Author Topic: Semogue SOC 2-band vs Simpson 2-band  (Read 26906 times)

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:Semogue SOC 2-band vs Simpson 2-band
« Reply #15 on: June 01, 2011, 12:00:57 pm »
0
Era que observo que os modelos tradicionais de texugo ponta de prata não têm actualmente a categoria ou a aceitação dos modelos em texugo duas bandas.

Caro Murray, eu penso que o problema dos modelos que referiu da Semogue, eu já experimentei o 730 e o 2015HD e falarei desses em concreto embora possa especular que o 2040 será igual ou muito semelhante, é mais o comprimento do loft do que a qualidade do pêlo ou de construção. O backbone é muito importante para facelatherers, na medida que é um factor decisivo da sensação do pincel na cara, e posso-lhe garantir, isto IMHO e YMMV como sempre, que uma das piores sensações que já tive com um pincel foi com o 730! O elevado comprimento do loft torna-o impossível de ser utilizado em movimentos circulares para criar a espuma, pois o pêlo dobra todo e fica-se com a sensação de estar a utilizar uma esfregona na cara que é deveras desagradável. O 2015HD é melhor devido à alta densidade, mas ainda assim deixa bastante a desejar. No entanto também acho estranho que estes modelos não sejam tão bem vistos entre a comunidade que faz espuma na tigela, pois creio que a altura dos loft aliado à altura do cabo do 2015HD (família 1305) cria O pincel para tigela, e não acredito que um Chubby ou Duke 3 sejam mais confortáveis de utilizar para essa prática específica!

Também tenho notado que ultimamente anda uma euforia nos fóruns por pincéis de duas bandas que só visto! Eu também gosto de pincéis de 2 bandas (e ainda hoje comprei um) mas um bom silvertip é algo que me fascina. Prefiro suavidade.

Eu concordo contigo com a euforia, há pessoas que querem tanto, mas tanto backbone de um pincel que não percebo porque não usam um de cerda e acabam logo com essa vontade, o Semogue Continente tem um quantidade assustadora de backbone por apenas 2,5€!  ;)
No entanto, e como tens os dois tipos, reconhecerás que a diferença de suavidade entre um bom silvertip e um bom duas bandas é algo quase microscópico, são estupidamente próximos em suavidade e nem assim tão próximos em backbone, e até há uns tempos ficava-te mais barato um bom duas bandas que um bom silvertip. Ora se eu puder ter as duas coisas não vou ter só uma, daí a minha preferência por duas bandas, acho que a qualidade/preço esteve lá (e ainda está em algumas marcas) mas que me parece que vai mudar... isso sim!
No entanto acho que há outras características que eu procuro num pincel que até dou mais importância que essas duas, especialmente a suavidade, que acho que do Best Badger (ou do Semogue 2010) para cima nenhum é desconfortável de pontas e a diferença de preços não é nada proporcional à diferença de suavidade!
« Last Edit: June 01, 2011, 12:02:47 pm by rntdcarvalho »
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Semogue SOC 2-band vs Simpson 2-band
« Reply #16 on: June 01, 2011, 12:32:39 pm »
0
Pois, mas um bom duas bandas hoje em dia custa uma pipa de massa, simplesmente porque são muito valorizados. Não arranjas um bom 2-band por menos de 60 euros. Têm uma suavidade de pontas maior que a de um pincel silvertip, ou mesmo uma cerda Premium? Se calhar até têm, mas simplesmente não justifica per se a diferença de preço.

Toda esta euforia está a elevar o preço dos 2-band a níveis que me parecem exagerados, simplesmente. :-\ Hoje em dia, um modelo silvertip ou Superbadger (de três bandas) é mais barato que um 2-band, e é isso que me faz uma confusão danada. Algo impensável há uns tempos atrás.

Um silvertip, para quem faz espuma na tigela como eu e o Murray, é uma opção eficaz e muito mais racional. Um Semogue 2010 (ou ABB) é óptimo também pra fazer espuma na face, e custa bem menos que um 2-band. E já nem falo nos de cerda... Olha, tenho dois silvertips, ambos espumam na tigela que é uma maravilha, são suaves na face e nenhum deles me custou mais de €30... para um 2-band, tenho que pagar o dobro, caneco.
« Last Edit: June 01, 2011, 12:34:54 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:Semogue SOC 2-band vs Simpson 2-band
« Reply #17 on: June 01, 2011, 02:27:41 pm »
0
[...]Não arranjas um bom 2-band por menos de 60 euros. [...]
Olha, tenho dois silvertips, ambos espumam na tigela que é uma maravilha, são suaves na face e nenhum deles me custou mais de €30... para um 2-band, tenho que pagar o dobro, caneco.

Primeiro, estou muito surpreendido por um dos teus silvertip ter custado 30€!!! Segundo eu tenho dois duas bandas, Frank Shaving e NF Chunky, que me custaram 17 e 26 euros, respectivamente. O NF ainda tem pouco uso e as pontas ainda não estão no ponto, mas o FS é mais semelhante em suavidade de pontas ao meu Semogue LE 2010 que o meu Semogue 730 era! Mesquinhices, que qualquer um deles é super suave, mas se fosse forçado a pontuar era assim que os colocaria!
Se reparares, marcas como a Semogue (não tens silvertip com 24mm de nó, só duas bandas), Vie Long e a New Forest continuam a ter os duas bandas abaixo dos preços do silvertip.
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Semogue SOC 2-band vs Simpson 2-band
« Reply #18 on: June 01, 2011, 02:48:10 pm »
0
Lá está, o teu Frank Shaving e o meu LiJün ainda são excepções à regra. Talvez não se comparem às marcas "premium", mas para o preço são muito bons.

O teu NF talvez também seja uma excepção, mas foi um dos "seconds" - ou seja, uma oportunidade a metade do preço que não aparece todos os dias. :P

OK, "esse" meu silvertip também não era novo, era em segunda mão, embora mal tivesse sido usado - mas um 2-bandas de uma marca "premium", mesmo em segunda mão, é caso pra me levarem o couro e o cabelo, pelo que tenho visto nos BST's. :P

Dantes, justificava-se o alto preço do Silvertip pela sua raridade - afinal é pêlo escolhido de uma zona muito limitada do animal. É mais raro, logo tem um preço mais alto. Faz sentido.

Hoje em dia, geralmente os pincéis de 2-bandas ou são em "Finest" ou em "Super" (OK, alguns também em silvertip), ou até como já li algures, pêlo Best com as pontas branqueadas. Ora, supostamente seria um tipo de pêlo menos raro que Silvertip, e como tal, seria mais barato. E lá está, custa-me encontrar justificação para que tal não aconteça, sem ser toda a euforia pelo backbone, e toda a procura que este tipo de pêlo tem habitualmente. E é isso que me deixa perplexo. Lei da oferta e da procura?
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re:Semogue SOC 2-band vs Simpson 2-band
« Reply #19 on: June 01, 2011, 02:58:35 pm »
0
Dantes, justificava-se o alto preço do Silvertip pela sua raridade - afinal é pêlo escolhido de uma zona muito limitada do animal. É mais raro, logo tem um preço mais alto. Faz sentido.

Quando comprei o meu Shavemac em duas bandas estive um mês à espera dele. A resposta do Bernd a um email meu foi que tinham tido problemas em encontrar este tipo de pelo.
Noutra ocasião tentei adquirir um Simpson em duas bandas na DiamondEdge e a resposta que me deram foi de que não tinham nenhum, e não sabiam quando teriam dado neste momento haver uma escassez deste tipo de pelo.
De maneira que não sei se fará muito sentido :P.

EDIT: "pêlo Best com as pontas branqueadas" - Esta parte também está muito boa. Não sei porque é que ele não meteu os Simpson's em Best num balde de lixívia, já que não gostou deles. Podia ser que tivessem ficado mais suaves.
E agora se me dão licença vou comprar um capacete, que desconfio que hoje ainda me vai cair alguma coisa em cima.
« Last Edit: June 01, 2011, 03:11:32 pm by bleddyn »

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Semogue SOC 2-band vs Simpson 2-band
« Reply #20 on: June 01, 2011, 03:06:26 pm »
0
Dantes, justificava-se o alto preço do Silvertip pela sua raridade - afinal é pêlo escolhido de uma zona muito limitada do animal. É mais raro, logo tem um preço mais alto. Faz sentido.

Quando comprei o meu Shavemac em duas bandas estive um mês à espera dele. A resposta do Bernd a um email meu foi que tinham tido problemas em encontrar este tipo de pelo.
Noutra ocasião tentei adquirir um Simpson em duas bandas na DiamondEdge e a resposta que me deram foi de que não tinham nenhum, e não sabiam quando teriam dado neste momento haver uma escassez deste tipo de pelo.
De maneira que não sei se fará muito sentido :P.

Em termos de origem, continua a fazer sentido. O pêlo silvertip é supostamente colhido de uma zona mais restrita do animal. Logo, é "produzido" (ou colhido) em menos quantidade.

Agora se me disseres que a montante, a actual euforia e procura intensa dos 2-band leva a que haja escassez desse tipo de pêlo (com o consequente aumento dos preços), isso já são outros quinhentos. :P E aí, concordo.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re:Semogue SOC 2-band vs Simpson 2-band
« Reply #21 on: June 01, 2011, 03:17:02 pm »
0
Em termos de origem, continua a fazer sentido. O pêlo silvertip é supostamente colhido de uma zona mais restrita do animal. Logo, é "produzido" (ou colhido) em menos quantidade.

Faz sentido se o pelo sair da mesma raça de animais. Se considerarmos que existem várias raças de texugo, com tipos de pelo diferente (da mesma maneira que há gatos) e que o pelo em duas bandas se calhar não sai dos mesmos animais donde tiram o pelo em silvertip, deixa de fazer.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Semogue SOC 2-band vs Simpson 2-band
« Reply #22 on: June 01, 2011, 03:24:35 pm »
0
Em termos de origem, continua a fazer sentido. O pêlo silvertip é supostamente colhido de uma zona mais restrita do animal. Logo, é "produzido" (ou colhido) em menos quantidade.

Faz sentido se o pelo sair da mesma raça de animais. Se considerarmos que existem várias raças de texugo, com tipos de pelo diferente (da mesma maneira que há gatos) e que o pelo em duas bandas se calhar não sai dos mesmos animais donde tiram o pelo em silvertip, deixa de fazer.

Só se for isso, então. De tal for verdade, aí concordo. É o caso do tal High Mountain Badger, ou do que chamam de "texugo europeu" (meles meles). Caso contrário, é-me difícil de perceber. :P
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:Semogue SOC 2-band vs Simpson 2-band
« Reply #23 on: June 01, 2011, 03:25:47 pm »
0
Faz sentido se o pelo sair da mesma raça de animais.

Será que podemos cruzar um texugo(a) com um javali e então criar O derradeiro pincel?? Não aos pincéis mesclados, sim a experiências genéticas dignas do Dr. Moreau! Queremos um pincel de Texuvali!  ;D :D ;)
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re:Semogue SOC 2-band vs Simpson 2-band
« Reply #24 on: June 01, 2011, 03:35:35 pm »
0
Agora se me disseres que a montante, a actual euforia e procura intensa dos 2-band leva a que haja escassez desse tipo de pêlo (com o consequente aumento dos preços), isso já são outros quinhentos. :P E aí, concordo.

Concordo contigo nesta parte. Foi a euforia criada nos fóruns que levou a uma maior procura e subsquente escassez deste tipo de pelo.
Agora a minha dúvida é esta. Se o pelo em duas bandas fosse criado/branqueado a partir de outros tipos de pelo mais comum qual seria a razão para haver escassez deste tipo de pelo?
Será que são os chineses que estão a restringir as vendas para aumentar o preço?

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:Semogue SOC 2-band vs Simpson 2-band
« Reply #25 on: June 01, 2011, 03:48:05 pm »
0
Se o pelo em duas bandas fosse criado/branqueado a partir de outros tipos de pelo mais comum qual seria a razão para haver escassez deste tipo de pelo?
Será que são os chineses que estão a restringir as vendas para aumentar o preço?

E acho que isso faz muito sentido se pensares que a Mühle, que supostamente é a maior produtora de pincéis a nível mundial, e por inferência a maior importadora, não tem (pelo menos que eu saiba) nenhum pincel de duas bandas!
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Semogue SOC 2-band vs Simpson 2-band
« Reply #26 on: June 01, 2011, 04:50:54 pm »
0
Se o pelo em duas bandas fosse criado/branqueado a partir de outros tipos de pelo mais comum qual seria a razão para haver escassez deste tipo de pelo?
Será que são os chineses que estão a restringir as vendas para aumentar o preço?

E acho que isso faz muito sentido se pensares que a Mühle, que supostamente é a maior produtora de pincéis a nível mundial, e por inferência a maior importadora, não tem (pelo menos que eu saiba) nenhum pincel de duas bandas!

Não faço a menor ideia... há coisas que não entendo, simplesmente! Talvez a procura elevada tenha algo a ver com isso, também? Mas se repararem, a maioria das marcas tradicionais que vendem muito (como a Mühle, as lojas da Jermyn Street, a Omega, a própria Simpsons etc.) não tem modelos de 2-band. Ou quando têm, são em minoria.

Para ser sincero, não percebi ainda se os 2-band são uma maioria (não me parece), um volume significativo em crescimento (talvez...?) ou apenas um nicho de mercado (pequena percentagem em relação ao total de vendas) que está a ser (oportunamente) bem aproveitado.

Porque muita gente não é aficionada como nós, nem pensa muito quando compra um pincel; quer um bom pincel que resulte, vai à loja e escolhe um que lhe pareça suave. Ou então compra um para oferecer, não está a pensar em 2-band, ou nem sequer pensa (ou se apercebe) nos diferentes tipos de pêlo de texugo que existem.

E mesmo a euforia que existe actualmente, também não a entendo na sua totalidade. Claro que os pincéis de 2-bandas são bons. Eu tb gosto. Mas por vezes, leio coisas, por vezes, em certos fóruns, que é de bradar aos céus, tipo "o pincel "X" é silvertip, e como tal, é péssimo pra sabões, não presta, não resulta, 2-band é que é bom" e esse tipo de coisas, como se fossem dogma.

No entanto, vejam aquele barbeiro do vídeo da George F. Trumper. Faz espuma de um sabão tripple-milled, numa pia, com um pincel silvertip que a maioria de nós iria considerar demasiado suave e "floppy". E parece fazê-lo bem. Curioso, não?

Que me digam "prefiro isto" ou "aquilo resulta melhor comigo" ou gosto mais do outro", isso é diferente. Até porque gosto não se discute. Agora afirmações "dogmáticas"... yeah, right.
« Last Edit: June 01, 2011, 05:11:11 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline SLB04

  • Trade Count: (+3)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1780
  • Respect: +27
Re:Semogue SOC 2-band vs Simpson 2-band
« Reply #27 on: June 01, 2011, 11:47:17 pm »
0
Como explicam na página da Shavemac (apenas em alemão) o pêlo de 2-Band que eles usam é uma variedade especial de Silvertip. Para os pincéis de duas bandas eles usam apenas pêlo Silvertip que é mais comprido e grosso e que é selecionadou á mão. A Thäter fala de algo parecido e diz que apenas consege comprar 1 kg desse pêlo por ano.

Não sei se é verdade ou se é marketing, não tenho um 2-Band da Shavemac nem da Thäter.

Tenho um Finest Badger da Golden Nib e um 2-Band Super Badger da Simpson e acho as pontas de pêlo do Simpson mais suaves. Além disso o Simpson tem mais backbone que o Golden Nib. A diferença de preço de mais de 80 $ também é considerável.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Semogue SOC 2-band vs Simpson 2-band
« Reply #28 on: June 02, 2011, 09:56:02 am »
0
Como explicam na página da Shavemac (apenas em alemão) o pêlo de 2-Band que eles usam é uma variedade especial de Silvertip. Para os pincéis de duas bandas eles usam apenas pêlo Silvertip que é mais comprido e grosso e que é selecionadou á mão. A Thäter fala de algo parecido e diz que apenas consege comprar 1 kg desse pêlo por ano.

Não sei se é verdade ou se é marketing, não tenho um 2-Band da Shavemac nem da Thäter.

Tenho um Finest Badger da Golden Nib e um 2-Band Super Badger da Simpson e acho as pontas de pêlo do Simpson mais suaves. Além disso o Simpson tem mais backbone que o Golden Nib. A diferença de preço de mais de 80 $ também é considerável.

Isso, a ser verdade, já faz mais sentido, e "justificaria" o preço pela "raridade" de tal tipo de pêlo. Mas será que todas as marcas usam tipo de pêlo com essa origem...? Não sei. :P


Será que podemos cruzar um texugo(a) com um javali e então criar O derradeiro pincel?? Não aos pincéis mesclados, sim a experiências genéticas dignas do Dr. Moreau! Queremos um pincel de Texuvali!  ;D :D ;)

Ou Javalugo?!?!? ;D Já percebi o que os ingleses querem dizer com a palavra "bodger"! :D

EDIT: "pêlo Best com as pontas branqueadas" - Esta parte também está muito boa. Não sei porque é que ele não meteu os Simpson's em Best num balde de lixívia, já que não gostou deles. Podia ser que tivessem ficado mais suaves.
E agora se me dão licença vou comprar um capacete, que desconfio que hoje ainda me vai cair alguma coisa em cima.

Tá boa! :D
Também me custa acreditar em tal coisa, mas enfim, que sei eu? Se calhar tb tenho que ir comprar um capacete... Mas acho que o fórum onde acontecem essas coisas é ali ao lado, ou melhor dizendo, do outro lado... do Atlântico! :D
« Last Edit: June 02, 2011, 10:28:08 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Semogue SOC 2-band vs Simpson 2-band
« Reply #29 on: June 03, 2011, 07:52:11 am »
0
Ou Javalugo?!?!? ;D Já percebi o que os ingleses querem dizer com a palavra "bodger"! :D
LOL
 ;D :D ;D
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal