Author Topic: 24 heures du mans  (Read 4818 times)

Offline Red

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 615
  • Respect: +1
24 heures du mans
« on: June 22, 2013, 10:39:59 pm »
0
Caros confrades, não sei se alguém está a ver... eu que sou um amante incondicional das duas rodas, sou fã das 24 horas de Le Mans.

The time you enjoy wasting is not wasted time

Offline Pitolas

  • Trade Count: (+6)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4653
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
Re: 24 heures du mans
« Reply #1 on: June 22, 2013, 11:31:26 pm »
0
Tambem sou fã de desportos motorizados, especialmente Motogp. Chegava a levantar-me de madrugada para ver o meu amigo Valentino fazer história.

Offline Red

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 615
  • Respect: +1
Re: 24 heures du mans
« Reply #2 on: June 23, 2013, 12:30:54 am »
0
Caro Pitolas, também sou fã de Motogp, assim como das SBK, ah, e sim também fazia uns "sonos leves" para ver o Rossi, normalmente na corrida de Phillip Island, que sempre que me é possível vejo, já que adoro o traçado.
The time you enjoy wasting is not wasted time

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re: 24 heures du mans
« Reply #3 on: June 23, 2013, 07:22:14 am »
0
Eu gosto, e muito! ;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline john3voltas

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 618
  • Respect: 0
Re: 24 heures du mans
« Reply #4 on: June 23, 2013, 05:36:38 pm »
0
Abençoado Eurosport que continua a cobrir as 24h.
Vi o que pude ontem à tarde mas só vi mesmo a sério das 22h30 às 03h30. Depois ainda vi um pouco das últimas 2 horas da corrida.
A noite é simplesmente impressionante. Pena a morte logo à 3ª volta.
Parece um acidente vulgar comparado com os voos do Dumbreck e do Weber nos CLRs em '99.
SR - Muhle R89 GR
Lâminas - Gillette Platinum | Derby Extra
Pincel - Semogue 2010
Creme - Via men | Lavanda | Skino
AS - Floïd Vigoroso | Williams Aqua Velva | Skino Lotion (Pingo Doce)

Offline Pitolas

  • Trade Count: (+6)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4653
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
Re: 24 heures du mans
« Reply #5 on: June 23, 2013, 07:14:57 pm »
0
Este ano não acompanhei a prova :(

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: 24 heures du mans
« Reply #6 on: June 23, 2013, 08:42:50 pm »
0
Morte? Que coisa! Isso me lembra o Senna!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Red

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 615
  • Respect: +1
Re: 24 heures du mans
« Reply #7 on: June 23, 2013, 11:03:55 pm »
0
Também acompanhei o mais que pude, como tento fazer todos os anos, foi realmente uma fatalidade, a morte do piloto dinamarquês, bateu seco num muro de betão, se fosse um lmp1, possivelmente tinha sobrevivido, mas com os gt...
Esta paixão por Le Mans, vem por causa dos grupos C dos anos 80, mesmo sendo criança na altura, achava admirável a estética das máquinas. Mais tarde aderi ao fenómeno Steve Mcqueen, e logicamente passei a venerar os porsche 917.
The time you enjoy wasting is not wasted time

Offline john3voltas

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 618
  • Respect: 0
Re: 24 heures du mans
« Reply #8 on: June 24, 2013, 02:19:18 am »
0
Morte? Que coisa! Isso me lembra o Senna!
Sim, Senna e Ratzenberger (raramente nos lembramos deste último).
Quanto ao Senna tenho imensas dúvidas de como é que alguém segue em frente na "curva mais parecida com uma recta" que existe...
Nem um rookie conseguiria fazer uma coisa daquelas.
Nunca gostei dele como pessoa e sempre o achei extremamente overrated como piloto mas sei que ele seria incapaz de se enganar numa curva tão básica.
Quebra de direcção e quebra de suspensão "não colam".
Na 1ª existiriam marcas de travagem, na 2ª o carro teria caído no chão e haveriam faíscas por todos os lados.
Não me parece que se quisesse matar pelo que penso que terá desfalecido ou coisa parecida.
Uma pena. Desta forma o Schumacher não teve concorrência em condições.

Também acompanhei o mais que pude, como tento fazer todos os anos, foi realmente uma fatalidade, a morte do piloto dinamarquês, bateu seco num muro de betão, se fosse um lmp1, possivelmente tinha sobrevivido, mas com os gt...
Achas? Não sei se muita gente consegue sobreviver a uma desaceleração tão forte. Iria a quê? 220? Estava já a afastar-se da corda da curva por esta estar no fim. E sem grandes hipóteses de desacelerar por estar muito perto do muro. Estou com o confrade José Luis, acho que é um acidente muito parecido com o do Senna, razões diferentes mas resultado semelhante.
Estranho o carro estar tão...inteiro. O (lmp2?) do Burgess ficou sem eixo traseiro, transmissão etc e ele saiu de dentro do carro na boa. Sorte de campeão.

Esta paixão por Le Mans, vem por causa dos grupos C dos anos 80, mesmo sendo criança na altura, achava admirável a estética das máquinas. Mais tarde aderi ao fenómeno Steve Mcqueen, e logicamente passei a venerar os porsche 917.
Engraçado, sempre fui amante da velocidade pura (F1).
Mas hoje em dia dou por mim com saudades dos famosos grupos B de rally.
E nos últimos anos tenho seguido o WEC com muito mais atenção.
SR - Muhle R89 GR
Lâminas - Gillette Platinum | Derby Extra
Pincel - Semogue 2010
Creme - Via men | Lavanda | Skino
AS - Floïd Vigoroso | Williams Aqua Velva | Skino Lotion (Pingo Doce)

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: 24 heures du mans
« Reply #9 on: June 24, 2013, 03:21:50 am »
0
Se a barra de direção quebra, o carro vai para onde as rodas apontam, pois não se consegue virar! E o Senna faleceu pois ficou com o guidão "na mão"! O carro só podia ter ido para frente!
A desaceleração realmente pode causar queda de oxigenação cerebral e fazer a pessoa "apagar"! Penso que ele tentou frear mas estava muito rápido e desmaiou!
Suspensão quebrada não justifica! O carro iria virar ou capotar pois ficaria sem um roda, pelo menos.
« Last Edit: June 24, 2013, 03:28:12 am by JL »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: 24 heures du mans
« Reply #10 on: June 24, 2013, 03:43:51 am »
0
Pelas últimas imagens do Senna também acho que foi a coluna de direção. Nota-se que deixa de haver resistência na coluna e continua a haver resistência à força centrífuga por parte do Senna. Nota-se claramente imediatamente antes do carro desviar. Não acredito no desmaio.

Quanto à travagem, não me parece instintivo, por um lado, nem dava tempo para reagir assim a uma situação tão anómala por outro.

Concordo que o Senna era overrated, mas não deixa de ser um dos pilotos mais fascinantes.

Offline Pitolas

  • Trade Count: (+6)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4653
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
Re: 24 heures du mans
« Reply #11 on: June 24, 2013, 09:32:19 am »
0
Quanto a mim o Senna era de outro campeonato, muito acima da concorrência.

Offline Red

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 615
  • Respect: +1
Re: 24 heures du mans
« Reply #12 on: June 24, 2013, 11:56:16 pm »
0

Também acompanhei o mais que pude, como tento fazer todos os anos, foi realmente uma fatalidade, a morte do piloto dinamarquês, bateu seco num muro de betão, se fosse um lmp1, possivelmente tinha sobrevivido, mas com os gt...
Achas? Não sei se muita gente consegue sobreviver a uma desaceleração tão forte. Iria a quê? 220? Estava já a afastar-se da corda da curva por esta estar no fim. E sem grandes hipóteses de desacelerar por estar muito perto do muro. Estou com o confrade José Luis, acho que é um acidente muito parecido com o do Senna, razões diferentes mas resultado semelhante.
Estranho o carro estar tão...inteiro. O (lmp2?) do Burgess ficou sem eixo traseiro, transmissão etc e ele saiu de dentro do carro na boa. Sorte de campeão.

Esta paixão por Le Mans, vem por causa dos grupos C dos anos 80, mesmo sendo criança na altura, achava admirável a estética das máquinas. Mais tarde aderi ao fenómeno Steve Mcqueen, e logicamente passei a venerar os porsche 917.
Engraçado, sempre fui amante da velocidade pura (F1).
Mas hoje em dia dou por mim com saudades dos famosos grupos B de rally.
E nos últimos anos tenho seguido o WEC com muito mais atenção.

Não sou engenheiro mecânico, apenas sou um adepto incondicional das duas rodas, mas venero a resistência e já agora que falas, também dos grupo B, em pequeno ouvia embevecido os comentários na rádio e lia as revistas do meu irmão, ele sim, um completo fã das quatro rodas. Pelos comentários feitos no Eurosport, pareceu mesmo o motivo de alguma falta de protecção, dizes bem, em relação aos lmp2, acho que não foi só sorte de campeão, a célula de protecção será provavelmente mais eficaz que as dos gt, se me permites, caro confrade John3voltas, estas são feitas em carbono, tal como as dos lmp1, enquanto nos gt, não o são, mas como digo, não sou expert, pode ter sido "apenas" isso...
The time you enjoy wasting is not wasted time

Offline john3voltas

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 618
  • Respect: 0
Re: 24 heures du mans
« Reply #13 on: June 25, 2013, 12:18:53 am »
0
Se a barra de direção quebra, o carro vai para onde as ro das apontam, pois não se consegue virar! E o Senna faleceu pois ficou com o guidão "na mão"! O carro só podia ter ido para frente!
É verdade mas, apesar da perícia ao carro demonstrar fadiga no material da coluna da direcção, a mesma perícia demonstra taxativamente que a coluna da direcção estava perfeitamente funcional imediatamente antes do embate.
A própria telemetria demonstra que a direcção estava virada para a esquerda no sentido da curva...

A desaceleração realmente pode causar queda de oxigenação cerebral e fazer a pessoa "apagar"! Penso que ele tentou frear mas estava muito rápido e desmaiou!
Suspensão quebrada não justifica! O carro iria virar ou capotar pois ficaria sem um roda, pelo menos.
Acho que o embate e a consequente desaceleração abrupta podem conduzir a problemas graves de saúde e até mesmo à morte. Talvez seja isso que tenha ocorrido com este piloto.
Sem querer desviar-me do tópico, no caso do Senna ainda é mais grave pois a velocidade era muito superior e por não se tratar apenas da desaceleração. Nesse caso em particular, o capacete tem marcas de pneu o que explica as múltiplas fracturas ao nível do pescoço e do crânio.
No 2º julgamento do caso "Senna", o tribunal recebeu provas da telemetria que o carro seguia a cerca de 300km/h e que desacelerou para cerca de 200km/h quando atingiu o muro.
Eu não sou muito a favor da teoria de suspensão partida mas a verdade é que um carro com um lado da suspensão partida não costuma deixar marcas de travagem e perde completamente a direcção.
Basta ver as declarações do Piquet num programa de TV no Brasil no dia seguinte à fatalidade. O Piquet teve 2 encontros imediatos do 1º grau com muros e um deles foi exactamente na mesma curva que o Senna. O homem percebe bem do assunto. ;)

Nota-se claramente imediatamente antes do carro desviar. Não acredito no desmaio.
O desmaio também é pouco comum num atleta de alta competição.
Mas até ele próprio naquele fim-de-semana tinha dito que não andava bem disposto e que não lhe apetecia correr (naquele fds). E infelizmente já todos vimos atletas falecerem em directo com paragens cardíacas, etc.
Por isso sempre foi a minha maior suspeita.
Quanto ao desviar da trajectória, os peritos nomeados pelo tribunal para analisarem a telemetria explicam que o carro não se desviou. Simplesmente manteve uma trajectória a direito não acompanhando a curva que continuou para a esquerda. Isso dá-nos a todos a sensação de que o carro "guina" para a direita.

Quanto à travagem, não me parece instintivo, por um lado, nem dava tempo para reagir assim a uma situação tão anómala por outro.
Ah, mas reagiu. Desacelerou cerca de 100km/h. Lembro-me bem desse ponto da questão.

Concordo que o Senna era overrated, mas não deixa de ser um dos pilotos mais fascinantes.
O Gilles também era fascinante e no entanto estava longe de ser tão bom quanto os melhores de sempre. Simplesmente dava tudo por tudo 100% do tempo e lutava tanto por um 10º lugar quanto por um 1º lugar. Era a paixão pela competição. Mas o melhor? O melhor IMO acabou por ser o Schumacher.

Quanto a mim o Senna era de outro campeonato, muito acima da concorrência.
É altamente questionável mas é uma opinião e eu respeito.
O meu campeão também era Brasileiro mas não era Paulista, era Carioca.
Quanto a mim, muito melhor do que o Senna. Mas lá está, é só a minha opinião. ;)

Não sou engenheiro mecânico
Eu também não. Nem percebo grande coisa de mecânica.
Mas como adoro desportos motorizados, leio muito a esse respeito.

Pelos comentários feitos no Eurosport, pareceu mesmo o motivo de alguma falta de protecção, dizes bem, em relação aos lmp2, acho que não foi só sorte de campeão, a célula de protecção será provavelmente mais eficaz que as dos gt, se me permites, caro confrade John3voltas, estas são feitas em carbono, tal como as dos lmp1, enquanto nos gt, não o são, mas como digo, não sou expert, pode ter sido "apenas" isso...
Pois, se calhar é por aí.
Eu àquela hora tinha cortado o som da TV para não acordar a minha pequenina e por isso não ouvi os comentários.
Os GT acho que são a essência da competição. Gosto imenso dos protótipos mas acabo por dar mais valor à categoria de GT por ter mais a ver com as origens deste desporto.
Mas fico maluco ao ver estes gajos a conduzirem à noite. Têm que ser doidos varridos para fazerem as manobras que fazem e à velocidade a que as fazem.
Vou tentar seguir mais de perto esta modalidade.
SR - Muhle R89 GR
Lâminas - Gillette Platinum | Derby Extra
Pincel - Semogue 2010
Creme - Via men | Lavanda | Skino
AS - Floïd Vigoroso | Williams Aqua Velva | Skino Lotion (Pingo Doce)

Offline ARABACI

  • Trade Count: (0)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 742
  • Long living and prosperity!
  • Respect: +1
    • Email
Re: 24 heures du mans
« Reply #14 on: June 25, 2013, 03:45:53 am »
0
Le Mans teve um brasileiro, Lucas di Grassi, em terceiro...

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal