Author Topic: Então vamos falar sobre Linux!  (Read 18946 times)

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #75 on: October 04, 2012, 05:07:29 pm »
0
Seria uma estranhíssimo instalar um produto closed source e apenas gratuito para pessoas particulares quando existem produtos open source em tudo semelhantes e igualmente bons como o Virtualbox-OSE e o KVM que podem ser usados e melhorados por qualquer pessoa (particular ou empresa).

Isso não quer dizer que o professor do Renato usasse VirtualBox, que foi o que SCampos disse...
Se releres com mais atenção, vais perceber...

Da maneira como dizes parece que ser open source é pior do que ser freeware...quando é exactamente o oposto.

Pelo contrário!! Acho que a citação diz tudo...
Se calhar andas a usar o tradutor errado :P
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #76 on: October 04, 2012, 05:43:34 pm »
0
Pois, exacto meus caros.O que eu vi foi mesmo o cubo bonito a girar...e fazer vice versa (ou seja instalar Linux num computador com Windows já instalado) é possível?

Seria o meu caso se experimentar instalar
Hay que barbear cada dia mas!

Offline john3voltas

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 618
  • Respect: 0
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #77 on: October 04, 2012, 05:48:47 pm »
0
Isso não quer dizer que o professor do Renato usasse VirtualBox, que foi o que SCampos disse...
Se releres com mais atenção, vais perceber...

Com tantas plataformas de virtualização no mercado é practicamente impossível adivinhar qual é a que uma determinada pessoa está a correr.
Não é que VMWare não corra em Linux. Simplesmente seria um enorme contra-senso.
Seria a mesma coisa que ver um guloso/diabético num restaurante só a pedir pratos salgados.
Mas como hoje em dia até já os porcos andam de bicicleta...

Pelo contrário!! Acho que a citação diz tudo...
Se calhar andas a usar o tradutor errado :P

Tradutor para Português? Para quê? A parte que deixa muitas dúvidas não foi a citação em Inglês mas sim a parte que escreveste em Português. :o
O que disseste em Português é uma verdade de La Palice e vai muito para lá de uma redundância.
Open Source é Freeware. A principal diferença entre os dois (entre outras) é que o Open Source é "aberto" e normalmente, dependendo da licença usada, é livre de ser distribuído.
Se na realidade o teu interesse fosse evidenciar que além de gratuito o OS também é código aberto, acho que não escolheste as melhores palavras para o fazeres. ;)
SR - Muhle R89 GR
Lâminas - Gillette Platinum | Derby Extra
Pincel - Semogue 2010
Creme - Via men | Lavanda | Skino
AS - Floïd Vigoroso | Williams Aqua Velva | Skino Lotion (Pingo Doce)

Offline scampos

  • Trade Count: (+1)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 156
  • Respect: 0
    • Email
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #78 on: October 04, 2012, 05:57:33 pm »
0
Sim, é possível. O VMWare pelo menos roda em Windows e funciona da mesma forma, você pode instalar um Linux nele. O problema é que você fica limitado pelo Windows. É como colocar um motor de Ferrari em chassi de fusca. Ou de forma mais prática, quem determina a velocidade em que as coisas rodam é o sistema que executa de forma nativa, o Windows neste caso. Não sei se o Virtualbox roda em Windows, é possível.

Se quiser experimentar sem instalar, baixe uma versão para pendrive e de boot nela. Vai funcionar nativo (ou seja, rápido), mas sem instalar nada. Não dê boot pelo CD, porque o CD é lento e o sistema todo vai ficar também.

Pois, exacto meus caros.O que eu vi foi mesmo o cubo bonito a girar...e fazer vice versa (ou seja instalar Linux num computador com Windows já instalado) é possível?

Seria o meu caso se experimentar instalar

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #79 on: October 04, 2012, 06:27:12 pm »
0
Não é que VMWare não corra em Linux. Simplesmente seria um enorme contra-senso.

Tás enganado, não é preciso ser tão fundamentalista!
Eu já usei em ambiente corporativo e garanto-te que é muito usado.

E a questão nem é essa... tens de ler os tópicos 2 vezes antes de responder rapaz!

Open Source é Freeware.

Caro John, estás redondamente enganado... A tua afirmação é absolutamente falsa!

Desvias o centro da questão e afirmas factos que não podes fundamentar porque são FALSOS para mostrares que sabes mas consegues o oposto: estás a expor a tua ignorância sobre o assunto! E neste caso, no teu lugar, eu preferiria ficar calado.

Informa-te melhor, existe software open-source que não é freeware! Assim como existe montes de software freeware que não é open source, naturalmente! Não preciso de explicar o que isto quer dizer, porque apesar de demonstrares manifesta dificuldade de compreensão das minhas palavras, qualquer pessoa minimamente entendida no assunto, que parece ser o caso, vai perceber. Acredito que vais ter o bom senso e a hombridade de retirar as tuas palavras.

Os meus argumentos esgotam-se aqui; já percebi que não vale a pena insistir. Para além do mais, eu participo neste fórum para contribuir e aprender e não para ensinar ninguém, ainda que me sinto na obrigação de me revoltar com a partilha de informação errada como aquela que forneceste agora, ainda que em tópicos que nada tem que ver com o cerne do tema do fórum.
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline ShavedFace

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 111
  • Respect: 0
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #80 on: October 04, 2012, 06:34:12 pm »
0
No open-source a única coisa garantidamente de borla é o código! :)

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #81 on: October 04, 2012, 08:29:43 pm »
0
Não é que VMWare não corra em Linux. Simplesmente seria um enorme contra-senso.

Tás enganado, não é preciso ser tão fundamentalista!
Eu já usei em ambiente corporativo e garanto-te que é muito usado.

E a questão nem é essa... tens de ler os tópicos 2 vezes antes de responder rapaz!

Open Source é Freeware.

Caro John, estás redondamente enganado... A tua afirmação é absolutamente falsa!

Desvias o centro da questão e afirmas factos que não podes fundamentar porque são FALSOS para mostrares que sabes mas consegues o oposto: estás a expor a tua ignorância sobre o assunto! E neste caso, no teu lugar, eu preferiria ficar calado.

Informa-te melhor, existe software open-source que não é freeware! Assim como existe montes de software freeware que não é open source, naturalmente! Não preciso de explicar o que isto quer dizer, porque apesar de demonstrares manifesta dificuldade de compreensão das minhas palavras, qualquer pessoa minimamente entendida no assunto, que parece ser o caso, vai perceber. Acredito que vais ter o bom senso e a hombridade de retirar as tuas palavras.

Os meus argumentos esgotam-se aqui; já percebi que não vale a pena insistir. Para além do mais, eu participo neste fórum para contribuir e aprender e não para ensinar ninguém, ainda que me sinto na obrigação de me revoltar com a partilha de informação errada como aquela que forneceste agora, ainda que em tópicos que nada tem que ver com o cerne do tema do fórum.

Exemplo claro do que o caro confrade citou (e do qual tem toda a razão) Red Hat Enterprise Linux. Querem o código-fonte, é gratuito (daí a existência do CentOS). De resto, se querem mesmo usar o Red Hat, é só desembolsar o € para comprar a licença.
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #82 on: October 04, 2012, 09:53:39 pm »
0
Eh pá... isto já parece o Slashdot, flame wars e tudo :)

A grande distinção é explicada aqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/Gratis_versus_libre

Como dizia o Stallman, open source = "Think free as in free speech, not free beer." A "infecciosidade" da GPL é isto mesmo, se derivou do trabalho tem que contribuir para a fonte em código de aberto. Nada impede no entanto de fazer dinheiro com isso (basta ver os milhares de routers vendidos todos os anos com código GPL, e o Android também).
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline orlandosn

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2226
  • Portimão, Portugal
  • Respect: +2
    • Email
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #83 on: October 04, 2012, 10:06:57 pm »
0
Por outro lado, é à borlix! É freeware!

Não é freeware! A maior parte das distribuições são open source e não freeware!

"Legally, the difference between freeware and open source is that you do not have access to the source code. Organizationally, this makes a big difference: There is no community and no development infrastructure around "freeware" as there is around open source software. Thus, while you can use freeware 'as is', there is no real way to improve upon it or obtain support for it."

I stand corrected!

E percebi bem a diferença!  ;D
Obrigado!  ;)
« Last Edit: October 04, 2012, 10:09:11 pm by orlandosn »
Orlando

Offline john3voltas

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 618
  • Respect: 0
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #84 on: October 05, 2012, 01:39:08 am »
0
E a questão nem é essa... tens de ler os tópicos 2 vezes antes de responder rapaz!

Rapaz?? Tenta lá dizer isso mais devagar pra ver se te percebo melhor.

Open Source é Freeware.

Caro John, estás redondamente enganado... A tua afirmação é absolutamente falsa!

Desvias o centro da questão e afirmas factos que não podes fundamentar porque são FALSOS para mostrares que sabes mas consegues o oposto: estás a expor a tua ignorância sobre o assunto! E neste caso, no teu lugar, eu preferiria ficar calado.

Informa-te melhor, existe software open-source que não é freeware! Assim como existe montes de software freeware que não é open source, naturalmente! Não preciso de explicar o que isto quer dizer, porque apesar de demonstrares manifesta dificuldade de compreensão das minhas palavras, qualquer pessoa minimamente entendida no assunto, que parece ser o caso, vai perceber. Acredito que vais ter o bom senso e a hombridade de retirar as tuas palavras.

Os meus argumentos esgotam-se aqui; já percebi que não vale a pena insistir. Para além do mais, eu participo neste fórum para contribuir e aprender e não para ensinar ninguém, ainda que me sinto na obrigação de me revoltar com a partilha de informação errada como aquela que forneceste agora, ainda que em tópicos que nada tem que ver com o cerne do tema do fórum.

A única coisa porque poderei pedir desculpa é pelo facto de poder ter eventualmente desviado o tópico do seu assunto principal. Se assim foi, peço desculpa aos participantes. Garanto que não o fiz deliberadamente.
Quanto ao resto não retiro uma vírgula.

Quais argumentos é que esgotaste se até agora não vi evidências de nenhum?
Blá-blá-blá e não sai nada sem serem acusações de que sofro de incapacidade interpretativa.
http://en.wikipedia.org/wiki/Free_and_open-source_software
http://opensource.org/docs/osd  (ponto 2 - é obrigatório publicar o código)
Se tiveres dificuldades de interpretação (seguramente não será o caso) avisa que eu traduzo, mas olha que levo caro...
Fora isso, lamento mas contigo em relação a este assunto não vou gastar nem mais 1 segundo contigo.
Gastas muito dinheiro nas palavras e eu depois não te percebo.

@restantes participantes
Aos que apontam para casos de Open Source à venda, o que os consumidores pagam em traços gerais são a gestão do projecto, a manutenção, instruções de instalação e utilização etc.
Na gestão de projecto já está incluída a "customização" do produto para que a soma das partes (do código) possam formar o todo (produto final).
O código é aberto e livre de ser compilado e usado por qualquer um sem ter que se pagar um cêntimo que seja, desde que se saiba como usar, fazendo dele automaticamente Freeware.
Aliás, na maioria das vezes, o produto já herdou código de vários outros projectos open source.
É o caso das distribuições de Linux. Têm milhares de componentes que são open source.
Eles podem cobrar pela distribuição do produto (papel com o código, CD/DVD/USB/whatever) e podem cobrar para gerir o projecto. Mas como o projecto deles é baseado em open source (>95% GPL) são obrigados a publicar o source code, o que no meu dicionário faz com que o produto seja gratuito.
SR - Muhle R89 GR
Lâminas - Gillette Platinum | Derby Extra
Pincel - Semogue 2010
Creme - Via men | Lavanda | Skino
AS - Floïd Vigoroso | Williams Aqua Velva | Skino Lotion (Pingo Doce)

Offline john3voltas

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 618
  • Respect: 0
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #85 on: October 05, 2012, 01:48:59 am »
0
Nada impede no entanto de fazer dinheiro com isso (basta ver os milhares de routers vendidos todos os anos com código GPL, e o Android também).

Atenção: o código GPL que está colocado no router não tem custos.
O produto tem custos.
Todos os produtos que usam código GPL disponibilizam esse mesmo código na Internet ou por email.
O código GPL não interfere negativamente no custo final do produto. Pelo contrário, interfere duma forma positiva uma vez que sai mais barato do que um equivalente com código fechado.
SR - Muhle R89 GR
Lâminas - Gillette Platinum | Derby Extra
Pincel - Semogue 2010
Creme - Via men | Lavanda | Skino
AS - Floïd Vigoroso | Williams Aqua Velva | Skino Lotion (Pingo Doce)

Offline orlandosn

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2226
  • Portimão, Portugal
  • Respect: +2
    • Email
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #86 on: October 05, 2012, 12:28:02 pm »
0
...  :-[

Ok, redireccionando de novo o tópico, já segui aqui umas indicações que me deixaram com um sorriso de orelha a orelha. ;D

Já devem ter percebido que eu não "pesco" nada de informática, excepto como qualquer comum utilizador, o que pode dificultar um pouco a passagem para o Linux.

Para trabalhar tenho um portátil da empresa com Windows; o meu portátil particular tem o Linux Mint 13. Acontece que muitas vezes em casa tenho necessidade de me ligar à empresa para consultar o email ou efectuar algum trabalho, e para o acesso remoto só posso utilizar o IE, o que me obriga a ir buscar o portátil da empresa, ligá-lo, e ouvir a SWMBO a dizer para que é que precisas de 2 computadores ligados, e a desarrumar a casa desta maneira, etc... etc...  :(

Da discussão nasce a luz.  ;D

Enquanto lia a troca de impressões  entre os nossos confrades sobre freeware e open source, os meus olhinhos bateram em cheio no mais importante: máquina virtual a correr outro SO!  :o

Resultado...  ;)

1-Download do Virtualbox da Oracle;

2-Grito para o filho: "Ó puto, onde está o meu cd de instalação do Windows ?"

3-10 minutos a dizer coisas como "isto deve ser assim"...  ;)

4-15 minutos a dizer coisas como "olha, está a instalar, espero que corra tudo bem"...  ;)

5-30 segundos a gritar "YES! ALELUIA! SOU O MAIOR!"...  ;D

Et Voilá!

Tenho o meu portátil com Linux Mint 13 a correr Win XP no Virtualbox (era o Win que vinha originalmente com o portátil), e sem quaisquer problemas! Já consigo aceder remotamente ao meu trabalho sem ir buscar o 2º computador, e com as aplicações que preciso, sem abdicar do Linux!   E mais, até é giro trabalhar assim! ;D

Obrigado a todos!  :)

 
Orlando

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #87 on: October 05, 2012, 12:36:07 pm »
0
Humm...vou fazer isso no meu NetBook. No entanto o que é preciso fazer para instalar o Linux de raiz no PC? (O netbook não lê Cd's portanto terá de ser a partir do meu disco externo).

Qual a versão linux mais indicada para o netbook? Convém ser leve, eficaz e rápida.

Cumprimentos
Hay que barbear cada dia mas!

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #88 on: October 05, 2012, 12:42:55 pm »
0
Usa uma pen drive e com o Unetbootin ou Universal USB Installer coloca uma ISO lá e arranca o PC:

http://www.pendrivelinux.com/

Dependendo da distro, ainda podes brincar com o sistema antes de instalar para veres se serve ou não. Netbooks não tenho, mas o Lubuntu corre muito bem no meu Athlon 700 (computador com 12 anos) e é bastante amigável.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline orlandosn

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2226
  • Portimão, Portugal
  • Respect: +2
    • Email
Re:Então vamos falar sobre Linux!
« Reply #89 on: October 05, 2012, 01:17:43 pm »
0
No meu netbook - Eeepc 901 - estou a correr Linux Mint 13, instalado como diz o brg, e sem quaisquer problemas.
Orlando

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal