Sem problemas, phoenix! Ficou um tempo sem novo carro e eu postei o meu novo! Acabo de adquirir um Sentra SL 2014 prata! E a particularidade dele no Brasil? Essa é fácil! (Image removed from quote.)
Flex?
??
Motores Flex são uma particularidade brasileira. FUncionam (não muito economicamente) com qualquer proporção de Álcool/gasolina no tanque.
Motor flex é uma daquelas coisas que te empurram como vantagem e não é nada disto.O motor só a gasolina é bem melhor.
AHH!, está bem! Ainda não têm para ai carros elétricos? Marketing.
... Marketing.
MotaJV, explica-me lá isso melhor se faz favor. Pergunto porque eu tenho um Linea (made in Turquia) e sei que os Linea fabricados por aí têm o motor 1.8 E-Torq flex com 130 e poucos cvs (fabrico local). Igualmente tiveram o 1.4T de 120 ou 152 cvs só a gasolina (importado) até 2012. Mas nunca consegui perceber qual o melhor em termos de prestações ou fiabilidade.
... + interesses dos usineiros!O motor flex quando abastecido com álcool consome mais do que se abastecido com gasolina. Para ser vantajoso, o álcool (ou etanol, como é chamado agora) precisa estar no máximo a 70% do preço da gasolina, via de regra.Ocorre que estabelecido este valor de quando é ou não vantagem abastecer com etanol, todos os postos de gasolina do país adotaram como regra vender o etanol a exatamente 70% do preço da gasolina.Ou seja, para o consumidor, não há vantagem nenhuma.Agora a desvantagem real. Um motor flex é mais gastão que um motor a gasolina, dentro da mesma faixa de potência.Isto de motor flex foi imposição dos grupos de interesse, usineiros, políticos, e coisas assim. Dado que o etanol é de produção local, e a mesma usina que faz o álcool faz o açúcar, os usineiros faziam um ou outro conforme a cotação no mercado era mais vantajosa. Em certas épocas, eles só faziam açúcar, e quem tinha carro a álcool não tinha como abastacer.Depois de um tempo, devido ao proprietário nunca saber se ia ou não faltar álcool, ningúem mais queria comprar carro a álcool, e os "coitados" dos usineiros perderam o mercado, ficando na mão do açúcar.Com o carro flex, ficou ótimo para todos, menos para os consumidores, pois tem agora um carro menos eficiente e paga a conta por isto.
Foi a melhor e mais concisa explicação que já li sobre o assunto.Também é de referir que a gasolina no Brasil tem mais etanol que, por exemplo, a Europa ou os EUA (E25 contra E10) o que leva a que carros importados não deem o seu melhor rendimento e demandem ser adaptados.