Author Topic: Ajuda com navalha  (Read 2771 times)

Offline André

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 9
  • Respect: 0
    • Email
Ajuda com navalha
« on: May 23, 2013, 02:33:06 pm »
0
Olá, sou André e há mais de dois anos faço minha barba com navalhete.

Recentemente resolvi fazer um upgrade e comprar uma navalha. Notei
que as navalhas recomendadas são realmente caras (mais
do que eu previa pelo menos) sendo que não vou conseguir uma realmente
boa por menos de U$ 200 (DOVO, Thiers ISSARD etc).
Embora as vezes conseguimos produtos de qualidade por um preço não tão alto.
Com isso em mente, tenho algumas perguntas.

1) Com uma navalha mediana para ruim, verei muita diferença no barbear
comparado com um navalhete? E com uma navalha boa?
2) Com uma navalha em mãos, considerando que ela vem "shave ready",
como faço para manter o fio dela, devo usar sempre uma pedra de afiar
ou posso ficar só com o couro para assentar?

Antes de te criar esse tópico, já comprei uma navalha pelo mercado
livre. Pelo visto caí na "armadilha" e comprei uma navalha de má qualidade e
ao ler mais sobre navalhas fiquei meio triste, mas fazer o quê. Aos poucos vou
melhorando. Como ainda não testei a navalha não posso reclamar mto, mas fico
empolgado quando leio mais sobre o assunto.
Poderiam me indicar uma navalha mediana para comprar? Por enquanto é apenas
para fazer barba, ainda não vou colecionar... ainda não.

Abraço

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Ajuda com navalha
« Reply #1 on: May 23, 2013, 03:21:56 pm »
0
Gold Dollar 208.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
  • Respect: +6
    • Email
Re:Ajuda com navalha
« Reply #2 on: May 23, 2013, 03:23:06 pm »
0
Qual navalha você comprou?

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Ajuda com navalha
« Reply #3 on: May 23, 2013, 04:23:42 pm »
0
Não precisas de comprar uma navalha de $200. E até pode ser de uma boa marca.
Uma Dovo Dest Quality é uma excelente navalha e fica-te por uns €70, até menos.
Repara, os vários modelos da Dovo de aço carbono de fabrico actual, pelo que li, usam todas o mesmo tipo de aço. Os modelos são mais baratos ou mais caros consoante têm mais ou menos adornos, cabos requintados, etc. e tal.

Ainda há pouco tempo, indiquei aqui no fórum uma dica para comprar Henckels por menos ainda.

Uma Gold Dollar, como indica o jltgonca, pode eventualmente ser opção barata - não será talvez comparável a uma Dovo ou Henckels, mas serve para "quebrar galho". Tens é que encontrar quem te ponha a navalha a ponto. mas sobre essas não me pronuncio, pois nunca as experimentei.

Para manter a navalha, o mínimo que precisas é de alguém que te afie a navalha, e de um assentador para manter o fio. E prática, muita prática.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline André

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 9
  • Respect: 0
    • Email
Re:Ajuda com navalha
« Reply #4 on: May 23, 2013, 05:19:32 pm »
0
A que eu comprei foi no mercado livre e vem junto com um assentador, a marca dela é SIMAECO. Na verdade to sendo bem preconceituoso em relação a essa navalha pq ela ainda nem chegou.
Só vi em algum lugar pessoal falando que essas navalhas do Paquistão não são boas e tudo mais e fiquei com o pé atrás.

Vo testar essa que comprei antes de ver outras, mas com certeza vou querer comprar ou talvez até colecionar. Agradeço muito as sugestões.

Só tenho mais uma pergunta. Tem muita diferença no corte ou barbear entre um navalhete e uma navalha "quebra-galho" devidamente afiada?
 
« Last Edit: May 23, 2013, 08:03:25 pm by André »

Offline Islander

  • Trade Count: (+1)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2196
  • Respect: +9
Re:Ajuda com navalha
« Reply #5 on: May 23, 2013, 09:48:43 pm »
0
Não precisas de comprar uma navalha de $200. E até pode ser de uma boa marca.
Uma Dovo Dest Quality é uma excelente navalha e fica-te por uns €70, até menos.
Repara, os vários modelos da Dovo de aço carbono de fabrico actual, pelo que li, usam todas o mesmo tipo de aço. Os modelos são mais baratos ou mais caros consoante têm mais ou menos adornos, cabos requintados, etc. e tal.

Ainda há pouco tempo, indiquei aqui no fórum uma dica para comprar Henckels por menos ainda.

Uma Gold Dollar, como indica o jltgonca, pode eventualmente ser opção barata - não será talvez comparável a uma Dovo ou Henckels, mas serve para "quebrar galho". Tens é que encontrar quem te ponha a navalha a ponto. mas sobre essas não me pronuncio, pois nunca as experimentei.

Para manter a navalha, o mínimo que precisas é de alguém que te afie a navalha, e de um assentador para manter o fio. E prática, muita prática.

Concordo com tudo, acrescento que uma Gold Dollar PODE SER uma boa navalha mas existem muitos factores e como iniciante basicamente só comprando a quem realmente perceba do assunto(e seja reconhecido) e esteja mesmo shave ready.

Em relação às tuas perguntas:

1- uma navalha pode ser dividida em adequada para barbear ou não adequada para barbear, não tem a ver com preço, se é de alta ou média qualidade,se é nova ou não. As vintage são praticamente todas boas, as novas convém que sejam de um fabricante conhecido. Nova, podes comprar por menos de 100$ uma adequada e de boa qualidade. Tens aqui 2 por menos de 100$ com portes de um site reputado e que vêm shave ready:  http://www.thesuperiorshave.com/Dovo_Straights_Pages/Dovo_BestQuality_Straight_Razors.html
Opção de kit com uma pequena pedra para se aventurar por menos de 200$: http://www.thesuperiorshave.com/straight_razor_gift_sets.html
Para mim, em relação a um navalhete, uma navalha é muito melhor pois "perdoa" muito mais e é mais suave, mas isso é uma opinião e varia de pessoa para pessoa...
2-Com o assentador deverá durar algum tempo, especialmente mais tarde porque no início a técnica será bem inferior e basicamente tudo pode acontecer. Desde usar uma vez e ao assentar estragar o fio ou no 1º uso tocar com a navalha no lavatório ou coisa assim até ao extremo de um tipo no B&B que já leva uma TI em mais de 100 usos apenas assentando com couro! Isso é uma excepção com técnica perfeita e com um aço que é em teoria mais duro que os outros, mas serve para pensar no que é possível almejar...
Com cuidado e óxido de crómio numa balsa durará algum tempo até precisar voltar às pedras...

O ideal, na minha opinião, era arranjar uma navalha usada e afiada por alguém reconhecido que dê para experimentar sem grandes gastos.
Este é outro site reputado que consegue preços imbativeis para material do género: 70$ por navalha shave ready, assentador, madeira de balsa,... http://whippeddog.com/products/view/sight-unseen-razor
Uma navalha "quebra-galho" destas tem qualidade e vem devidamente pronta a ser usada que é bem diferente de uma "quebra-galho" feita no paquistão ou china.... ;)
5$ de desconto com iHerb referral code: GOM606

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Ajuda com navalha
« Reply #6 on: May 23, 2013, 11:12:11 pm »
0
Belas sugestões, IslNder!eu comprei a minha Dôo na The Superior Shave e não tenho queixas da loja!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline André

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 9
  • Respect: 0
    • Email
Re:Ajuda com navalha
« Reply #7 on: May 24, 2013, 02:10:55 am »
0
Muito obrigado pelas sugestões Islander e os demais. Acho que vou usar a navalha que comprei para começar a aprender a afiar
e depois compro uma Dovo desse site que você recomendou.

Só uma coisa, no site http://www.thesuperiorshave.com/Dovo_Straights_Pages/Dovo_BestQuality_Straight_Razors.html a primeira coisa que eles falam é sobre o rastreamento do pacote. Vocês que ja compraram desse site, compraram junto com o rastreamento?

Acho que é isso, novamente obrigado pelas sugestões de todos. Vou postar a minha jornada de iniciante, vai que ajuda outros a descobrirem alguma coisa.

Abraço

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal