Author Topic: Aquisição do primeiro material...  (Read 29771 times)

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Aquisição do primeiro material...
« Reply #120 on: May 07, 2017, 03:08:31 pm »
0

É muito mais prático e rápido fazer com cartridge do que DE, por mais experiência que se tenha.

Só vou comentar este parágrafo:

Nem uma coisa nem outra correspondem à realidade.

Offline cvigti

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 53
  • Respect: +4
    • Email
Re: Aquisição do primeiro material...
« Reply #121 on: May 07, 2017, 03:55:17 pm »
0
Só vou comentar este parágrafo:

Nem uma coisa nem outra correspondem à realidade.
Digo mais prático pois é só pegar na máquina e passar na cara, sem preocupações com ângulos ou se passamos mais vezes onde já não tem espuma. E mais rápido pois é só fazer uma passagem e pronto, e não WTG, XTG e ATG como é usual com DE. DE baseia-se na beard reduction, redução gradual do pêlo em cada uma destas passagens, cartridge (falando da proshield por exemplo) basta uma passagem WTG, até porque se pode passar várias vezes rapidamente no mesmo sítio se a pessoa quiser, sem correr o risco de irritação ao nível que se teria ao passar mais que uma vez no mesmo sítio com DE (sem espuma nesse sítio).
É um dos tais mitos. Garanto que se tem mais irritação passando duas vezes no mesmo sítio com uma DE (uma vez com espuma e depois outra vez sem) do que passar duas vezes com cartridge, apesar de supostamente estarmos a passar 10 lâminas no mesmo sítio...

E uma parte que afecta o prático e o rápido é o ter de espumar a cara a cada uma das 3 passagens...coisa que com cartridge por norma n se faz. 
E nem estou a falar usando gel de lata. Aí então cartridge é muito mais rápido e prático ;) Agora se ficamos com a cara mais hidratada no pós barba já são outros mil, estou-me a focar só no rápido e prático como referiste ;)
I intend to live forever. So far, so good.

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Aquisição do primeiro material...
« Reply #122 on: May 07, 2017, 04:13:18 pm »
0
Continuo a discordar plenamente.
Tenho mais de 45 anos de pratica e já usei de tudo!
E faço a barba todos os dias, excepto ao domingo de há alguns tempos a esta parte.
« Last Edit: May 07, 2017, 04:15:50 pm by mc »

Offline cvigti

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 53
  • Respect: +4
    • Email
Re: Aquisição do primeiro material...
« Reply #123 on: May 07, 2017, 04:20:04 pm »
0
Continuo a discordar completamente.
Estás no teu direito obviamente :)
Mas tens alguma razão para fomentar o facto de discordares? Consegues mesmo dizer que com DE consegue-se um barbear mais prático e rápido do que com cartridge? Eu pelo menos pelos vídeos que tenho visto do ilather, nick shaves, mantic59, razor emporium, geofatboy entre outros, nunca os vi a demorar menos tempo do que eu, um tipo comum, com cartridge. Já para não falar na concentração de todos eles ao usar a DE, eu até de olhos fechados fazia a barba rapidamente com cartridge (o q acontece muitas vezes por ter os espelhos todos embaciados) ;)

Não estou aqui a falar de melhor ou pior barbear, apenas da praticabilidade e rapidez da coisa :)
edit: nem que fizessem uma só passagem com a DE e mais nada, mesmo assim eu faria mais rápido com uma cartridge. E nesse caso ficaria com um barbear melhor que com DE...
« Last Edit: May 07, 2017, 04:23:48 pm by cvigti »
I intend to live forever. So far, so good.

Offline Corto

  • Trade Count: (+1)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1640
  • Respect: +849
    • Email
Re: Aquisição do primeiro material...
« Reply #124 on: May 07, 2017, 04:53:11 pm »
+1
Estás no teu direito obviamente :)
Mas tens alguma razão para fomentar o facto de discordares? Consegues mesmo dizer que com DE consegue-se um barbear mais prático e rápido do que com cartridge? Eu pelo menos pelos vídeos que tenho visto do ilather, nick shaves, mantic59, razor emporium, geofatboy entre outros, nunca os vi a demorar menos tempo do que eu, um tipo comum, com cartridge. Já para não falar na concentração de todos eles ao usar a DE, eu até de olhos fechados fazia a barba rapidamente com cartridge (o q acontece muitas vezes por ter os espelhos todos embaciados) ;)

Não estou aqui a falar de melhor ou pior barbear, apenas da praticabilidade e rapidez da coisa :)
edit: nem que fizessem uma só passagem com a DE e mais nada, mesmo assim eu faria mais rápido com uma cartridge. E nesse caso ficaria com um barbear melhor que com DE...

Em termos práticos as multi lâminas são imbatíveis. Mas são como qualquer produto de massa uniformizadas e standardizadas para o máximo denominador comum... nem todas as caras/peles vão dar-se bem com estes sistemas. E as sensações que proporcionam não se comparam com uma safety razor. E depois a questão da personalização da experiência até ao mais pequeno detalhe que o Barbear Clássico proporciona. Máquinas agressivas, menos agressivas, ajustáveis, pente aberto, pente fechado, duplo fio, monofio, modernas, vintage, pesadas, leves. Lâminas com diferentes marcas, sensações, pincéis de diferentes pelos e cabos, sabões e cremes para todos os gostos e etc e etc. Passas do fast food standardizado para o gourmet (não necessariamente mais dispendioso) com uma oferta alargada de produtos que de certeza te darão um barbear personalizado e aperfeiçoado à tua cara/pele. Mas é um barbear que exige técnica e tempo para a adaptar e melhorar à tua situação pessoal. Chegado aqui a este ponto. É bom vermos vídeos de outros a recomendarem produtos e técnicas, conversarmos em fóruns e trocarmos experiências mas no final o que conta é a nossa experiência pessoal. E o barbear a falar para uma câmara de vídeo não é o cenário comparável com o barbear em ambiente quotidiano/doméstico. Eu sou um maçarico e já me barbeei em 10 minutos com a preparação, barbear, limpeza e arrumação final.

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Aquisição do primeiro material...
« Reply #125 on: May 07, 2017, 04:58:53 pm »
0
Em termos práticos:
O tempo que se perde a mudar a lâmina numa DE é compensado pelo menor espaço no armário para guardar as lâminas.
Relativamente ao tempo de escanhoado é exactamente a mesma coisa.

Offline cvigti

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 53
  • Respect: +4
    • Email
Re: Aquisição do primeiro material...
« Reply #126 on: May 07, 2017, 05:33:52 pm »
0
Em termos práticos as multi lâminas são imbatíveis. Mas são como qualquer produto de massa uniformizadas e standardizadas para o máximo denominador comum... nem todas as caras/peles vão dar-se bem com estes sistemas. E as sensações que proporcionam não se comparam com uma safety razor. E depois a questão da personalização da experiência até ao mais pequeno detalhe que o Barbear Clássico proporciona. Máquinas agressivas, menos agressivas, ajustáveis, pente aberto, pente fechado, duplo fio, monofio, modernas, vintage, pesadas, leves. Lâminas com diferentes marcas, sensações, pincéis de diferentes pelos e cabos, sabões e cremes para todos os gostos e etc e etc. Passas do fast food standardizado para o gourmet (não necessariamente mais dispendioso) com uma oferta alargada de produtos que de certeza te darão um barbear personalizado e aperfeiçoado à tua cara/pele. Mas é um barbear que exige técnica e tempo para a adaptar e melhorar à tua situação pessoal. Chegado aqui a este ponto. É bom vermos vídeos de outros a recomendarem produtos e técnicas, conversarmos em fóruns e trocarmos experiências mas no final o que conta é a nossa experiência pessoal. E o barbear a falar para uma câmara de vídeo não é o cenário comparável com o barbear em ambiente quotidiano/doméstico. Eu sou um maçarico e já me barbeei em 10 minutos com a preparação, barbear, limpeza e arrumação final.
Concordo plenamente.
Fiz apenas uma comparação "fria" do que no fundo se resume a "fazer a barba".
Usando a mesma analogia, temos de comer. Uma forma é mais rápida e prática e outra é mais "prazerosa" e saudável.
Cabe depois a cada um fazer as suas escolhas.
Eu apesar de só ter feito ainda uma vez com DE, na segunda e terceira passagens já o fazia bem rápido. A questão é que nunca será tão rápido como multi-lâminas, por mais experiência e treino que se tenha, nem é esse o objectivo no DE.
Em menos de 5 minutos fazia a barba com multi-lâminas. Até num minuto o fazia se não usasse gel e apenas fizesse a barba no duche. É o tempo de passar a máquina pela cara toda sem preocupações e pronto. Com multi-lâminas normalmente era molhar a cara, colocar uma noz de gel na mão, espalhar pela cara (fica logo espuma), e começar a escanhoar. Uma passagem rápida (com pequenas repetições) no lado direito (bochecha até ao pescoço), passar a máquina por água, passagem igual do lado esquerdo, passar por água, passagem no centro (queixo e pescoço abaixo do queixo), passar por água, bigode, virar a máquina para usar a lâmina de precisão, acertar patilhas e debaixo do nariz, passar a máquina por água, passar a cara por água e siga.
São uns 3 minutos ou menos nisto. Impossível de o fazer com DE. Mas, mais uma vez, não é esse o espírito DE. É mais uma experiência sensorial com cheiros e "zen" que outra coisa hehe

Em termos práticos: O tempo que se perde a mudar a lâmina numa DE é compensado pelo menor espaço no armário para guardar as lâminas. Relativamente ao tempo de escanhoado é exactamente a mesma coisa.

Nem estava a entrar por aí mas...ocupo muito mais espaço com DE do que com a minha proshield com lâminas agarradas à base onde a guardo + lata de gel.
Relativamente ao tempo de escanhoado, não. Desculpa mas nem que se fizesse uma só passagem com DE com a mesma velocidade que com multi-lâminas. Ainda terias mais 2 passagens e 2 "espumações", onde com multi-lâminas estava pronto.
I intend to live forever. So far, so good.

Offline rcoutada

  • Trade Count: (0)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2198
  • Até ser Homem é uma Arte
  • Respect: +1073
    • Email
Re: Aquisição do primeiro material...
« Reply #127 on: May 07, 2017, 05:58:18 pm »
0
Eu também não concordo, é mais rapido com cartridge quando não se tem prática.

Se eu quiser desfazer a barba como fazia com cartridge levo o mesmo tempo.

Lavo a cara com água morna e espumo um bom sabão tipo tabac na cara, a máquina geralmente já tem a lâmina, uma passagem, espremo o pincel na mao e espalho a espuma na cara, segunda passagem, lavo e after shave. Talvez menos de 5 minutos.

A diferença é que não quero, e nesses cinco minutos, comparando os dois, não tenho irritação nem pelos encravados como a cartridge deixava e ainda consigo um BBS se eu quiser.

Prática é tudo, ao ponto que hoje em dia todos os meus escanhoados são bons e magnificos seja com que máquina for.

Offline cvigti

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 53
  • Respect: +4
    • Email
Re: Aquisição do primeiro material...
« Reply #128 on: May 07, 2017, 06:13:53 pm »
0
Eu também não concordo, é mais rapido com cartridge quando não se tem prática.

Se eu quiser desfazer a barba como fazia com cartridge levo o mesmo tempo.

Lavo a cara com água morna e espumo um bom sabão tipo tabac na cara, a máquina geralmente já tem a lâmina, uma passagem, espremo o pincel na mao e espalho a espuma na cara, segunda passagem, lavo e after shave. Talvez menos de 5 minutos.


A diferença é que não quero, e nesses cinco minutos, comparando os dois, não tenho irritação nem pelos encravados como a cartridge deixava e ainda consigo um BBS se eu quiser.

Prática é tudo, ao ponto que hoje em dia todos os meus escanhoados são bons e magnificos seja com que máquina for.
Com cartridge seria: Lavo a cara com água morna e espumo um bom sabão tipo tabac na cara, a máquina geralmente já tem a lâmina, uma passagem. (ponto final) Seria sempre menos tempo com cartridge. Por mais experiência que se tenha. É só isso que estou a dizer. E nessa uma passagem terias melhor resultado com cartridge que com DE. DE não dá para uma só passagem por mais voltas que se dê.

Depois o resto vai da pele de cada um. Eu nunca tive qq tipo de irritação com cartridge, tive com DE. Mas como foi o primeiro escanhoado com DE, acho "normal", até porque pode ser da lâmina, da técnica (ângulo), etc... Pêlos encravados sim, por vezes tenho um ou dois com cartridge. Com DE ainda não me apareceu mas é fácil de explicar pois estou a cortar o pêlo na superfície, com cartridge estava a cortar abaixo da superfície. Em termos de BBS, no fim do barbear era praticamente igual, tirando a pele mais macia devido ao sabão em vez do gel. Ao segundo dia (após DE) tenho barba que teria ao 3º ou 4º dia depois de cartridge.

edit: Eu não estou, com esta saudável discussão, a querer denegrir o DE e a enaltecer o cartridge shaving, atenção. Mas já chateia em vídeos e forums e páginas sobre DE shaving ver pessoal com ideias erradas e só porque entraram no DE shaving o cartridge shaving passou a ser o demónio e é péssimo em todos os aspectos.
Eu pelo muito que já pesquisei e pelo meu uso pessoal não vejo assim tantas vantagens. Em termos de preço sim e não. Para quem gaste resmas de cartridges por mês sem dúvida, e mesmo assim, se adicionarmos os custos com máquinas, pinceis e sabões quando as pessoas fazem disto um hobby...n sei não.
Muito falam do BBS e que agora com DE sim senhor têm BBS, no entanto todos parecem dizer, e eu comprovo, que as cartridges dão BBS mais facilmente, daí o reverso da medalha, pêlos encravados.
Onde realmente vejo mais valias é no que pode ser usado com ambos os sistemas. Os sabões e aplicação com pincel. Mas qd vejo o pessoal a falar de DE vs Cartridge normalmente é só DE com sabões e afins e cartridges só com gel de lata.
Eu neste momento o que me atrai no DE é mesmo erradicar os pêlos encravados.
Se por alguma razão eles voltarem a aparecer, volto à proshield mas com os sabões e pincel ;) (relembro que gasto 20 euros anualmente com a proshield, pelo que o custo até nem é assim tão alto como já vi muita gente queixar-se, e pensava eu que gastar 20 euros em 4 lâminas anualmente era muito e por isso ía para DE para gastar 20 euros em 100 ou mais lâminas...)
« Last Edit: May 07, 2017, 06:44:31 pm by cvigti »
I intend to live forever. So far, so good.

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Aquisição do primeiro material...
« Reply #129 on: May 07, 2017, 06:38:52 pm »
0
Concordo plenamente.
Fiz apenas uma comparação "fria" do que no fundo se resume a "fazer a barba".

E você a dar-lhe. Irra!

Qual fria qual quê, você não tem prática nem estaleca para comparar o que quer que seja a "quente" e/ou a "frio".

São uns 3 minutos ou menos nisto. Impossível de o fazer com DE.

E continua a dar-lhe. Irra, Irra!
Faço a barba com uma DE nesse tempo se quiser

Mas, mais uma vez, não é esse o espírito DE. É mais uma experiência sensorial com cheiros e "zen" que outra coisa hehe

Mais uma vez a dar-lhe. Irra, Irra, Irra!

Mas qual espírito?!
O meu é o de fazer a barba, quase um instinto e uma necessidade animalescas.

« Last Edit: May 07, 2017, 06:40:26 pm by mc »

Offline cvigti

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 53
  • Respect: +4
    • Email
Re: Aquisição do primeiro material...
« Reply #130 on: May 07, 2017, 06:58:51 pm »
0
Caro mc não se irrite que não vale a pena. :)
Estamos numa calma troca de argumentos, onde podemos aprender de ambos os lados.
Sei que deve ter uma idade já algo avançada (pelos 45 anos de experiência que diz ter em escanhoados). Mas não quero acreditar no velho ditado "burro velho não aprende línguas", sem ofensa obviamente.

Estamos aqui a falar de "peanuts" em termos de tempo. Eu digo que faço a barba com cartridge em 3 minutos e dizem-me que podem fazer com DE em 4 (até dizem no mesmo tempo, mas a bem da clareza do argumento, vai 4). O que interessa um minuto? O que interessa aqui é uma questão de princípio. Ninguém no seu perfeito juízo pode dizer que faz a barba em tempo igual ou mais rápido(!) com DE. É simplesmente impossível por mais técnica que se tenha. Por mais que se faça à mesma velocidade, basta envolver mais uma passagem com espuma e lâmina para ser mais tempo. É disto que falo quando digo que o pessoal se torna fanático. São incapazes de dar o braço a torcer numa coisa tão simples como o tempo que uma demora em relação à outra, como se o DE se tornasse pior só por demorar mais uns minutos.

E eu até partilho da sua opinião quando diz:
Quote
"O meu é o de fazer a barba, quase um instinto e uma necessidade animalescas."

O meu também. Da forma mais barata, prática, rápida e que não me cause irritações, pêlos encravados nem cortes. Neste momento, pelos pêlos encravados (inexistência deles) a vantagem para mim vai para o DE, nada mais.
« Last Edit: May 07, 2017, 07:01:31 pm by cvigti »
I intend to live forever. So far, so good.

Offline rcoutada

  • Trade Count: (0)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2198
  • Até ser Homem é uma Arte
  • Respect: +1073
    • Email
Re: Aquisição do primeiro material...
« Reply #131 on: May 07, 2017, 07:14:30 pm »
+2
Sim se virmos a coisa dessa forma o cartridge é mais rápido.
Mas agora falo pela minha experiência pessoal.

No cartridge eu nem tentava o BBS pois iria ter muitos pelos encravados na minha zona mais complexa, o pescoço e o facto de ter de fazer um contra com cartridge era o suficiente para ficar com a pele extremamente irritada apesar de não me custar nada nem me cortar.

Esses foram os motivos para o DE.
Quando falo em BBS a única diferença é que agora consigo Um BBS como dantes claro mas,  posso ter outro em 24 horas sem a pele se ressentir minimamente.

Acabou por se tornar um ritual ao contrário da necessidade enfadonha nos tempos do cartridge, em que não podia usar uma camisa com gola mais apertada, um cachecol ou gola alta. E o pior era se suasse a seguir, desporto ou calor. Ficava em brasa.

O DE é uma experiência pessoal, e graças a ela redescobri os aromas, os cuidados da pele, o sentido de crescimento do pêlo, etc.

Tenho certeza que até com cartridge hoje seria melhor com tudo o que aprendi.

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Aquisição do primeiro material...
« Reply #132 on: May 07, 2017, 08:33:14 pm »
0
Idade algo avançada, toma @MC. Lol

Offline aykaramba

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 628
  • Respect: +180
    • Email
Re: Aquisição do primeiro material...
« Reply #133 on: May 07, 2017, 09:15:50 pm »
+2
Nem de propósito, após cerca de 6 meses a usar DE, experimentei a semana passada voltar a fazer um escanhoado com a Mach3, até porque, lá está, cada cara é uma cara, e é bom experimentar para perceber as diferenças.

Então vamos lá a ver, usei um sabão bom, o P&B Citra Royale. Fiz a barba tal como fazia antigamente, de manhã, com os hábitos da multilâminas, e o resultado foi... o pior escanhoado dos últimos 6 meses. Achei curioso, não pensei que saisse tão mal, fiquei com irritação em grande parte do pescoço, 3 pelos encravados, e ao final da tarde já tava tipo lixa, coisa que com a DE só sinto no dia a seguir de manhã.

Portanto relativamente a este comparativo, cvigti, teremos que voltar a falar daqui a uns meses e testares a ver se a opinião se mantém.
Além disso, se uma passagem com a multi-lâminas para ti era suficiente, com a prática possivelmente também só precisarás de uma passagem com a DE, os métodos de WTG, XTG e ATG não são uma regra, são uma guia, e já vi pessoalmente a fazer só uma passagem e ficar com BBS.

Offline xxlpack

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1292
  • Respect: +1379
Re: Aquisição do primeiro material...
« Reply #134 on: May 07, 2017, 10:00:57 pm »
+2
Não querendo ser "arrogante, bruto ou algo assim parecido" acho que está a falar do que não sabe ou então acha que por ter visto uns vídeos na Internet e lhe ter corrido bem á 1ª pensa que isto já não lhe tem segredos e que já sabe "tudo" sobre isto e será sempre assim igual, pois bem eu acho que não é assim e estamos sempre a aprender quer seja com novos produtos, novas técnicas etc e no meu caso posso dizer-lhe que nunca consegui fazer a barba só com uma passagem com descartáveis e que o resultado final apresentasse alguma coisa de jeito, tanto faz ser com descartáveis como com DE tenho que fazer sempre duas passagens, o tempo que demoro se eu quiser será sensivelmente o mesmo (mais minuto menos minuto) e pela experiência posso dizer-lhe que quando estou com pressa até faço o que diz que não se pode fazer,  por outras palavras durante a 1ª passagem faço logo a 2ª, e passo a explicar como: 1ª passagem WTG e no lugar de voltar atrás e voltar a ser WTG novamente faço logo de seguida ATG agora tem que se saber escolher o sabão, lâmina e máquina para que o possa fazer, porque não o posso fazer com qualquer um(a) porque nem todos os sabões tem capacidade de protecção suficiente para que assim possa ser, a lâmina não pode ser bastante agressiva e tenho que o fazer com uma máquina mais suave e basta por vezes uma pequena alteração para que as coisas não me corram tão bem como deviam ;) .
Muitos dos vídeos que se vêem na Internet por vezes é como lhe chamávamos antigamente "é palha para encher" (não interprete isto como uma ofensa porque longe de mim pensar sequer estar a ofender quem quer que seja e esta frase já é muito antiga para quando se perde tempo a ler, ver algo que não interessa e é só para encher um espaço vazio quando se poderia fazer/dizer o mesmo com muito menos texto e sem perder tanto tempo com coisas inúteis pelo meio) por exemplo onde é que é obrigatório fazer 3 passagens como referiu ? Normalmente com 2 passagens chega para ter um bom resultado final ("WTG e ATG" tanto para mim como para muitos dos que por aqui andam) e desfaço a barba diariamente 365/366 dias por ano consoante o ano  ;) 
Com a continuação e prática verá que consoante o material usado com 2 passagens já tem o resultado BBS sem se chatear nada para o atingir, eu se cortar a barba com descartáveis de manhã, á noite quando me vou deitar está pronto para desfazer/cortar novamente, com as DE isto não me acontece e o resultado dura-me mais tempo do que se desfizesse a barba com descartáveis, nem todos temos o mesmo tipo de barba ou pele e cada um deve verificar o que é melhor para si sem pensar que como para ele é o melhor terá que ser para os outros também, há quem entre para este modo de barbear por gosto, pela experiência, ver como se fazia a barba no tempo do "avozinho", pela parte económica, etc e todas as razões são válidas, agora continuar ou não isso já depende do gosto, expectativas e resultados de cada um quer alcançar.
Conheço que tenha dezenas de máquinas, mas umas dezenas bem avantajadas e que diz que ainda não tem suficientes porque quer coleccionar o máximo de diferentes possível, como conheço quem tenha 1 ou 2 e só compre por exemplo lâminas quando estão mesmo a chegar ao fim e falta só 1 ou 2 para acabar a caixa e normalmente só compra uma caixa de 10 ou de 5 consoante a marca e diz que chega e sobra, isto são opções e é ao gosto de cada um, no final o que interessa é que nos sintamos bem e felizes qualquer que seja a opção tomada.
Vou dar-lhe o exemplo do meu filho: usa desde DE/Fusion/Mach3, descartáveis(dessas de usar e deitar fora) o que quer que seja conforme a disposição, tempo disponível/pressa, vontade, etc, E não é por isso que deixa de se sentir bem com ele próprio por usar o que quer que seja para se sentir bem.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal