 2012, 01:20:53 pm »
0
A bateria dura 4 horas e meia em Windows 7, está muito boa! O computador tem um ano. :)

Isto do alerta da bateria é um bug velho, que ninguém se lembra de corrigir! >:( Dá em praticamente todos os PCs, se a bateria tiver no máximo de carga. Se estiver abaixo dos 95% (sem certeza) já não reclama.
« Last Edit: July 30, 2012, 01:37:40 pm by Arpeggio »

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #23 on: July 30, 2012, 01:24:10 pm »
0
Eu uso um programa porreiro (e desenvolvido por um português!) para monitorizar a saúde da bateria: www.batterycare.net/
Também dá pra ver facilmente a temperatura do processador, etc. e tal...
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Arpeggio

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 322
  • Respect: 0
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #24 on: July 30, 2012, 01:34:04 pm »
0
Também uso isso, em Windows! ;D É bastante bom, e ainda por cima nacional!

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #25 on: July 30, 2012, 02:26:16 pm »
0
Obrigado pela ajuda, confrades! Vou ver o que faço!
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline scampos

  • Trade Count: (+1)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 156
  • Respect: 0
    • Email
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #26 on: July 30, 2012, 10:35:31 pm »
0
Se você for nas opções de gerenciamento de energia você pode configurar o que o sistema fará no caso de eventos relacionados à bateria. Ele permite que você troque o que faz quando a bateria está "critically low" (o meu está em inglês). Diga a ele que não faça nada quando a bateria estiver fraca, daí ele não vai mais desligar quando ocorrer este erro.

A bateria dura 4 horas e meia em Windows 7, está muito boa! O computador tem um ano. :)

Isto do alerta da bateria é um bug velho, que ninguém se lembra de corrigir! >:( Dá em praticamente todos os PCs, se a bateria tiver no máximo de carga. Se estiver abaixo dos 95% (sem certeza) já não reclama.

Offline maxlawbr

  • Trade Count: (0)
  • A Mühle da cooperativa
  • ************
  • Posts: 540
  • Respect: 0
    • Email
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #27 on: July 31, 2012, 01:44:26 am »
0
No meio de tantas versões de Linux, qual é a considerada a melhor pela generalidade das pessoas?

Boa pergunta. Eu perguntaria antes qual a mais fácil de trabalhar...

Eu vou dando uma olhadela pelo www.distrowatch.com e vai-se vendo a preferência dos utilizadores pelo page hit ranking à direita.

Interessante esse distrowatch

Apesar de advogado, eu sempre gostei de computadores e fucei muito com Linux embora usasse o windows no trabalho por ser mais "no brainer".

Hoje eu adotei o Mac em casa, o windows no trabalho, porque não quero problemas no meu dia a dia (scanner, certificado digital, essas coisas) mas sinto falta do Linux e não consegui curtir o Ubuntu que ando testando desde 2008 (pode ser isso mesmo?).

Bem, usei Suse, Slackware, Conectiva, Red Hat e Madrake, mas sempre com dual boot, hoje tenho um netbook legalzinho encostado e queria colocar Linux nele.

O que recomendam? é um Samsung NC10 A, Atom 1Ghz, com 2GB de RAM e 500GB de HD. Vou acabar de ler o tópico, mas parece ser interessante.

Valeu.

Offline Arpeggio

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 322
  • Respect: 0
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #28 on: July 31, 2012, 01:48:07 am »
0
Lubuntu! ;)

Offline scampos

  • Trade Count: (+1)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 156
  • Respect: 0
    • Email
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #29 on: July 31, 2012, 12:38:07 pm »
0
Certificado digital é uma das únicas razões para usar ruindows hoje em dia. Já tentei convencê-los a fazer o sistema para Linux, mas me disseram que os drivers para os dispositivos ainda não funcionam.

Um netbook funciona bem com qualquer Linux. Eu tenho um com Ubuntu 10 instalado. É mais lento, naturalmente, mas funciona bem. O kernel 2.6 do Linux ficou bem mais pesado que o 2.4, mas a mudança para 2.6 já é antiga, portanto não vale a pena tentar uma distribuição mais antiga para ficar mais rápido, porque ela teria que ser muito antiga e talvez não funcionasse bem com os hardwares atuais.



Hoje eu adotei o Mac em casa, o windows no trabalho, porque não quero problemas no meu dia a dia (scanner, certificado digital, essas coisas) mas sinto falta do Linux e não consegui curtir o Ubuntu que ando testando desde 2008 (pode ser isso mesmo?).

Bem, usei Suse, Slackware, Conectiva, Red Hat e Madrake, mas sempre com dual boot, hoje tenho um netbook legalzinho encostado e queria colocar Linux nele.

O que recomendam? é um Samsung NC10 A, Atom 1Ghz, com 2GB de RAM e 500GB de HD. Vou acabar de ler o tópico, mas parece ser interessante.

Valeu.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal