Author Topic: Então vamos falar sobre Linux!  (Read 18863 times)

Offline john3voltas

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 618
  • Respect: 0
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #90 on: October 05, 2012, 02:37:08 pm »
0
Humm...vou fazer isso no meu NetBook. No entanto o que é preciso fazer para instalar o Linux de raiz no PC? (O netbook não lê Cd's portanto terá de ser a partir do meu disco externo).

Como disse o confrade brg, o melhor será criares uma pen usb com o unetbootin.
Eu normalmente nem instalo. Apanho o LiveCD de uma qualquer distro, extraio a iso, procuro o vmlinuz, o initrd e o filesystem.squashfs, copio isso tudo para uma pasta do PC (normalmente já lá está um Windows por isso já é Fat32/ntfs) e depois instruo o Grub4dos para arrancar o vmlinuz seguido do initrd e este irá automaticamente chamar o filesystem.sfs.
Lógico que no load do kernel lhe passo o parâmetro para ele saber que vai ter que correr como se fosse "live" a partir de um cd/dvd e passo tb o parâmetro para se tornar "persistent". Desta forma ele grava num ficheiro, numa pasta ou numa partição todas as minhas alterações e passa a comportar-se quase como uma instalação normal.
Até posso instalar os updates, não devo/não posso é fazer upgrade à distribuição.

Qual a versão linux mais indicada para o netbook? Convém ser leve, eficaz e rápida.

Houve alguém que neste tópico que disse a melhor distribuição será aquela em que a pessoa possa ter mais ajuda de conhecidos e amigos. É uma boa resposta.
Eu normalmente quando preciso de ajuda dirijo-me ao canal IRC da distro em causa e encontro lá várias pessoas prontas a ajudarem o próximo a troco de nada.
Por isso normalmente funciona bem em canais que tenham 40/50 utilizadores ligados.
Num canal como #ubuntu ou #fedora vais encontrar mais dificuldade porque facilmente se encontram 300/400 utilizadores ligados e é a confusão total.
O que faz com que normalmente me afaste de distros com poucos sapientes e muitos leigos. É que a probabilidade de conseguir ajuda é muito menor.
As grandes distros não têm nada de leves, eficazes e rápidas.
Aconselho-te a procurares distros com "eee" no nome se bem que normalmente não são muito diferentes das maiores mas preparadas para trabalhar em ecrãs pequenos e pouco mais. Eu faço o meu próprio OS usando o projecto Debian Live que não é controlado pela Canonical. Digo quais os módulos que pretendo e ele constrói-me um LiveCD.
Há qualquer coisa parecida para o Ubuntu, um minimal ou coisa do género.
Quando não quero ter trabalho, instalo ArchBang e aquilo voa e posso instalar-lhe tudo o que quiser.
A escolha será sempre difícil.
SR - Muhle R89 GR
Lâminas - Gillette Platinum | Derby Extra
Pincel - Semogue 2010
Creme - Via men | Lavanda | Skino
AS - Floïd Vigoroso | Williams Aqua Velva | Skino Lotion (Pingo Doce)

Offline scampos

  • Trade Count: (+1)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 156
  • Respect: 0
    • Email
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #91 on: October 05, 2012, 05:22:42 pm »
0
 ;D

  Agora fiquei feliz, problema resolvido, sem a necessidade de voltar ao windows. Boa sorte no seu novo ambiente. Daqui há pouco nem vai se lembrar do antigo...

...  :-[

Ok, redireccionando de novo o tópico, já segui aqui umas indicações que me deixaram com um sorriso de orelha a orelha. ;D

Já devem ter percebido que eu não "pesco" nada de informática, excepto como qualquer comum utilizador, o que pode dificultar um pouco a passagem para o Linux.

Para trabalhar tenho um portátil da empresa com Windows; o meu portátil particular tem o Linux Mint 13. Acontece que muitas vezes em casa tenho necessidade de me ligar à empresa para consultar o email ou efectuar algum trabalho, e para o acesso remoto só posso utilizar o IE, o que me obriga a ir buscar o portátil da empresa, ligá-lo, e ouvir a SWMBO a dizer para que é que precisas de 2 computadores ligados, e a desarrumar a casa desta maneira, etc... etc...  :(

Da discussão nasce a luz.  ;D

Enquanto lia a troca de impressões  entre os nossos confrades sobre freeware e open source, os meus olhinhos bateram em cheio no mais importante: máquina virtual a correr outro SO!  :o

Resultado...  ;)

1-Download do Virtualbox da Oracle;

2-Grito para o filho: "Ó puto, onde está o meu cd de instalação do Windows ?"

3-10 minutos a dizer coisas como "isto deve ser assim"...  ;)

4-15 minutos a dizer coisas como "olha, está a instalar, espero que corra tudo bem"...  ;)

5-30 segundos a gritar "YES! ALELUIA! SOU O MAIOR!"...  ;D

Et Voilá!

Tenho o meu portátil com Linux Mint 13 a correr Win XP no Virtualbox (era o Win que vinha originalmente com o portátil), e sem quaisquer problemas! Já consigo aceder remotamente ao meu trabalho sem ir buscar o 2º computador, e com as aplicações que preciso, sem abdicar do Linux!   E mais, até é giro trabalhar assim! ;D

Obrigado a todos!  :)

 

Offline scampos

  • Trade Count: (+1)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 156
  • Respect: 0
    • Email
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #92 on: October 05, 2012, 05:27:18 pm »
0
Eu normalmente nem instalo. Apanho o LiveCD de uma qualquer distro, extraio a iso, procuro o vmlinuz, o initrd e o filesystem.squashfs, copio isso tudo para uma pasta do PC (normalmente já lá está um Windows por isso já é Fat32/ntfs) e depois instruo o Grub4dos para arrancar o vmlinuz seguido do initrd e este irá automaticamente chamar o filesystem.sfs.
Lógico que no load do kernel lhe passo o parâmetro para ele saber que vai ter que correr como se fosse "live" a partir de um cd/dvd e passo tb o parâmetro para se tornar "persistent". Desta forma ele grava num ficheiro, numa pasta ou numa partição todas as minhas alterações e passa a comportar-se quase como uma instalação normal.
Até posso instalar os updates, não devo/não posso é fazer upgrade à distribuição.
  Puxa, mas ai fica complicado, aonde você mantém seu home ? No mesmo lugar do windows ? Os arquivos de configuração podem se confundir (eu diria até, provavelmente irão). Entre outros diversos problemas que consigo imaginar. Mas se funciona para você, ok...


O que faz com que normalmente me afaste de distros com poucos sapientes e muitos leigos. É que a probabilidade de conseguir ajuda é muito menor.
As grandes distros não têm nada de leves, eficazes e rápidas.
Ah, gostei disto. Eu era assim também, não gostava de softwares para "newbies". Mas hoje tenho menos tempo para procurar por soluções por conta própria, e assim prefiro as distros mais populares, porque muitos dos problemas foram resolvidos para "newbies", e tolerar esta solução é melhor que ter que montar uma.

Talvez por esta conveniência nem me incomode com o "bloated" Ubuntu...

Offline john3voltas

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 618
  • Respect: 0
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #93 on: October 06, 2012, 04:23:16 pm »
0
Puxa, mas ai fica complicado, aonde você mantém seu home ? No mesmo lugar do windows ? Os arquivos de configuração podem se confundir (eu diria até, provavelmente irão). Entre outros diversos problemas que consigo imaginar. Mas se funciona para você, ok...

Em teoria posso colocar a /home em qualquer lado.
Mas prefiro que ela fique dentro de um ficheiro persistent.
Crio esse ficheiro persistent normalmente com 8~10GB e ele fica montado durante o load do initrd.
Imagine: uma partition dentro de um ficheiro comprimido.
Opcionalmente crio uma partition ext2/3/4 com o label 'live-rw'. Exactamente a mesma coisa.
Parece estranho mas funciona bem

Talvez por esta conveniência nem me incomode com o "bloated" Ubuntu...

Pode ser.
Mesmo um Ubuntu minimalista consome muitos GB de RAM e leva uma hora a arrancar.
Costumo carregar o ArchBang com imensas chavetas (abas?) de Firefox ao mesmo tempo e no máximo chego perto de 1GB de RAM em uso.
O que quer dizer que 1 netbook pra navegar na Web mesmo apenas com 1GB raramente precisa de usar Swap, mesmo a correr SMB/CIFS/NFS/CUPS e Dropbox.
A Maria não tem como se queixar de lentidão ;).
SR - Muhle R89 GR
Lâminas - Gillette Platinum | Derby Extra
Pincel - Semogue 2010
Creme - Via men | Lavanda | Skino
AS - Floïd Vigoroso | Williams Aqua Velva | Skino Lotion (Pingo Doce)

Offline RedNight

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1146
  • Respect: +5
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #94 on: October 06, 2012, 06:44:01 pm »
0
Mais alguém com Arch aqui por estas paragens?  ;D

Nos últimos meses muita coisa mudou no mundo Arch. Foi de tal forma que já nem me dou ao trabalho de seguir a wiki para a instalação, Creio que complicaram demasiado as coisas... :(

Se alguém souber como colocar Arch com LXDE ou XFCE de forma relativamente simples, que me diga qualquer coisa.  :D

Offline john3voltas

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 618
  • Respect: 0
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #95 on: October 06, 2012, 09:21:17 pm »
0
Só uso Openbox com fbpanel e eventualmente tint2 porque os meus PCs não são o último grito, por isso não creio que te possa ajudar muito.
A melhor ajuda que te posso dar chama-se IRC.
irc.freenode.net 6667
#archlinux (costumava haver também o #archlinux-pt mas infelizmente hoje em dia está ao abandono...)
Garanto-te que não há nada que por lá não te saibam responder.
SR - Muhle R89 GR
Lâminas - Gillette Platinum | Derby Extra
Pincel - Semogue 2010
Creme - Via men | Lavanda | Skino
AS - Floïd Vigoroso | Williams Aqua Velva | Skino Lotion (Pingo Doce)

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #96 on: October 25, 2012, 09:58:03 pm »
0
Testei hoje o Ubuntu numa Virtual Box no meu pc. Verifiquei que o ubuntu ficou algo lento, um pouco irritante. Piora quando uso tela cheia. Será muito pesado? Instalei a última versão e tenho um portátil com 4 anos.

É normal ou devo instalar outra versão?
Hay que barbear cada dia mas!

Offline henrique

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1329
  • Respect: 0
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #97 on: October 25, 2012, 10:31:54 pm »
0
Eu uso a 12.04 num portátil com mais idade que o teu, e considero que corre bem.
É um pouco lento quando tento abrir muitas coisas ao mesmo tempo, mas pelo menos não crasha como o windows :P

Nestes dias tenho-me divertido a instalar impressora e scaner pelo terminal :D

Offline scampos

  • Trade Count: (+1)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 156
  • Respect: 0
    • Email
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #98 on: October 26, 2012, 12:30:25 am »
0
Lembre-se que você tem o Ubuntu rodando sobre o Windows, ou seja, qualquer coisa que o Ubuntu faça é feita novamente pelo Windows (tipo acessar disco, desenhar na tela, etc). Dai fica mais lento mesmo.

A dica de que fica pior com tela cheia indica, porém, outra coisa. É um fato que Linux frequentemente vem com drivers de vídeo "genéricos", ou seja, não otimizados para as placas aceleradoras modernas. Muitas vezes tem-se que instalar estes drivers manualmente. E quando você coloca o sistema rodando no virtualbox em tela cheia, esta falta de otimização fica mais evidente. Talvez o virtualbox tenha alguma opção para melhorar o desempenho do vídeo da máquina virtual ? Não sei, tem que verificar.

Testei hoje o Ubuntu numa Virtual Box no meu pc. Verifiquei que o ubuntu ficou algo lento, um pouco irritante. Piora quando uso tela cheia. Será muito pesado? Instalei a última versão e tenho um portátil com 4 anos.

É normal ou devo instalar outra versão?

Offline ShavedFace

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 111
  • Respect: 0
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #99 on: November 07, 2012, 10:43:32 pm »
0
Lembre-se que você tem o Ubuntu rodando sobre o Windows, ou seja, qualquer coisa que o Ubuntu faça é feita novamente pelo Windows (tipo acessar disco, desenhar na tela, etc). Dai fica mais lento mesmo.

A dica de que fica pior com tela cheia indica, porém, outra coisa. É um fato que Linux frequentemente vem com drivers de vídeo "genéricos", ou seja, não otimizados para as placas aceleradoras modernas. Muitas vezes tem-se que instalar estes drivers manualmente. E quando você coloca o sistema rodando no virtualbox em tela cheia, esta falta de otimização fica mais evidente. Talvez o virtualbox tenha alguma opção para melhorar o desempenho do vídeo da máquina virtual ? Não sei, tem que verificar.

Testei hoje o Ubuntu numa Virtual Box no meu pc. Verifiquei que o ubuntu ficou algo lento, um pouco irritante. Piora quando uso tela cheia. Será muito pesado? Instalei a última versão e tenho um portátil com 4 anos.

É normal ou devo instalar outra versão?

Com o virtual box tem a possibilidade de instalar umas ferramentas que otimizam algumas coisas.
http://www.virtualbox.org/manual/ch04.html#idp12082384

O meu core 2 duo de 2.4GHz com aprx 4 anos leva com 2 ubuntus e não bufa.
« Last Edit: November 07, 2012, 10:45:27 pm by ShavedFace »

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal