Author Topic: Ajuda com navalha  (Read 7803 times)

Offline allanfreis

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 22
  • Respect: 0
    • Email
Ajuda com navalha
« on: December 17, 2012, 11:32:30 pm »
0
Caros amigos, solicito ajuda para com a minha primeira navalha que chegou hoje, uma Edel Solingen que paguei R$ 48,00 no Mercado Livre, nova. Ocorre que a mesma chegou cega, tentei afia-la com uma pedra d'agua japonesa de granatura 6000 que comprei pelo site asiashop.com, a pedra é muito boa, mas após muita insistência percebi que a lâmina possui pequena tortura, o que impede o total contato com a pedra, em um dos lados desgasta mais os extremos da lâmina e no outro o centro do fio, gostaria de saber se é possível a correção do problema com uma pedra de granatura mais grossa ou se devo jogar a navalha no lixo!  :'(
O que é bom não deveria se perder no tempo!

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
  • Respect: +6
    • Email
Re:Ajuda com navalha
« Reply #1 on: December 18, 2012, 11:56:11 am »
0
Eu tenho uma navalha dessas. Foi a primeira que comprei e é uma das que eu mais gosto. De fato, chegou completamente cega, porém não era torta. Talvez você tenha tido azar.

A pedra 6.000 parece-me muito fina para começar o trabalho. Você vai precisar de algo mais abrasivo.

Pode parecer blasfêmia, mas, na falta de pedras, experimente lixas d'água específicas para aço. Inicie com a gramatura 800 e vá passando para as mais altas, subindo os degraus, até a mais elevada que encontrar. Por último, use a pedra 6.000 e o strop.

Você deve usar as lixas molhadas (daí o nome) e colocar sobre uma superfície plana e lisa (uma bancada de granito, por exemplo). A navalha é passada na lixa; e não o contrário.

Tenha cuidado, porque lixas são muito rápidas, "cortam muito" e podem danificar a espinha da navalha.

Comigo funcionou. Também, se não funcionasse, o prejuízo seria de apenas R$ 48 e eu teria desistido das navalhas ainda na primeira. 

Offline allanfreis

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 22
  • Respect: 0
    • Email
Re:Ajuda com navalha
« Reply #2 on: December 18, 2012, 12:24:21 pm »
0
Obrigado pela ajuda Carraro, mas em que sentido se deve passar a navalha na lixa, contra o fio ou como no strop?
O que é bom não deveria se perder no tempo!

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
  • Respect: +6
    • Email
Re:Ajuda com navalha
« Reply #3 on: December 18, 2012, 01:14:00 pm »
0
a navalha deve ser passada na lixa do mesmo modo que na pedra, ou seja, ao contrário do que se faz com o strop.

coloque a lixa na bancada, repouse a lâmina sobre ela (totalmente apoiada, pois a espinha dá o ângulo correto) e passe como se estivesse "fatiando" a lixa, sem exercer pressão; apenas o peso da navalha faz o serviço.

procure aqui no fórum e no youtube um vídeo de afiação de navalha; há vários. veja como se usa a pedra e faça o mesmo com a lixa.

Offline thiagoscharmann

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 138
  • Respect: 0
Re:Ajuda com navalha
« Reply #4 on: December 18, 2012, 01:47:10 pm »
0
Olá, parabéns pela iniciativa, inicialmente você terá que gastar a parte do excesso do metal para que a lamina fique reta ‘straight,’ a tua pedra é muito lenta neste momento baixe o grão 800 ou até mesmo 600 conforme a curva do fio. Existe varias formas de se fazer isso, como o colega a cima falou, com a lamina perpendicular (90°) a pedra com movimentos lentos no sentido do fio até que a lamina esteja reta, também como o video
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=57fLNMkJg6o" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=57fLNMkJg6o</a>
Não se esqueça de aplainar a todas as pedras antes de usar, tem vários vídeos na net de como fazer. Sobre a pedra 6000 acredito que ela não lhe trará uma barbear confortável, mesmo usando strop, 6000 é um grão intermediário, o pessoal usa para finalizar de 10000 pra cima.
Na duvida pergunte, pergunta quem quer apredender, responde quem tem vontade, ou tempo  :)
« Last Edit: December 19, 2012, 01:46:27 am by jltgonca »

Offline Rui

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 834
  • Respect: +1
Re:Ajuda com navalha
« Reply #5 on: December 18, 2012, 02:38:56 pm »
0
Tenho duvidas que uma lamina que está torta se endireite por afiação, correo risco de criar um desgaste pouco homogenio podendo em caso extremo ir alterando a distancia entre a espinha e a zona de corte.

Também não aconselho a tentativa de endireitar a lamina batendo ou tentando torcer porque o mais provavel será que ela quebre.

Não tem nenhuma forma de reclamar e pedir a substituição da navalha, visto que foi comprada nova?

Offline Islander

  • Trade Count: (+1)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2196
  • Respect: +9
Re:Ajuda com navalha
« Reply #6 on: December 18, 2012, 03:22:18 pm »
0
Tenho duvidas que uma lamina que está torta se endireite por afiação, correo risco de criar um desgaste pouco homogenio podendo em caso extremo ir alterando a distancia entre a espinha e a zona de corte.

Também não aconselho a tentativa de endireitar a lamina batendo ou tentando torcer porque o mais provavel será que ela quebre.

Não tem nenhuma forma de reclamar e pedir a substituição da navalha, visto que foi comprada nova?

Também acho....

E não se deveria pôr a hipótese da técnica estar mal? É que na 1ª vez que se afia eu não acho que se consiga bons resultados e/ou um movimento 100% correcto.

Eu por exemplo quando tentei afiar cometia o erro básico de apoiar a haste na pedra, por exemplo.... :-[ ;D
5$ de desconto com iHerb referral code: GOM606

Offline thiagoscharmann

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 138
  • Respect: 0
Re:Ajuda com navalha
« Reply #7 on: December 18, 2012, 03:30:01 pm »
0
Tenho duvidas que uma lamina que está torta se endireite por afiação, correo risco de criar um desgaste pouco homogenio podendo em caso extremo ir alterando a distancia entre a espinha e a zona de corte.

Também não aconselho a tentativa de endireitar a lamina batendo ou tentando torcer porque o mais provavel será que ela quebre.

Não tem nenhuma forma de reclamar e pedir a substituição da navalha, visto que foi comprada nova?
Tem foto???

Offline allanfreis

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 22
  • Respect: 0
    • Email
Re:Ajuda com navalha
« Reply #8 on: December 18, 2012, 09:27:57 pm »
0
Amigos, antes de comprar a dita pedra vi inúmeros vídeos pelo youtube, a haste não tocou a pedra e a lâmina toda apoiada, assim como a espinha, a fim de proporcionar o ângulo correto, estudei bastante neste fórum sobre as técnicas, apesar de ter poucas postagens, ocorre que a lâmina esta torta a olho nu, observando-se a navalha esticada, contudo, já falei com o vendedor e este se dispos a trocá-la, espero que a substituta chegue perfeita, apesar de saber que com certeza virá novamente cega, o vendedor explicou que é feita apenas a afiação industrial, ou seja, cegueira industrial, pois não corta nem mantega!
O que é bom não deveria se perder no tempo!

Offline allanfreis

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 22
  • Respect: 0
    • Email
Re:Ajuda com navalha
« Reply #9 on: December 18, 2012, 09:36:10 pm »
0
A propósito, a única pedra realmente fina que encontrei a venda pela internet no brasil foi esta, talvez tenha que fazer minha primeira compra em sites do exterior, estou com um pouco de medo, apesa de ter visto orientação neste fórum de como faze-lo.
Contudo, é realmente possível substituir as pedras pelas lixas dágua ou para ferro? Vou fazer o teste quando retornar a troca!

OBS. Acho também que se fosse corrigida a tortura a base de afiação os ângulos ficariam diferentes nos dois lados da lâmina, não sei se isso prejudicaria o fio e o barbear!
O que é bom não deveria se perder no tempo!

Offline allanfreis

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 22
  • Respect: 0
    • Email
Re:Ajuda com navalha
« Reply #10 on: December 18, 2012, 09:42:45 pm »
0
Tem foto???
[/quote]

Não tenho, pois já enviei a navalha de volta ao vendedor!
O que é bom não deveria se perder no tempo!

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Ajuda com navalha
« Reply #11 on: December 19, 2012, 01:48:22 am »
0
Caro confrade allanfreis,
Fizeste o melhor! Afinal, queres um produto correto!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Ajuda com navalha
« Reply #12 on: December 19, 2012, 05:34:22 am »
0
Caro confrade allanfreis,
Fizeste o melhor! Afinal, queres um produto correto!
+1!!! ;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Rui

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 834
  • Respect: +1
Re:Ajuda com navalha
« Reply #13 on: December 19, 2012, 10:05:30 am »
0
Tem foto???

Não tenho, pois já enviei a navalha de volta ao vendedor!
[/quote]

Fez muito bem, eu não estava a ver garnde solução para uma lamina torta, provavelmente "a emenda seria pior do que o soneto".

É possivel afiar uma navalha com lixa, tem que ter uma fina pode ser para polir pintura automovel, mas tome cuidado porque tem que estar numa superficie plana e não a pode deixar levantar ou formar rugas, mas afia como uma pedra com o mesmo tipo de grão, mas necessita de cuidados especiais.

Offline allanfreis

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 22
  • Respect: 0
    • Email
Re:Ajuda com navalha
« Reply #14 on: December 19, 2012, 11:33:13 am »
0
Obrigado pela ajuda confrades! Quando retornar  a navalha verei se está reta e se consigo afiá-la corretamente com lixas, finalizando com a pedra 6000 que comprei e strop com pasta de afiação Josmon, que também comprei pelo ML! 
O que é bom não deveria se perder no tempo!

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal