Author Topic: Sheaffer Classic Calligraphy  (Read 4337 times)

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8246
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Sheaffer Classic Calligraphy
« on: March 05, 2015, 04:57:11 am »
0
Comprei esta caneta no momento em que comprei a Jinhao X450, também por baixo preço na banquinha de chineses :)

Bem, não sou um expert ou colecionador, mas ficam ai minhas impressões acerca dela :)

Sheaffer Classic Calligraphy

1# Acabamento:
Material do corpo: Plástico negro, vazado lateralmente - o que permite ver a quantidade de tinta que há no alimentador - com detalhes cromados, clipe da tampa bem forte e aparentemente resistente. Detalhevermelho no topo da tampa com a informação 0.8mm;
Material do grip: Material Emborrachado negro com borda vermelha próxima a pena;
Material da pena: Segundo informações na web seria níquel;
Traço da pena: Fino (0.8mm), permitindo traços elegantes e boas variações na espessura da linha traçada; Veio ainda com mais duas penas de traço médio (1.3mm) e grosso (1.8mm)
Tampa: Possui um clipe bem forte e fecha por pressão, ficando bem firme com a caneta fechada ou quando posta na parte de trás dela para melhor apoio.

2# Ergonomia: Permite uma boa excelente empunhadora devido o grip emborrachado próximo a pena;

3# Preço: R$10,00 em uma loja local de chineses;

4# Dimensões:
   Comprimento total fechada - 138 mm
   Comprimento total sem a tampa - 127 mm
   Comprimento total com a tampa encaixada na parte traseira - 160 mm
   Diâmetro na parte mais grossa da caneta - 10 mm
   Diâmetro na parte onde se situa o grip, próximo a pena da caneta - 9,5 mm
   Comprimento aproximado da pena (parte visível) - 18 mm   
   Peso aproximado (informações disponíveis na web) - 10g

5# Alimentação: Cartuchos da Sheaffer (Que podem ser recarregados com uma seringa e tinta..) ou o conversor que acompanha a caneta.

Observações:

Após haver comprado a Jinhao X450, perguntei se havia alguma com pena para caligrafia, Ele me mostou esta e disse que como era a única que tinha e era um tipo não muito procurado, ele "faria por R$10,00". A colocou em uma caixinha de papelão comum - Ela estava antes em um envelope de plástico e me entregou com um conversor e a 3 penas.

Gostei bastante da firmeza do traço da caneta e apesar dela não ter a suavidade de uma pena comum de escrita - dá primeiramente a sensação de arranhar o papel (algo que a prática elimina) - se comporta bem, sem falha na escrita e dando uma boa sensação entre os traços finos e grossos ao se escrever.

Imagens:


« Last Edit: March 05, 2015, 05:10:17 am by udrako »

Offline Ricardo

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 13
  • Respect: 0
Re: Sheaffer Classic Calligraphy
« Reply #1 on: March 06, 2015, 04:36:28 pm »
0
Bem barato mesmo, confrade. Comprei um set igual ao seu há alguns anos e paguei cerca de R$60,00. Hoje esse mesmo conjunto nas lojas é vendido por volta de R$100,00
« Last Edit: March 06, 2015, 04:47:12 pm by Ricardo »

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8246
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Sheaffer Classic Calligraphy
« Reply #2 on: March 06, 2015, 06:34:17 pm »
0
Bem barato mesmo, confrade. Comprei um set igual ao seu há alguns anos e paguei cerca de R$60,00. Hoje esse mesmo conjunto nas lojas é vendido por volta de R$100,00
Bem uma nova deve ser carinha mesmo :(
Mas esta não tinha nem estojo (estava em um saquinho destes com adesivo na borda) e o vendedor, creio eu, para vender o que tinha - por talvez não ser algo muito procurado - as ofereceu a um preço muito bom.  :D
Em loja eu já vi uma vez apenas estas canetas da Sheaffer, mas o corpo delas era colorido. Cada um dos 3 corpos de uma cor e vinham em uma caixa bem legal que se desdobrava.

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Sheaffer Classic Calligraphy
« Reply #3 on: March 07, 2015, 12:07:21 am »
0
Parabéns pelo conjunto.
Fico contente por ver que há mais utilizadores de aparo de bico cortado (broad edge pen).

Utilizas este tipo de aparo, bico cortado, para escrever que tipo de letra?


Nota relativa ao preço: Quando se procura conjuntos de aparo de bico cortado novos no ebay, estes são dos mais baratos.

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8246
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Sheaffer Classic Calligraphy
« Reply #4 on: March 07, 2015, 03:18:57 am »
0
Parabéns pelo conjunto.
Fico contente por ver que há mais utilizadores de aparo de bico cortado (broad edge pen).
Utilizas este tipo de aparo, bico cortado, para escrever que tipo de letra?
Nota relativa ao preço: Quando se procura conjuntos de aparo de bico cortado novos no ebay, estes são dos mais baratos.

Bem, a priori para ter minha letra firme como era. Eu treinava em casa com uma placa destas, junto com papai:


Bem, depois quero treinar mais a germânica cursiva e o victorian palace style :



Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Sheaffer Classic Calligraphy
« Reply #5 on: March 07, 2015, 09:08:25 pm »
0
Esse tipo de caligrafia, victorian palace style, é feita com aparo bico cortado?
É que essa caligrafia parece-me ser feita com aparo flexível, e isso é outro mundo.  ;)

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Sheaffer Classic Calligraphy
« Reply #6 on: March 07, 2015, 10:18:10 pm »
0
Parabéns pelo conjunto.
Fico contente por ver que há mais utilizadores de aparo de bico cortado (broad edge pen).

Utilizas este tipo de aparo, bico cortado, para escrever que tipo de letra?


Nota relativa ao preço: Quando se procura conjuntos de aparo de bico cortado novos no ebay, estes são dos mais baratos.

Estes aparos são conhecidos por italic, certo? Como as Reform Calligraphy?

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8246
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Sheaffer Classic Calligraphy
« Reply #7 on: March 07, 2015, 10:23:26 pm »
0
Com o aparo cortado 0.8 a Palace fica muito boa.
A 0.8 é bem flexível e mantendo o controle dos traços finos aos grossos fica bem conseguida :)
Minha intenção não seria me prender a alguma caligrafia específica e sim criar a minha própria para aparo cortado, baseada nestas duas, que se aproximam da minha letra normal usada com a jinhao que é a da tabela de caligrafia da primeira imagem :)
Assim posso treinar e ter minha própria fonte de escrita para o aparo 0.8 :)

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8246
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Sheaffer Classic Calligraphy
« Reply #8 on: March 07, 2015, 10:27:36 pm »
0
Esse tipo de caligrafia, victorian palace style, é feita com aparo bico cortado?
É que essa caligrafia parece-me ser feita com aparo flexível, e isso é outro mundo.  ;)

Oh, espero não incomodar coma pergunta, mas sabeis que tipo de aparo é é aquele cortado diagonalmente? Vi dois aparos cortados diagonalmente e fiquei curioso.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Sheaffer Classic Calligraphy
« Reply #9 on: March 07, 2015, 10:34:04 pm »
0
Oh, espero não incomodar coma pergunta, mas sabeis que tipo de aparo é é aquele cortado diagonalmente? Vi dois aparos cortados diagonalmente e fiquei curioso.

São aparos oblíquos e eu dou-me muito bem com os mesmos. A caneta escreve inclinada para um dos lados e faz variação de linha como os aparos itálicos, mas as linhas grossas e finas ocorrem noutras zonas das letras.

Gostava de ver essa caligrafia com o aparo 0,8mm  :D

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Sheaffer Classic Calligraphy
« Reply #10 on: March 07, 2015, 11:17:05 pm »
0
Estes aparos são conhecidos por italic, certo? Como as Reform Calligraphy?
Isso mesmo, apesar de também utilizar o termo itálico para referir a este tipo de aparo não é o mais correto porque o itálico / italic é o tipo de caligrafia mais famoso que utiliza este tipo de aparo

Há outras caligrafias que utilizam estes aparos como a francesa ou a gótica.

Em livros de caligrafia português referiam-se a estes aparos como aparo de bico cortado, nos fóruns ingleses este tipo de aparo aparece como “Broad Edged Pen”  ou “Broad (or Edged) Pen”

Com o aparo cortado 0.8 a Palace fica muito boa.
A 0.8 é bem flexível e mantendo o controle dos traços finos aos grossos fica bem conseguida :)
Minha intenção não seria me prender a alguma caligrafia específica e sim criar a minha própria para aparo cortado, baseada nestas duas, que se aproximam da minha letra normal usada com a jinhao que é a da tabela de caligrafia da primeira imagem :)
Assim posso treinar e ter minha própria fonte de escrita para o aparo 0.8 :)
Interessante estares a desenvolver a tua caligrafia, depois coloca ai como está a avançar.

Não sabia que os aparos das canetas abriam, estes deviam ser rígidos visto que a variação da linha é conseguido com a variação do ângulo do traço e não com a abertura do aparo.


O que me fez afastar um pouco de caligrafia do tipo Spencerian foi o facto de não estar a conseguir controlar a abertura do aparo.  Com o estudo cada vez gosto mais do itálico, desde o Arrighi até ao Alfred Fairbank, mas continuo a considerar o Spencerian lindo.


São aparos oblíquos e eu dou-me muito bem com os mesmos. A caneta escreve inclinada para um dos lados e faz variação de linha como os aparos itálicos, mas as linhas grossas e finas ocorrem noutras zonas das letras.

Gostava de ver essa caligrafia com o aparo 0,8mm  :D
Apesar de ser cortado em ângulo, o aparo continua a ser aparo de bico cortado.
Por lhes darem mais jeito, há quem utilize estes aparos para escrever itálico, e as linhas grossas e finas ficam nas zonas corretas da letra.
« Last Edit: March 07, 2015, 11:18:53 pm by RF »

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal