Author Topic: Parker Jotter  (Read 7453 times)

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Parker Jotter
« on: October 26, 2014, 08:09:36 pm »
+1
O interesse demonstrado por esta icónica esferográfica motivou-me a escrever / mostrar um pouco da mesma.
Podem não saber o seu nome mas quase todos já utilizamos ou pelo menos viram uma Parker Jotter.

Jotter 1973


O edulpj já explicou o que está por detrás do sucesso desta esferográfica neste post e mesmo passado mais de 50 anos a Jotter continua a ser uma campeã de vendas.

Como existem dezenas de modelos, atualmente centro-me no que considero o modelo “clássico”, corpo plástico / com botão no topo, deixando de parte outro tipo de Jotter com as 51 ou 61 corpos metálicos.





A Evolução
Só considero o início de produção de determinado modelo mas não é tão fácil datar quando este foi descontinuado*, apesar das várias páginas com informação darem a noção que um modelo termina com o início do seguinte.

modelos alinhados


topo das esferográficas


interior das esferográficas

Da esquerda para a direita (datas tiradas de [1]):
  • Em 1954 a Parker lança a Jotter, uma esferográfica com um sistema que roda a carga em cada click permitindo um desgaste mais uniforme na ponta. As Jotter “1st Year”, como também são conhecidas, destacam-se pelo seu clip em cana e pelo corpo com sulcos e sem proteção plástica na ponta do corpo
  • Em 1956 é introduzido um novo clip, V invertido com uma esfera, e o corpo era em plástico liso, e no caso da esferográfica apresentada com proteção de metal na ponta
  • Em 1958 é o clip ganha a famosa seta
  • Em 1973 o topo do botão foi alisado e gravaram o logotipo da Parker no topo da esferográfica
  • Em 1980 o interior deixou de ser em latão, como até então, e passou para plástico
  • Em 2000 mudança do logotipo no topo do botão
  • Em 2009 topo do botão voltou a ser redondo
  • Em 2009 topo do botão volta como era inicialmente (redondo e sem logotipo)

*Apesar de em 1980 a Paker tem mudado o interior das Jotter para plástico, as minhas Jotter de 1973 foram produzidas após a criação da datação (1980), em particular a exposta neste post é de 1982[2].

Nota: No mínimo, faltam dois modelos importes da evolução que são o corpo plástico liso sem proteção metálica na ponta, que apareceu nos primeiros modelos, e a do Jubileu da Jotter de 2004 em que o topo do botão tinha gravado o número 50.





Outros modelos de esferográficas
Existem mais modelos de esferográficas Jotter, para terem uma ideia do que existe podem ver os posts do Francis (“parkercrazy”) no tópico “Parker Ball Point Collection”   da FPN.


outros modelos
Cima para baixo:
  • Tiara Compact (é mais curta que as normais e não tem clip)
  • Comemorativa dos 125 da Parker (série limitada)
  • Calendario perpétuo




Diferentes variantes dentro do mesmo período
Não só a esferográfica evolui como a própria carga, a evolução mais “visível” foi a redução do diâmetro da carga nos anos 60.

cargas de diferentes tamanhos
Em cima uma carga mais antiga e ligeiramente mais fina em baixo uma carga mais recente.

Esta diferença na carga causou que o modelo que foi lançado em 1958 tenha pelo menos duas versões de interior de corpo:

topo das duas Jotters do mesmo modelo (1958)


  Jotters 1958 em que as cargas estão nas canetas corretas

 
cargas trocadas
Trocando as cargas, a esferográfica mais antiga aceita as cargas mais modernas, fica com folga mas funciona sem problemas, não se consegue introduzir a carga mais antiga na esferográfica mais moderna




Jotter - outro equipamento que não esferográficas
Sobre o nome Jotter a Parker lançou produtos que não eram esferográficas. Na imagem encontra-se uma caneta de tinta permanente e uma lapiseira mas também há outras coisas mais estranhas como por exemplo chaves de fendas.

outro equipamento





Curiosidade: A Jotter “incorreta”
Há esferográfica que são misturas, pegarem num topo de uma esferográfica e colocarem-lhe um corpo de outra, considero exemplo desta situação a seguinte esferográfica.

Jotter “incorreta”

Jotter “incorreta” com a carga grossa
Até pode ter vindo de fábrica (clip primeiro ano e corpo plástico liso com proteção), mas só em meados dos anos 60 é que a carga foi reduzida. O acho que se passou foi o corpo de uma esferográfica de primeiro ano quebrou, uma das queixas que levou a Parker a adicionar a proteção metálica, e aproveitaram o topo e colocaram-lhe um corpo mais recente.





Links:
[1] Jotter - Wikipedia, the free encyclopedia
[2] Parker Pens Penography: DATE CODES -DATING A PEN
PenLibrary.com: Parker Jotter ballpoint evolution
Pentrace Article # 450:- Parker Jotter 50th Anniversary
Parker Pens Penography: JOTTER
The "Jotter" Pen site


As esferográficas fotografadas neste post fazem parte do meu acervo de Jotters e foram quase todas adquiridas em Portugal, a exceção é a Jotter Tiara Compact que foi importada dos EUA.
« Last Edit: July 28, 2017, 03:02:52 pm by RF »

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Parker Jotter
« Reply #1 on: October 26, 2014, 08:44:02 pm »
0
Que aula =p

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re: Parker Jotter
« Reply #2 on: October 26, 2014, 09:23:40 pm »
0
A sua simplicidade conjugada com uma elegância extrema, faz desta caneta a minha favorita. Já tive uma em cor de vinho, a qual perdi, que depois foi substituída (na realidade, oferecida pela minha mais que tudo :) ) pela versão inox. Também nas canetas, tal como nos produtos de barbear, somente tenho um produto. Mas para quê ter mais se já possuo a perfeição?

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Parker Jotter
« Reply #3 on: October 26, 2014, 10:12:39 pm »
0
Obrigaado pela explicação, esta é a minha esferográfica preferida, comprei várias, deram-me várias, estraguei algumas, outras furtaram-mas ou perdi. Percebi mudanças subtis ao longo dos tempos que agora, com a explicação, passei a compreender.

Gosto muito do desenho elegante, da praticidade, do peso e grossura.

Nunca dei importância para as recargas. Comprava as que havia, mas as originais costumavam ter uma cor mais bonita e serem mais suaves.

Eu não sou propriamente conhecedor de gel, só sei que achei piada às esferográficas de gel e agora questiono: será que a Jotter se dá bem com recargas de gel?

Offline Latherão

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2711
  • Respect: +1618
    • Email
Re: Parker Jotter
« Reply #4 on: October 26, 2014, 11:06:45 pm »
0
Lembro-me perfeitamente de ter feito pelo menos um ano no liceu com esta esferográfica. Peso e deslize ideais, já para não falar no traço.

Entretanto ficou sem tinta e como não encontrei outra carga ficou encostada e agora não sei por onde anda. Há já muito tempo que escrevo com o que me aparece à mão, pois o acto de manuscrever tornou-se raro. Se encontrar uma destas à venda não me escapa!
Obrigado por esta lembrança!

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Parker Jotter
« Reply #5 on: October 27, 2014, 12:59:19 am »
0
Obrigado a todos!


A sua simplicidade conjugada com uma elegância extrema, faz desta caneta a minha favorita. Já tive uma em cor de vinho, a qual perdi, que depois foi substituída (na realidade, oferecida pela minha mais que tudo :) ) pela versão inox. Também nas canetas, tal como nos produtos de barbear, somente tenho um produto. Mas para quê ter mais se já possuo a perfeição?
Porque é divertido.
Como visito muita feira da velharia então é relativamente fácil encontrar as esferográficas por ai perdidas.
Tento não comprar modelos que já tenho, eu não me preocupo com a cor, mas não quer dizer que não resgate uma ou outra que esteja a preço interessante.


Obrigaado pela explicação, esta é a minha esferográfica preferida, comprei várias, deram-me várias, estraguei algumas, outras furtaram-mas ou perdi. Percebi mudanças subtis ao longo dos tempos que agora, com a explicação, passei a compreender.

Gosto muito do desenho elegante, da praticidade, do peso e grossura.

Nunca dei importância para as recargas. Comprava as que havia, mas as originais costumavam ter uma cor mais bonita e serem mais suaves.

Eu não sou propriamente conhecedor de gel, só sei que achei piada às esferográficas de gel e agora questiono: será que a Jotter se dá bem com recargas de gel?
A Jotter mais que ser a minha favorita é a minha única esferográfica.  ;)
Eu particularmente gosto de cargas da Parker, por causa da cor do fluxo de tinta mas tenho um colega meu que gosta da tinta Parker por causa do cheiro, ele snifa papel escrito com Jotter.
A Parker já faz recargas Gel para Jotter, já vi há venda na Staples, não sei se são boas ou más.


Lembro-me perfeitamente de ter feito pelo menos um ano no liceu com esta esferográfica. Peso e deslize ideais, já para não falar no traço.

Entretanto ficou sem tinta e como não encontrei outra carga ficou encostada e agora não sei por onde anda. Há já muito tempo que escrevo com o que me aparece à mão, pois o acto de manuscrever tornou-se raro. Se encontrar uma destas à venda não me escapa!
Obrigado por esta lembrança!
Alem das recargas da própria Parker, também existem da concorrência. As recargas podem ser encontradas em qualquer papelaria.
Como até ao momento não precisei não testei recargas de outra marca que não Parker.

Offline Fialho

  • Trade Count: (+7)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 704
  • Brasil - Rio de Janeiro
  • Respect: +20
    • Email
Re: Parker Jotter
« Reply #6 on: October 27, 2014, 01:31:19 am »
0
Deu até vontade de adquirir uma.

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Parker Jotter
« Reply #7 on: October 27, 2014, 09:06:29 am »
0
Lembro-me perfeitamente dessa esferográfica.

Lembro-me tambem de outra Parker que muita gente tinha, a caneta tinha tampa e uma escrita totalmente diferente da Jotter.

Não consigo explicar melhor.

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Parker Jotter
« Reply #8 on: October 27, 2014, 09:20:01 am »
0
Observações adicionais:

1. A carga "gorda", foi substituída quando a Parker lançou a Parker Classic, que era chamada de "Jotter Magra" ou "Jotter de Rico" (custava muito mais caro, embora sejam canetas mecanicamente idênticas)

2. Na década de 80, a Parker lançou uma nova linha, a Parker 15. Era composta de quatro produtos, uma tinteiro, uma roller ball, uma esferográfica e uma hidrográfica. Os modelos tinteiro, roller ball e hidrográfica, eram disponíveis com tampa convencional. A esferográfica, era "cap atuated", ou seja, ao invés de um botão, era acionada por uma falsa tampa que era pressionada como se fosse um botão. Mais tarde, por economia de produção, a esferográfica e a hidrográfica Parker 15 foram descontinuadas. Os modelos roller ball e tinteiro, foram agregados à linha Jotter e passaram a ser conhecidas como Jotter tinteiro e Jotter roller ball.

3. Mais dois produtos Jotter são muito interessantes. Um deles, é o POINTER, que não é uma caneta e sim uma vareta apontadora telescópica (parece uma antena de rádio). Encolhida, cabe no bolso como uma caneta. Distendida, é muito útil para palestras e apresentações. O outro produto interessante, é o SACHARINE DISPENSER... Uma falsa caneta que é abastecida com adoçante artificial... Basta colocá-la sobre a bebida que se pretenda adoçar e a cada pressionada no botão, uma gota de adoçante é dosada...

4. No início da produção, a própria Parker não estava bem certa se Jotter seria o nome de um modelo de caneta ou de sua carga esferográfica. Naquele momento, o carro chefe da empresa era a Parker 51, que tinha apenas uma tinteiro e uma lapiseira. Foi lançada a Parker 51 Jotter, o modelo esferográfica da prestigiada linha Parker 51. Curiosamente, não fez tanto sucesso quanto se esperava. No próximo modelo, a Parker 61, junto com a tinteiro já nasceu uma esferográfica. A Parker 61 ballpoint (não tinha o nome Jotter), foi a primeira "cap atuated" da Parker.
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Parker Jotter
« Reply #9 on: October 27, 2014, 09:26:53 am »
0

.....recargas Gel para Jotter, já vi há venda na Staples, não sei se são boas ou más.

Alem das recargas da própria Parker, também existem da concorrência. As recargas podem ser encontradas em qualquer papelaria.


As cargas gel, são excelentes... Apenas são muito menos duráveis que as convencionais.

Quanto às cargas da concorrência, havia uma marca alemã EXCELENTE, a Reform. Tenho um set Reform Basic todo em aço inoxidável, composto de tinteiro, esferográfica e lapiseira. A esferográfica, está com carga Reform. Apesar da idade, continua funcionando com perfeição.

Outra empresa alemã que fabrica cargas Jotter e está na ativa até hoje, é a Schmidt. As cargas Schmidt são consideradas por alguns, como superiores até mesmo às cargas Parker originais. Tenho um conjunto Centropen 5270 (Czechoslovakia), composto de uma tinteiro e uma esferográfica. Essa esfero, é extremamente parecida com a Parker Jotter e veio equipada com uma carga Schmidt. Excelente!

NÃO RECOMENDÁVEIS: Cargas Jotter fabricadas pela Crown e também algumas cargas Jotter em plástico chinesas. Em geral duram pouco e têm aquele desagradável vazamento de ponta, que obriga a limpar a ponta a cada parágrafo escrito (começa a "empelotar" tinta na ponta)...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Parker Jotter
« Reply #10 on: October 27, 2014, 09:28:45 am »
0
Outro produto Schmidt muito interessante, é a CARGA LAPISEIRA... Trata-se de um conjunto que pode ser instalado no lugar da carga esferográfica Jotter e transforma a caneta em lapiseira 0.5 mm. Importante notar, que a transformação é REVERSÍVEL.
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline Latherão

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2711
  • Respect: +1618
    • Email
Re: Parker Jotter
« Reply #11 on: October 27, 2014, 10:33:40 am »
0
Lembro-me perfeitamente dessa esferográfica.

Lembro-me tambem de outra Parker que muita gente tinha, a caneta tinha tampa e uma escrita totalmente diferente da Jotter.

Não consigo explicar melhor.

Não seria uma Parker Vector Rollerball:




Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re: Parker Jotter
« Reply #12 on: October 27, 2014, 11:29:40 am »
0
o acto de manuscrever tornou-se raro

Fizeste-me lembrar isto: http://observador.pt/2014/10/24/conversar-nao-tempo-dos-smartphones/

Porque é divertido.

Naturalmente! cada cabeça sua sentença!

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Parker Jotter
« Reply #13 on: October 27, 2014, 11:42:44 am »
0
Não seria uma Parker Vector Rollerball:

(Image removed from quote.)
Essa mesmo. Muito bom de se escrever com essa.

Pena que uso 4 BIC's Médium todos os dias em vez dessas.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Parker Jotter
« Reply #14 on: October 27, 2014, 11:44:58 pm »
0
Eu particularmente gosto de cargas da Parker, por causa da cor do fluxo de tinta mas tenho um colega meu que gosta da tinta Parker por causa do cheiro, ele snifa papel escrito com Jotter.

Peguei na última Jotter que me ofereceram (2009 em diante) e rabisquei um papel só para sniffar o cheiro e... tenho impressão que a tinta já não é igual ao que era, o azul não costumava puxar tanto para o roxo  ::) A tinta cheira ao mesmo que outras tintas de esferográfica roxa ou azul a puxar para o roxo.

Tenho quase a certeza que escrevi com uma Jotter com recarga Parker no primeiro ano de universidade. Fui ver os apontamentos que tenho dessa altura e a cor é mais clara. Ou estou confundido ou a cor mudou.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal