Material > Avaliação de Sabões e Stick

Provence Santé savon à raser (Verlaine e Green Tea)

(1/5) > >>

oversaturn:


Provence Santé savon à raser (Verlaine e Green Tea)



Desde logo, se me perguntassem por um país favorito no que toca a sabões da barbear, a França seria um dos candidatos mais sérios… seria renhido, em cremes a escolha seria mais fácil, mas França sempre produziu sabões de grande qualidade… e um bom exemplo é este, o objecto desta revisão: Provence Santé savon à raser. Eis a descrição do fabricante:


--- Quote ---
With a potash based formula to lessen the basic pH of traditional soap, it takes the place of shaving cream. Its cool and light fragrance is accented with a tinge of vervain and linden. It is enriched with natural Glycerin (a true moisturizer), Shea butter (great protective properties), and Luzenac talcum which lessens the burn of the razor blade.


--- End quote ---


Trata-se de um sabão de barbear tripple-milled de fabrico francês que está disponível quase exclusivamente no mercado norte-americano. Pode ser adquirido em diversas lojas online norte-americanas, e também no website da marca em www.provencesante.fr, directamente de França. Existem duas versões: Verlaine e Green Tea, sendo que apenas a primeira está disponível na Europa, no website da marca.


1 -  Formulação:


--- Quote --- Potassium Palmate, Sodium Palmate, Potassium Palm Kernelate, Sodium Palm Kernelate, Glycerin, Water, Talc, Fragrance, Butyrospermum Parkii (Shea Butter) Fruit, Sodium Chloride, Titanium Dioxide, Palm Kernel Acid, Tetrasodium Etidonate, Pentasodium Pentetate.
--- End quote ---

Sabão de base vegetal, baseado em óleos de palma e glicerina. Contém também talco e, ao bom estilo dos sabões franceses, manteiga de karité.

2 - Apresentação:

Pastilha de sabão de 100gr dentro de uma embalagem de celofane. Mais simples que isto não pode haver. Existe também numa versão com tigelita de terracota sem tampa – se bem que a mesma mais parece um pequeno vaso de plantas. :) Sinceramente, não me parece que valha a pena apostar na versão da tigelita, mas tal dependerá do gosto pessoal de cada um.




3 - Duração:

Trata-se de um sabão duro, triple-milled que certamente durará muitos e bons escanhoados. Facilmente durará vários meses, mesmo usado diariamente. Aquele relevo que aparece na superfície do sabão custou a desaparecer!  :D


4. - Carga de sabão:

O normal para um sabão triple-milled: é um sabão duro, logo terá que se carregar o pincel durante algum tempo (que pode variar, dependendo da firmeza do pincel). No entanto, dado o tipo de sabão, até que é rápida.
Como é normal num sabão deste tipo, a carga será mais rápida se se humedecer previamente a superfície do sabão.


5 - Capacidade para formar espuma:

Muito boa. A espuma começa a formar-se de imediato, sem que em algum momento se torne demasiado arejada ou fofa. Espuma rápido, crescendo depois em quantidade e densidade.


6 - Rácio água/sabão:

Permissiva, aguenta bem um pequeno excesso de água sem que a espuma perca as suas capacidades protectoras. Não é nada difícil achar a quantidade de água ideal quando se usa este sabão.



7 - Qualidade da espuma:

Uma das melhores características deste sabão. Muito cremosa, apresenta volume e o brilho típico das boas espumas de barbear. Uma espuma que pode facilmente ser comparada com outros sabões de topo. Espessa, densa, untuosa.
Espuma bem quer com cerda, quer com texugo, mas no meu caso, parece dar-se melhor com pincéis de texugo mais densos, como por exemplo o Semogue LE2010, SOC 2-band, Simpsons Duke 3, ou o D. R. Harris H2 best. No entanto, seja qual for o pincel, é simples obter uma espuma de topo com este sabão, a única diferença é que uns fazem o serviço mais rápido e facilmente que outros.


8 - Protecção e deslize:

Outro ponto em que este sabão se destaca. Dá uma protecção excelente, e um deslize ideal, mesmo para quem goste de usar navalhas ou máquinas/lâminas mais agressivas. Não teria qualquer problema em o recomendar a toda a gente – desde o utilizador que se inicia no barbear clássico até ao mais experiente e tarimbado utilizador de navalhas.


9 – Sensação na cara

Excelente. Não se nota nenhuma sensação mentolada ou refrescante, nem qualquer sensação esquisita. Excelente sensação de conforto, proporciona um escanhoado confortável, sem qualquer irritação ou corte.


10 - Hidratação e sensação após barbear:

Bastante acima da média. A presença do karité nota-se, pois deixa a cara bem hidratada. Deixa uma sensação pós-barba excelente, pois a pele fica com uma sensação limpa e hidratada, mesmo para pessoas com pele seca.




11 - Aroma:

Apresenta-se sob 2 aromas: Verlaine e Green Tea. O primeiro tem aroma de colónia suave, e mesmo não sendo nada de extraordinário, é bastante agradável. O segundo é um aroma que não tem apenas chá verde, pois tem uns tons amadeirados muito agradáveis que o tornam num aroma extremamente masculino.

Nenhum dos dois é demasiadamente intenso, e ambos proporcionam uma boa experiência olfactiva durante o barbear. Pessoalmente, prefiro o Green Tea por larga margem.


12 - Preço:

O preço varia consoante a variedade e local onde o comprarem… a versão Verlaine está disponível no website da marca por apenas €5. Infelizmente o website francês cobrava uns portes absurdos, e essa é a razão de ter adquirido o meu "Verlaine" numa conjunta, aqui mesmo neste fórum. Uma boa sugestão para uma conjunta.

Nas lojas online dos Estados Unidos, é possível encontrar ambas as versões à venda, por preços que rondam geralmente os 10 dólares americanos. A versão com taça é mais dispendiosa e ronda os 25 dólares americanos. Comprei o meu “Green Tea” na Bullgoose.

13 - Conclusão:

Um sabão de topo que, sem atingir os píncaros de outros sabões franceses (como por exemplo o merecidamente afamado Martin de Candre), não deixa de ser um sabão extraordinário, que proporciona uma espuma de altíssimo nível. Os aromas são algo simples, ao bom estilo francês, mas nem por isso deixam de ser muito agradáveis. Se somarmos a isso o preço bem contido deste sabão, temos uma receita vencedora, um sabão que todo o adepto do barbear tradicional deveria ter na sua rotação. Tem a desvantagem de não ser facilmente acessível do lado de cá do charco, especialmente a variante Green Gea.

Produto recomendado? Como devem ter calculado, um grande e enfático SIM! :D Quer para uso diário, quer para incluir numa rotação, é um sabão que não desilude.

ClaudioBP:
Excelente review! Parabéns! Mais um para a lista...obrigado!

Enviado de meu ZTE V875 usando o Tapatalk 2

bleddyn:

--- Quote from: oversaturn on February 11, 2013, 10:45:32 pm ---Pastilha de sabão de 100gr dentro de uma embalagem de celofane. Mais simples que isto não pode haver. Existe também numa versão com tigelita de terracota sem tampa – se bem que a mesma mais parece um pequeno vaso de plantas. :) Sinceramente, não me parece que valha a pena apostar na versão da tigelita, mas tal dependerá do gosto pessoal de cada um.
--- End quote ---

Tenho ideia que a versão com a tigela foi descontinuada, ou pelo menos é a informação que aparece no site da West Coast Shaving.
De resto a review está excelente, fiquei com vontade de usar o meu. ;)

oversaturn:

--- Quote from: bleddyn on February 11, 2013, 11:14:12 pm ---
--- Quote from: oversaturn on February 11, 2013, 10:45:32 pm ---Pastilha de sabão de 100gr dentro de uma embalagem de celofane. Mais simples que isto não pode haver. Existe também numa versão com tigelita de terracota sem tampa – se bem que a mesma mais parece um pequeno vaso de plantas. :) Sinceramente, não me parece que valha a pena apostar na versão da tigelita, mas tal dependerá do gosto pessoal de cada um.
--- End quote ---

Tenho ideia que a versão com a tigela foi descontinuada, ou pelo menos é a informação que aparece no site da West Coast Shaving.
De resto a review está excelente, fiquei com vontade de usar o meu. ;)


--- End quote ---

Olha! Não sabia, obrigado pelas tuas palavras e pela informação. :)

JLTG:
Com um review desses, dá vontade de usar!

Navigation

[0] Message Index

[#] Next page

Go to full version