Author Topic: Ajuda na identificação de caneta  (Read 4131 times)

Offline Francisco Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 236
  • Respect: 0
    • Email
Ajuda na identificação de caneta
« on: May 21, 2012, 11:44:52 am »
0
Olá a todos. Após um fim-de-semana na casa do meu avô encontrei um caneta, achei engraçada e decidi levá-la comigo. Gostava que me identificassem melhor a caneta, como se introduz tinta e já agora a possível data. Na tampa diz Inoxcrom 55 Made in Spain, ao abrir a caneta encontro escrito Para llenar Presionese varias veces Inoxcrom Fab. Ind. Maya Made in Spain Use tinta de buena calidad

Aqui vão as fotos:



Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Ajuda na identificação de caneta
« Reply #1 on: May 21, 2012, 12:46:09 pm »
0
Não percebo grande coisa de canetas, mas achei uma publicidade bem engraçada:


E alguma informação acerca da Inoxcrom 55 aqui.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Flório

  • Trade Count: (0)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 735
  • Respect: 0
Re:Ajuda na identificação de caneta
« Reply #2 on: May 21, 2012, 05:42:01 pm »
0
Belo achado! Acho que as informações passadas pelo Oversaturn já bastam para você começar a brincar. Parece ser uma cópia das Parker 21, então para encher de tinta é só mergulhar a ponta da caneta na tinta e bombeá-la, pressionando no local indicado. Nas Parker temos um número certo de bombeadas(pressionamentos), umas 4 outras 6, mas isso você vai ter que descobrir fazendo. Um conselho: encha e esvazie a caneta com água limpa, depois espere um pouco para secar, antes de encher com tinta nova.
Boa diversão.
"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". João Guimarães Rosa.

Offline Francisco Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 236
  • Respect: 0
    • Email
Re:Ajuda na identificação de caneta
« Reply #3 on: May 22, 2012, 09:35:03 pm »
0
Obrigado pelas respostas caros amigos  ;)
Agora encontro um problema na caneta, ontem enchi e esvaziei a caneta com água e hoje fiz o enchimento com tinta, mas ao querer escrever não consegui qualquer tipo de linha, a caneta não escreveu nem uma linha e não quis forçar o bico com medo de o estragar.

Se alguém me puder dizer o que fazer ficaria agradecido :)

Abraços

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Ajuda na identificação de caneta
« Reply #4 on: May 22, 2012, 11:21:35 pm »
0
Caro Francisco,
Deve haver alguma tinta encravada na pena! Tente limpar mais algumas vezes e teste!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline orlandosn

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2226
  • Portimão, Portugal
  • Respect: +2
    • Email
Re:Ajuda na identificação de caneta
« Reply #5 on: May 22, 2012, 11:25:30 pm »
0
Caro Francisco,
Deve haver alguma tinta encravada na pena! Tente limpar mais algumas vezes e teste!
+1!
Ou sacudir a caneta, mas com suavidade e cuidado. Para ajudar a gravidade a trazer a tinta para o aparo, e não para espalhar a tinta por um raio de 5 metros!  ;)
Orlando

Offline henrique

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1329
  • Respect: 0
Re:Ajuda na identificação de caneta
« Reply #6 on: May 22, 2012, 11:40:08 pm »
0
Caro Francisco,
Deve haver alguma tinta encravada na pena! Tente limpar mais algumas vezes e teste!
+1!
Ou sacudir a caneta, mas com suavidade e cuidado. Para ajudar a gravidade a trazer a tinta para o aparo, e não para espalhar a tinta por um raio de 5 metros!  ;)

LOL uma vez lembrei-me disso... Quando dei por mim, tinha salpicado tinta à minha volta...

Offline orlandosn

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2226
  • Portimão, Portugal
  • Respect: +2
    • Email
Re:Ajuda na identificação de caneta
« Reply #7 on: May 22, 2012, 11:42:12 pm »
0
Caro Francisco,
Deve haver alguma tinta encravada na pena! Tente limpar mais algumas vezes e teste!
+1!
Ou sacudir a caneta, mas com suavidade e cuidado. Para ajudar a gravidade a trazer a tinta para o aparo, e não para espalhar a tinta por um raio de 5 metros!  ;)

LOL uma vez lembrei-me disso... Quando dei por mim, tinha salpicado tinta à minha volta...

 :D :D :D :D
Orlando

Offline Flório

  • Trade Count: (0)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 735
  • Respect: 0
Re:Ajuda na identificação de caneta
« Reply #8 on: May 23, 2012, 03:09:43 am »
0
Coloque a caneta na água de novo, limpe a tinta. Com a caneta cheia de água, pressione a bombinha algumas vezes, para expelir água, verificando se tem que fazer "força" para sair.
Tem que ver se a tinta não apresenta "pedacinhos", pois qualquer micropartícula vai atrapalhar o fluxo.
"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". João Guimarães Rosa.

Offline Francisco Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 236
  • Respect: 0
    • Email
Re:Ajuda na identificação de caneta
« Reply #9 on: May 24, 2012, 07:33:37 pm »
0
Tal como o caro confrade Flório recomendou, eu deixei a caneta em água. Ficou a noite toda e libertou partículas de tinta , hoje enchia de tinta e voltou a não escrever outra vez. E descobri que a caneta tem uma pequena racha que liberta tinta se por exemplo encostar um pedaço de folha.

Aqui um pequeno video que fiz:

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=RiYvm6kCaRI" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=RiYvm6kCaRI</a>

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Ajuda na identificação de caneta
« Reply #10 on: May 24, 2012, 07:36:07 pm »
0
Não se consegue ver o vídeo. Diz: "Este vídeo é privado" :P
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Francisco Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 236
  • Respect: 0
    • Email
Re:Ajuda na identificação de caneta
« Reply #11 on: May 24, 2012, 07:40:23 pm »
0
Não se consegue ver o vídeo. Diz: "Este vídeo é privado" :P

Já está arranjado ;) Peço desculpa :P

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Ajuda na identificação de caneta
« Reply #12 on: May 24, 2012, 08:45:49 pm »
0
Opa Francisco! O vídeo ajudou bastante a entender.

Sobre o rachado eu realmente não sei dizer. Quanto as falhas da caneta, era exatamente o que estava acontecendo com a minha.

Não sei dizer ao certo o que é que fez ela melhorar, mas após as seguintes tentativas ela foi melhorando até ficar completamente boa:

- Deixei a pena inteira um tempo de molho, esperei secar um pouco, coloquei o cartucho no lugar;

- Peguei um papel absorvente e fiquei rabiscando este papel por um certo tempo;

- Escrevi em um papel reciclado, que é um pouco áspero e até ruim de escrever, mas nele foi onde a caneta parou de falhar;

- Voltei para um caderno, ela começava a escrever bem e logo falhava novamente, aí fiquei indo e voltando do papel reciclado e passando um pouco pelo papel absorvente.

Com insistência, teve uma hora que notei que não estava mais falhando. Não sei dizer ao certo o que fez ela funcionar, mas acho que o caminho é por aí.
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline Flório

  • Trade Count: (0)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 735
  • Respect: 0
Re:Ajuda na identificação de caneta
« Reply #13 on: May 24, 2012, 09:11:27 pm »
0
Amigo Francisco, tenta fechar essa racha, provisoriamente, com uma fita adesiva, só para ver se é ela que está atrapalhando. O lance com as canetas tinteiro é que elas precisam ser usadas constantemente. Tenho uma Mont Blanc que se ficar parada muito tempo também fica falhando nas primeiras linhas, e só depois de um tempo que volta ao funcionamento normal.
A dica do Bruno é muito boa, encostar a pena no papel absorvente por um tempo para "criar" um fluxo contínuo.
Mas essa rachinha pode estar deixando entrar ar em demasia no sistema, e aí, além das falhas, tu corres o risco de ver um jorro de tinta a sair da pena.
Se é uma caneta de muita estima, acho que é interessante levá-la num "canetologista".
« Last Edit: May 24, 2012, 09:13:32 pm by Flório »
"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". João Guimarães Rosa.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal