Author Topic: Fazer a espuma na cara  (Read 13468 times)

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Fazer a espuma na cara
« on: December 06, 2010, 12:14:30 pm »
0
Gostaria que me dessem uma ajuda nisto se fosse possível.
Sexta-feira comecei a fazer a espuma directamente na cara.
Apesar de não ter problemas em fazer a espuma em si, tenho chegado à conclusão que a mesma não me dá para mais de duas passagens. Para a terceira passagem e para os retoques tenho que tornar a carregar o pincel.
O que gostaria de saber é se isto é normal, se o problema é a minha técnica ou se pura e simplesmente não estou a carregar o pincel o suficiente.
Se interessar o pincel que estou a usar é um Semogue 1438.
Obrigado desde já pela ajuda.

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Fazer a espuma na cara
« Reply #1 on: December 06, 2010, 12:33:04 pm »
0
Gostaria que me dessem uma ajuda nisto se fosse possível.
Sexta-feira comecei a fazer a espuma directamente na cara.
Apesar de não ter problemas em fazer a espuma em si, tenho chegado à conclusão que a mesma não me dá para mais de duas passagens. Para a terceira passagem e para os retoques tenho que tornar a carregar o pincel.
O que gostaria de saber é se isto é normal, se o problema é a minha técnica ou se pura e simplesmente não estou a carregar o pincel o suficiente.
Se interessar o pincel que estou a usar é um Semogue 1438.
Obrigado desde já pela ajuda.

Na minha opinião com um bom texugo conseguirias reter mais espuma no pincel, pelo menos é essa a sensação que tenho, mas não faço espuma na cara. De qualquer das formas o 1438 é um pincel de gama baixa, a cerda não será a melhor.

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re:Fazer a espuma na cara
« Reply #2 on: December 06, 2010, 12:40:06 pm »
0
Carregue mais o pincel. Faço espuma na cara e consigo espuma que daria pra 5 passagens. Dou pelo menos 60 voltas do pincel no sabão.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re:Fazer a espuma na cara
« Reply #3 on: December 06, 2010, 01:04:28 pm »
0
Eventualmente o problema também poderá ser do pincel. Só o comecei a usar na Sexta, de maneira que se calhar ainda não está completamente desbravado.

Carregue mais o pincel. Faço espuma na cara e consigo espuma que daria pra 5 passagens. Dou pelo menos 60 voltas do pincel no sabão.

Acho que é o que vou fazer. A minha dúvida é se isto seria ou não normal. Pelos vistos não é.
Obrigado aos dois pelas respostas.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Fazer a espuma na cara
« Reply #4 on: December 06, 2010, 01:19:00 pm »
0
Para espumar na cara, quer-se um tipo de cerda mais firme, e o 1438 tem um tipo de cerda bem adequado para isso.
As poucas vezes que espumei na cara, foi com o meu Semogue 105 e o 1439, que têm essas características, e tive bons resultados.
Aliás, o 1438 é considerado um dos melhores pincéis para esse fim. Vê aqui, por exemplo, a opinião do Teiste acerca dos melhores pincéis para espumar na cara. O 1438 é justamente um deles.

Também pode acontecer o pincel não estar ainda bem desbravado.

Acho que devias carregar bem mais o pincel, como diz o cegadede. Não acredites em "estórias" que dizem que "dei 3 voltas com o pincel e deu para fazer espuma para uma dúzia de passagens!", como por vezes se lê por aí. Isso não me parece realista...
« Last Edit: December 06, 2010, 02:01:49 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re:Fazer a espuma na cara
« Reply #5 on: December 06, 2010, 02:14:05 pm »
0
Decididamente é azelhice minha.
Quanto ao pincel gosto muito dele. Pequenino e apesar de ter pouco uso já está a ficar com as pontas suaves. É claro que não é um Semogue LE 2010, mas como o meu nunca mais cá chega a casa, e também não tenho dinheiro para comprar um shavemac DO1 como o Teiste sugere, vou ter que continuar a usar este.
Um abraço para todos e mais uma vez obrigado.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Fazer a espuma na cara
« Reply #6 on: December 06, 2010, 04:19:05 pm »
0
Caro amigo,
Eu geralmente faço 3 passadas e carrego o pincel entre cada passada. Dá um pouquinho mais de trabalho, mas o resultado compensa! Faço isso tanto com o Semogue 620 (javali) quanto com o New Forest Silvertip 2211, e os resultados em quantidade e qualidade de espuma tem se mostrado semelhantes!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re:Fazer a espuma na cara
« Reply #7 on: December 06, 2010, 04:32:19 pm »
0
Caro amigo,
Eu geralmente faço 3 passadas e carrego o pincel entre cada passada. Dá um pouquinho mais de trabalho, mas o resultado compensa! Faço isso tanto com o Semogue 620 (javali) quanto com o New Forest Silvertip 2211, e os resultados em quantidade e qualidade de espuma tem se mostrado semelhantes!

A pergunta é capaz de ser burra jltgonca, mas passas o pincel por água, ou limitas-te a carregá-lo novamente?

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Fazer a espuma na cara
« Reply #8 on: December 06, 2010, 04:39:20 pm »
0
Caro amigo, é pertinente tua duvida! Eu só carrego, não tiro o que tinha de espuma antes, senão acabo com os cremes e sabões logo!!!! Uso sempre uma espátula para não contaminar o creme. No sabão, passo o pincel já em uso, sem medo de ser feliz!!!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Islander

  • Trade Count: (+1)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2196
  • Respect: +9
Re:Fazer a espuma na cara
« Reply #9 on: December 06, 2010, 07:25:54 pm »
0
Sendo um pincel de cerda é normal que no início não retenha tanta água e "engula" mais espuma, penso que é perfeitamente normal.
No inicio de vida dum pincel desses convém sempre deixar algum tempo na água antes do uso, não sei se o estás a fazer?
Cada sabão/creme tem as suas particularidades e a água necessária varia consoante o que usares e o teu processo. Eu, por exemplo, também espuma na cara e espremo o pincel antes de carregar(vai apenas húmido) e depois molho as pontas 2 ou 3 vezes durante o processo. Há quem comece com o pincel mais carregado de água e não volte a precisar mais.

Tenho a certeza que consoante apures o teu processo e o pincel desbrave conseguirás suficiente para 3 passagens à vontade.
5$ de desconto com iHerb referral code: GOM606

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re:Fazer a espuma na cara
« Reply #10 on: December 06, 2010, 08:00:46 pm »
0
Sendo um pincel de cerda é normal que no início não retenha tanta água e "engula" mais espuma, penso que é perfeitamente normal.
No inicio de vida dum pincel desses convém sempre deixar algum tempo na água antes do uso, não sei se o estás a fazer?
Cada sabão/creme tem as suas particularidades e a água necessária varia consoante o que usares e o teu processo. Eu, por exemplo, também espuma na cara e espremo o pincel antes de carregar(vai apenas húmido) e depois molho as pontas 2 ou 3 vezes durante o processo. Há quem comece com o pincel mais carregado de água e não volte a precisar mais.

Tenho a certeza que consoante apures o teu processo e o pincel desbrave conseguirás suficiente para 3 passagens à vontade.

Costumo deixa-lo de molho durante uns 5 minutos antes de o usar, e depois vou molhando as pontas até conseguir a consistência de espuma que quero.
O meu problema no fundo não é conseguir uma espuma decente, que isso consigo. O problema é que depois das duas primeiras passagens a espuma desaparece do pincel.
Como já aqui foi dito ou o problema é do pincel ainda não estar desbravado, ou então sou eu que não o carrego o suficiente.
Vou ter que continuar a insistir. Como se costuma dizer a prática leva à perfeição.
Nunca tinha percebido a vantagem de fazer a espuma directamente na cara, mas tenho de confessar que é agradável, com a vantagem acrescida de que tenho uma barba que cresce muito encostada à cara e este método ajuda a levantar os pelos e a facilitar o barbear.
Mais uma vez obrigado a  todos pela ajuda.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Fazer a espuma na cara
« Reply #11 on: December 06, 2010, 08:09:50 pm »
0
Se tiveres que carregar outra vez o pincel com sabão ou creme, também não vem mal ao mundo por causa disso. Podes carregar novamente o pincel sem medos, e não precisas de o passar por água, quer com cremes quer com sabões.

E não tenhas medo de carregar bem o pincel! O creme ou o sabão até saem mais baratos que a espuma de lata! :D

E não tenhas medo de contaminar o creme (se for creme em boião). Praticamente todos os cremes de barbear têm componentes que conservam o creme e que impedem a sua degradação. O creme não se estragará devido a isso.
« Last Edit: December 06, 2010, 08:35:56 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Fazer a espuma na cara
« Reply #12 on: December 06, 2010, 08:22:32 pm »
0
E já experimentaste criar a espuma na cara com um texugo razoável? Só para ver se consegue aguentar mais a espuma. É que um texugo tem a vantagem de reter bastante mais água. Se bem que para face lathering convém ser um pincel com firmeza, não pode ser qualquer texugo.

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re:Fazer a espuma na cara
« Reply #13 on: December 06, 2010, 09:39:41 pm »
0
E já experimentaste criar a espuma na cara com um texugo razoável? Só para ver se consegue aguentar mais a espuma. É que um texugo tem a vantagem de reter bastante mais água. Se bem que para face lathering convém ser um pincel com firmeza, não pode ser qualquer texugo.

Com um texugo ainda não experimentei. Mas por outro lado acho que se começar com um pincel com muita água, o mais provável é que ela me comece a escorrer pela cara abaixo ;D.
Daí o começar com o pincel espremido, e ir molhando as pontas à medida que preciso, como o Islander.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Fazer a espuma na cara
« Reply #14 on: December 06, 2010, 10:30:41 pm »
0
E já experimentaste criar a espuma na cara com um texugo razoável? Só para ver se consegue aguentar mais a espuma. É que um texugo tem a vantagem de reter bastante mais água. Se bem que para face lathering convém ser um pincel com firmeza, não pode ser qualquer texugo.

Com um texugo ainda não experimentei. Mas por outro lado acho que se começar com um pincel com muita água, o mais provável é que ela me comece a escorrer pela cara abaixo ;D.
Daí o começar com o pincel espremido, e ir molhando as pontas à medida que preciso, como o Islander.

Comparando os meus dois pincéis, o New Forest 2211 carrega bem mais água, me parece mais firme e bem mais macio que o Semogue 620!!!
Estou pensando em comprar o novo 2211 High Mountain Silvertip, próximo lançamento do Fido!!! Texugo é o bicho!!!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal