Author Topic: Cremes Portugueses- "O que procuramos"  (Read 5327 times)

Offline Benoit86

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1066
  • You`ll never shave alone
  • Respect: +81
Cremes Portugueses- "O que procuramos"
« on: September 19, 2014, 11:08:32 pm »
0
Boas caros Confrades.
"Graças a Deus" em Portugal possuímos uma vasta panóplia de cremes produzidos em território nacional e também acesso a alguns produzidos no estrangeiro.
Não nos podemos queixar de modo algum, pois temos cremes para agradar a todos, desde caros, baratos, mais naturais, menos naturais, com aromas naturais, com aromas mais sintéticos...
Graças (agora  ;D) aos Confrades, já tive a oportunidade de experimentar uma boa diversidade de  cremes nacionais e fazer inúmeras experiências.
Na maioria dos casos só tenho coisas boas a dizer mas algo que me preocupa e deixa algo triste até, é o facto dos cremes que deveriam ser  de topo (exceptuando o ABB e o Melhor que ainda não experimentei) apresentarem um inconveniente que a meu ver não se admite.
Este inconveniente (já aqui tantas vezes falado) é o facto de o creme endurecer no interior do tubo durante os meses mais quentes. Já me aconteceu com Musgo Real, Top Secret, Veleiro, e Lavanda...que por acaso são os cremes caros no meu armário. Também aconteceu com o creme Oculto, mas esse deve ter 20 ou 30 anos e não posso exigir muito do mesmo.
Agora a questão que se coloca Confrades:
Acham correcto pagarmos uma boa quantia por um creme que no verão dá problemas? Eu vejo o facto de colocar um creme no frigorífico um problema pois tal não deveria acontecer.
Se em performance e aroma não apresentam rivais, no que se trata de disponibilidade para barbear são de imediato ultrapassados por qualquer Palmolive ou Skino desta vida.
É isto que me revolta. Pago 10€ por um Musgo Real e no verão tenho de ir buscá-lo ao frigorífico?
Qual será o problema destes cremes (que ao que parece pertencem todos à mesma empresa)?Será a sua composição?
Imaginando que um leigo nas andanças do barbear adquire ou alguém lhe oferece um dos cremes acima referidos, e chegamos ao verão o creme endurece dentro do tubo e não sai...solução? 99% de hipóteses de ir para o lixo e lá se foram 10€.
Acham que vale a pena fazer uma exposição para a marca? Acho inaceitável que os nossos melhores cremes tenham este tipo de problema.
Abraço.     
"Toda a gente fala de direitos humanos e ninguém de deveres, talvez fosse uma boa ideia inventar um Dia dos Deveres Humanos."-José Saramago

Offline secretum

  • Trade Count: (+15)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1571
  • PT - Coimbra
  • Respect: +32
    • Email
Re: Cremes Portugueses- "O que procuramos"
« Reply #1 on: September 19, 2014, 11:20:52 pm »
0
poderá esse efeito estar relacionado com a presença de lanolina na sua composição?
alguém consegue confirmar se os cremes referidos têm todos lanolina como ingrediente?

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Cremes Portugueses- "O que procuramos"
« Reply #2 on: September 19, 2014, 11:27:31 pm »
0
O Musgo acho que não padece desse mal.

Quanto aos outros é mete-los no frigorífico até ficarem com a consistência correta e usá-los todos os dias que o endurecimento deixa de acontecer.

Só se torna problemático para quem deixa os cremes parados, como maior parte aqui.

É incómodo, mas não me parece razão para deitar fora os cremes, afinal eles ainda estão bons. Pode ser solução permanente trasladar o conteúdo das bisnagas para uma caixa ou lata para ser carregado com pincel à maneira dos cremes ingleses. Aliás, seria interessante os cremes portugueses oferecerem esta opção de embalagem.

Offline secretum

  • Trade Count: (+15)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1571
  • PT - Coimbra
  • Respect: +32
    • Email
Re: Cremes Portugueses- "O que procuramos"
« Reply #3 on: September 19, 2014, 11:33:25 pm »
0
O Musgo acho que não padece desse mal.

Quanto aos outros é mete-los no frigorífico até ficarem com a consistência correta e usá-los todos os dias que o endurecimento deixa de acontecer.

Só se torna problemático para quem deixa os cremes parados, como maior parte aqui.

É incómodo, mas não me parece razão para deitar fora os cremes, afinal eles ainda estão bons. Pode ser solução permanente trasladar o conteúdo das bisnagas para uma caixa ou lata para ser carregado com pincel à maneira dos cremes ingleses. Aliás, seria interessante os cremes portugueses oferecerem esta opção de embalagem.

por acaso, por uma questão de arrumação, passei alguns dos meus cremes para umas latas. Na altura ainda apanhei o Top Secret endurecido e vi-me grego para despejar o tubo porque aquilo estava mesmo duro...

Offline Ishvadenbaden

  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1777
  • Respect: +1840
Re: Cremes Portugueses- "O que procuramos"
« Reply #4 on: September 19, 2014, 11:42:40 pm »
0
O Musgo acho que não padece desse mal.

Quanto aos outros é mete-los no frigorífico até ficarem com a consistência correta e usá-los todos os dias que o endurecimento deixa de acontecer.

Só se torna problemático para quem deixa os cremes parados, como maior parte aqui.

É incómodo, mas não me parece razão para deitar fora os cremes, afinal eles ainda estão bons. Pode ser solução permanente trasladar o conteúdo das bisnagas para uma caixa ou lata para ser carregado com pincel à maneira dos cremes ingleses. Aliás, seria interessante os cremes portugueses oferecerem esta opção de embalagem.
Ora aí está uma excelente sugestão do confrade FML
para os departamentos de marketing das empresas nacionais. Eu acho que resolveria o problema do endurecimento e ainda tornaria mais atractivo para o consumidor, mesmo aquele que ainda só está curioso com este mundo, uma embalagem tipo" TOBS" em boião. Tantos MBA's nesses departamentos de marketing e ninguém se lembra disso. Até teria outro impacto também no consumidor esteangeiro. É mais prático para o pincel. Quem é que compra tubos da TOBS? Só se for para viagem.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Cremes Portugueses- "O que procuramos"
« Reply #5 on: September 19, 2014, 11:46:35 pm »
0
O Musgo acho que não padece desse mal.

Quanto aos outros é mete-los no frigorífico até ficarem com a consistência correta e usá-los todos os dias que o endurecimento deixa de acontecer.

Só se torna problemático para quem deixa os cremes parados, como maior parte aqui.

É incómodo, mas não me parece razão para deitar fora os cremes, afinal eles ainda estão bons. Pode ser solução permanente trasladar o conteúdo das bisnagas para uma caixa ou lata para ser carregado com pincel à maneira dos cremes ingleses. Aliás, seria interessante os cremes portugueses oferecerem esta opção de embalagem.

É isso. Concordo com tudo aqui.

A lanolina não tem nada a ver com isso, há outros cremes com lanolina e não padecem desse mal. O Speick não tem lanolina, e tem uma advertência acerca desse fenómeno na embalagem.

Como qualquer produto de cosmética, um creme de barbear não deve ser submetido a altas temperaturas. E o frigorífico reverte o efeito.

Ora aí está uma excelente sugestão do confrade FML
para os departamentos de marketing das empresas nacionais. Eu acho que resolveria o problema do endurecimento e ainda tornaria mais atractivo para o consumidor, mesmo aquele que ainda só está curioso com este mundo, uma embalagem tipo" TOBS" em boião. Tantos MBA's nesses departamentos de marketing e ninguém se lembra disso. Até teria outro impacto também no consumidor esteangeiro. É mais prático para o pincel. Quem é que compra tubos da TOBS? Só se for para viagem.

Depende do teu público alvo.
Um creme barato como o Veleiro ou o Lavanda, que é vendido a dois euros e pouco em algumas drogarias, o formato ideal é o tubo, mais prático e adequado.
Um creme num boião até pode impressionar um público de aficionados ou mais habituados a cremes dispendiosos (e eu até aprecio essa embalagem tão típica dos cremes ingleses), mas pode levar a que alguns cremes sequem (tenho um Coate's que hoje é praticamente um sabão) :P
Em teoria, um creme em tubo preserva bem melhor o produto (menos exposição ao ar) e é mais fácil de usar... Quantas vezes li nos fóruns um novato a perguntar como diabo se usa um boião...?!?! :D
« Last Edit: September 19, 2014, 11:51:33 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Latherão

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2711
  • Respect: +1618
    • Email
Cremes Portugueses- "O que procuramos"
« Reply #6 on: September 20, 2014, 12:10:49 am »
0
Nota prévia: tenho o Veleiro, o TS e o Lavanda e nunca tive problemas de endurecimento destes cremes. Estou a par do problema e sei que é comum mas em minha casa e nas minhas viagens nunca o senti. Vou tentar ser isento e compreender quem se queixa deste aspecto, mas não posso deixar de dizer que considero tratar-se de um problema menor.

O Benoit86 disse, e bem, que temos a sorte de ter muitos bons cremes. Ora esses cremes são bons porque se distinguem no seu aroma, na protecção e na hidratação que proporcionam. Também têm que proporcionar uma espuma estável e acolchoada. Estes são os critérios que fazem um bom creme. Claro que tudo isto tem que ser conseguido pelo fabricante sem proporcionar alergias a nenhum tipo de pele...

Se algum dos ingredientes que compõem estes excelentes cremes tem como efeito secundário o endurecimento a temperaturas elevadas (julgo que estamos a falar de temperaturas perto dos 30 graus Celsius, certo?) então eu pessoalmente  prefiro manter o bom comportamento a perdê-lo só para poder guardar o creme em qualquer lado. Porque nesse caso o que vai acontecer é que vai parar ao lixo mais depressa...

Claro que devemos ser exigentes com os nossos fornecedores e procurar uma forma de ter todas as vantagens sem nenhum dos inconvenientes, mas mexer na formulação apenas para manter a consistência do creme antes de passar a espuma é, quanto a mim, a receita para o desastre.

Lembrem-se que a consistência de um creme ou sabão é sempre muito variável. No tópico dos aromas do LPL chegamos à conclusão que a simples diferença na concentração de um componente que era comum a todos eles alterava a consistência dos sabões de forma bem visível. Agora que penso nisto, se calhar o problema está no recipiente e não no conteúdo. Se os cremes viessem em boião e não em tubo, ninguém sequer reparava que o creme ficava mais duro com o calor...

Edit: só depois de colocar o post é que reparei que já tinham dado a sugestão do pote.
« Last Edit: September 20, 2014, 12:14:49 am by Latherão »

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Cremes Portugueses- "O que procuramos"
« Reply #7 on: September 20, 2014, 12:50:51 am »
0
O melhor em pote? Huuuuummm =p

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Cremes Portugueses- "O que procuramos"
« Reply #8 on: September 20, 2014, 01:30:23 am »
0
Todos os cremes portugueses que apresentam este problema vem em bisnaga metálica?
But the tigers come at night

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Cremes Portugueses- "O que procuramos"
« Reply #9 on: September 20, 2014, 02:41:06 am »
0

Todos os cremes portugueses que apresentam este problema vem em bisnaga metálica?

Não me lembro de um creme português em bisnaga plástica....

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Cremes Portugueses- "O que procuramos"
« Reply #10 on: September 20, 2014, 09:05:38 am »
0
É isso. Concordo com tudo aqui.

A lanolina não tem nada a ver com isso, há outros cremes com lanolina e não padecem desse mal. O Speick não tem lanolina, e tem uma advertência acerca desse fenómeno na embalagem.

Como qualquer produto de cosmética, um creme de barbear não deve ser submetido a altas temperaturas. E o frigorífico reverte o efeito.


  Emanuel, uma coisa é estar próximo de uma fonte de calor, outra é a temperatura ambiente estar elevada, portanto não será como qualquer produto de cosmética, visto que tenho esse problema (de uma forma mais "dura") com o Veleiro e com o Melhor...e tenho um "carradão" de cremes. E claro que tu tens muito mais que eu... :P

Offline Benoit86

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1066
  • You`ll never shave alone
  • Respect: +81
Re: Cremes Portugueses- "O que procuramos"
« Reply #11 on: September 20, 2014, 12:13:19 pm »
0
Penso que no mínimo deveria constar uma advertência na embalagem do creme. Logo aí o consumidor não teria uma desagradável surpresa.
No meu caso em particular, os meus cremes endureceram mas duvido que as temperaturas tenham atingido os 30ºC. A zona onde me encontro no Algarve não foi bafejada por grandes temperaturas...talvez apenas uma semana a rondar os 30ºC mas nessa altura já os cremes se encontravam duros. Se ainda me encontrasse a residir no Alentejo estava tramado  ;D.   
"Toda a gente fala de direitos humanos e ninguém de deveres, talvez fosse uma boa ideia inventar um Dia dos Deveres Humanos."-José Saramago

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re: Cremes Portugueses- "O que procuramos"
« Reply #12 on: September 20, 2014, 12:59:00 pm »
0
Penso que no mínimo deveria constar uma advertência na embalagem do creme. Logo aí o consumidor não teria uma desagradável surpresa.
No meu caso em particular, os meus cremes endureceram mas duvido que as temperaturas tenham atingido os 30ºC. A zona onde me encontro no Algarve não foi bafejada por grandes temperaturas...talvez apenas uma semana a rondar os 30ºC mas nessa altura já os cremes se encontravam duros. Se ainda me encontrasse a residir no Alentejo estava tramado  ;D.
+1
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline Fernandoantonio

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 16
  • Respect: 0
Re: Cremes Portugueses- "O que procuramos"
« Reply #13 on: September 20, 2014, 02:30:06 pm »
0
Usei hoje pela primeira vez o Top Secret (TS lanolizado) da Confiança. Fiquei impressionado: é um excelente creme! Fiquei mesmo surpreendido.

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Cremes Portugueses- "O que procuramos"
« Reply #14 on: September 20, 2014, 03:02:59 pm »
0
Não me lembro de um creme português em bisnaga plástica....

Então de repente o problema pode estar na falta de barreira que o material da bisnaga oferece.
But the tigers come at night

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal