Author Topic: Então vamos falar sobre Linux!  (Read 18865 times)

Offline orlandosn

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2226
  • Portimão, Portugal
  • Respect: +2
    • Email
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #30 on: July 31, 2012, 01:28:44 pm »
0
 
  O Ubuntu mais novo tem o problema do Unity, que não funciona muito bem, muito novo. Mas basta instalar o gnome-shell e usar esta opção no login que volta ao "normal". É a minha opção atual, no futuro pode mudar.


Sérgio, segui esta dica e ficou um espectáculo. Obrigado!
Orlando

Offline maxlawbr

  • Trade Count: (0)
  • A Mühle da cooperativa
  • ************
  • Posts: 540
  • Respect: 0
    • Email
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #31 on: July 31, 2012, 01:59:44 pm »
0
Caro Sérgio,

Estou dando um bico no ditrowatch e vi o tal do linuxmint. Eu achei o cara bem interessante.

Vamos ver, vou instalar isso no final de semana, em dual boot, e tentar usá-lo. Sempre tive simpatia pelo Linux e vou dar nova chance ao menino.

Posso reportar as evoluções aqui?

Abraços,

Max

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #32 on: July 31, 2012, 02:39:22 pm »
0
Caro Sérgio,

Estou dando um bico no ditrowatch e vi o tal do linuxmint. Eu achei o cara bem interessante.

Vamos ver, vou instalar isso no final de semana, em dual boot, e tentar usá-lo. Sempre tive simpatia pelo Linux e vou dar nova chance ao menino.

Posso reportar as evoluções aqui?

Abraços,

Max
O linuxmint é muito bom. Parei de usar o ubuntu no tempo do unity e migrei pro mint.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #33 on: July 31, 2012, 02:52:52 pm »
0
 Das citadas alguns comentários. Fedora é o Red Hat "experimental", ou seja, é o Red Hat que usa as versões mais novas dos softwares. Por causa disto é frequentemente instável.

Sim, algumas versões mais que outras, mas não deixa de ser a distro baseada em yum/rpm mais popular.

O Ubuntu mais novo tem o problema do Unity, que não funciona muito bem, muito novo. Mas basta instalar o gnome-shell e usar esta opção no login que volta ao "normal". É a minha opção atual, no futuro pode mudar.

Quando o Unity surgiu, confesso que detestei. No entanto, com a release do Ubuntu 12, o Unity melhorou bastante. Ainda tem margem para melhorias sobretudo de usabilidade, e demora um tempo até uma pessoa se habituar, mas creio que já está num estado de desenvolvimento em que vale a pena dar uma "chance". :)


...hoje tenho um netbook legalzinho encostado e queria colocar Linux nele.

O que recomendam? é um Samsung NC10 A, Atom 1Ghz, com 2GB de RAM e 500GB de HD. Vou acabar de ler o tópico, mas parece ser interessante.

O Ubuntu e o Mint são um pouco pesados para netbook. Já as distros Jolicloud ou MeeGo são excelentes hipóteses.
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline scampos

  • Trade Count: (+1)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 156
  • Respect: 0
    • Email
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #34 on: July 31, 2012, 05:06:12 pm »
0
Espero que sim, gostaria de saber sua opinião sobre o mesmo. Netbooks são um desafio interessante porque o processador é mais lento e a tela menor. Eu pessoalmente gosto bem, usei um netbook por um tempo como meu computador principal.

Caro Sérgio,

Estou dando um bico no ditrowatch e vi o tal do linuxmint. Eu achei o cara bem interessante.

Vamos ver, vou instalar isso no final de semana, em dual boot, e tentar usá-lo. Sempre tive simpatia pelo Linux e vou dar nova chance ao menino.

Posso reportar as evoluções aqui?

Abraços,

Max

Offline scampos

  • Trade Count: (+1)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 156
  • Respect: 0
    • Email
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #35 on: July 31, 2012, 05:07:00 pm »
0
Que legal! Fico satisfeito. É mais fácil que trocar a distribuição, não ?

 
  O Ubuntu mais novo tem o problema do Unity, que não funciona muito bem, muito novo. Mas basta instalar o gnome-shell e usar esta opção no login que volta ao "normal". É a minha opção atual, no futuro pode mudar.


Sérgio, segui esta dica e ficou um espectáculo. Obrigado!

Offline scampos

  • Trade Count: (+1)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 156
  • Respect: 0
    • Email
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #36 on: July 31, 2012, 05:13:16 pm »
0
  Sim, Fedora é bem popular. Eu não gostei, talvez porque tenha exigências de software mais complexas.

  Eu desisti do Unity na versão 10 do Ubuntu. Haviam vários erros que seriam (ou já foram) corrigidos, mas a filosofia não me agradou. No meu sistema tenho 6 desktops virtuais, cada um com um assunto diferente. O Unity permitia somente 4, e misturava as janelas de um com o outro, o que não gostei.

  Além disto importou uma filosofia Apple, aonde um ícone no painel pode representar um atalho para a execução de um programa ou um programa que já está executando, a diferença é um pontinho branco no ícone. Me confundiu imensamente, gosto de separar uma coisa da outra.

 Das citadas alguns comentários. Fedora é o Red Hat "experimental", ou seja, é o Red Hat que usa as versões mais novas dos softwares. Por causa disto é frequentemente instável.

Sim, algumas versões mais que outras, mas não deixa de ser a distro baseada em yum/rpm mais popular.

O Ubuntu mais novo tem o problema do Unity, que não funciona muito bem, muito novo. Mas basta instalar o gnome-shell e usar esta opção no login que volta ao "normal". É a minha opção atual, no futuro pode mudar.

Quando o Unity surgiu, confesso que detestei. No entanto, com a release do Ubuntu 12, o Unity melhorou bastante. Ainda tem margem para melhorias sobretudo de usabilidade, e demora um tempo até uma pessoa se habituar, mas creio que já está num estado de desenvolvimento em que vale a pena dar uma "chance". :)


...hoje tenho um netbook legalzinho encostado e queria colocar Linux nele.

O que recomendam? é um Samsung NC10 A, Atom 1Ghz, com 2GB de RAM e 500GB de HD. Vou acabar de ler o tópico, mas parece ser interessante.

O Ubuntu e o Mint são um pouco pesados para netbook. Já as distros Jolicloud ou MeeGo são excelentes hipóteses.

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #37 on: July 31, 2012, 10:50:21 pm »
0
Lubuntu! ;)

+1, postei aí algures as specs do meu "chasso", e é algo como isto:

AMD Athlon 700 MHz
384 MB RAM
Gráfica GeForce 4 MX (a GF original... queimou :()
Disco IDE 80GB

O Lubuntu roda bem nesta config, para navegar na Web e pouco mais deve ser suficiente.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline ShavedFace

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 111
  • Respect: 0
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #38 on: July 31, 2012, 11:56:00 pm »
0
Já tentei usar ubuntu, mint, fedora, redhat, etc, lamentavelmente chegava sempre a uma conclusão, UPDATES horríveis, basicamente o update de um linux (o mais rápido) é sacar o iso novo e instalar. Com o windows nunca tive esse problema, para trabalhar, para jogar, para editar fotos, para tudo... updates tranquilo (nada de pirataria, atenção!) formatar de 2 em 2 anos e só quando fica lento.
Isto só para dizer que existem pessoas que não se adaptam ao linux, a ideia e fixe, mas....

Cumps.

PS: Perdi 1 semana da minha vida a recuperar (no seven) 100GB de fotos de uma partição de linux que foi à vida depois de um update marado!! Biba le linux!

Offline orlandosn

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2226
  • Portimão, Portugal
  • Respect: +2
    • Email
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #39 on: August 01, 2012, 01:29:54 am »
0
Que legal! Fico satisfeito. É mais fácil que trocar a distribuição, não ?

 
  O Ubuntu mais novo tem o problema do Unity, que não funciona muito bem, muito novo. Mas basta instalar o gnome-shell e usar esta opção no login que volta ao "normal". É a minha opção atual, no futuro pode mudar.


Sérgio, segui esta dica e ficou um espectáculo. Obrigado!

Sem dúvida! ;D
Orlando

Offline maxlawbr

  • Trade Count: (0)
  • A Mühle da cooperativa
  • ************
  • Posts: 540
  • Respect: 0
    • Email
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #40 on: August 01, 2012, 02:27:34 am »
0
Sergio,

Obrigado pelas dicas, eu uso Notebook como micro principal desde 1997, com o advento dos netbooks, passei a usá-los em 2009, passando por um MacBook Pro por um ano até sair o Air de 11 polegadas, que é o meu micro de casa e de viagem.

Eu adoro Notebook pequeno, uso no escritório um DELL 15 polegadas que peguei encostado aqui, mas não sai da mesa, é um Desktop ligado a outro monitor teclado, mouse externos, não sai dali.

Para reuniões uso o meu Ipad.

Mas usei sempre notebook de 12 ou 13 polegadas, nunca maior, adoro máquinas pequenas. Esse meu MB Air de 11 é espetacular, mas adoro o meu Samsung de 10 polegadas.

O projeto é entender o Linux, superar os problemas e, quem sabe, usar no meu Dell do Escrits.

Vamos lá, semana que vem reporto os resultados. Vou avaliar os Meego etc.

Espero que sim, gostaria de saber sua opinião sobre o mesmo. Netbooks são um desafio interessante porque o processador é mais lento e a tela menor. Eu pessoalmente gosto bem, usei um netbook por um tempo como meu computador principal.

Caro Sérgio,

Estou dando um bico no ditrowatch e vi o tal do linuxmint. Eu achei o cara bem interessante.

Vamos ver, vou instalar isso no final de semana, em dual boot, e tentar usá-lo. Sempre tive simpatia pelo Linux e vou dar nova chance ao menino.

Posso reportar as evoluções aqui?

Abraços,

Max

Offline scampos

  • Trade Count: (+1)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 156
  • Respect: 0
    • Email
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #41 on: August 01, 2012, 03:44:17 pm »
0
Já tentei usar ubuntu, mint, fedora, redhat, etc, lamentavelmente chegava sempre a uma conclusão, UPDATES horríveis, basicamente o update de um linux (o mais rápido) é sacar o iso novo e instalar. Com o windows nunca tive esse problema, para trabalhar, para jogar, para editar fotos, para tudo... updates tranquilo (nada de pirataria, atenção!) formatar de 2 em 2 anos e só quando fica lento.
Isto só para dizer que existem pessoas que não se adaptam ao linux, a ideia e fixe, mas....

Cumps.

PS: Perdi 1 semana da minha vida a recuperar (no seven) 100GB de fotos de uma partição de linux que foi à vida depois de um update marado!! Biba le linux!

  Caro amigo ShavedFace,

  Entendo o que você passou e sinto muito que tenha sido esta sua experiência. Acho que devemos usar a ferramenta que melhor nos atende, se no seu caso é o Windows, excelente.

  Mas seu caso ilustra como que conhecer a ferramenta faz a diferença. Updates de versão no Linux são complicados mesmo, tem que instalar tudo de novo. A diferença é que você não precisa fazer isto a cada versão. É como no Windows, eu reinstalo tudo a cada 2 ou 3 anos somente, como você. Por exemplo, hoje uso um notebook com Ubuntu 10 e não planejo reinstalar. Atualizações são importantes por causa de segurança, mas updates são opcionais. Com isto o sistema fica estável, e
não dá trabalho.

  Você veja como as experiências são diferentes, no meu caso tenho um Windows 7 em casa que veio instalado no computador. Um belo dia parou de funcionar. Dá erro no boot, diz que vai restaurar da versão anterior e não sai disto. Perdi tudo. Não perdi os dados, porque o Linux continua funcionando e faço cópias a partir daí, mas o Windows foi-se.

  Espero que você volte a tentar o Linux um dia, e que funcione. Use o Windows se te atende. Quanto a mim, eu não tenho mais paciência com o Windows, fico com o Linux mesmo...  :)

  Sergio.

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #42 on: August 01, 2012, 04:41:18 pm »
0
Já tentei usar ubuntu, mint, fedora, redhat, etc, lamentavelmente chegava sempre a uma conclusão, UPDATES horríveis, basicamente o update de um linux (o mais rápido) é sacar o iso novo e instalar. Com o windows nunca tive esse problema, para trabalhar, para jogar, para editar fotos, para tudo... updates tranquilo (nada de pirataria, atenção!) formatar de 2 em 2 anos e só quando fica lento.
Isto só para dizer que existem pessoas que não se adaptam ao linux, a ideia e fixe, mas....

Cumps.

PS: Perdi 1 semana da minha vida a recuperar (no seven) 100GB de fotos de uma partição de linux que foi à vida depois de um update marado!! Biba le linux!

Uma coisa são updates e outra são upgrades. O que o confrade sofreu, acredito que tenha sido por culpa de um mau upgrade para uma versão mais recente, pois um update são actualizações de pacotes (programas/ficheiros) que em 6 anos de uso nunca me aconteceu nada disso. É lamentável sim, especialmente da parte das empresas que distribuem SO's Linux, que façam publicidade à "facilidade" de actualização dos seus SO's para versões mais recentes VS Microsoft Windows, quando ainda é muito fácil ter problemas como o que o confrade teve.
Posso no entanto dizer que já tive Ubuntu 6.06, 7.04 e 8.04 (e vou instalar a ultima LTS brevemente) e nunca tive problemas de estabilidade, nem tive de reinstalar o SO de 2 em 2 anos como o confrade diz que faz com o Windows.
Como disse anteriormente, problemas desses evitam-se na sua maioria criando uma partição extendida apenas para o /home (onde ficam os dados dos utilizadores) ficando o sistema com três partições distintas(/root, /home e /swap).

Gostava ainda de referir para os gamers aqui que o próprio Gabe Newell, patrão da Valve e autora de títulos como a série Half-Life, Left For Dead, Counterstrike e da loja online Steam (simplesmente um sucesso a nível mundial) já veio afirmar que o próximo Windows 8 é para ele uma catástrofe devido às restrições que, na sua opinião, afetarão os utilizadores de pc ao nível da liberdade de escolha do que pretendem instalar nos seus pc's (o chamado walled garden) e que a sua companhia irá brevemente abraçar a comunidade Linux, lançando pela primeira vez o serviço Steam para Ubuntu.
« Last Edit: August 02, 2012, 12:24:38 am by FatSlim »
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline scampos

  • Trade Count: (+1)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 156
  • Respect: 0
    • Email
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #43 on: August 01, 2012, 07:21:14 pm »
0
Gostava ainda de referir para os gamers aqui que o próprio Gabe Newell, patrão da Valve e autora de títulos como a série Half-Life, Left For Dead, Couterstrike e da loja online Steam (simplesmente um sucesso a nível mundial) já veio afirmar que o próximo Windows 8 é para ele uma catástrofe devido às restrições que, na sua opinião, afetarão os utilizadores de pc ao nível da liberdade de escolha do que pretendem instalar nos seus pc's (o chamado walled garden) e que a sua companhia irá brevemente abraçar a comunidade Linux, lançando pela primeira vez o serviço Steam para Ubuntu.

 ;D ;D ;D ;D

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #44 on: August 02, 2012, 12:18:12 am »
0
O primeiro upgrade que fiz correu mal, de Xubuntu 11 para 12 acabei por perder a barra de título das janelas! Dá impressão que não foi 100% testado.

Quanto a actualizações, pacífico, zero problemas. Só houve uma situação em que os updates não "entravam", porém alguém corrigiu o problema no repositório e passou a funcionar.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal