Author Topic: Teste de Agressividade  (Read 6015 times)

Offline Pitolas

  • Trade Count: (+6)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4653
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
Re:Teste de Agressividade
« Reply #15 on: May 25, 2013, 04:44:35 pm »
0
Desculpem o desenterranço  ;D


Muito bom comparativo.

Pitolas, depois deste tempo todo acrescentarias ou mudavas alguma coisa? Como punhas algumas das outras maquinas que tens nesta lista?

Neste momento colocaria as máquinas pela seguinte ordem:
1º - Navalhetes (shavette e ABB)
2º - Muhle R41 Shark
3º - Fatip Piccolo
4º - MRK Slant
5º - MRK 1904 OC
6º - MRK 33C
6º - Gillette Aristocrat
7º - Gillette Rocket HD
7º - EJ 89 Barley

Ajustaveis
1º - MRK Futur
2º - Gillette Fatboy
2º - Gillette Slim adjustable

Nota: Neste momento aguardo a chegada de outra Gillette, depois coloco na lista.

Sei que as opiniões podem variar, especialmente nas posições 6 e 7, mas como ainda tenho as Gillettes há pouco
tempo, esta foi a minha primeira impressão ;)

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re:Teste de Agressividade
« Reply #16 on: May 25, 2013, 04:57:07 pm »
0
Aa minha humilde opinião, a Fat Boy é mais suave que a Slim devido à geometria das portas.

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re:Teste de Agressividade
« Reply #17 on: May 25, 2013, 07:21:13 pm »
0
Não tendo ainda muita experiência nestas áreas, resolvi juntar os aparelhos que tenho lá por casa e ordená-los por ordem de agressividade.
Para isso testei-os com laminas iguais, com o mesmo sabão, e até a espuma foi feita com o mesmo pincel.
Lamina: Derby extra (1 nova por cada aparelho)
Sabão: Cella
Pincel: Semogue SOC Cerda
Condição da barba: sempre barba de dois dias
Espuma :Na cara
Aparelhos utilizados: Navalhete Dovo Shavette, EJ89 Barley, MRK 33C,MRK 37C Slant e Muhle R41 (shark)

Eis o resultado por ordem de agressividade da esquerda para a direita.


Dovo Shavette: Sem duvida o aparelho mais agressivo que tenho lá em casa, há quem diga que chega a ser mais agressiva que uma Straight Razor, pessoalmente não sei porque nunca experimentei nenhuma Straight Razor.
Mesmo com a lamina Derby, o poder de corte é enorme e exige mãos experientes pois aqui não existe Safety bar. Com a Shavette existe uma curva de aprendizagem e a proficiencia só é atingida após várias utilizações, e uns cortes pelo caminho  ;D ;D ;D
Com paciência e treino, torna-se extremamente gratificante pelos resultados que se podem obter.

Muhle R41 "Shark": Há quem a considere uma open comb, no entanto eu considero-a uma closed comb, pois o cabeçal não é aberto, mas sim em forma de dentes de tubarão.
Esta R41 "Shark"é um evolução da anterior R41 (versão de 2009), esta sim com cabeçal aberto de 11 dentes.
Nunca testei a antiga R41, mas diz a critica que era menos agressiva que esta nova R41 e tambem mais confortavel de utilizar.
Na minha opinião, a Muhle R41 "Shark" é a Safety Razor que mais se aproxima das caracteristicas de um Navalhete em termos de agressividade, no entanto é uma máquina terrivelmente eficaz nas mão certas que requer alguma experiência e um certo tempo de habituação.
Esta máquina tem um peso de cerca de 64g, embora o peso seja inferior ao da EJ89, noto que está muito bem distribuido entre o cabeçal e o cabo, com ligeira preponderancia no cabeçal, evitando a necessidade de se fazer força contra a cara.
É uma máquina de três peças, não tão simples de mudar de lamina como uma TTO ou uma de duas peças (37C), no entanto, nunca tive a minima dificuldade em mudar laminas a máquinas de 3 peças, apesar de haver um pouco mais de manuseio da lamina.
A textura do cabo é excelente, evitando o escorregar da máquina com as mãos molhadas.Neste particular melhor do que o da EJ89 Barley, quem tem uma textura de cabo semelhante, mas mais superficial.
Laminas que costumo usar: Personna red pack, Derby extra e Supermax platinum.
Quanto a mim, está longe de ser o "bicho" que muitos fazem dela, no entanto muito respeitinho pelo Tubarão ;D ;D ;D
É uma maquina exigente, mas muito gratificante de utilizar.

A MRK 37C Slant: Tenho-a há pouco tempo e ainda não a conheço muito bem, no entanto considero-a super eficaz e confortavel de utilizar. Não é tão exigente como a R41, no entanto consegue resultados semelhantes, com maior premissividade ao erro. As caracteristicas unicas do seu cabeçal fazem com que o angulo de corte seja diferente das outras Safety Razors, atingindo excelentes resultados.
Esta máquina tem um peso aproximado de 76g e um comprimento de 75mm, as mesmas dimensões da MRK 34 C HD.
O cabo é a par da MRK 33C, o que melhor sensação de segurança transmite devido ao seu desenho "picotado", sendo o da MRK 33C de diametro inferior.
É uma máquina de 2 peças, sendo "em teoria",mais facil de mudar de lamina do que as outras 3 aqui em comparação,no entanto é necessário ter atenção ao alinhamento da lamina cada vez que se muda a mesma.
Quem já estiver habituado à MRK 34C HD, não terá algum problema no manuseio desta máquina, uma vez que só se diferenciam pelo cabeçal.
Laminas que costumo usar: Derby extras, Personna red pack, Gillette, Feather.Para os mais experientes aconselho as Feather ;) ;)
Quanto a mim, é uma maquina que tambem exige alguma experiência e habituação ao seu cabeçal.

MRK 33C: Tambem chamada de Merkur Classic, está foi a minha primeira Safety Razor e considero-a como uma autentica escola.  
Não é uma máquina agressiva, é algo permissiva a erros de técnica e a excessos de confiança, tem um peso comedido de cerca de 51g e muito bem distribuido pelo cabeçal.
Quanto a mim, o facto de ser mais leve do que as outras, não lhe retira eficácia nenhuma, cumprindo a sua tarefa com grande brio e eficiencia.
A textura de cabo é igual ao da MRK 37C , mas com menos espessura, fazendo dela uma boa máquina de viagem, que no entanto pode não agradar a quem tem mão grandes.
Laminas que costumo usar: Feather
Aconcelho esta máquina a todos os que se queiram iniciar no Wet shaving.
 
A EJ 89 Barley: Esta máquina junta um enorme numero de adeptos, é para mim das melhores Safety Razors à venda no mercado neste momento, adapta-se perfeitamente tanto a novatos como a experts no Wet Shaving. A geometria do seu cabeçal permite aliar resultados excepcionais a um enorme conforto de utilização, caracteristicas que aliadas à sua excelente qualidade de construção, fazem dela uma das maquinas do momento.
Quanto ao peso, anda por volta das 77g, o mesmo da MRK 37C Slant, sendo este peso muito bem distribuindo, permitindo que o peso do cabeçal evite que apliquemos qualquer força na máquina quando a colocamos na cara.
Laminas que costumo usar:É uma máquina que se dá bem com quase todas as laminas e a escolha depende do estado de espirito no momento. Como é para mim a menos agressiva do lote, gosto bastante de a usar com Feather.
Ressalvo no entanto, que esta máquina se pode tornar algo "curta" para quem tem barba muito densa e necessite de mais agressividade ou de "emoções fortes".
Na minha opinião, esta é a "primeira" máquinas que os novatos devem escolher quando se iniciam nesta arte.


Espero ter podido contribuir com os meus ainda parcos conhecimentos. Como sabem YMMV.Abraços a todos ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

 Então e a Futur ???  Deves pensar, "este gajo não me larga com a Futur", mas existe uma razão para tal...

Offline Pitolas

  • Trade Count: (+6)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4653
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
Re:Teste de Agressividade
« Reply #18 on: May 25, 2013, 10:05:40 pm »
0
Estou a ver que me queres comprar a Futur? :D :D Não estás contente com a Progress?
Na realidade ainda me falta fazer um update a este teste de agressividade, mas tenho uma revisão da Futur aqui:
http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=3225.0

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re:Teste de Agressividade
« Reply #19 on: May 25, 2013, 10:14:26 pm »
0
Estou a ver que me queres comprar a Futur? :D :D Não estás contente com a Progress?
Na realidade ainda me falta fazer um update a este teste de agressividade, mas tenho uma revisão da Futur aqui:
http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=3225.0


  Tens razão sobre a compra da Futur, mas comprarei nova.
Sobre a Progress, sinceramente não estou triste, mas também não estou muito contente com a mesma...mas não a irei vender.

Offline Dr. Leckter

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 866
  • ..reality is for people who do not have internet..
  • Respect: 0
    • Email
Re:Teste de Agressividade
« Reply #20 on: May 26, 2013, 12:00:10 am »
0
Olá Pitolas,

Gostei bastante dos vossos testes, eu só teria algo para complementa-lo se assim me permitisse eu testaria a shavette Dovo com as laminas da Dovo e da Personna que são maiores, o que dará talvez uma noção mais legal do comportamento como uma Straight Razor, pois assim terá um gume bem maior, mesmo perdendo por outro lado a comparação para com as maquinas.

Mais uma vez parabéns pela inciativa e obrigado por partilhar conosco.
The nail that sticks out is the first to be hammered...

Offline Mig

  • Trade Count: (+4)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1251
  • Respect: 0
Re:Teste de Agressividade
« Reply #21 on: May 26, 2013, 12:57:18 am »
0
Desculpem o desenterranço  ;D


Muito bom comparativo.

Pitolas, depois deste tempo todo acrescentarias ou mudavas alguma coisa? Como punhas algumas das outras maquinas que tens nesta lista?

Neste momento colocaria as máquinas pela seguinte ordem:
1º - Navalhetes (shavette e ABB)
2º - Muhle R41 Shark
3º - Fatip Piccolo
4º - MRK Slant
5º - MRK 1904 OC
6º - MRK 33C
6º - Gillette Aristocrat
7º - Gillette Rocket HD
7º - EJ 89 Barley

Ajustaveis
1º - MRK Futur
2º - Gillette Fatboy
2º - Gillette Slim adjustable

Nota: Neste momento aguardo a chegada de outra Gillette, depois coloco na lista.

Sei que as opiniões podem variar, especialmente nas posições 6 e 7, mas como ainda tenho as Gillettes há pouco
tempo, esta foi a minha primeira impressão ;)

Obrigado!
 ;)

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re:Teste de Agressividade
« Reply #22 on: May 26, 2013, 01:09:33 am »
0
Neste momento colocaria as máquinas pela seguinte ordem:
1º - Navalhetes (shavette e ABB)
2º - Muhle R41 Shark
3º - Fatip Piccolo
4º - MRK Slant
5º - MRK 1904 OC
6º - MRK 33C
6º - Gillette Aristocrat
7º - Gillette Rocket HD
7º - EJ 89 Barley

Regra geral, concordo. Não colocaria contudo a Merkur Slant à frente da 1904 OC em agressividade.
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline Pitolas

  • Trade Count: (+6)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4653
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
Re:Teste de Agressividade
« Reply #23 on: May 26, 2013, 10:07:48 am »
0
Neste momento colocaria as máquinas pela seguinte ordem:
1º - Navalhetes (shavette e ABB)
2º - Muhle R41 Shark
3º - Fatip Piccolo
4º - MRK Slant
5º - MRK 1904 OC
6º - MRK 33C
6º - Gillette Aristocrat
7º - Gillette Rocket HD
7º - EJ 89 Barley

Regra geral, concordo. Não colocaria contudo a Merkur Slant à frente da 1904 OC em agressividade.
Eu pessoalmente não acho o cabeçal OC da MRK muito agressivo, quando a comprei confesso que pensei que fosse mais agressiva, mas gosto do conforto e eficácia dela. ;)

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal