Author Topic: Re:Canetas de Aparo...  (Read 33734 times)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Canetas de Aparo...
« Reply #105 on: March 07, 2012, 11:27:24 pm »
0
Ora uma questão que levanto, para um iniciante como eu, será melhor o frasco da tinta ou comprar os cartuchos de tinta?
Os cartuchos de tinta são mais práticos, sem dúvida. Mas eu como sou maluquinho, gosto de encher as canetas...  :D :D :D

Já tive uma Parker com um cartucho de tinta desses tipo seringa. Há anos atrás. Era bastante fácil enchê-lo e funcionava bem.
Tenho procurado imenso o diabo da caneta e até agora, não a consegui desencantar... :( A única coisa que encontrei foi o frasco de tinta da Parker - é um "balde" enorme! :o
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Canetas de Aparo...
« Reply #106 on: March 08, 2012, 07:11:48 am »
0

Precisas de comprar um frasco de tinta para caneta; qualquer papelaria razoável terá pelo menos os tinteiros da Parker.

Ora uma questão que levanto, para um iniciante como eu, será melhor o frasco da tinta ou comprar os cartuchos de tinta?

Edit: mais uma :P

o que o rapaz faz no video, para vocês faz sentido? O que recomendam?
Caro Henrique, o frasco é sempre melhor, mas o cartucho é mais prático!
O que o rapaz faz no vídeo, só tem sentido se for para trocar de tinta(tipo, marca ou cor), ou se a caneta ficou muito tempo com uma tinta antiga, dentro dela, e não foi usada. Não se usa detergente em caneta-tinteiro, o que se usa é água limpa e fria! Abraços. :D
« Last Edit: March 08, 2012, 07:15:30 am by GADREL »
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline henrique

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1329
  • Respect: 0
Re:Canetas de Aparo...
« Reply #107 on: March 08, 2012, 11:15:29 pm »
0

Precisas de comprar um frasco de tinta para caneta; qualquer papelaria razoável terá pelo menos os tinteiros da Parker.

Ora uma questão que levanto, para um iniciante como eu, será melhor o frasco da tinta ou comprar os cartuchos de tinta?

Edit: mais uma :P

o que o rapaz faz no video, para vocês faz sentido? O que recomendam?
Caro Henrique, o frasco é sempre melhor, mas o cartucho é mais prático!
O que o rapaz faz no vídeo, só tem sentido se for para trocar de tinta(tipo, marca ou cor), ou se a caneta ficou muito tempo com uma tinta antiga, dentro dela, e não foi usada. Não se usa detergente em caneta-tinteiro, o que se usa é água limpa e fria! Abraços. :D

Obrigado pelas respostas ;)
Já estou a testar o método! Pois lá encontrei mais uma parker cá em casa, ainda com um cartucho de tinta!!
Nem sei como é possível ter tantas canetas parker cá em casa!! Até agora 3 de aparo e mais de 5 esferográficas! Quisesse eu uma colecção de canetas e não teria tantas... (para já consegue haver cá em casa mais canetas parker que DE, para já ;D )

Uma outra questão: dirigi-me a um quiosque, que tinha inclusive diversas canetas quer da marca parker, quer de outra marca que não conheço (canetas de um preço até elevado), dirijo-me ao balcão e pergunto: - vendem tinteiros para canetas de aparo? resposta: - ah? ah daquelas de ponta esquisita?!
Por isso digam-me onde costumam comprar as vossas recargas, e que marcas preferem, e se a marca da tinta "faz" assim tanta diferença! ;)

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Canetas de Aparo...
« Reply #108 on: March 09, 2012, 12:40:23 am »
0
Caro henrique.
As tintas Parker e Sheaffer são excelentes. Inclusive, essa última tem uma cor chamada azul preto, que na realidade é cinza escuro, mas muito bonita!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Canetas de Aparo...
« Reply #109 on: March 09, 2012, 06:01:37 am »
0
Por isso digam-me onde costumam comprar as vossas recargas, e que marcas preferem, e se a marca da tinta "faz" assim tanta diferença! ;)
Compro meus tinteiros em lojas especializadas em canetas! ;)

A marca de tinta que mais uso é Montblanc, ou a Pelikan Edelstein, ambas pretas.

A marca da tinta faz diferença sim!  Tintas ruins podem ser alcalinas demais e danificar a estrutura dos reservatórios das canetas, o que fica pior ainda nos casos de canetas antigas, como as primeiras Parker 51, onde seus reservatórios foram feitos de borracha. Por exemplo, a Parker investiu US$ 200.000 e 17 anos de pesquisa, antes de lançar uma tinta chamada de Superchrome, no final da década de 1940, e que, infelizmente, ao final de muitos anos, se mostrou tão problemática como as anteriores, pois tinha uma secagem muito rápida e que comprometia o mecanismo de enchimento e a pena das canetas. Recomendo duas tintas, largamente aprovadas na atualidade, a Parker Quink e a Sheaffer Skrip. Abraços. :D
« Last Edit: March 09, 2012, 06:51:19 am by GADREL »
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Canetas de Aparo...
« Reply #110 on: March 09, 2012, 07:35:02 am »
0
Recomendo duas tintas, largamente aprovadas na atualidade, a Parker Quink e a Sheaffer Skrip. Abraços. :D


Tenho cá um tinteiro cheio de Parker Quink. :) Só a caneta é que não consigo encontrar :P
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Gabriel Maia

  • Trade Count: (+2)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1810
  • Respect: +5
    • Email
Re:Canetas de Aparo...
« Reply #111 on: March 09, 2012, 02:29:06 pm »
0
Que bela história, Orlando! Uma grande recordação que tens por aí!
Confesso que não percebo nada de canetas, mas vejo muitas exemplares lindíssimos por aqui. Me animei com a ideia.
______

Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Offline henrique

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1329
  • Respect: 0
Re:Canetas de Aparo...
« Reply #112 on: March 09, 2012, 05:14:33 pm »
0
Bem isto se calhar já fica um bocado off topic, mas deixem-me mostrar-vos pois é tal a minha surpresa!
Lembrei-me hoje de reunir todas as canetas da marca Parker (esferográficas e aparos) qual não foi o meu espanto que a contagem chegou às 19! 3 delas são de aparo as outras esferográficas.

« Last Edit: March 09, 2012, 05:16:11 pm by henrique »

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Canetas de Aparo...
« Reply #113 on: March 09, 2012, 05:22:00 pm »
0
Que bela coleção, Henrique!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Rui

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 834
  • Respect: +1
Re:Canetas de Aparo...
« Reply #114 on: March 09, 2012, 07:26:33 pm »
0
Junto aqui também algumas das minhas canetas de aparo.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Canetas de Aparo...
« Reply #115 on: March 09, 2012, 08:02:24 pm »
0
Vocês querem que eus estrague meu IPhone! A tela já está escorrendo baba!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Re:Canetas de Aparo...
« Reply #116 on: March 09, 2012, 08:58:51 pm »
0
Belas histórias e belos artigos, não há dúvida!!

Para encher uma caneta o importante é que não entre ar: significa que apenas a ponta ou meio carregador no tinteiro será a mesma coisa...Assim bastará a ponta (como aquele truque do copo invertido na bacia de água)

Nas tintas existe ainda outro fabricante muito bom e dedicado apenas às Boas Artes da Caligrafia (que a tive cá e confirmo) e ao mundo das tintas. Trinta cores em cartuchos, tinteiros e mata-borrões de papel espesso (tinham até areia de salpicar por cima como talco...)

Chama-se J.Herbin Paris e aqui vai o site (US, creio...)

http://www.jherbin.com/fountain_pen_inks.shtml

Aquele Verde Império e Azul Noite é fabuloso!!


Vai uma micro?!

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Re:Canetas de Aparo...
« Reply #117 on: March 09, 2012, 09:04:23 pm »
0
Quanto à história do confrade Orlando foi só rir!! Fiquei com as aduelas do peito a doer... :D

Faz-me lembrar um colega meu que para ver se tinha gasolina na Vespa saca do isqueiro ao bocal do depósito...BUM!!!  :P ???

Não percebi a lambra e as sobrancelhas/pestanas queimadas até porque nem tinha muitos estudos!!  ;D

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Canetas de Aparo...
« Reply #118 on: March 09, 2012, 09:28:59 pm »
0
Bem isto se calhar já fica um bocado off topic, mas deixem-me mostrar-vos pois é tal a minha surpresa!
Lembrei-me hoje de reunir todas as canetas da marca Parker (esferográficas e aparos) qual não foi o meu espanto que a contagem chegou às 19! 3 delas são de aparo as outras esferográficas.

(Image removed from quote.)

Tenho um conjunto esferografica e lapiseira igual a segunda da fila inferior. Ouro e preto fosco..
E igual as ultimas da direita, tive muitas. Sumiram ;;.
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Canetas de Aparo...
« Reply #119 on: March 09, 2012, 09:35:11 pm »
0
@henrique: comprei cartuchos Parker Quink Mini (são os mais curtos, para a Parker Esprit) na Staples. Em Black e Washable Blue, gosto muito desta última. O truque é que eles normalmente ou têm expostos numa vitrine fechada, ou então só na caixa central, tens que perguntar. Os cartuchos da Rotring Artpen também são compatíveis, por isso deves conseguir encontrar nas papelarias com alguma facilidade.

@Rui: Que caneta é a da direita? Parece uma versão diferente da Esprit.

...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal