Author Topic: Minha experiência e algumas dúvidas  (Read 2581 times)

Offline alepurissimo

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 7
  • Respect: 0
Minha experiência e algumas dúvidas
« on: December 03, 2015, 11:08:57 pm »
0
Olá confrades, como estão?

Primeiro, gostaria de contar minha experiência no mundo do barbear. Iniciei no wetshaving aos 13 anos de idade (hoje tenho 27), mas sem a devida preparação. Usei durante anos as famosas multilâminas e espumas enlatadas e de uns 5 anos pra cá, tenho tido um problema gigantesco na área do pescoço com constantes pêlos encravados e irritação.

Tentei de tudo para melhorar o problema. De mais lâminas a menos escanhoados por semana, passando por barbeadores elétricos e até algumas sessões de depilação a laser na região que mais me afetava. Tive certo sossego após o laser, mas os pêlos cresceram novamente, da mesma forma que antes, duros e encravando.

Já tinha praticamente desistido quando fui cortar o cabelo em um barbeiro antigo aqui da Penha (São Paulo). Pedi a ele para fazer minha barba também. Ele fez uma barba simples, toalha quente, navalhete, creme de barbear bozzano hidratação e usou um splash mentolado da mesma marca como after shave. E mais, barbeou o pescoço a contra-pêlo. Na hora eu até pensei, essa semana vou ter a pior irritação da face da Terra. Mas para minha surpresa, nada! Meu pescoço permaneceu limpo, como se nada tivesse acontecido.

Foi aí que comecei a pesquisar e achei esse fórum. Li praticamente todo o conteúdo voltado para iniciantes e decidi me aventurar. Consegui uma monotech com um parente próximo e montei esse kit ultra low cost da foto (o Tend Skin eu já tinha, por motivos óbvios haha):


Condor sm 3050, monotech brasileira, lâminas derby, asb nivea sensitive, asl bozzano night blue, creme bozzano pele sensível, bowl e navalhete genéricos, pedra hume rapozo.

Mesmo com esse kit simples, me vi gostando de me barbear novamente, coisa que não acontecia há uns 10 anos. A quantidade de irritações diminuiu consideravelmente e tenho me barbeado em um intervalo muito menor (dia sim, dia não), diferente dos 5 ou 6 dias de antes.

Assim, tenho ainda algumas dúvidas, poderiam me ajudar?
1) Pré-barba: tenho apenas lavado o rosto com um sabonete asepxia azul (fórmula forte) para limpar os poros e retirar impurezas/células mortas. Após a lavagem, espero uns 15 minutos para acalmar a pele e inicio o escanhoado. Tenho me barbeado antes do banho, com água fria, pois percebo minha pele mais branda do que com água morna/aquecida.
Vocês acham que esse ritual pré está de bom tamanho? Me recomendam algum produto ou novo método para melhorar o pré-barba?

2) Aplicação da espuma: o método correto de se aplicar é com o rosto úmido ou seco? Faz diferença?

3) Novos produtos: agora que vi que o método funciona comigo, estou querendo comprar um sabão ou creme com melhor proteção e hidratação que o bozzano. Não pretendo importar por enquanto. Então o que recomendam para mim com fácil acesso no mercado brasileiro? Tenho a barba grossa e dura, como já mencionado, e propensão à irritação no pescoço.

4) Não me dei bem com a pedra-hume. Mesmo sem irritar a pele no escanhoado, minha pele fica bem vermelha quando uso a pedra hume. Isso é comum?

Perdoem-me pela extensão do post. Obrigado a todos que disponibilizaram posts aqui no fórum com dicas para inciantes. Vocês foram de extrema ajuda. Abraços!

Offline leandrofsouza

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 348
  • what's up?
  • Respect: +11
Re: Minha experiência e algumas dúvidas
« Reply #1 on: December 04, 2015, 12:09:38 am »
0
Confrade alepurissimo,

O teu kit inicial é praticamente igual ao que eu usei nos primeiros meses de BC. Apenas tinha uma SR chinesa genérica eu já doei ao meu cunhado. De resto, era igual: pincel. creme, pós barba, etc. No início, me barbeava a cada três dias, mas felizmente a técnica melhorou e hoje consigo me barbear todo o dia, mesmo tendo pele sensível e um pelo cerrado.

Segue o que funciona para mim:

1) Pré-barba: O melhor pré barba hoje ou é sair do banho e iniciar o escanhoado, ou quando não tomei uma ducha, passo um sabão comum no rosto com o próprio pincel, fazendo espuma e depois fazendo o enxague sem secar muito o rosto. Utilizo sempre água fria. Tentei água quente e não me dei muito bem.

2) Aplicação da espuma: Faço espuma na tigela e aplico no rosto úmido.

3) Novos produtos: Os produtos da Bozzano são muito bons. Tenho resultado fantástico com qualquer um deles. Mas se tens interesse de adquirir novos produtos (cuidado com isso....vicia!), te diria para comprar qualquer sabão ou creme de barbear da Ingá. Tenho vários e são muito bons.

4)Pedra hume: No meu início, ficava vermelho e ardia muito. Pense em um muito. Mas hoje após alguns meses, arde muito pouco e é um produto de assepsia e contenção de cortes muito bom. Acredito que hoje em dia eu não faço uma agressão tão grande ao rosto como fazia antes (técnica + ritual + produtos bons, etc). Passo logo após o escanhoado e antes da loção de barbear. Deixo agir por um minuto e enxáguo o rosto com água. 

Espero ter ajudado.


Offline alepurissimo

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 7
  • Respect: 0
Re: Minha experiência e algumas dúvidas
« Reply #2 on: December 04, 2015, 12:40:52 am »
0
Olá, leandrofsouza!

Agradeço a resposta. Quais sabões da Ingá você recomenda? Gostei da descrição do Ishtar e do Arbore Vitae.

Esse sabão que você passa no rosto no pré-barba é tipo sabonete ou você fala de sabão de barbear mesmo?

Abraços!!

Offline leandrofsouza

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 348
  • what's up?
  • Respect: +11
Re: Minha experiência e algumas dúvidas
« Reply #3 on: December 04, 2015, 01:23:33 am »
0
Qualquer sabão da ingá de barbear é ótimo. Eu tenho o Arbore Vitae e gosto muito.

O sabão que passo no rosto é um sabão normal. Dove, por exemplo, é um que gosto de passar para limpar o rosto antes do barbear.

Abraço.


Offline alepurissimo

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 7
  • Respect: 0
Re: Minha experiência e algumas dúvidas
« Reply #4 on: December 04, 2015, 01:38:47 am »
0
Ah, entendi.

Eu tenho lido boas reviews também do sabão Proraso vermelho. Dizem que ele é muito bom pra barba dura. Alguém daqui já testou? No mercado livre tem um anúncio.

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
  • Respect: +14
Re: Minha experiência e algumas dúvidas
« Reply #5 on: December 04, 2015, 08:06:39 am »
0
Muita coisa nesse mundo do barbear tradicional é bem pessoal e temos que tentar a variáveis pra descobrir o que é melhor pra nós.
Mas algumas coisas posso te falar:

Seu kit inicial tá bom, mas um sabão do Ivan vai melhorar ainda mais seu barbear.

Acho este sabão que vc tá usando como pré barba deve ser muito forte e até um pouco esfoliante também , recomendo um sabão neutro de glicerina se o objetivo é só lavar e limpar a pele. Não se deve esfoliar no mesmo dia que se faz a barba.

Quanto a pedra hume, isso pode ser técnica com o novo barbeardor. Dê um tempo na pedra e melhore sua técnia com o aparelho e também teste outras lâminas.

Rosto húmido para aplicar e fazer espuma eu acho ideal.

E mais uma última coisa: técnica, técnica e técnica (principalmente com barbeador e fazer espuma).
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Minha experiência e algumas dúvidas
« Reply #6 on: December 04, 2015, 10:29:44 am »
0
Bons conselhos dados pelos confrades acima, não acrescentaria nada mais.
Nunca experimentei bozzano, mas é bem conceituado entre os confrades brasileiros, decerto é um bom produto. Mas um sabão do Ivan será uma adição interessantes, sim.

O sabão vermelho da Proraso é também muito bom, gosto muito. Se o puderes comprar a bom preço no Brasil, é de aproveitar. Mas com um sabão do Ivan ficarás bem servido.

Ao início é compreensível algum entusiasmo, e que queiramos experimentar tudo e mais alguma coisa... mas o mais importante é desenvolver a técnica, de preferência com um número mais restrito de produtos - andar a mudar frequentemente de produtos pode por vezes ser contraproducente, ao início, pois às tantas já nem se sabe se o problema é do produto, da técnica, ou de qualquer outra coisa...

E bons escanhoados!
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline leandrofsouza

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 348
  • what's up?
  • Respect: +11
Re: Minha experiência e algumas dúvidas
« Reply #7 on: December 04, 2015, 11:35:28 am »
0
Vale lembrar que aqui no forum do BC existem muitos avaliações e informações sobre sabões, cremes, pedras hume, rituais, lâminas, etc, etc. É conteúdo pra ninguém botar defeito e para MUITAS horas de leitura :)


Offline Latherão

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2711
  • Respect: +1618
    • Email
Re: Minha experiência e algumas dúvidas
« Reply #8 on: December 04, 2015, 12:12:54 pm »
0
Só uma achega relativamente à pedra hume. Depois de aplicada, deve enxaguar a pele pouco tempo depois (uns 30 segundos). Se deixar na cara vai secar a pele e provocar irritação. Talvez ajude a resolver o problema que refere...

Offline leoneljbsantos

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 69
  • Respect: +1
Re: Minha experiência e algumas dúvidas
« Reply #9 on: December 04, 2015, 12:55:56 pm »
0
Desconhecia a dica de enxaguar a face depois da aplicação da pedra hume. Mas faz todo o sentido, uma vez que após a sua aplicação eu tenho esses mesmos sintomas: Pele seca, e irritação! :o

Latherão, obrigado pela dica e pela partilha, no fundo, é esse o espírito do forum. ;)

Offline alepurissimo

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 7
  • Respect: 0
Re: Minha experiência e algumas dúvidas
« Reply #10 on: December 04, 2015, 03:20:17 pm »
0
Essa da pedra hume deve ser a solução ideal mesmo. Minha pele de início não arde muito o que mostra que minha técnica está ao menos razoável, certo? Mas após uns 5 minutos, a cara e o pescoço ficam vermelhos e aí sim, eu sinto a pele seca e ardendo um pouco. Vou fazer o teste dos 30 segundos e enxaguar o rosto depois pra checar! Obrigado pela dica, Latherão.

oversaturn, você está certo em relação à troca de produtos. Por enquanto penso em trocar apenas dois itens: o creme por um sabão de maior performance e a lâmina Derby por uma mais agressiva. A Derby tem me servido bem, mas quero saber como se comporta uma Feather com a monotech. Tenho lido que o casamento de uma lâmina mais agressiva com aparelhos suaves é uma boa.

Quanto ao sabonete, eu uso para o corpo o sabonete de glicerina da Granado. Vou lavar o rosto com ele antes do barbear pra checar.

Obrigado pelas respostas, confrades. Abraços!

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Minha experiência e algumas dúvidas
« Reply #11 on: December 04, 2015, 03:59:53 pm »
0
Viva,

Lâminas vale sempre a pena experimentar. Nem que seja para saber que não se gosta de determinada lâmina...!
Geralmente, lâmina mais assertiva com uma máquina suave acaba por ser um casamento feliz.

Podes ou não vir a gostar das feather... isso é que só experimentando. Existem muitas outras que podes ir testando, com calma, sem pressas.

Quanto à perdra-hume, não uso com frequência... mas quando a uso, enxaguo sempre a cara pouco tempo depois. É uma boa dica.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal