Author Topic: CELLA, Crema Sapone Extra Purissima  (Read 51695 times)

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: CELLA, Crema Sapone Extra Purissima
« Reply #60 on: February 09, 2014, 07:00:35 pm »
0
O Cella é melhor que o Monsavon em tudo.

 ???
Discordo completamente!
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: CELLA, Crema Sapone Extra Purissima
« Reply #61 on: February 09, 2014, 08:44:02 pm »
0
Interessante a tua opinião... vamos por partes:



Muitos se arrogam pai, mas e a mãe? A mãe deve ser americana  ::) Já explico.

As minhas referências ao Zach devem-se ao facto de ele ter sido o primeiro a divulgar a técnica nos fóruns norte-americanos. Curiosamente ele é de ascêndência grega ou lá o que é... Ele não era uma personalidade consensual, defendia coisas "estranhas" :D nos fóruns americanos como o uso dos pincéis de cerda (oh the horror...! ::)) e esta maneira de espumar que sempre tinha usado, e que tinha aprendido com o pai dele. No entanto, não foi bem recebida em fóruns como o B&B, e ele foi muito criticado e vilipendiado por isso.

Mais tarde, apareceu "San Marco" no B&B a apresentar a mesma técnica, dizendo que era usada por todos os Master Barbers lá da rua dele :D e estranhamente, recebeu o aplauso geral :o Ou seja, como em muitas outras ocasiões, dá-se mais importância ao mensageiro do que à mensagem em si - especialmente no B&B, onde pululam celebridades! :D

O que é notável é que a esmagadora maioria das críticas negativas a esta técnica provinha de pessoas que nunca a tinham experimentado! :o

Mas perdão pelo offtopic, e continuemos...

Nunca usei a técnica nos moldes que está descrita no link, mas isso parece água a mais para espumar na cara. Deve-se ficar com água ensaboada a escorrer até ao cotovelo  :P

Nem por isso, pois antes de passares para a cara ou para a tigela, já tens a espuma semi desenvolvida no pincel. Já o sabão absorveu toda a água, ou então já escorreu o que tinha a escorrer.
De notar que esta técnica se adapta quer a fazer espuma na cara quer a fazer espuma na tigela.


Bem, porque digo que a mãe é americana!? Então não é que nos filmes americanos usavam canecas para fazer espuma com o sabão lá dentro e depois de a espuma estar montada é que passavam para a cara!? Ou seja, muita água em contato com o sabão e muitas voltas de pincel na superfície do mesmo. Para mim o princípio e a base da técnica é a mesma da "italiana", só que a "italiana" consome mais tempo com alguns salamaleques dispensáveis a não ser que se queira mesmo montar a espuma quase exclusivamente na cara.

Não sei ao que te referes com "salamaleques"... mas a única diferença é que na técnica "à italiana", em vez de fazeres viruletas rápidas com o pincel, fazes umas voltaretas um pouco mais lentas, de modo a que a água tenha mais tempo para dissolver o sabão e carregar facilmente o pincel. E basicamente é esse o princípio desta técnica: a água em abundância, presente no pincel, ajuda a dissolver o sabão, permitindo uma espuma mais densa.

Novamente digo: esta técnica tanto dá para espumar na cara como na tigela. :) E quanto a americana ou italiana, bom... penso que esta técnica (ou uma das usas variantes) foi usada por barbeiros um pouco por... todo o mundo, basta ver os artigos de barbeiro antigos que se vêem nas feiras de antiguidades e museus... ou pensam que eles andavam a carregar sabão com o pincel e a contar gotas de água e demais coisas que se vêem por aí...? :P

Dito isto, é interessante constatar que intuitivamente (ou por influência cinematográfica) não comecei nem uso a técnica do pincel escorrido, nem a "italiana", e com bons resultados (presunção e água benta não me faltam  ;D). Aliás, comecei a perceber agora porque é que se fala em dificuldades em certo pincéis carregarem sabões duros, pois até agora isso parecia-me tudo metafísico (assim como também irei entender porque dizem que certos pincéis são indicados para tigela quando eles brilham comigo é na cara e na tigela são medíocres).

Ah, pois! Este é um assunto deveras interessante... Porque só recentemente surgiu nos fóruns a "moda" e a necessidade de pincéis com firmeza e densidade extremas, e isso deve-se exactamente à maneira de fazer espuma que domina os fóruns: pincel escorrido e carregar primeiro de sabão, adicionar água depois. E quer-se tudo rápido, imediato se possível, daí essa necessidade de pincéis firmes e densos, destruidores de sabões... Há que apreciar as virtudes dessa técnica, é mais simples, mais fácil de aprender, menos propensa a erros, talvez...

Mas se repararmos nos pincéis mais clássicos (Omega, VP e os Semogue tradicionais de texugo, os Mühle, Vie-Long e até os Vulfix, também muitos dos pincéis clássicos que se vêem das marcas da Jermyn St., para já nem falar dos típicos pincéis de barbeiro como o Semogue 2000 ou o Omega #48) vemos que não são propriamente densos nem firmes, no entanto foram usados durante décadas, com sucesso, por barbeiros e utilizadores comuns de todo o mundo... será que eles faziam espuma de modo diferente?!?! Talvez! :D

Há por aí um vídeo de um barbeiro da GFT em que ele pega num daqueles pincéis silvertip suavíssimos (um pincel que a maioria dos membros dos fóruns consideraria "floppy") e saca uma espumaça de um sabão duro, com uma técnica que faz lembrar um pouco a técnica do "caneco" ou a italiana - e fá-lo... num lavatório, qual caneca, tigela, qual quê! :D

Com a técnica da caneca ou a "italiana", o carregamento de sabão é ajudado pela quantidade de água que o dissolve, durante aqueles movimentos mais pausados - e isso faz toda a diferença, permite obter uma espuma densa com qualquer pincel, mesmo que não seja um pincel denso, firme e "hirto"...!


PS: Agora por me lembrar disto, vários são os filmes em que o "shaving made easy" é aplicado. Assim de repente estou a lembrar-me de um filme do Charlie Chaplin, "O Ditador" (?), em que ele constrói a espuma na caneca, aplica na face com o pincel e começa a massajar e espalhar com a mão.

PPS: Bem, tenho de confessar que uso o método do pincel escorrido, quase enxuto, para carregar cremes, uma vez que é preciso praticamente só tocar no creme para o pincel vir carregado  :-[

É verdade, com cremes é tudo muito mais fácil :)

E perdão pelo testamento, não entendam isto como um confronto de qualquer espécie mas sim mais como uma troca de opiniões, que também é para isso que cá estamos! :)
« Last Edit: February 09, 2014, 08:47:33 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: CELLA, Crema Sapone Extra Purissima
« Reply #62 on: February 10, 2014, 12:11:50 am »
0
É a guerra! E caia quem cair!  ;D ;D Vá, pronto, eu tentei provocar este tipo de reação... Mas longe de mim querer ofender, diminuir alguém ou criar aqui mau estar, apenas queria provocar uma discussão salutar.

Aliás, respeito imenso a opinião (dedicação, altruísmo, conhecimento... é só enumerar as coisas boas) do confrade oversaturn (assim como de tantos outros desta casa), mas por vezes posso exceder-me na defesa das minhas convicções e por isso peço que compreendam e relevem.

Convém também esclarecer que sou estranho a toda essa história do método de fazer espuma e não conheço nenhum dos divulgadores, mas achei piada atribuirem a "luz" a certas pessoas quando o facto devia ser notório. Pretendi fazer graça da situação e não das pessoas ou das técnicas.

Passando à técnica de carregar o pincel e à minha opinião.

Oversaturn, desculpa, atropelei a tua descrição da técnica. Cingi-me ao link que deixaste e fiquei com a impressão que o pincel seria manuseado lentamente para não perder a sua água nem fazer espuma (os tais salamaleques), apenas carregar uma água bem ensaboada que depois se transformaria em espuma na cara ou na tigela. Pelo menos foi isso que extraí do post e não outra coisa.

Afinal, se estamos a falar de fazer uma espuma muito densa (quase uma pasta) na superfície do sabão que depois é trasladada para a face ou para a tigela para acabar de se formar e afinar a água, estamos a falar da técnica que uso.

Mas eu não uso um pincel cheio de água e mesmo assim, de vez em quando (com os pincéis de cavalo é mais frequente), quando espumo na cara, ela escorre-me pela base do nó, encharca o cabo e molha a mão. Detesto quando isso acontece, principalmente quando uma gota rebelde resolve tomar o caminho do punho em direção ao antebraço  >:(

Para mim, um pincel cheio de água, como o da técnica, é muita água, principalmente para espumar na cara, pois se um pincel com muita menos água escorre, com mais água escorre muita mais.

Não obstante, hoje de manhã, pincel de cavalo encharcado (eles até gostam de mais água que os outros), voltas lentas sem formar espuma... eternidade... passa para a tigela, espuma e mais espuma, mas não está no ponto... precisa de mais sabão. Limpei a espuma do pincel na borda da tigela e voltei ao sabão. Volta que volta e torna a voltar, aos outros dias já tinha terminado de me barbear quando a espuma ficou pronta.

A espuma ficou excelente, verdade seja dita, e sobrou imensa mas foi penoso e moroso obtê-la daquele modo (imagino na cara  ::)) quando se obtem o mesmo resultado, na medida certa, em menos tempo e sem ter os cuidados que esta técnica exige, com um pincel mais escorrido e até adicionando água ao pincel ou à superfície do sabão para carregar mais se for preciso.

Não me alongo mais, a minha experiência e opinião com pincel escorrido da moda fica para outra ocasião  :)

-----------------------------------------------------------------------------------

???
Discordo completamente!

Deixaste-me a pensar... Dou de barato a questão do aroma, mas não estou a ver nenhum aspeto em que o Monsavon suplante o Cella a não ser talvez na apresentação/preço... Convence-me do contrário  ;)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: CELLA, Crema Sapone Extra Purissima
« Reply #63 on: February 10, 2014, 12:46:58 am »
0
:D :D :D :D

Não obstante, hoje de manhã, pincel de cavalo encharcado (eles até gostam de mais água que os outros), voltas lentas sem formar espuma... eternidade... passa para a tigela, espuma e mais espuma, mas não está no ponto... precisa de mais sabão. Limpei a espuma do pincel na borda da tigela e voltei ao sabão. Volta que volta e torna a voltar, aos outros dias já tinha terminado de me barbear quando a espuma ficou pronta.

A espuma ficou excelente, verdade seja dita, e sobrou imensa mas foi penoso e moroso obtê-la daquele modo (imagino na cara  ::)) quando se obtem o mesmo resultado, na medida certa, em menos tempo e sem ter os cuidados que esta técnica exige, com um pincel mais escorrido e até adicionando água ao pincel ou à superfície do sabão para carregar mais se for preciso.


Pronto, em poucas palavras resumiste o que penso da técnica "italiana". Se resulta? Sim, resulta muito bem, especialmente com pincéis de cerda e sabões moles italianos. Mas requer uma boa dose adicional de tempo e paciência! :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: CELLA, Crema Sapone Extra Purissima
« Reply #64 on: February 10, 2014, 09:57:01 am »
0
Deixaste-me a pensar... Dou de barato a questão do aroma, mas não estou a ver nenhum aspeto em que o Monsavon suplante o Cella a não ser talvez na apresentação/preço... Convence-me do contrário  ;)

Vou apenas dizer-te que uses o Monsavon mais algumas vezes antes de tirares conclusões definitivas. É um sabão que requer algum trabalho para obter o melhor dele. ;)

O Cella é melhor que o Monsavon em tudo. Talvez somente o aroma seja discutível.

Na minha opinião, esta afirmação que fizeste é do tipo daquelas (pela forma como foi feita, sugerindo universalidade e indiscutibilidade) que pode gerar opinião não fundamentada sobre 2 produtos.

Lida sem contexto, parece um axioma, e não me parece de todo que seja o caso.

Uma parte da minha discordância, tem que ver com isso :)

No mais, e na minha humilde e despretensiosa opinião, o Cella, sendo um bom produto, não supera o Monsavon na globalidade. Por exemplo, a fabulosa proteção do Monsavon é algo que não me entra na cabeça, tendo em conta o seu preço, face a outros sabões.
« Last Edit: February 10, 2014, 10:01:15 am by classic-shaver »
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: CELLA, Crema Sapone Extra Purissima
« Reply #65 on: February 10, 2014, 05:46:25 pm »
0
Vou carregar bem no Monsavon da próxima vez que o usar a ver se fico com outra ideia da proteção, porque até agora colocava-o ligeiramente acima de um Men's Estoril nesse parâmetro.

Quanto ao resto, sempre que escrevo, é a minha opinião e experiência circunstanciada que está nessas palavras. Essa opinião pode variar com o tempo e até pode mudar por reconhecer estar errada. É uma opinião e vale o que vale, para muitos pode valer pouco ou nada, para outros pode valer muito, como, aliás, com todas as opiniões, convém colher várias ou conhecer o autor. Por exemplo, no FA derrotam o Monsavon e excelsam o Cella, nem tanto ao mar nem tanto à terra, mas lá está, na minha opinião que é divergente.

Eu penso, eu acho, eu considero, na minha opinião, para mim... Não é tudo isto redundante? O texto é da minha autoria, logo é a minha opinião, quando for de outra pessoa é que é preciso atribuir-lhe os créditos. Quando me virem a usar uma das expressões acima, estejam certos de que não estou seguro daquilo que digo.

Espero não estar a ser arrogante, mas acho dispensável toda a polidez de discurso num meio em que vejo toda a gente como igual e cujas palavras têm o mesmo valor.

E por agora calo-me que me ando a meter com muitos moderadores e ainda ganho um brinde  ;D

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: CELLA, Crema Sapone Extra Purissima
« Reply #66 on: February 10, 2014, 06:00:11 pm »
0
Neste particular, não desfazendo a tua postura impecável, acho que foste altivo nesta última intervenção. Em todo o modo, estás na teu direito de expressar a tua opinião da forma como entenderes e não estamos aqui para discutir atitudes, portanto o meu comentário extingue-se aqui.

O Cella é melhor que o Monsavon em tudo. Talvez somente o aroma seja discutível.

Não é que interesse muito, nem quero estar aqui a discutir o "sexo dos anjos", mas tenho-te em alta estima e é importante para mim que percebas o meu comentário: põe-te no lugar de uma pessoa que tem pouca experiência a ler isto. Foste axiomático relativamente a um assunto que é no mínimo discutível, não sei porque te custa admitir isso.

Espero não estar a ser arrogante, mas acho dispensável toda a polidez de discurso num meio em que vejo toda a gente como igual e cujas palavras têm o mesmo valor.

FML, aceitaria de ânimo leve esse argumento vindo de 98% dos membros do fórum. Vindo de ti, que és invariavelmente dos confrades mais polidos a escrever... não leves a mal, mas custa-me ler isso.








Voltando ao tópico, o CELLA é, na minha opinião, em absoluto e segundo os meus parâmetros, um bom produto, mas há outros bem melhores!
« Last Edit: February 10, 2014, 06:12:37 pm by classic-shaver »
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: CELLA, Crema Sapone Extra Purissima
« Reply #67 on: February 10, 2014, 06:29:38 pm »
0
Concordo com o FML, a minha opinião também é que o Cella é melhor em todos os aspetos.

Apesar de não ser um utilizador assíduo de Monsavon , a minha opinião é longe de ser infundada, afinal já utilizei um Monsavon de princípio a fim, sem trocar de produto. Considero o Monsavon é um bom produto, mas o Cella é melhor.


P.S. Sou faccioso porque gosto bastante de sabões moles italianos.  ;)

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: CELLA, Crema Sapone Extra Purissima
« Reply #68 on: February 10, 2014, 07:10:12 pm »
0
Vou carregar bem no Monsavon da próxima vez que o usar a ver se fico com outra ideia da proteção, porque até agora colocava-o ligeiramente acima de um Men's Estoril nesse parâmetro.

Quanto ao resto, sempre que escrevo, é a minha opinião e experiência circunstanciada que está nessas palavras. Essa opinião pode variar com o tempo e até pode mudar por reconhecer estar errada. É uma opinião e vale o que vale, para muitos pode valer pouco ou nada, para outros pode valer muito, como, aliás, com todas as opiniões, convém colher várias ou conhecer o autor. Por exemplo, no FA derrotam o Monsavon e excelsam o Cella, nem tanto ao mar nem tanto à terra, mas lá está, na minha opinião que é divergente.

Eu penso, eu acho, eu considero, na minha opinião, para mim... Não é tudo isto redundante? O texto é da minha autoria, logo é a minha opinião, quando for de outra pessoa é que é preciso atribuir-lhe os créditos. Quando me virem a usar uma das expressões acima, estejam certos de que não estou seguro daquilo que digo.

Espero não estar a ser arrogante, mas acho dispensável toda a polidez de discurso num meio em que vejo toda a gente como igual e cujas palavras têm o mesmo valor.

E por agora calo-me que me ando a meter com muitos moderadores e ainda ganho um brinde  ;D

 Boas FML

Para mim, és uma "autoridade" neste forum, claro que me refiro á tua sabedoria do Barbear Classico, não a outro tipo de autoridade... Portanto agradeço que continues a escrever de acordo com a tua consciência e de maneira isenta, porque (acho eu) estamos num forum de cavalheiros que respeitam as opiniões dos outros...independentemente do Cella, do Proraso, da Gillette, etc.

Offline André Luiz.

  • Trade Count: (+21)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 770
  • Respect: +4
    • Email
Re: CELLA, Crema Sapone Extra Purissima
« Reply #69 on: February 10, 2014, 07:38:17 pm »
0
Bom como disse acima gosto muito do Monsavon e volto a dar minha opniao quando o Cella chegar.


Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: CELLA, Crema Sapone Extra Purissima
« Reply #70 on: February 10, 2014, 07:39:53 pm »
0
Concordo com o FML, a minha opinião também é que o Cella é melhor em todos os aspetos.

Apesar de não ser um utilizador assíduo de Monsavon , a minha opinião é longe de ser infundada, afinal já utilizei um Monsavon de princípio a fim, sem trocar de produto. Considero o Monsavon é um bom produto, mas o Cella é melhor.


P.S. Sou faccioso porque gosto bastante de sabões moles italianos.  ;)


Todo o meu respeito para as tuas palavras, a pluralidade de opiniões é salutar e enriquece a comunidade e em primeira instância é uma das razões de ser do fórum!
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: CELLA, Crema Sapone Extra Purissima
« Reply #71 on: February 10, 2014, 08:22:17 pm »
0
Para apimentar a discussão:

Monsavon pode ser melhor que o Cella, mas não melhor que o Vitos extra!  ;D ;D ;D

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: CELLA, Crema Sapone Extra Purissima
« Reply #72 on: February 10, 2014, 08:23:22 pm »
0
Para apimentar a discussão:

Monsavon pode ser melhor que o Cella, mas não melhor que o Vitos extra!  ;D ;D ;D

Ui... Agora é que partiste a louça toda ;D
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: CELLA, Crema Sapone Extra Purissima
« Reply #73 on: February 10, 2014, 08:28:15 pm »
0
Ui... Agora é que partiste a louça toda ;D

 ;D ;D ;D ;D


Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: CELLA, Crema Sapone Extra Purissima
« Reply #74 on: February 10, 2014, 09:41:51 pm »
0
Ui... Agora é que partiste a louça toda ;D
Escreves-te tudo  :D

Para apimentar a discussão:

Monsavon pode ser melhor que o Cella, mas não melhor que o Vitos extra!  ;D ;D ;D
Mais uma vez a minha opinião, não concordo com a afirmação.
Para mim o Cella é melhor que o Vitos Extra.
Dos italianos moles que experimentei, o que gostei mais foi o P160 tipo Morbido.  :'(

P.S.:Nunca tive o prazer de testar o  Boellis Panama 1924 ou o Antica Barbieria Colla Bitter Almond , sabões com referências muitos boas.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal