Author Topic: Iniciante a precisar de ajuda!  (Read 7708 times)

Offline Antonio.dias

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 13
  • Respect: 0
    • Email
Iniciante a precisar de ajuda!
« on: February 10, 2014, 12:13:54 pm »
0
Boas a todos,

Necessito de alguma ajuda, visto que tenho tido alguns problemas com o barbear manual. O que me tem dificultado, e quase que me vou ficando pelo aparar com maquina a barba, é o facto de ter a pele extremamente sensível.

Sempre que opto por barbear com maquina barbear manual acontece sempre o mesmo, que é na segunda passagem ter a pele já a começar a ficar vermelha e irritada nos sítios onde ainda não saiu a barba toda. Este ardor que provoca e o facto da pele ficar totalmente vermelha, impede-me sequer de acabar o barbear  :-\. Após o barbear ainda fico com a cara assim vermelha mesma com algumas manchas de vermelhão durante algum tempo.

Acho que também me falta um pouco de técnica, pois também sou um bocado “Eduardo Mãos de Tesoura” e surgem sempre alguns cortes uns mais pequenos e já fiz uns feios também na sua maioria utilizando maquinas normais de 3 laminas e 4 laminas.

Experimentei recentemente uma Safety razor que tinha lá para casa(não sei a marca daquilo). Fui comprar umas laminas “bic chrome platinum”(deduzo que sejam agressivas e não indicadas para iniciantes), fui comprar um creme para o pincel e siga desfazer. O que é certo é que mais uma vez na segunda passagem a pele já estava a começar a ficar vermelha e irritada em algumas zonas, e inclusive fiz um corte feio que nem o lápis hemostático estancou.. conclusão fiquei com a barba imperfeita em algumas zonas e não consegui acabar o barbear com o tentar estancar o corte e a pele irritada impediu-me.

Não querendo já dar por concluída a minha experiencia com as maquinas manuais estou disposto a tentar melhorar alguns aspetos no barbear com maquina manual e com alguma ajuda quem sabe conseguir efetivamente ter um bom barbear.

Pelo que já lí no fórum e provavelmente o que vou fazer é começar por uma maquina para principiante como a wilkinson sword classic, que penso haver na schleckers que minimiza o risco de cortes sem grande investimento certo? Não sei se me aconselham outra coisa?

Agora no que toca a maquina, técnica, pincel, creme barbear, laminas.. é que não sei o mais indicado, visto que tenho este problema da pele que fica irritada muito rapidamente..

Cumprimentos!

Offline ARABACI

  • Trade Count: (0)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 742
  • Long living and prosperity!
  • Respect: +1
    • Email
Re: Iniciante a precisar de ajuda!
« Reply #1 on: February 10, 2014, 12:30:03 pm »
0
Olá, há vários vídeos aqui no Fórum dando dicas de como barbear. Quanto à máquina, essa parece interessante para começar , mas antes de tudo, nunca se esqueça de apenas usar o peso da máquina, nunca faça força! Quando usávamos anteriormente Mach 3 ou semelhantes ou barbeadores elétricos, tendemos a apertar o rosto, e no barbear clássico, isso nunca dá certo.

Offline Antonio.dias

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 13
  • Respect: 0
    • Email
Re: Iniciante a precisar de ajuda!
« Reply #2 on: February 10, 2014, 12:37:27 pm »
0
Olá, há vários vídeos aqui no Fórum dando dicas de como barbear. Quanto à máquina, essa parece interessante para começar , mas antes de tudo, nunca se esqueça de apenas usar o peso da máquina, nunca faça força! Quando usávamos anteriormente Mach 3 ou semelhantes ou barbeadores elétricos, tendemos a apertar o rosto, e no barbear clássico, isso nunca dá certo.

Obrigado pelo comentário. Penso que terei cometido esse erro de usar alguma pressão utilizando a maquina que tinha em casa. Possivelmente alguns dos cortes terão ocorrido daí.

Esqueci-me de mencionar que sou do porto, para facilitar nas sugestões que possam fazer.

cumprimentos.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Iniciante a precisar de ajuda!
« Reply #3 on: February 10, 2014, 01:32:13 pm »
0
A wilkinson classic é uma bela máquina para iniciantes e não só. As lâminas que vem com ela é que não são grande coisa. Se puderes, troque. As Bic também são péssimas, na minha humilde opinião.
Não sei se tem mercado continente no Porto, mas lá se vende lâminas fabricadas pela Persona, bem melhores, mas ainda assim, longe de serem lâminas de topo.
Podías mandar uma MP para o Gil Brandão, aka lamina, que é de Santa Maria da feira, ele tem uma seleção boa de lâminas é outros produtos, e te indicará um kit básico de qualidade.

Mas nada disso substitui a habilidade manual. Te recomendo ler bastante e assistir a quantos vídeos puder no YouTube sobre o assunto. Especialmente os canais do geofatboy, e do Mantic59.

E tenha calma, não faça pressão, paciência é a palavra chave no início.
Uma boa rotina de limpeza e preparação da pele antes de se barbear ajuda. Procure os tópicos fixos do fórum e dê uma lida, vão te ajudar com certeza.

Para já, que tipo de espuma esta usando?

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: Iniciante a precisar de ajuda!
« Reply #4 on: February 10, 2014, 01:32:44 pm »
0
Vou citar um ilustre confrade que, num post bastante antigo, creio que responde a muitas das tuas dúvidas:

....
Eu não me barbeio com lâminas DE, apenas com navalhas, mas as "regras" são as mesmas.

  • A navalha tem que estar pronta a barbear. A maioria das navalhas, quando compradas, não estão prontas a serem usadas. Cortam, mas cortam mal. Contrata um serviço de afilamento.
  • O creme ou sabão de barbear deve proporcionar boa hidratação e lubrificação. Sem isto, a lâmina não desliza correctamente nem a pele fica protegida contra as agressões da lâmina.
  • Com as mãos molhadas, estuda o sentido do crescimento dos pêlos. Vais reparar que há zonas da cara cujos pêlos têm direcções diferentes de outras zonas. Ao barbear, na primeira passagem, corta ao longo da direcção do crescimento do pêlo, nunca contra (o dito "escanhoado"). Nas passagens seguintes, altera o sentido (90 graus e depois quase-180 graus).
  • Usa um pincel de barba. O pincel faz a esfoliação da pele, isto é, remove as camadas de células mortas e massaja a superfície da pele. Para além disso, quando carregada com o creme, espalha o creme de maneira profunda até dentro dos poros da cara, preparando correctamente a pele para o barbear.
  • Ao contrário das multi-lâminas modernas, NÃO USES PRESSÃO ao barbear. Se a lâmina (DE ou navalha) só corta se se pressionar ou fazendo várias passagens, então PÁRA! A lâmina não está em condições para ser utilizada. Uma boa lâmina corta a barba apenas deslizando com praticamente o seu próprio peso sob a cara. Não é preciso pressionar mais que isso, "conduz" apenas a lâmina.
  • Ao barbear, não uses um ângulo muito acentuado. No máximo, usa até 30 graus, imaginando que os 0 graus são a lâmina deitada sobre a cara.
  • Certifica-te que o creme na cara não seca. Se começar a secar, adiciona algumas gotas de água quente e espalha de novo. Depois de acabares a primeira passagem, remove os restos de creme com água quente, pega no pincel e volta a espalhar o creme para a segunda passagem.
  • Não tentes que à primeira passagem, fique tudo barbeado. Tipicamente faz-se 2,3 ou 4 passagens.
  • Não uses a lâmina na mesma área várias vezes na mesma passagem, porque da primeira vez, irás remover o creme nessa zona, o que precisará de novo de creme para barbear, o que só irá acontecer na próxima passagem.
  • Depois da última passagem, tira os restos de creme com água fria. A água fria ajuda a fechar os poros e a acelerar a cicatrização da pele. A água quente abre os poros, a fria fecha.
  • Usa um after-shave para promover a cicatrização. Depois do afters-shave, é também boa ideia colocar um bálsamo para re-hidratar a pele.
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Iniciante a precisar de ajuda!
« Reply #5 on: February 10, 2014, 01:35:03 pm »
0
Olá! Bem-vindo!

A Wilkinson é um  boa máquina para começar, sim. É muito suave, o que minimiza o risco de acidentes. No entanto, pode não dar um apurado muito bom como alguns gostariam.
pelo preço baixo, é uma máquina interessante para experimentar este mundo do barbear tradicional.

Outras máquinas boas para se começar são as Edwin Jagger, as Mühle de pente fechado, as Merkur ou a Feather Popular mas estas já requerem um investimento maior. Uma Gillette Tech antiga também poderá ser uma opção, se tiveres a sorte de encontrar uma.

O conselho do Arabaci é pertinente: nunca fazer pressão, é regra de ouro para ter um barbear confortável.

As lâminas BIC não são consensuais... apesar de pessoalmente até gostar delas, há muitos que não gostam mesmo nada delas. Talvez seja boa ideia experimentar outra marca de lâminas. O Continente vende umas lâminas de marca própria que são fabricadas pela Personna e são mais consensuais.

Fazer uma boa espuma é um passo importante... aliás, é logo meio caminho andado. Se a espuma não estiver bem feita, não vai proteger o suficiente. A espuma deve ser opaca, sem bolhas de ar e com um aspecto luzidio, e deve proporcionar também um bom deslize.  Há diversos vídeos no fórum que mostram como obter uma boa espuma.

Já agora, será que podes mostrar uma foto da máquina que tens? Talvez possamos ajudar...

Boa sorte e bons escanhoados! :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
  • Respect: +14
Re: Iniciante a precisar de ajuda!
« Reply #6 on: February 10, 2014, 02:26:24 pm »
0
Bem vindo ao BC!!!

Além de tudo que foi escrito, faca também um mapa do crescimento da sua barba. Assim você evita de pegar o contra pêlo na primeira passagem.

Veja aqui: http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=5405.0
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Iniciante a precisar de ajuda!
« Reply #7 on: February 10, 2014, 02:45:33 pm »
0
A wilkinson classic é uma bela máquina para iniciantes e não só. As lâminas que vem com ela é que não são grande coisa. Se puderes, troque. As Bic também são péssimas, na minha humilde opinião.


 No meu caso, acho as Wilkinson com as BIC um par muito competente... 8)

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Iniciante a precisar de ajuda!
« Reply #8 on: February 10, 2014, 02:51:42 pm »
0
No meu caso, acho as Wilkinson com as BIC um par muito competente... 8)

Pode ser, nunca as usei em conjunto.
Agora já não tenho como testar, dei todas as Bic que tinha.... =)

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Iniciante a precisar de ajuda!
« Reply #9 on: February 10, 2014, 02:53:03 pm »
0
Pode ser, nunca as usei em conjunto.
Agora já não tenho como testar, dei todas as Bic que tinha.... =)

 ;D ;D
...então e quem as recebeu, gostou das mesmas?

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Iniciante a precisar de ajuda!
« Reply #10 on: February 10, 2014, 03:25:49 pm »
0
;D ;D
...então e quem as recebeu, gostou das mesmas?

Penso que não... ;D

Offline Antonio.dias

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 13
  • Respect: 0
    • Email
Re: Iniciante a precisar de ajuda!
« Reply #11 on: February 10, 2014, 03:29:54 pm »
0
Desde já um obrigado a todos os que têm comentado e aconselhado ao meu post.

Pelo que vejo trouxe cmg alguns "vicios" do barbear com maquina manuais com 3 e 4 laminas. que claramente não ajudaram na minha primeira experiência com a safety razor que tinha.

Infelizmente só vi depois de "tentar" desfazer a barba é que vi o post que o classic-shaver colocou.

Pelo que li aqui pelo forum uma boa espuma, proveniente de sabão ou tubo, faz a diferença para um bom barbear. Alguem que tenha pele sensivel, ou que saiba de alguma que efetivamente ajude neste campo a minimizar a irritação/intolerância à lamina e maquina?
« Last Edit: February 10, 2014, 03:32:30 pm by Antonio.dias »

Offline Antonio.dias

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 13
  • Respect: 0
    • Email
Re: Iniciante a precisar de ajuda!
« Reply #12 on: February 10, 2014, 03:31:33 pm »
0
Bem vindo ao BC!!!

Além de tudo que foi escrito, faca também um mapa do crescimento da sua barba. Assim você evita de pegar o contra pêlo na primeira passagem.

Veja aqui: http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=5405.0

Claramente algo novo para mim! o teu efetivamente parece um mapa complicado para o barbear!

Offline Antonio.dias

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 13
  • Respect: 0
    • Email
Re: Iniciante a precisar de ajuda!
« Reply #13 on: February 10, 2014, 03:34:55 pm »
0

Já agora, será que podes mostrar uma foto da máquina que tens? Talvez possamos ajudar...

Boa sorte e bons escanhoados! :)

boas,

Infelizmente acho que é mesmo fabrico chinês  :o o que junto aos maus hábitos de uma maquina com 3/4 laminas e inexperiência deu um resultado fantástico xDD

Offline Antonio.dias

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 13
  • Respect: 0
    • Email
Re: Iniciante a precisar de ajuda!
« Reply #14 on: February 10, 2014, 03:40:34 pm »
0
...

Mas nada disso substitui a habilidade manual. Te recomendo ler bastante e assistir a quantos vídeos puder no YouTube sobre o assunto. Especialmente os canais do geofatboy, e do Mantic59.

Boa sugestão, efetivamente tem aqui algumas tecnicas e procedimentos que vou ter que ter em conta! :)

Para já, que tipo de espuma esta usando?

não tenho a certeza, mas acho que foi marca jumbo um creme de barbear que usei..

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal