Material > Sabões e Cremes

Experiência com o Martin de Candre: quanto durará um sabão?

(1/6) > >>

oversaturn:
Hoje resolvi começar uma experiência com o sabão Martin de Candre.
Curioso pelo facto de já o ter usado algumas vezes, e de apresentar um desgaste praticamente inexistente, resolvi planear a seguinte experiência:

O sabão ficou a secar, com a tampa aberta ao ar, durante 2 dias.
Hoje, com o sabão já seco, pesei o sabão, com embalagem e tampa:



Agora vou utilizar o sabão durante uma semana inteira. Usarei vários pincéis, de cerda e texugo. Sempre 3 ou 4 passagens, e sempre uma última passagem de confort...  ;)
No final da semana, deixarei o sabão novamente a secar durante dois dias, pesarei, calcularei a diferença e farei uma estimativa, sabendo que a embalagem tem 170g de sabão. Terei uma estimativa, ainda que grosseira, acerca da durabilidade deste sabão...

E aqui vai a primeira foto do escanhoado:


bleddyn:
Isto é o que se chama um estudo científico.
Estou com curiosidade em saber a que conclusão é que vais chegar ;).

Já agora e só por curiosidade, sensivelmente quantas voltas é que dás com o pincel para o carregar?

brg:
O método parece-me o ideal, eliminar ao máximo a variável da água retida pelo sabão e usar umas quantas vezes para fazer alguma diferença que se note.

oversaturn:
Voltas não sei... geralmente carrego o pincel cerca de 15s-20s máx. E geralmente dá mais que suficiente para 3-4 passagens + a final.
Já vi que mais que isso dá espuma que sobra até mais não!

O que me preocupa nesta experiência é que a resolução da minha balança de cozinha não é grande coisa... a divisão mínima é 1g, o que talvez seja pouco para tirar conclusões, mesmo ao fim de 1 semana...

Bem, ao menos é uma boa desculpa para usar este sabão. Uma coisa tenho a certeza: vai ser uma semana de óptimos escanhoados!!  :D

Islander:
Muito interessante a experiência mas sem uma balança muito exacta não sei se as conclusões serão muito válidas em termos absolutos....Mas para ver a diferença penso que deverá ser suficiente, pode é ter consequências muito negativas como descobrires que tens material para as próximas 2 gerações!  :D

Navigation

[0] Message Index

[#] Next page

Go to full version