Author Topic: Produtos pré-barba  (Read 4424 times)

Offline Ablasted

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 25
  • Respect: 0
    • Email
Produtos pré-barba
« on: March 16, 2014, 10:35:40 am »
0
Tenho lido e seguido muitos conselhos de confrades experientes aqui do nosso fórum e já estou a começar a melhorar a técnica e o material (com muito apoio do excelentíssimo e sempre disponível Gil - Lâmina), mas esta dúvida persiste:
Devo usar um pré-barba? E se sim, quais seriam as escolhas possíveis?
Como me iniciei nas SR há pouco tempo, a minha pele ainda se está a habituar a estes tratamentos e à falta de técnica, pelo que nem sempre os resultados são pacíficos.
Não estou muito preocupado em conseguir já um BBS mas queria evitar a irritação da pele e talvez o auxílio de um pré-barba fosse positivo.
Para ajudar a esclarecer, explico aqui um pouco da minha rotina:
- Uso a Wilkinson Classic juntamente com lâminas Wilkinson (que vieram com a máquina), Continente ou Croma azuis. Brevemente irei passar a usar uma EJ Barley que o confrade Gil já enviou.
- Uso o creme Musgo Real ou o boião branco da Proraso (peles sensíveis).
- O pincel ainda é um do Continente mas o confrade Gil já está a providenciar um upgrade neste campo.
- Uso também o lápis 444 para estancar os eventuais sangramentos.
- Uso um ASL marca Continente, que também será substituído por algo com melhor qualidade.
Normalmente faço 3 passagens, nunca contra o pêlo e sempre com a pressão mínima.
Agradecia as vossas opiniões e observações de forma a poder elevar a qualidade do meu escanhoado e resultado final.

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Produtos pré-barba
« Reply #1 on: March 16, 2014, 10:49:24 am »
0
Vou comentar apenas baseado na minha experiência.

Durante 6 meses utilizei em todos os barbeados um pre barba "Proraso" verde. Alem do aroma que gostava, sentia a lamina deslizar um pouco melhor, e cheguei mesmo a tentar tirar eventuais duvidas utilizando apenas em metade da cara! Notava-se bastante.

Quando terminou, encomendei um "Proraso" branco, mas ao mesmo tempo chegou-me a casa entre compras, ofertas, samples etc os seguintes:

- TOBS Herbal Pre Shave Gel
- Óleo Musgo Real
- Óleo "Shave Secret"

Após utilizar estes 3, vendi logo o Proraso com apenas uma utilização. Se eu pensava que fazia diferença com ele, quando experimentei os citados, aí sim, a diferença era monstruosa! Meti por ordem de gosto e que melhor funcionam comigo. Sinceramente, o Tobs e o MR tem uma performance muito parecida, e nunca os devo deixar acabar cá em casa a partir de agora. Tenho também um Razorock a caminho e vou comprar um T&H que dizem ser muito bom.

Obviamente há que não utilize, e que não note diferenças. No meu caso especifico, no meu tipo de pele, de barba cerrada e bem semeada... um bom pré shave é a diferença entre um bom e um mau barbeado.
« Last Edit: March 16, 2014, 08:13:24 pm by goaman »
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline ischiapp

  • Trade Count: (0)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2184
  • True BBS
  • Respect: +1925
    • Pierpaolo's G+
    • Email
Re: Produtos pré-barba
« Reply #2 on: March 16, 2014, 11:43:03 am »
0
I do an oil with flower extract, and It's very very helpful specially with straight/shavette. ;D
http://www.ilrasoio.com/viewtopic.php?f=34&t=3168#p27286
Onde há um grande desejo, não pode haver grande dificuldade - Maquiavel
O tradutor fala por mim. Saudações de Ischia, Pierpaolo @ ischiapp.blogspot.com

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Produtos pré-barba
« Reply #3 on: March 16, 2014, 11:56:20 am »
0
Há uma seção específica para os produtos de antes da barba. Vejam aqui. Dica aos iniciantes:usem o botão de pesquisa antes de postar dúvidas.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Ablasted

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 25
  • Respect: 0
    • Email
Re: Produtos pré-barba
« Reply #4 on: March 16, 2014, 12:24:52 pm »
0
Já estive a ler por essa secção, e está muito bem preenchida com várias avaliações e descrições.
Mas o que me interessa receber neste tópico são opiniões e observações sobre a minha eventual necessidade de usar ou não.
Ao longo da leitura dos vários tópicos, o que mais tenho retirado como facto é que muitas escolhas baseiam-se em escolhas pessoais.
Acho que esta dúvida se encaixará nesse campo, pelo que gostava de receber opiniões de confrades mais experientes e as suas diversas experiências neste campo.
Agradeço, no entanto, o cuidado que teve em apontar a secção mais apropriada para pesquisar sobre estes produtos. Bem sei que por esses fóruns fora é prática comum não pesquisar e avançar logo com perguntas sobre assuntos que já foram vastamente debatidos

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Produtos pré-barba
« Reply #5 on: March 16, 2014, 12:49:59 pm »
0
Recomendo a leitura desse tópico: http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=6065.0

Dito isso, continuo achando que os pré-barba são supérfluos. É perfeitamente possível ( e vou além; para mim é habitual) ter um excelente barbear, BBS ou não, sem pré-barbas. Muitos não representam qualquer melhora no processo, e alguns até atrapalham mais do que ajudam.

Com isso não quero dizer que não devas experimentar. Depois de ter tentando com um monte diferentes, achei um que ajuda ( mas não faz nenhum milagre!); o Hot towel mask da The Grooming Co. O Sabão de glicerina da Musgo Real também é algo que uso bastante, mas já nem conto como pré-barba ( e de facto não é), já que a função dele é de limpeza da oleosidade.
 
Portanto, experimentar não custa nada, apenas alguns euros.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Produtos pré-barba
« Reply #6 on: March 16, 2014, 01:06:34 pm »
0
Tenho usado o teu método de não passar nada antes, Gago! E tem funcionado muito bem, principalmente quando dou um descanso de 2 ou 3 dias ao rosto. Ele fica mais oleoso, não necessitando de pré que não seja uma água morna ou uma passada de pincel!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Produtos pré-barba
« Reply #7 on: March 16, 2014, 01:09:29 pm »
0
Tenho usado o teu método de não passar nada antes, Gago! E tem funcionado muito bem, principalmente quando dou um descanso de 2 ou 3 dias ao rosto. Ele fica mais oleoso, não necessitando de pré que não seja uma água morna ou uma passada de pincel!

Pois é o que eu digo; No mínimo, dá pra passar sem eles. Não digo que não hajam pré-barbas que funcionem com uma ou outra pessoa, mas acho que 90% são dispensáveis.  :)

Offline Ablasted

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 25
  • Respect: 0
    • Email
Re: Produtos pré-barba
« Reply #8 on: March 16, 2014, 01:17:30 pm »
0
Obrigado Gago, ainda não tinha visto aquele tópico. Já baixei o livro para ler mais tarde.
Eu tenho tentado ler o mais possível mas chega a um ponto em que a informação é tanta que fica complicado fazer a triagem do que estamos à procura no momento e acabamos por ir lendo sobre outros assuntos até que perdemos o sentido original.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Produtos pré-barba
« Reply #9 on: March 16, 2014, 01:23:09 pm »
0
Obrigado Gago, ainda não tinha visto aquele tópico. Já baixei o livro para ler mais tarde.
Eu tenho tentado ler o mais possível mas chega a um ponto em que a informação é tanta que fica complicado fazer a triagem do que estamos à procura no momento e acabamos por ir lendo sobre outros assuntos até que perdemos o sentido original.

O início de tudo é assim. Fazer a triagem do que convém ler quando e como, é difícil mesmo. Eu vivo lendo coisas que vi no início da "carreira" e vez ou outra, pesco algo que não havia entendido ou já não lembrava.

O que ajuda é: Copiar as informações relevantes num arquivo de texto, para seprara o joio do trigo.

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Produtos pré-barba
« Reply #10 on: March 16, 2014, 02:29:24 pm »
0
Dependendo do tamanho da agressão que ficou depois do escanhoado, uma Pedra Hume barra, por todo o rosto, seriá muito bom, para fechar o poros, evita irritações, estanca micro lesões, já em relação, balsamo e locões, acredito que já tenha lido muito por ai, e o confrade Gago e o sempre gentil confrade Gil, pode confiar, para o BBS, ele vem como o tempo e com cuidado, primeiro com uma boa preparação com um bom sabão sendo com água fria ou morna, teste varias laminas, uma acertara com seu manuseio, não conheço o procedimento com as SR´s, mas acredito que também sejam em movimentos curtos, sem pressão, e firme com estabilidade nas mãos, e sempre esticando o rosto para facilitar o corte dos pelos e manter a pele estável.

Grande abraço.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Produtos pré-barba
« Reply #11 on: March 16, 2014, 02:33:26 pm »
0
Bela aula, Daniel! Seguindo esses passos, os cortes diminuem muito!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Ablasted

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 25
  • Respect: 0
    • Email
Re: Produtos pré-barba
« Reply #12 on: March 16, 2014, 02:36:17 pm »
0
Obrigado pelas dicas. Tenho conferenciado bastante com o confrade Gil, que já providenciou uma nova máquina e estará, se lhe for possível, a providenciar a pedra hume e um pincel com mais qualidade

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: Produtos pré-barba
« Reply #13 on: March 16, 2014, 10:28:28 pm »
0
Há pouco tempo deparei-me exactamente com essa questão, e depois de muita leitura por aqui, compreendi mais uma vez que a única forma de saber se era ou não interessante para mim era experimentar. Assim, comprei um boiãozito de Proraso Pré-barba Branco, que apenas usei nas últimas 2/3 vezes...

Se fez alguma diferença na qualidade e conforto do barbear? Talvez, mínima... Se foi efeito placebo ou real? Não faço ideia, mas penso ser real... Se compensa o preço acrescido (apesar de um boião dever durar uma eternidade) e mais um nível de "complexidade" no barbear? Pelo que tenho visto, na minha opinião, não - mas eu sou um pouco fundamentalista com as teorias K.I.S.S.

Agora fiquei um pouco com a "pulga atrás da orelha" com o post do Goa... Óleos não devem ser boa ideia para a minha pele, oleosa por natureza, mas esse TOBS Herbal qqcoisa... Talvez venha a experimentar...
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Produtos pré-barba
« Reply #14 on: March 16, 2014, 10:32:03 pm »
0
O TOBS é um gel, nada oleoso/gorduroso e é, até agora, o melhor pré barba que já experimentei. O aroma é também muito agradável. Não é propriamente barato em relação á quantidade, mas comigo funciona mesmo!!!
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal