Author Topic: Barbear o queixo!  (Read 4676 times)

Offline Tiago

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 63
  • Respect: 0
Barbear o queixo!
« on: June 18, 2011, 01:11:31 pm »
0
Como sou iniciante e tenho uma dúvida venho trazê-la aqui, à praça, para ver se alguém me pode ajudar!

Interessa-me começar por dizer os motivos pelos quais decidi experimentar as safety razors:
 - Primeiro pela curiosidade, o ser humano é curioso por natureza e eu como não fujo à regra tenho curiosidade em experimentar aquilo que me parece que de algum modo me possa trazer um benefício a curto, médio ou longo prazo;
- Segundo pelo tempo disponível neste momento, tenho mais tempo porque, finalmente, acabaram os exames e é tempo de relaxar e um bom barbear matinal é uma boa forma de se começar o dia em paz e sossego;
- Terceiro porque, e este é o ponto mais importante sendo daqui que vai surgir a minha dúvida, ao utilizar giletes descartáveis (mach 3), sempre que procurava um barbear mais apurado, mais profundo, a minha zona do queixo era sempre massacrada, criando vários cortes ao longo do queixo e ficando durante algum tempo a estancar o sangue, já para não falar do ardor intenso ao aplicar after-shave.

Acontece que ao recorrer à safety razor, neste momento é a minha primeira - Wilkinson Sword Classic - me tem ocorrido algo semelhante. As lâminas que uso são ainda as que vinham com a máquina, são as wilkinson sword.

Factos:
- Esta é a primeira vez que utilizo safety razor, sinto um barbear muito melhor, muito mais apurado, mas o problema do queixo persiste.
- Ainda tenho poucas utilizações com esta máquina, apenas 4.
- As lâminas podem não ser as adequadas, pergunto se há alguma sugestão para este ponto
- Quanto à técnica que utilizo, penso estar a realizar o procedimento adequado, tendo cuidado nas passagens
- Volto a dizer que não estou nada arrependido de ter experimentado esta máquina, sinto um barbear que não tme possível comparação. Desde logo pelo momento em si, torna-nos mais dedicados a nós próprios


Apelando aos vossos conhecimentos profundos relativos ao barbear clássico e nostálgico, peço-vos conselhos e pergunto se algum de vós já teve ou tem este problema e como o tentam resolver da melhor maneira.

Saudações,
Tiago

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Barbear o queixo!
« Reply #1 on: June 18, 2011, 01:20:19 pm »
0
Não posso dizer que tive muitos problemas no passado, mas era a zona mais difícil de apurar e onde mais facilmente surgiam cortes. Levou uns largos meses a apurar a técnica, mas agora faço assim:

- Em primeiro lugar é importante mapear o crescimento do pêlo. Principalmente nas laterais e por baixo é provável que não seja o esperado, e nesse caso é preciso alterar o sentido das passagens.
- Não é fácil encontrar o ângulo ou definir uma área lisa, por isso eu divido esta área em secções: esquerda. centro e direita.
- Em vez de fazer uma passagem de cima a baixo (como se vê na propaganda da Gillette), fazer pequenas passagens. Como tenho o queixo mais proeminente, por exemplo na parte de cima divido em 2: esquerda/centro/direita por baixo do lábio inferior e até à "dobra" do queixo, mais 3 passagens iguais na zona até à linha do maxilar. Daí para baixo depende, normalmente faço directo esquerda/centro/direita até ao pescoço, quem tiver problemas nesta área pode dividir em 2 secções.

É muita informação, ainda assim espero que me tenha feito entender e que seja útil.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Barbear o queixo!
« Reply #2 on: June 18, 2011, 04:02:03 pm »
0
Recomendo sempre esticar a pele!
E também assistir os vídeos do mantic59 no youtube! Ele é um ótimo professor virtual!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Barbear o queixo!
« Reply #3 on: June 19, 2011, 07:24:22 am »
0
Recomendo sempre esticar a pele!
E também assistir os vídeos do mantic59 no youtube! Ele é um ótimo professor virtual!
# tamojunto!  ;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:Barbear o queixo!
« Reply #4 on: July 05, 2011, 09:12:05 pm »
0
Condenso toda a tua mensagem e remeto-te a resposta: já trocavas de lâmina!

Quero dizer, penso que é aceite no fórum que as lâminas wilkinson comercializadas em Portugal são muito más (contrariamente às comercializadas no Brasil).

Subscrevo obviamente o comentário do BRG.
Desculpa se o meu comentário soa mais agreste, mas eu próprio tenho uma Wilkinson Classic DE e as lâminas desse aparelho ainda repousam em paz no fundo do repositório de lâminas.

em resposta aos pontos:
primeiro: "aexperiência é tudo", "o saber não ocupa lugar", etc etc :D
segundo: um bom barbear matinal é uma boa forma de se começar o dia em paz e sossego; -- Ámen!
terceiro: brg com as sábias palavras colmatou este ponto :D

e ,,, desenvolvimentos?  :D

Abraço
Nuno

Offline Tiago

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 63
  • Respect: 0
Re:Barbear o queixo!
« Reply #5 on: July 05, 2011, 11:00:57 pm »
0
Embora tenha insistido com as Wilinson, os resultados já não se comparam aos iniciais.
Tomei agora mais atenção à orientação de crescimento do pelo, desassim consegui controlar os cortes que antes ocorriam sendo agora muito raro cortar-me.

No entanto noto que estas lâminas são um pouco agressivas, por isso vou experimentar as laminas do Continente... Dizem que fazem milagres nesta máquina! Estou para ver :D

Também ando a pensar numa nova máquina... Mas não sei mesmo em que investir!  ???

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Barbear o queixo!
« Reply #6 on: July 05, 2011, 11:27:03 pm »
0
Mühle R89/R106/R107 ou então Edwin Jagger DE86/87/89...
São basicamente a mesma máquina mas com cabos diferentes... é escolheres aquele que gostares mais. ;)

Ora dá uma olhadela neste tópico...
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Tiago

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 63
  • Respect: 0
Re:Barbear o queixo!
« Reply #7 on: July 05, 2011, 11:41:15 pm »
0
Mühle R89/R106/R107 ou então Edwin Jagger DE86/87/89...
São basicamente a mesma máquina mas com cabos diferentes... é escolheres aquele que gostares mais. ;)

Ora dá uma olhadela neste tópico...

Muito obrigado, bastante útil o link!

Offline Flório

  • Trade Count: (0)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 735
  • Respect: 0
Re:Barbear o queixo!
« Reply #8 on: July 06, 2011, 11:11:38 am »
0
Oi Tiago, eu também sofria bastante ao barbear o queixo e o bigode, o que me levou a usar cavanhaque por um bom tempo. Neste período eu oscilava bastante entre as multilâminas e os aparelhos DE. Eu resolvi o problema quando definitivamente adotei o barbear metódico (de método = autoridade da razão), dando atenção ao pré e ao pós barba, com a hidratação, com o sentido do crescimento dos pêlos e com o ângulo de corte da lâmina.
Não sou ninguém para ficar ensinando métodos para se chegar ao barbear perfeito, mas gosto de trocar impressões. Então, um barbear eficiente, na minha opinião de aprendiz, é um barbear metódico, e cada um deve buscar o seu método.
"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". João Guimarães Rosa.

Offline Vitor

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 641
  • Respect: +1
    • Email
Re:Barbear o queixo!
« Reply #9 on: July 06, 2011, 12:09:02 pm »
0
Isto é como tudo, aprendemos fazemos muitas vezes as coisas certas outras erradas até ter a mao certa, o melhor é fazer o apanhado da ideia de todos e adoptar para nós mesmos a nossa tecnica, ate á 2 meses atras nem sabia o que era uma DE, depois de partilhar as experiencias dos confrades hj em dia ja apuro bem a tecnica mas ainda estou longe da perfeiçao, até porque eu gosto mais da navalha mas como ainda demoro bastante tempo tive de optar para a semana a DE. Mas o resultado é fantastico sem duvida.

Abraço

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re:Barbear o queixo!
« Reply #10 on: July 06, 2011, 09:08:49 pm »
0
Embora tenha insistido com as Wilinson, os resultados já não se comparam aos iniciais.
Tomei agora mais atenção à orientação de crescimento do pelo, desassim consegui controlar os cortes que antes ocorriam sendo agora muito raro cortar-me.

No entanto noto que estas lâminas são um pouco agressivas, por isso vou experimentar as laminas do Continente... Dizem que fazem milagres nesta máquina! Estou para ver :D

Também ando a pensar numa nova máquina... Mas não sei mesmo em que investir!  ???

Se for o caso de estares desafogado no que toca a dinheiro, dá uma olhadela na ligação abaixo. É a mais bonita que vi até hoje.

http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=1455.0

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Barbear o queixo!
« Reply #11 on: July 06, 2011, 09:19:20 pm »
0
Oi Tiago, eu também sofria bastante ao barbear o queixo e o bigode, o que me levou a usar cavanhaque por um bom tempo. Neste período eu oscilava bastante entre as multilâminas e os aparelhos DE. Eu resolvi o problema quando definitivamente adotei o barbear metódico (de método = autoridade da razão), dando atenção ao pré e ao pós barba, com a hidratação, com o sentido do crescimento dos pêlos e com o ângulo de corte da lâmina.
Não sou ninguém para ficar ensinando métodos para se chegar ao barbear perfeito, mas gosto de trocar impressões. Então, um barbear eficiente, na minha opinião de aprendiz, é um barbear metódico, e cada um deve buscar o seu método.

Bem dito. Ainda hoje, quase 2.5 anos depois de iniciar me surpreendo com por vezes as coisa "clicam" e se atinge um novo patamar de qualidade no barbear. Só pode melhorar!
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal