Author Topic: Porque escrever? Caligrafia para o século 21 por Jake Weidman  (Read 2330 times)

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
+2
“Why Write? Penmanship for the 21st Century | Jake Weidman | TEDxMileHigh”
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=85bqT904VWA" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=85bqT904VWA</a>

Hoje vi este vídeo que achei interessante.

O Jake Weidman é um artista da caligrafia e é um dos poucos Master Penman  da The International Association of Master Penmen, Engrossers and Teachers of Handwriting (IAMPETH)



Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Porque escrever? Caligrafia para o século 21 por Jake Weidman
« Reply #1 on: July 15, 2014, 11:46:10 pm »
0
Não fazia ideia que já não se ensinava a escrever com caneta... Para mim é um salto maior que a perna  ::)

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Porque escrever? Caligrafia para o século 21 por Jake Weidman
« Reply #2 on: July 16, 2014, 12:08:29 am »
0
Extremamente interessante, desconhecia totalmente. A espiral que ele faz com a cara de Jesus Cristo é impressionante.

De facto temos todos muito que aprender.

Obrigado pela partilha, RF!
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline Hugo_Zeb

  • Trade Count: (+2)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 337
  • Sempre a pôr a lâmina nos outros...
  • Respect: +18
    • Email
Re: Porque escrever? Caligrafia para o século 21 por Jake Weidman
« Reply #3 on: July 16, 2014, 12:48:35 am »
0
É sempre bom conhecer "novas" artes, e saber que ainda existem artistas genuínos.
Boa partilha. Obrigado!! :)

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Porque escrever? Caligrafia para o século 21 por Jake Weidman
« Reply #4 on: July 16, 2014, 10:55:34 am »
0
Os estadunidenses praticamente aboliram o ensino de escrita cursiva manual... Estão criando uma geração (ou mais...) de analfabetos elétricos...

Meu finado pai, contava que quando serviu o exército em 1948, sua boa caligrafia o colocou em um posto privilegiado. Não precisava mais marchar ou fazer exercícios físicos pesados, pois foi alocado no escritório onde emitiam certificados de baixa, que eram feitos a mão e EXIGIAM boa letra...

Aprendi a escrever com caneta tinteiro. Em minha escola, era ensinado o método caligráfico PALMER. Letra simples, mas de altíssima legibilidade e elegância de traços. Arte morta entretanto...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Porque escrever? Caligrafia para o século 21 por Jake Weidman
« Reply #5 on: July 16, 2014, 08:52:58 pm »
0
Não fazia ideia que já não se ensinava a escrever com caneta... Para mim é um salto maior que a perna  ::)
Não é um salto, é preciso de começar por algum lado.
Alguém disse algo do género (acho que foi o  Dr. Joe Vitolo) “Se querem uma letra toda igual e sem falhas utilizem o computador”

Apesar de não saber escrever eu gosto muito de caligrafia bonita, o meu gosto por aparos flexíveis vem do facto de tentar escrever Copperplate.


Em Portugal não sei se ainda se ensina a arte da caligrafia, mas ensinava-se. Ainda no mês passado estive com diversos métodos de ensino de caligrafia utilizados em escolas portuguesas, não o comprei porque achei o preço pedido demasiado elevado.


Extremamente interessante, desconhecia totalmente. A espiral que ele faz com a cara de Jesus Cristo é impressionante.
Também fiquei impressionado com a cara de Jesus Cristo baseado num traço contínuo em espiral.

Os estadunidenses praticamente aboliram o ensino de escrita cursiva manual... Estão criando uma geração (ou mais...) de analfabetos elétricos...

Meu finado pai, contava que quando serviu o exército em 1948, sua boa caligrafia o colocou em um posto privilegiado. Não precisava mais marchar ou fazer exercícios físicos pesados, pois foi alocado no escritório onde emitiam certificados de baixa, que eram feitos a mão e EXIGIAM boa letra...

Aprendi a escrever com caneta tinteiro. Em minha escola, era ensinado o método caligráfico PALMER. Letra simples, mas de altíssima legibilidade e elegância de traços. Arte morta entretanto...
O meu pai também aprendeu a caligrafia na escola, e tem uma letra muito bonita.
Acho que no vídeo ele diz tudo, acha-se que computador veio substituir a bela arte de caligrafia.

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re: Porque escrever? Caligrafia para o século 21 por Jake Weidman
« Reply #6 on: July 20, 2014, 02:27:18 am »
0
 :)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Porque escrever? Caligrafia para o século 21 por Jake Weidman
« Reply #7 on: July 20, 2014, 01:22:41 pm »
0
Presto serviços como analista de redes num Cartório de Registro Civil. Tive lá, duas experiências interessantes... A primeira, foi no dia em que entrei na sala onde estão armazenados os livros de registro antigos... Minha cidade foi fundada no ano de 1896 e é desnecessário dizer que os primeiros livros de registro eram escritos a mão com PENA DE MERGULHO (as famosas penas metálicas que precisavam ser mergulhadas no tinteiro a cada duas ou três palavras...). Fato: Caligrafia não era o forte dos escreventes de antanho... É bem difícil entender o que está escrito naqueles livros...

A segunda experiência interessante, foi no registro de matrimônios... Eu estava tomando notas de algumas informações do hardware da cpu que estava ali e havia uma moça que estava abrindo sua habilitação para matrimônio... Ao ver minha letra, queria por todo custo que eu aceitasse sobrescritar os envelopes dos convites de casamento dela... Nunca fiz isso na vida e não aceitei, até por falta de tempo... Segundo ela, não há mais calígrafos disponíveis para esse serviço...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal