Author Topic: Mesma lamina - aparelhos diferentes  (Read 12084 times)

Offline Mengao

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 899
  • Respect: +1
Mesma lamina - aparelhos diferentes
« on: June 14, 2011, 03:10:42 pm »
0
Ola

uma duvida me apareceu.

Eu tenho feito a troca de aparelho de barbear com a mesma lamina, viso eu não deixar a lamina no aparelho apos a barba no dia seguinte coloco em outro aparelho e continuo a usar.
Sera que usar a mesma lamina em aparelhos diferentes (ângulos de ataque diferentes) tem algum problema? estraga a lamina piorando o barbear?

Obrigado desde já!
life's too short to shave with poor shaving soap

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:Mesma lamina - aparelhos diferentes
« Reply #1 on: June 14, 2011, 03:15:01 pm »
0
Bem, o uso da lâmina "estraga", daí mudarmos a cada x número de utilizações. Se se deterioram mais rapidamente numas máquinas que outras é uma questão interessante, à qual não sei responder, mas é pratica corrente no último uso da lâmina numa máquina ajustável subir um pouco a agressividade para que o apurado seja superior.
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline Vitor

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 641
  • Respect: +1
    • Email
Re:Mesma lamina - aparelhos diferentes
« Reply #2 on: June 14, 2011, 04:26:04 pm »
0
Interessante, e que tipo de maquinas sao essas as ajustaveis?

Abraço

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:Mesma lamina - aparelhos diferentes
« Reply #3 on: June 14, 2011, 05:09:34 pm »
0
Interessante, e que tipo de maquinas sao essas as ajustaveis?

Bem, podes ler aqui sobre as vintage da Gillette. Mais recentes, tens a Progress, a Vision e a Futur da Merkur.

Se colocares "ajustáveis" na pesquisa do forum vais encontrar várias das máquinas descritas que vários membros possuem, como a Gibbs do SLB04, que é mais incomum!
« Last Edit: June 14, 2011, 05:12:02 pm by rntdcarvalho »
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline eduzaneti

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1292
  • Respect: 0
    • Email
Re:Mesma lamina - aparelhos diferentes
« Reply #4 on: June 14, 2011, 05:34:13 pm »
0
Eu gosto de usar laminas menos "afiadas" na Gillette Slim, pois assim eu consigo subir a agressividade e obter um escanhoado mais apurado sem cortes.
Eduardo Zaneti 
Paraná - Brasil

Offline Mengao

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 899
  • Respect: +1
Re:Mesma lamina - aparelhos diferentes
« Reply #5 on: June 14, 2011, 06:13:40 pm »
0
Exatamente.
Foi uma recomendação aqui do forum quando comecei a postar (acho que foi o oversaturn ou cegade). para  eu adquirir ir para uma ajustavel no inicio, que o fiz e aprecio muito, pois voce descobre se gosta mais das "ariscas"ou "mancinhas".

Eu tenho uma Fat boy que nunca passou do ajuste 5 (vai ate o 9).

E gostei da dica de ir aumentando a agressividade quando a lamina vai ficando velha, nunca fiz isso, mas farei.




life's too short to shave with poor shaving soap

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Mesma lamina - aparelhos diferentes
« Reply #6 on: June 14, 2011, 06:34:08 pm »
0
Eu tenho 4 ajustáveis (Gillettes Fatboy, Slim e Black Beauty Long Handle e a Merkur Futur e mantenho sempre na mesma regulagem cada, mas mudo-a de acordo com a lâmina. Explico: para lâminas mais agressivas, regulagens mais baixas.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re:Mesma lamina - aparelhos diferentes
« Reply #7 on: June 14, 2011, 07:26:44 pm »
0
Foi uma recomendação aqui do forum quando comecei a postar (acho que foi o oversaturn ou cegade). para  eu adquirir ir para uma ajustavel no inicio, que o fiz e aprecio muito, pois voce descobre se gosta mais das "ariscas"ou "mancinhas".

O problema em começar neste mundo com uma ajustável, é que é mais uma variável a juntar às outras todas, a menos que a pessoa a consiga meter num determinado número e não saia daí.

Quanto ao resto pessoalmente utilizo a máquina num número mais alto para as duas primeiras passagens e depois desço a escala para contrapelo. Há quem prefira ao contrário. YMMV como sempre.

Offline Barbeiro

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 381
  • Respect: 0
Re:Mesma lamina - aparelhos diferentes
« Reply #8 on: June 14, 2011, 07:27:29 pm »
0
Ola

uma duvida me apareceu.

Eu tenho feito a troca de aparelho de barbear com a mesma lamina, viso eu não deixar a lamina no aparelho apos a barba no dia seguinte coloco em outro aparelho e continuo a usar.
Sera que usar a mesma lamina em aparelhos diferentes (ângulos de ataque diferentes) tem algum problema? estraga a lamina piorando o barbear?

Obrigado desde já!


Já fiz muito zig-zag com lâminas e aparelhos! Acho que não influencia muito a troca da lâmina em aparelhos diferentes e a diferença de corte também vai ser imperceptível. Assim como variar a lâmina dentro do próprio aparelho.

Fiz o seguinte teste: algumas lâminas vem com a marcação 1-2 de um lado e 3 e 4 do outro. Usei uma vez com a 1-2 voltada para "cima" e em um outra barba com o lado 3-4 para cima. E fui alternando. Não senti diferença no corte e muito menos na longevidade da lâmina.  ;D

Coisa de doido?

-Barbeiro

Offline eduzaneti

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1292
  • Respect: 0
    • Email
Re:Mesma lamina - aparelhos diferentes
« Reply #9 on: June 14, 2011, 07:52:26 pm »
0
Fiz o seguinte teste: algumas lâminas vem com a marcação 1-2 de um lado e 3 e 4 do outro. Usei uma vez com a 1-2 voltada para "cima" e em um outra barba com o lado 3-4 para cima. E fui alternando. Não senti diferença no corte e muito menos na longevidade da lâmina.  ;D

Coisa de doido?

-Barbeiro

Mas esses números são marcações para controle de qualidade.
Se não me engano o Renato ou o oversaturn explicou isto uma vez...
Eduardo Zaneti 
Paraná - Brasil

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:Mesma lamina - aparelhos diferentes
« Reply #10 on: June 14, 2011, 08:42:02 pm »
0
Mas esses números são marcações para controle de qualidade.
Se não me engano o Renato ou o oversaturn explicou isto uma vez...

É verdade, esse números não significam nada para o utilizador, é apenas para controlo interno!

O problema em começar neste mundo com uma ajustável, é que é mais uma variável a juntar às outras todas, a menos que a pessoa a consiga meter num determinado número e não saia daí.

Concordo inteiramente contigo! A minha terceira máquina foi uma ajustável e torna-se ainda mais complicado! Hoje quase não a uso, acho que para ganhar técnica o melhor é uma não-ajustável. Isso e não acho as Black Beauty particularmente equilibradas, talvez um dia caia uma Progress!
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline Barbeiro

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 381
  • Respect: 0
Re:Mesma lamina - aparelhos diferentes
« Reply #11 on: June 14, 2011, 08:43:34 pm »
0
Fiz o seguinte teste: algumas lâminas vem com a marcação 1-2 de um lado e 3 e 4 do outro. Usei uma vez com a 1-2 voltada para "cima" e em um outra barba com o lado 3-4 para cima. E fui alternando. Não senti diferença no corte e muito menos na longevidade da lâmina.  ;D

Coisa de doido?

-Barbeiro

Mas esses números são marcações para controle de qualidade.
Se não me engano o Renato ou o oversaturn explicou isto uma vez...

eduzaneti,

São para controle de qualidade sim. Na realidade utilizei as marcações somente para ter noção da posição da lâmina dentro do aparelho.

Fiz assim pois tinha em mente a mesma lógica de um estilete. Se você sempre utiliza o estilete cortando em um determinado "sentido" quando esse sentido ficar cego pode utilizá-lo no sentido contrário e verá que o corte (desse outro lado) estará bom. Acho que o mesmo se aplica a facas de cozinha. Por analogia achei que se aplicaria também às lâminas o que não se mostrou verdadeiro, pelo menos no uso que damos a elas.  ;D

Abraço!

-Barbeiro  

Offline Barbeiro

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 381
  • Respect: 0
Re:Mesma lamina - aparelhos diferentes
« Reply #12 on: June 14, 2011, 08:54:00 pm »
0
O problema em começar neste mundo com uma ajustável, é que é mais uma variável a juntar às outras todas, a menos que a pessoa a consiga meter num determinado número e não saia daí.

Concordo inteiramente contigo! A minha terceira máquina foi uma ajustável e torna-se ainda mais complicado! Hoje quase não a uso, acho que para ganhar técnica o melhor é uma não-ajustável. Isso e não acho as Black Beauty particularmente equilibradas, talvez um dia caia uma Progress!

rntdcarvalho,

Acho que quando se é realmente iniciante, ou seja, sem nenhuma experiência mesmo, fica complicado utilizar um aparelho ajustável. Adiciona-se à formula mais variáveis e a coisa pode complicar. E mesmo tendo experiência já vi muitos usuários que simplesmente não gostam dos aparelhos ajustáveis.

Mas acho que quando já se tem alguma noção a coisa flui de forma intuitiva e pode-se efetivamente ajustar o conjunto às suas necessidades pessoais. Essa é a beleza do barbear tradicional e dos aparelhos ajustáveis.

Nesse "conjunto" ou "fórmula" eu sempre tenho em mente a pele, que varia ao longo do ano e de acordo com o "tempo" (se está frio, se está quente, se está seco, se está chovendo), a altura da barba, o tipo de preparação etc. Com a experiência já dá para separar um conjunto de creme e aftershave que vai dar um melhor resultado. Algumas vezes da até para mudar o ajuste da máquina para mais ou para menos dependendo da circunstância...

Muita coisa, né?  ;D

-Barbeiro

Offline Mengao

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 899
  • Respect: +1
Re:Mesma lamina - aparelhos diferentes
« Reply #13 on: June 14, 2011, 09:23:22 pm »
0
Fiz o seguinte teste: algumas lâminas vem com a marcação 1-2 de um lado e 3 e 4 do outro. Usei uma vez com a 1-2 voltada para "cima" e em um outra barba com o lado 3-4 para cima. E fui alternando. Não senti diferença no corte e muito menos na longevidade da lâmina.  ;D

Coisa de doido?

-Barbeiro

Mas esses números são marcações para controle de qualidade.
Se não me engano o Renato ou o oversaturn explicou isto uma vez...

eduzaneti,

São para controle de qualidade sim. Na realidade utilizei as marcações somente para ter noção da posição da lâmina dentro do aparelho.

Fiz assim pois tinha em mente a mesma lógica de um estilete. Se você sempre utiliza o estilete cortando em um determinado "sentido" quando esse sentido ficar cego pode utilizá-lo no sentido contrário e verá que o corte (desse outro lado) estará bom. Acho que o mesmo se aplica a facas de cozinha. Por analogia achei que se aplicaria também às lâminas o que não se mostrou verdadeiro, pelo menos no uso que damos a elas.  ;D

Abraço!

-Barbeiro  

Realmente essa era minha duvida!!1
não quis chegar a esse ponto de detalhes na pergunta para não acharem que eu era louco, mas tambem pensava nisso e tentava manter os mesmos numeros da lamina sempre no mesmo lado.
E como em meus testes eu nao notava muita diferença, resolvi perguntar para quem tem mais experiencia.

Mengao
life's too short to shave with poor shaving soap

Offline Vitor

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 641
  • Respect: +1
    • Email
Re:Mesma lamina - aparelhos diferentes
« Reply #14 on: June 14, 2011, 09:42:13 pm »
0
Por outras palavras a EJ DE89l que comprei daqui a nada fica ultrapassada?!

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal