Morte? Que coisa! Isso me lembra o Senna!
Também acompanhei o mais que pude, como tento fazer todos os anos, foi realmente uma fatalidade, a morte do piloto dinamarquês, bateu seco num muro de betão, se fosse um lmp1, possivelmente tinha sobrevivido, mas com os gt...
Esta paixão por Le Mans, vem por causa dos grupos C dos anos 80, mesmo sendo criança na altura, achava admirável a estética das máquinas. Mais tarde aderi ao fenómeno Steve Mcqueen, e logicamente passei a venerar os porsche 917.
Quote from: Red on June 23, 2013, 11:03:55 pmTambém acompanhei o mais que pude, como tento fazer todos os anos, foi realmente uma fatalidade, a morte do piloto dinamarquês, bateu seco num muro de betão, se fosse um lmp1, possivelmente tinha sobrevivido, mas com os gt...Achas? Não sei se muita gente consegue sobreviver a uma desaceleração tão forte. Iria a quê? 220? Estava já a afastar-se da corda da curva por esta estar no fim. E sem grandes hipóteses de desacelerar por estar muito perto do muro. Estou com o confrade José Luis, acho que é um acidente muito parecido com o do Senna, razões diferentes mas resultado semelhante.Estranho o carro estar tão...inteiro. O (lmp2?) do Burgess ficou sem eixo traseiro, transmissão etc e ele saiu de dentro do carro na boa. Sorte de campeão.Quote from: Red on June 23, 2013, 11:03:55 pmEsta paixão por Le Mans, vem por causa dos grupos C dos anos 80, mesmo sendo criança na altura, achava admirável a estética das máquinas. Mais tarde aderi ao fenómeno Steve Mcqueen, e logicamente passei a venerar os porsche 917.Engraçado, sempre fui amante da velocidade pura (F1).Mas hoje em dia dou por mim com saudades dos famosos grupos B de rally.E nos últimos anos tenho seguido o WEC com muito mais atenção.
Se a barra de direção quebra, o carro vai para onde as ro das apontam, pois não se consegue virar! E o Senna faleceu pois ficou com o guidão "na mão"! O carro só podia ter ido para frente!
A desaceleração realmente pode causar queda de oxigenação cerebral e fazer a pessoa "apagar"! Penso que ele tentou frear mas estava muito rápido e desmaiou! Suspensão quebrada não justifica! O carro iria virar ou capotar pois ficaria sem um roda, pelo menos.
Nota-se claramente imediatamente antes do carro desviar. Não acredito no desmaio.
Quanto à travagem, não me parece instintivo, por um lado, nem dava tempo para reagir assim a uma situação tão anómala por outro.
Concordo que o Senna era overrated, mas não deixa de ser um dos pilotos mais fascinantes.
Quanto a mim o Senna era de outro campeonato, muito acima da concorrência.
Não sou engenheiro mecânico
Pelos comentários feitos no Eurosport, pareceu mesmo o motivo de alguma falta de protecção, dizes bem, em relação aos lmp2, acho que não foi só sorte de campeão, a célula de protecção será provavelmente mais eficaz que as dos gt, se me permites, caro confrade John3voltas, estas são feitas em carbono, tal como as dos lmp1, enquanto nos gt, não o são, mas como digo, não sou expert, pode ter sido "apenas" isso...