Author Topic: Cortar a barba depois das refeições, sim ou não?  (Read 44690 times)

Offline rui_alberto

  • Trade Count: (+2)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 365
  • Respect: +1
Cortar a barba depois das refeições, sim ou não?
« on: March 12, 2014, 09:18:10 am »
0
E é, basicamente, isso :)

Cá por casa, com dois miúdos, correrias de manhã e à tarde, a melhor hora para cortar a barba é depois de jantar. Mas sempre ouvi dizer que não se deve fazer. Mito ou realidade?

PS: no "outro tempo" como só fazia a barba uma vez por semana podia apontar para o fds... agora é mais difícil, hehe.

cps

rui

Offline flip

  • Trade Count: (0)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 92
  • Respect: +2
Re: Cortar a barba depois das refeições, sim ou não?
« Reply #1 on: March 12, 2014, 09:27:53 am »
0
Mito. Muitas das vezes faço depois de jantar, bem como, também tomo banho sempre depois do jantar e nunca morri  8)

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Cortar a barba depois das refeições, sim ou não?
« Reply #3 on: March 12, 2014, 10:08:36 am »
0
Cientificamente não sei, mas eu não gosto de forçar os olhos após as refeições.

Se vc. não sente nenhum desprazer, creio que não haja problemas.
But the tigers come at night

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re: Cortar a barba depois das refeições, sim ou não?
« Reply #4 on: March 12, 2014, 10:16:36 am »
0
Acho que isto é um mito que vem de há muitas décadas atrás. Possivelmente tinham em atenção o facto de os clientes lavarem o cabelo e cortarem-no e por causa disso não recomendarem fazê-lo logo após as refeições para não parar a digestão.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Cortar a barba depois das refeições, sim ou não?
« Reply #5 on: March 12, 2014, 10:45:38 am »
0
Os mais antigos/sábios, dizem que tem algo ligado ao coração, algo como "infarto", eu prefiro respeitar o primeiros momentos de digestão.

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Cortar a barba depois das refeições, sim ou não?
« Reply #6 on: March 12, 2014, 11:12:47 am »
0
Corto quase sempre depois de jantar. Nunca tive nenhum problema nisso.

Tal como o banho depois de almoçar ou jantar, sempre ouvi dizer que faz mal, mas na realidade o que pode fazer mal é a temperatura baixa da agua, isso sim, pode levar o nosso corpo a canalizar as forças que tem para aquecer o corpo que foi arrefecido pela agua fria e pode parar a digestão, tal como uma hipotermia para os orgãos.

:)

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Cortar a barba depois das refeições, sim ou não?
« Reply #7 on: March 12, 2014, 11:31:01 am »
0
Corto quase sempre depois de jantar. Nunca tive nenhum problema nisso.

Tal como o banho depois de almoçar ou jantar, sempre ouvi dizer que faz mal, mas na realidade o que pode fazer mal é a temperatura baixa da agua, isso sim, pode levar o nosso corpo a canalizar as forças que tem para aquecer o corpo que foi arrefecido pela agua fria e pode parar a digestão, tal como uma hipotermia para os orgãos.

:)

Como são os mitos, já os antigos/sábios também dizem que banho quente, após a refeição causam problemas ao coração, na verdade a água fria/gelada, ao banho ou ingerida, ativa o metabolismo, sendo assim, acelera a digestão, vai de cada um o sistema digestório, por isto vai além, nada acontece isoladamente, é um fator pequeno que acusa o que já esta poer vir.

Offline Pitolas

  • Trade Count: (+6)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4653
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
Re: Cortar a barba depois das refeições, sim ou não?
« Reply #8 on: March 12, 2014, 02:38:35 pm »
0
Eu corto sempre a barba depois de uma refeição e antes de outra  ;D ;D

Offline rui_alberto

  • Trade Count: (+2)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 365
  • Respect: +1
Re: Cortar a barba depois das refeições, sim ou não?
« Reply #9 on: March 12, 2014, 04:21:31 pm »
0
Eu corto sempre a barba depois de uma refeição e antes de outra  ;D ;D

;)

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: Cortar a barba depois das refeições, sim ou não?
« Reply #10 on: March 12, 2014, 04:26:14 pm »
0
O que me foi transmitido pelos antigos foi o facto de que não se deve nunca ir tomar banho de mar a seguir a uma refeição "pesada", pois o processo de digestão exige alguma energia e o contacto com água gelada do mar (mesmo no AllGarve, sim), aliado ao facto do esforço muscular ao nadar ou, pelo menos, evitar as ondas, poderia causar no mínimo câimbras ou espasmos musculares, ou eventualmente, uma paragem de digestão.

Desta situação, penso que se extrapolou que não se deveriam fazer esforços físicos relevantes (até mesmo sexo) após as refeições, nem tomar banho. Também ouvi dizer que comer algo muito frio, como um gelado, pode parar a digestão.

O que é facto é que já fiz alguns esforços físicos a seguir a refeições (não refiro quais  :P) e tomo frequentemente um duche rápido a seguir ao jantar e nunca nada me aconteceu - até porque com a temperatura de água com que tomo banho, a energia que o corpo gastará seria a arrefecer o corpo, não a aquecer. Isto quer dizer que é seguro? Não... Pode correr bem "até um dia"...

Acho que tudo passa por um pouco de senso comum, como tantas coisas na vida. Tomar um banho de imersão gelado, por questões musculares como foi discutido noutro tópico, a seguir ao almoço Domingueiro de Cozido à Portuguesa ou do belo Churrasco à Brasileira, não será provavelmente uma boa ideia. Por outro lado, um duche rápido com temperatura controlada, mal terminamos de jantar e antes de começar a fazer a digestão, poderá não ser tão perigoso...

Em jeito de conclusão, derivo daqui que se vier um dia a passar mal por ter decidido fazer a barba com água morna a seguir ao jantar, é porque chegou a minha hora, meus amigos - seja destino, vontade de Deus, Karma, o que lhe queiram chamar - e possivelmente não haveria nada que o pudesse evitar. Tirando isto, e porque não tenho pressa em ir andando, é questão de não abusar da sorte...  ;D
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline gpeixoto

  • Trade Count: (+2)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 77
  • Respect: +1
    • Email
Re: Cortar a barba depois das refeições, sim ou não?
« Reply #11 on: March 12, 2014, 04:37:21 pm »
0
O que me foi transmitido pelos antigos foi o facto de que não se deve nunca ir tomar banho de mar a seguir a uma refeição "pesada", pois o processo de digestão exige alguma energia e o contacto com água gelada do mar (mesmo no AllGarve, sim), aliado ao facto do esforço muscular ao nadar ou, pelo menos, evitar as ondas, poderia causar no mínimo câimbras ou espasmos musculares, ou eventualmente, uma paragem de digestão.

Desta situação, penso que se extrapolou que não se deveriam fazer esforços físicos relevantes (até mesmo sexo) após as refeições, nem tomar banho. Também ouvi dizer que comer algo muito frio, como um gelado, pode parar a digestão.

O que é facto é que já fiz alguns esforços físicos a seguir a refeições (não refiro quais  :P) e tomo frequentemente um duche rápido a seguir ao jantar e nunca nada me aconteceu - até porque com a temperatura de água com que tomo banho, a energia que o corpo gastará seria a arrefecer o corpo, não a aquecer. Isto quer dizer que é seguro? Não... Pode correr bem "até um dia"...

Acho que tudo passa por um pouco de senso comum, como tantas coisas na vida. Tomar um banho de imersão gelado, por questões musculares como foi discutido noutro tópico, a seguir ao almoço Domingueiro de Cozido à Portuguesa ou do belo Churrasco à Brasileira, não será provavelmente uma boa ideia. Por outro lado, um duche rápido com temperatura controlada, mal terminamos de jantar e antes de começar a fazer a digestão, poderá não ser tão perigoso...

Em jeito de conclusão, derivo daqui que se vier um dia a passar mal por ter decidido fazer a barba com água morna a seguir ao jantar, é porque chegou a minha hora, meus amigos - seja destino, vontade de Deus, Karma, o que lhe queiram chamar - e possivelmente não haveria nada que o pudesse evitar. Tirando isto, e porque não tenho pressa em ir andando, é questão de não abusar da sorte...  ;D

+1

Ouvi de um médico isso ... o problema é que na digestão o sangue vai para o estômago e se você fizer esforço físico poderá, forçando o sangue para outros lugares, passar mal. O mito vem do associar o passar mal a entrar na água após as refeições esquecendo-se do possível esforço.

Offline scheffer

  • Trade Count: (0)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 90
  • Respect: 0
    • Email
Re: Cortar a barba depois das refeições, sim ou não?
« Reply #12 on: March 12, 2014, 06:01:57 pm »
0
Já fiz algumas vezes, mas não gosto. Depois das refeições prefiro não fazer nenhuma atividade que exija muita concentração.
Quanto ao que falaram sobre banho depois das refeições, pelo que sei o problema está somente em tomar banho de banheira, piscina, rio, mar... A pressão da água sim, prejudica a digestão. Agora, banho de chuveiro não afeta em nada.
"O que vale a pena ser feito vale a pena ser bem feito." Poussin

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Cortar a barba depois das refeições, sim ou não?
« Reply #13 on: March 12, 2014, 08:46:04 pm »
0
Acho que isto é um mito que vem de há muitas décadas atrás. Possivelmente tinham em atenção o facto de os clientes lavarem o cabelo e cortarem-no e por causa disso não recomendarem fazê-lo logo após as refeições para não parar a digestão.

Exacto. É puro mito.

Quanto a tomar banho, deve-se evitar o contacto com água fria (vasoconstrição pode levar a pertubações na digestão, sim). A temperatura da água é o factor fundamental.
Com água quente, não há problema, como no duche ou se tomarem banho em algum paraíso tropical ;D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Cortar a barba depois das refeições, sim ou não?
« Reply #14 on: March 12, 2014, 08:56:06 pm »
0

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal