Material > Avaliação de Sabões e Stick

Truefitt & Hill Luxury shaving soap (versão 2011)

(1/3) > >>

oversaturn:
Truefitt & Hill Luxury shaving soap
...ou a minha maior desilusão no mundo do barbear tradicional :P
A Truefitt&Hill é uma das marcas inglesas mais reputadas e conhecidas entre os conhecedores da arte de bem barbear. A sua loja, em St. James Street, Londres, reivindica ser a mais antiga barbearia do mundo. O título é polémico, pois se é verdade que a Trueffit foi fundada em 1805, a mesma foi mudando de localização e de nome várias vezes durante os séculos XIX e XX, até se fixar na sua localização atual. Não obstante, o Guiness Book reconheceu-a como tal, e lá lhe concedeu o título.


Encantado (ou iludido?) com as reviews positivas que tinha lido acerca deste sabão, não perdi a oportunidade de o trazer quando fui a Londres. Procurava um item especial para trazer como recordação daquela viagem (e logo tinha que cismar com este :P). E foi assim que acabei por comprar este sabão, com saboneteira de madeira e tudo. Pois, há momentos infelizes...


Mal sabia eu que estava prestes a ser vítima de mais uma das malfadadas reformulações, tão comuns nos sabões ingleses nos últimos anos... mas vamos à review:

1 -  Formulação:
OK, fica a foto:

Esta é a formulação actual, a que comprei lá em Londres naquela malfadada tarde de Junho de 2011... parece que houve  uma formulação anterior, essa sim bastante boa, com apenas uma diferença (a presença de parafina) - mas tão pequena alteração na fórmula não será certamente a causa da desgraça que se seguiu...

De resto, e à primeira vista, uma formulação vegetal normalíssima, típica de muitos sabões ingleses do género, como por exemplo os C&E, os TOBS ou os Trumper. E que nunca me faria suspeitar da experiência que me aguardava.

2 - Apresentação:

É um sabão duro, tripple-milled, de 99g de peso, sem qualquer gravação na superfície. O meu vinha numa bonita caixa de madeira escura. A caixa em si apresenta muita qualidade e está bem acabada. Vem tudo dentro de uma embalagem de cartão verde.
Existe também a versão recarga, e nesse caso, vem o sabão dentro da embalagem de cartão verde - a metade do preço, isso sim.



3 - Duração:

Muito elevada. Para falar a verdade, acho que o meu vai durar uma eternidade - pois não me estou a ver a usá-lo de novo, a menos que o use como sabonete de banho, ou para desbravar pincéis. :P

4. - Carga de sabão:

Uma desgraça. Por mais sabão que se carregue, não há maneira de obter uma espuma estável, densa e acima de tudo duradoura. Para esquecer.


5 - Capacidade para formar espuma:

Nula. Pelo menos, no que se refere a uma espuma com densidade  e durabilidade adequadas para o barbear. :P

6 - Rácio água/sabão:

Sei lá. :P ;D Use a quantidade de água ou de sabão que usar, não há espuma que resista.


7 - Qualidade da espuma:

Péssima. Ligeira, arejada, cheia de bolhas e com tendência a desaparecer enquanto o diabo esfrega um olho. Repito, é impressionante a velocidade com que a espuma se desfaz. Sem corpo nem volume.
Quer com cerda, quer com texugo, na tigela, na cara e até passando a pastilha como se fosse um stick, o resultado era sempre o mesmo. :P

8.- Proteção e deslize:

O deslize é surpreendentemente bom, para uma espuma tão ruim. Já a protecção, poderia ser bem melhor. :P Claro que é possível acabar um escanhoado com esta espuma - mas é quase o mesmo que usar um óleo de barbear.


9 - Sensação na cara:

Basicamente, a sensação de ter milhares de bolhas a desfazer-se na cara, enquanto te apressas para acabar o escanhoado antes que a espuma desapareça de todo. :P

10 - Hidratação e sensação após barbear:

Até que não é má, o que me surpreendeu. Parece aqueles sabões à base de azeite, cuja hidratação é estupenda mas cuja espuma é uma grande porcaria.


11 - Aroma:

Uma lavanda quente e húmida, tipicamente inglesa, e muito agradável.  Decididamente o melhor ponto do sabão. É uma pena que um sabão com um aroma tão bom seja tão pobre em características que considero essenciais num sabão de barbear.

12 - Preço e disponibilidade:

£16 a versão com saboneteira e £8 a versão recarga. Comprei-o localmente, na loja da marca. São poucas as lojas online que o vendem, mas há umas quantas - há que somar os portes de envio nesses casos. Dinheiro deitado à rua, na minha opinião. :P

13 - Conclusão:

Um sabão de barbear péssimo que não recomendo nem voltarei a comprar.

Perante tamanho falhanço durante as várias tentativas de tentar fazer espuma com este sabão, resolvi testar a técnica que o bleddyn descreve neste post na última tentativa que fiz. Mas, por curiosidade, tive a ideia de pegar na balança e pesar o sabão antes e depois do escanhoado.
Atirei o sabão para uma tigela, água quente para cima, sabão de molho e toca a carregar o pincel como se não houvesse amanhã. E lá foi verdade, o sabão carregou muito facilmente, e em grande quantidade. No final, lá apareceu algo que se podia chamar de espuma apta para barbear, e embora fosse minimamente adequada, não se podia comparar à espuma que obtenho (facilmente) de outros sabões. E lá deu para terminar o escanhoado.
No final, sequei o sabão e lá fui pesá-lo outra vez. O resultado: 10g de diferença entre o princípio e o fim do escanhoado. Ou seja, é certo que consegui uma espuma minimamente aceitável para fazer um escanhoado, mas à custa de uma quantidade obscenamente absurda de sabão. :P

No geral, e somando tudo, foi uma experiência que me faria perder o respeito por esta marca centenária, não fosse o facto de ter 2 outros itens da T&H (um pincel e um creme) de alta qualidade.

Segundo a informação que corre nos fóruns, este sabão, cuja formulação anterior era de boa qualidade, era produzido por uma fábrica inglesa para a T&H, que entretanto terá deixado de produzir. A produção destes e outros sabões ingleses terá sido entregue a outra companhia, que em vez de produzir um sabão decente para barbear, produziu esta desgraça que tenho em mãos. Não sei se tal é verdade, e obviamente não tenho condições de confirmar ou desmentir esta informação. Mas a ser verdade, explicaria porque muitos sabões ingleses têm sofrido reformulações - e para pior - nos últimos tempos.

Sabão recomendado? Como devem calcular... nem por sombras. :P >:( Simplesmente não conseguiria viver com o remorso de recomendar isto a alguém. ;D A menos que o usem para tomar banho, mas sinceramente, há opções mais baratas para isso.

mlmoraes01:
Pelo visto você recomendaria o Pre de Provence ao invés deste!!!

Bom o que realmente eu ia perguntar é se você entrou em contato com a Truefitt e mencionou estas dificuldades com a espuma? Se sim, qual foi a resposta deles?

Quase que esqueço-me... Parabéns, excelente review, pena um produto tão famoso ser tão ruim!!!

bleddyn:
Excelente review e concordo com tudo que está lá escrito.
Este sabão e o da "The Handmade Soap Co." devem ter sido as piores experiências que já tive desde que comecei nisto.

Mas neste caso até mereci a decepção e fez com que aprendesse uma lição: "Nunca mais ponho em causa as impressões do oversaturn".  ;D :D

orlandosn:
Emanuel, mais do que uma review, isto é um alerta!!!!  :o ;D


--- Quote from: bleddyn on March 31, 2012, 02:33:21 pm ---Mas neste caso até mereci a decepção e fez com que aprendesse uma lição: "Nunca mais ponho em causa as impressões do oversaturn".  ;D :D (Image removed from quote.)

--- End quote ---

 :D :D :D :D

GADREL:
Muito obrigado pelo review, Caro Emanuel, quase compro um!!! :D

Navigation

[0] Message Index

[#] Next page

Go to full version