Author Topic: Cremes Portugueses- "O que procuramos"  (Read 5326 times)

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Cremes Portugueses- "O que procuramos"
« Reply #15 on: September 20, 2014, 03:06:52 pm »
0
Então de repente o problema pode estar na falta de barreira que o material da bisnaga oferece.

O metal é mesmo um condutor de calor melhor que o plástico...

Mas, poxa, aqui no Brasil, onde pegamos temperaturas muito maiores do que na terrinha...nossos cremes não endurecem. E hoje quase todos vem em bisnaga plástica, mas até não muito tempo atrás, eram em metálica e nem por isso sofriam do mesmo mal.

Enfim, com certeza a bisnaga metálica não ajuda neste sentido, mas o causador é mesmo qualquer coisa na fórmula, e esses cremes portugueses são de formulação muito parecida entre si.

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Cremes Portugueses- "O que procuramos"
« Reply #16 on: September 20, 2014, 07:32:11 pm »
0
Ate o primeiro creme do Ivan ficou duro por estes lados...

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Cremes Portugueses- "O que procuramos"
« Reply #17 on: September 20, 2014, 09:15:39 pm »
0
Penso que no mínimo deveria constar uma advertência na embalagem do creme. Logo aí o consumidor não teria uma desagradável surpresa.
No meu caso em particular, os meus cremes endureceram mas duvido que as temperaturas tenham atingido os 30ºC. A zona onde me encontro no Algarve não foi bafejada por grandes temperaturas...talvez apenas uma semana a rondar os 30ºC mas nessa altura já os cremes se encontravam duros. Se ainda me encontrasse a residir no Alentejo estava tramado  ;D.

 Pois, como nos alimentos; "conservar no frigorifico"

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Cremes Portugueses- "O que procuramos"
« Reply #18 on: September 21, 2014, 03:42:04 am »
0
A mim incomoda-me mais as tampas dos tubos que racham e o líquido que verte de vez em quando de dentro dos tubos com o calor.

A separação do líquido deve estar intrinsecamente ligada ao endurecimento e não sei até que ponto alterará a performance do creme.

Já reparei que os cremes começam a endurecer pela zona do orifício de saída do creme e vai alastrando até à outra ponta do tubo. Por vezes, só custa mesmo vencer a resistência (dureza) inicial do creme, que depois o creme até continua a sair sozinho.

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re: Cremes Portugueses- "O que procuramos"
« Reply #19 on: September 21, 2014, 01:52:04 pm »
0
O Musgo acho que não padece desse mal.

Quanto aos outros é mete-los no frigorífico até ficarem com a consistência correta e usá-los todos os dias que o endurecimento deixa de acontecer.

Só se torna problemático para quem deixa os cremes parados, como maior parte aqui.

É incómodo, mas não me parece razão para deitar fora os cremes, afinal eles ainda estão bons. Pode ser solução permanente trasladar o conteúdo das bisnagas para uma caixa ou lata para ser carregado com pincel à maneira dos cremes ingleses. Aliás, seria interessante os cremes portugueses oferecerem esta opção de embalagem.

É por aqui, na minha opinião. Nunca me aconteceu com o Musgo Real, aconteceu sim com o Veleiro. E tenham em conta que no consumidor médio despacha um tubo de creme em 2 ou 3 meses, não em 2 ou 3 anos como já me aconteceu. Nestes casos é normal que o creme perca qualidades.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline Benoit86

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1066
  • You`ll never shave alone
  • Respect: +81
Re: Cremes Portugueses- "O que procuramos"
« Reply #20 on: September 21, 2014, 07:56:40 pm »
0
Já me aconteceu com o Musgo....
Quanto ás tampas partidas... >:( >:( >:( já parti 3.
"Toda a gente fala de direitos humanos e ninguém de deveres, talvez fosse uma boa ideia inventar um Dia dos Deveres Humanos."-José Saramago

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Cremes Portugueses- "O que procuramos"
« Reply #21 on: September 21, 2014, 10:09:08 pm »
0
 Sobre tampas partidas; tubos Wilkinson e Denim.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Cremes Portugueses- "O que procuramos"
« Reply #22 on: September 21, 2014, 11:15:11 pm »
0
Nunca parti uma tampa, as minhas tampas partidas aconteceram por bruxedo que lhes deitaram  ;D Apareceram partidas com os cremes fechados  >:(

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Cremes Portugueses- "O que procuramos"
« Reply #23 on: September 21, 2014, 11:19:20 pm »
0
Nunca parti uma tampa, as minhas tampas partidas aconteceram por bruxedo que lhes deitaram  ;D Apareceram partidas com os cremes fechados  >:(

 :o :o
Tens que guardar os cremes sem tampas... :P

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Cremes Portugueses- "O que procuramos"
« Reply #24 on: September 22, 2014, 11:13:00 pm »
0
E depois ando a recolher o líquido dos cremes... Penso que as tampas partiram por causa da pressão dentro dos tubos, se o líquido encontra maneira de sair, também deve ser capaz de partir as tampas quando estão bem fechadas.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Cremes Portugueses- "O que procuramos"
« Reply #25 on: September 22, 2014, 11:55:56 pm »
0
Eu diria que o creme expande com o calor (como qualquer fluido), causando pressão nas tampas e partindo-as. As tampas bem que podiam ser um pouco melhores.

Tenho sempre uma tampa ou duas de reserva que guardei de tubos que acabei para essas eventualidades :D No entanto, não me posso queixar muito, já me aconteceu com 1 ou 2 tubos mas foram excepção em vez de regra. Também já me aconteceu com um tubo de 444.

Também só tive 1 ou 2 onde o líquido - com grande probabilidade glicerina - se separou. O mesmo aconteceu com um boião de GFT que viajou em pleno Verão a caminho de minha casa. No boião foi fácil de resolver, misturei aquilo com uma colher e siga. Ficou óptimo. Em qualquer dos casos, a performance não foi afectada.

Nunca nenhum creme em tubo me endureceu em demasia, em contrapartida tenho ali um boião de creme Coate's que mais parece um sabão triple-milled. :P ;D :D No entanto, já estava assim quando o comprei (era um pack com creme e pincel Coate's Fitzwilliam), o vendedor teve o cuidado de avisar que eles já estavam assim, comprei-o com perfeita consciência do que ia encontrar.

Penso que tudo se resume a dois ou três factores:
 - Os cremes não são feitos para aguentarem vários anos depois de abertos, são antes pensados para serem usados de forma contínua durante um espaço de tempo relativamente curto.

 - Muitos tubos podem também ter estado carradas de tempo nas prateleiras de uma loja ou armazém, onde as condições não sejam as ideais. Aí, o conteúdo pode ser afectado...

 - Os cremes não são feitos para aguentar altas temperaturas. Não é por acaso que muitos dizem "guardar em local fresco e seco" ou coisas semelhantes. Como muitos outros cosméticos, se forem expostos a temperaturas de 30 graus ou mais (no transporte, na loja, no armazém por onde passaram, em casa ou noutro sítio qualquer), podem alterar.

Felizmente o meu WC até é fresquito... o tubo de Veleiro que tenho é quase uma antiguidade, é um lote de 2004, ainda tem a morada antiga da Confiança, na Rua Nova de Santa Cruz :D e está óptimo. E nunca precisou de frigorífico :)
« Last Edit: September 23, 2014, 09:41:25 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Martius

  • Trade Count: (+11)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 682
  • Respect: +3
Re: Cremes Portugueses- "O que procuramos"
« Reply #26 on: September 23, 2014, 09:15:32 am »
0
Tenho um creme Cyril R Salter em boião que este Verão ficou a parecer papas. É mais um que também parece não se dar muito bem com o calor.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal