Barbear Clássico

Material => Sabões e Cremes => Avaliação de Sabões e Stick => Topic started by: goaman on November 24, 2013, 03:08:38 pm

Title: ANIS "Barbear Clássico" Shaving Soap [V.1.0]
Post by: goaman on November 24, 2013, 03:08:38 pm
Serve este tópico apenas e exclusivamente para postarem as avaliações relativas a este sabão.

Obrigado!


Pagina da ANIS: http://anis.pt/site/

Facebook da ANIS: https://www.facebook.com/anis.saboaria

Tópico das amostras: http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=5687.0
Title: Re: ANIS "Barbear Clássico" Shaving Soap [V.1.0]
Post by: goaman on November 25, 2013, 03:14:21 pm
As minhas avaliações:

1.ª avaliação: http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=5681.msg157257#msg157257

2.ª avaliação: http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=5724.msg157392#msg157392

Title: Re: ANIS "Barbear Clássico" Shaving Soap [V.1.0]
Post by: Lusitano on November 26, 2013, 12:18:47 pm
Recebi hoje do confrade goaman, a amostra deste sabão by ANIS

(http://i41.tinypic.com/25tx1d5.jpg)

É um sabão bastante duro, e como a amostra é uma rodela pequena, partiu-se num cantinho durante o transporte. Nada de grave.

O que fiz foi: água a escaldar, passa o sabão para amolecer, segue para a mão e toca de dar lustre ao pincel  :D

É complicado de obter espuma, não cria espuma abundante como estamos acostumados.

A espuma obtida mesmo bem trabalhada é pouca e pouco coesa. No rosto não cobre bem a pele, e não protege convenientemente da agressão da lâmina. No meu caso tive imensos pontos de sangue devido a isso.

E no final ao lavar o pincel mal tocou na água a espuma foi-se toda, ao contrário da espuma boa, em que custa até a sair do pincel.

Resumindo, os pontos a melhorar são sem dúvida a facilidade em carregar o sabão, a quantidade de espuma gerada, bem como a qualidade da mesma.

O aroma é limonado, parece aqueles rebuçados de limão, mas com um aroma mais desvanecido.
Title: Re: ANIS "Barbear Clássico" Shaving Soap [V.1.0]
Post by: goaman on November 26, 2013, 12:29:44 pm
Excelente avaliação confrade Lusitano!
Eu provavelmente não tive esse azar dos pontos de sangue porque me recusei a usar más espumas, e como sou chato, fiz umas 3 ou 4 até me sair minimamente consistente. Mas concordo com tudo o que descreveu!!
Title: Re: ANIS "Barbear Clássico" Shaving Soap [V.1.0]
Post by: classic-shaver on November 27, 2013, 10:21:14 am
Ontem quando cheguei a casa, fiz esta espuma na mão, com relativamente pouco trabalho - 30 seg de carregamento e 1m30s de desenvolvimento.

(https://lh6.googleusercontent.com/-MSiHjsk0ntc/UpSn8h_-WcI/AAAAAAAAGHI/T1t84KgvVAs/w480-h640-no/13+-+1)

Apesar de não ser a espuma mais espetacular que já fiz, fiquei com a sensação que a espuma tinha potencial e que a minha opinião iria ser um pouco diferente da vossa. Deixei-a durante 2 minutos no pincel e não me apercebi que ela se desmanchasse. Enfim, pareceu-me minimamente estável e fiquei entusiasmado para o escanhoado da noite.

Mais tarde, para barbear, carreguei o pincel da mesma forma e criei pacientemente a espuma directamente na cara, adicionando água à medida da necessidade. Ora bem, aí já não correu tão bem. Consegui criar uma espuma mínima para barbear, mas não consegui uma espuma acolchoada. Para além disso, a espuma foi-se desfazendo vagarosamente ao longo do tempo. Barbeei-me sem sobressaltos mas acabei por ter impressões muito semelhantes às dos confrades goaman e Lusitano.

Em relação à hidratação pós-barbear, fiquei bastante bem impressionado, mas requerem-se mais testes para uma opinião mais relevante sobre este aspecto.

Em suma, numa escala de 1 a 5, tendo em conta estas primeiras experiências com a amostra, classificaria o produto sob os parâmetros abaixo apresentados da seguinte forma:

- facilidade de espumar: 3
- qualidade da espuma: 2
- protecção: 2
- deslize: 3
- hidratação pós-barbear: 4
- aroma: 4

Conclusão: Em suma, creio que estamos perante um produto com potencial para crescer e tornar-se num bom sabão. Considero que o principal ponto a melhorar é mesmo a qualidade (e estabilidade) da espuma. Uma vez conseguindo isto e mantendo o nível de desempenho nos outros parâmetros de avaliação, poderíamos ter um bom sabão de barbear português.
Title: Re: ANIS "Barbear Clássico" Shaving Soap [V.1.0]
Post by: cutkiller on November 27, 2013, 10:27:15 am
Bem... Ontem também foi dia de experimentar o sabão.

- facilidade de espumar: 4
- qualidade da espuma: 2
- protecção: 2
- deslize: 2
- hidratação pós-barbear: 4
- aroma: 5

No momento que estava a fazer a espuma no pincel, criei espetativas excelentes da sua durabilidade no rosto... o que é verdade, é que a espuma desaparece com muita facilidade, o que confere uma fraca proteção na cara. Eu com barba de 1 semana e tal confesso que não tive um grande barbear. Tive que re-colocar espuma diversas vezes na cara, para suprimir o desaparecimento demasiado prematuro!

No entanto destaco o excelente final que confere, ou seja uma hidratação pós-barbear excelente.

Ou seja, e em forma de resumo, acho que só precisa de melhorar a "resistência" da espuma, porque de resto estão aprovados a 100%!

Obrigado!

Title: Re: ANIS "Barbear Clássico" Shaving Soap [V.1.0]
Post by: audax on November 27, 2013, 11:23:57 am
Recebida a amostra

(http://imageshack.us/a/img11/21/t4ff.jpg)

Peço desculpa as fotos não serão boas.

fui fazer umas espumas para uma primeira análise, como já me tinha barbeado não cheguei a usar para barbear, apenas coloquei um pouco na cara e passei com a máquina para ter um primeiro contacto, mas melhor análise virá.

Sendo o primeiro contacto obviamente carece de mais teste. Preciso ressalvar também que apesar de já ter experimentado, e acabado vários sabões, nunca utilizei um sabão artesanal.

Usei o sabão como faço normalmente com todos os sabões de modo a ter melhor comparação, ou seja:

- Sabão colocado de molho em água morna por uns minutos, 3/4 minutos.
- Pincel molhado (se de cerda também de molho o mesmo tempo) e bem escorrido, praticamente seco.
- Vou juntando água à medida que vejo ser necessário.

Neste caso fiz espuma na mão, pois é mais fácil de carregar o pincel com a amostra e também para ter o contacto com a espuma na pele.

Utilizei os seguintes pinçéis, para poder usar todos os tipos de pêlo que tenho:

Texugo: Finest, nó da The Golden Nib;
Cerda: Semogue 1305;
Sintético : L'Occitane Plisson.


Primeira impressão com o sabão molhado, tem imediatamente um bom deslize, escorrega muito facilmente na pele, o aroma que caracterizo como principalmente uma mistura de mel e cítrico, agora fica um pouco diferente, nota-se mais umas notas amadeiradas.

TEXUGO:

Carreguei com o sabão na mão por pelo menos 1 minuto (um pouco mais, acabei por não tomar atençao ao tempo exacto) a principio, primeiros segundos, parecia não fazer muito, mas insistindo, começa a formar uma pré-espuma, mais um tipo de creme e pincel ficou bem carregado.

Tiro o sabão e começo a trabalhar a espuma, ainda sem adicionar água, espalha bem a espuma na mão mas sem crescer nada (natural, está praticamente seca) junto umas gotas de água e começa a formar espuma e a crescer, um pouco mais de água (não muita, parece-me que não aprecia ter muita água este sabão) e faz uma espuma forte, relativamente densa e alcochoada.


(http://imageshack.us/a/img59/8416/u4ci.jpg)


Noto na mão que tem bom deslize e é super suave, indica ter boa hidratação este sabão.

Deixei a espuma no pincel durante cerca de 10 minutos sem lhe tocar para ver o que acontece. Acaba por se perder um pouco de espuma, mas não chega a desaparecer, e dando umas voltas com o pincel pode-se usá-la novamente.

Para comparação com a foto de cima, estas 2 fotos foram tiradas cerca de 10 minutos depois da espuma feita:
(http://imageshack.us/a/img819/7293/mpjt.jpg)

(http://imageshack.us/a/img826/7811/dmkj.jpg)

CERDA:
Com o Semogue 1305 experimentei carregar por pouco tempo, para ter a certeza de como se comportava, cerca de 30 a 40 segundos. Foi claramente insuficiente, como esperado, não chega a fazer espuma como se pretende. Este não foi também prar testar com cerda, mais para testar com pouco tempo de carga.
Em relação a ser cerda, nota-se que carrega bem, talvez até um pouco melhor que texugo, pois é uma sabão duro.

SINTÉTICO:
Carreguei cerca de 1 minuto e em tudo semelhante ao comportamento com texugo, mas precisava de carregar por mais tempo, pois a espuma ficou um pouco mais "pobre", não tão densa e a desfazer-se um pouco, sem desaparecer totalmente. Aqui já eu tinha juntado um pouco mais de água para ver como se comportava, o que contribuiu um pouco para este comportamento.
Juntando água em demasia (que neste caso serão apenas mais algumas gotas) a espuma então perde a densidade e forma mais bolhas de ar, acabando por desaparecer.


Conclusões deste primeiro contacto:

Como disse carece de mais e melhores testes, pois com alguns pinçéis acabei por tentar testar várias coisas ao mesmo tempo e assim não é possível isolar convenientemente as variáveis, no entanto, parece ter muito bom deslize, muito boa hidratação (a pele da mão ficou bem macia) e um aroma muito bom, forte q.b. sem se tornar demasiado.

Parece precisar de ser carregado por algum tempo, também ter em conta que é um sabão duro, recomendo deixar de molho em água morno por uns minutos antes de usar para o amaciar um pouco.

Precisa de se trabalhar bem a espuma e não aceita muita água, com um pouco de água a mais a espuma deixa de crescer e fica instável.

Mais impressões e testes se seguem, agora já o irei experimentar também a barbear.
Title: Re: ANIS "Barbear Clássico" Shaving Soap [V.1.0]
Post by: Gago on November 27, 2013, 01:16:10 pm
Audax Parabéns pela avaliação bem elaborada.!

É curioso que todo sabão artesanal (em desenvolvimento) falha sempre no mesmo ponto;  estabilidade da espuma, deste ou desse lado do Atlântico.

Como sabem, recém avaliamos a primeira versão do sabão da Ingá, do sul do país, e as conclusões são muito semelhantes.

Fazer um sabão de barba é muito diferente de fazer um sabão de banho . Ele precisa de uma capacidade de fazer espuma muito grande e de uma estabilidade que um sabão de banho simplesmente não precisa. Até que as saboarias, acostumadas a uma formulação de produto, acertem a mão, é preciso várias tentativas, e nem todos tem essa paciência e determinação em fazer algo que provavelmente mesmo que bem desenvolvido,vai representar uma pequena parcela das suas vendas. Afinal de contas um sabão de barba dura vários meses. Por outro lado, o barbeador clássico é um cliente fiel, , não deixamos faltar nossos sabões favoritos.
Title: Re: ANIS "Barbear Clássico" Shaving Soap [V.1.0]
Post by: goaman on November 27, 2013, 01:18:15 pm
Há outro pormenor, que não faço ideia se é semelhante a outros artesanais ou não. Ela só usa produtos naturais. Imagino que existam artesanais que utilizem também outro tipo de ingredientes mas este, como ela diz, até se pode comer! Esse é mesmo um desafio!!!
Title: Re: ANIS "Barbear Clássico" Shaving Soap [V.1.0]
Post by: audax on November 27, 2013, 01:24:45 pm
Obrigado amigo Gago!

@Goaman, acredito que seja mesmo um desafio e também acredito que até se possa comer, aliás aí o meu desafio é mesmo não o fazer, pois cheira tãoooo bemm!! hehe!!

Mais tarde coloco primeira avaliação após o primeiro barbear!
Title: Re: ANIS "Barbear Clássico" Shaving Soap [V.1.0]
Post by: Gago on November 27, 2013, 01:25:01 pm
Há outro pormenor, que não faço ideia se é semelhante a outros artesanais ou não. Ela só usa produtos naturais. Imagino que existam artesanais que utilizem também outro tipo de ingredientes mas este, como ela diz, até se pode comer! Esse é mesmo um desafio!!!

Eu posso estar falando besteira (acontece com frequência) , mas não sei se dá para fazer um sabão 100% natural, porque mesmo os veggies de hoje levam alguma coisa de agente químico para estabilizar a espuma. Os Edwin Jagger por exemlo anunciam que são 99% naturais...
Não sei, mas é capaz dela precisar de algo que não costume usar para deixar este sabão no ponto....
Title: Re: ANIS "Barbear Clássico" Shaving Soap [V.1.0]
Post by: oversaturn on November 27, 2013, 02:19:38 pm
Dá, apesar do conceito de "natural" ser sempre relativo.
Por exemplo, existem bons sabões veggie artesanais. Martin de Candre, JabonMan, Calani, Nanny's...

Eu apostaria numa menor percentagem de azeite, e numa maior percentagem de estearina/acido esteárico (para dar estabilidade á espuma) e óleo de coco (para tornar a espuma mais fácil de fazer).

(Por vezes são usadas outras fontes de ac. esteárico, como sebo (tallow), óleos de palma, etc...)

Geralmente, o óleo de coco resulta em sabões que fazem muita espuma, mas instável e pouco duradoura. O ácido esteárico (que pode ser usado puro ou proveniente do tallow, óleo de palma, etc.) dá grande estabilidade à espuma, mas esta sai mais dificilmente. O desafio é encontrar o equilíbrio entre esses dois - e acreditem, em teoria parece simples, mas na prática é um desafio e pêras....
Title: Re: ANIS "Barbear Clássico" Shaving Soap [V.1.0]
Post by: audax on November 27, 2013, 02:39:35 pm
Hoje após o primeiro barbear com o sabão:

- Sabão de molho em água morna por 5 minutos.
- Pincel Semogue Barbear Clássico 2013 Cerda, de molho e bem escorrido.

Após 1 minuto a carregar pincel no sabão:

(http://imageshack.us/a/img802/5269/p52v.jpg)
(http://imageshack.us/a/img29/6421/01e3.jpg)

Com este pincel facilmente se começa a carregar de sabão, com o sabão de molho facilita a tarefa.

Desta vez optei por fazer a espuma directo na face.
Primeira pasagem na cara com este primeiro "creme", face fica bem coberta de sabão, pincel após:

(http://imageshack.us/a/img22/4843/0cgp.jpg)

Começo a trabalhar a espuma, movimentos circulares e de "pintor" (longitudinais), espuma inicialmente seca e pequenos flocos a saltar (é o esperado uma vez que ainda não adicionei água nenhuma!)

Após molhar a ponta do pincel continuo a trabalhar a espuma e agora sim começa a crescer. Junto mais um pouco de água, sempre apenas as pontas do pincel (o equivalente a talvez 5/6/7 gotas de água) e a espuma evolui mais cremosa e em maior quantidade, necessita de algum trabalho para tal acontecer.

Espuma que fica no pincel após primeira passagem na face para me barbear (vários ângulos):

(http://imageshack.us/a/img542/5771/xpjf.jpg)

(http://imageshack.us/a/img6/4023/mxzz.jpg)

(http://imageshack.us/a/img31/9721/n3he.jpg)
Ao barbear:

A espuma agora consegue cobrir bem a face, espuma cremosa, em quantidade suficiente, não muito volumosa.
Deslize é exemplar, quase nem se sente a máquina na pele, protecção boa, não fiz qualquer corte ou ponto de sangue.

Segunda passagem, espuma no pincel após 2/3 minutos:

(http://imageshack.us/a/img39/4103/ev6n.jpg)

(http://imageshack.us/a/img20/1371/j1ez.jpg)

Não secou ou desapareceu completamente, mas apenas um pouco. Trabalho a espuma na face para a segunda passagem e consigo ter espuma suficiente para cobrir a face mas em menor quantidade que na primeira passagem. Deslize continua inalterado, ou seja, bastante deslizante. Um pouco menos alcochoamento e protecção devido a menor quantidade de espuma e um pouco menos cremosa/volumosa.

Pincel após fazer segunda passagem na face:

(http://imageshack.us/a/img837/6156/6q7t.jpg)

(http://imageshack.us/a/img545/3348/5pwv.jpg)

Naturalmente com menos espuma, uma vez que esta está na minha face :D

Aqui após 4 minutos após a segunda passagem, depois desta última foto:

(http://imageshack.us/a/img21/633/jv08.jpg)

(http://imageshack.us/a/img209/8913/eelh.jpg)

Espuma em quantidade insuficente para uma terceira passagem e já havia desaparecido um pouco. Carregando mais o pincel provavelmente teria mais espuma para uma terceira passagem, a testar numa próxima vez.

Espuma retida ainda no pincel:

(http://imageshack.us/a/img23/9574/s7dd.jpg)

(http://imageshack.us/a/img809/3398/vvsr.jpg)

Conclusões:

Espuma que dá para barbear (já fiz a barba com piores ;D) poderia ter um pouco mais de quantidade de espuma, mais volumosa/densa, mas poderá também ser resolvido com maior tempo de carregamento de pincel? A verificar no próximo barbear.

Apresenta-se relativamente estável demorando algum tempo até começar a desaparecer significativamente.

Talvez aqui se deva rever o uso ou quantidade do azeite, pois este é sabido ter influência directa na qunatidade e capacidade de formar espuma?

O aroma mantêm-se durante todo o barbear, um dos pontos fortes, sem ser demasiado. Outro ponto forte é o deslize, talvez um dos  sabões com melhor deslize que experimentei, facilita muito o barbear. Protecção e alcochoamento, não são maus na primeira passagem mas precisa de mais (talvez com uma espuma em maior quantidade este ponto sairá fortalecido).

A espuma não causa qualquer irritação, sensação de ardor ou de picor.

Outro ponto forte, é a hidratação e cuidado com a pele, hoje não usei after-shave para melhor avaliar este ponto, e apenas usando o sabão fiquei com a pele cuidada e muito macia, ligeira sensação adstringente (tipo pele repuxada, não sei explicar melhor) um pouco como se tivesse utilizado pedra húme. Este é mesmo um pouco forte do sabão.

- facilidade de espumar: 3
- qualidade da espuma: 2
- protecção: 3
- deslize: 5
- hidratação pós-barbear: 5
- aroma: 5

Para já seria esta a avaliação, mas mais testes se seguirão.

NOTA:
Será uma avaliação dinãmica, pois poderá variar um pouco à medida que vou conhecendo melhor o sabão, estas são apenas as primeiras impressões.
Title: Re: ANIS "Barbear Clássico" Shaving Soap [V.1.0]
Post by: Mig on November 27, 2013, 07:25:08 pm
Ora ai está a amostra com excelente aspecto e que demonstra cuidado e dedicação.
(http://i39.tinypic.com/10hlv6u.jpg)(http://i43.tinypic.com/2q8diqv.jpg)(http://i44.tinypic.com/29f9dnk.jpg)

O trio escolhido

(http://i40.tinypic.com/okmwy1.jpg)

A taça :)

(http://i43.tinypic.com/23ti36g.jpg)

Após um minuto de carga.
(http://i43.tinypic.com/2vx3a5c.jpg)(http://i41.tinypic.com/vsnur5.jpg)(http://i39.tinypic.com/2eea0qh.jpg)

A espuma gerada.
(http://i41.tinypic.com/108e16q.jpg)
(http://i41.tinypic.com/jtny4h.jpg)
(http://i40.tinypic.com/aoxr4i.jpg)

Após cerca de 15min. Como podem ver ainda está aparentemente bastante estável, mas é uma espuma demasiado areada.
(http://i39.tinypic.com/2zeyzb8.jpg)


O resultado enquanto utilizava.
(http://i40.tinypic.com/m7eyqw.jpg)

Primeiras impressões,

Como podem ver, é relativamente fácil de espumar sendo que o aumento da quantidade de água é proporcional à sua degradação, quanto mais agua mais a espuma fica instável e perde qualquer poder de deslize e protecção.
Fiz duas passagens com a espuma mais recente, utilizando o duas bandas de texugo, notei que ao passar a espuma na cara esta começa a perder rapidamente volume e ao fim das duas passagens o resultado é como está na ultima foto.

Para uma barba de dois dias, notei que tanto a protecção como o deslize foram baixos e já não arrisquei a 3ª. Também tive a sensação de repuxar na cara(o que não é mau), e que provavelmente será devido ao uso do Tea Tree. Quanto a hidratação como tenho a pele naturalmente mais oleosa não costumo notar muita diferença, apenas posso dizer que não fiquei com a pele mais seca, o que costuma acontecer com alguns sabões de coco.

Ainda lhe vou dar mais uns usos para uma melhor opinião, no entanto penso que ainda tem bastante a melhorar.
Deixo a pontuação para mais tarde.

Title: Re: ANIS "Barbear Clássico" Shaving Soap [V.1.0]
Post by: FatSlim on November 27, 2013, 07:55:53 pm
Bem, acabei à minutos o meu escanhoado com o sabão ANIS (esposa trouxe à pouco do correio) e posso já dizer que gostei bastante. Mas vamos lá por partes.

Material:

Merkur 42 com Personna Red já c/ 3 escanhoados
Pincel Vie Log 13071 (http://www.giftsandcare.com/es/brochas-de-afeitar-caballo/98-brocha-de-afeitar-caballo-vie-long-13071.html)
Sem pré ou pós barba
Movimentos de pintor e circulares (apenas com as pontas).


Coloquei o sabão e o pincel em água quente (não a escaldar) enquanto tomava banho, pelo que ficou lá uns 5 a 7 minutos.
(http://i32.photobucket.com/albums/d50/Szann0/Barbear%20Classico%201/Anis%20Shaving%20Soap%20Test/IMG_20131127_182313_zpsa0782092.jpg)

Carregamento durante pouco mais de 1 minuto
(http://i32.photobucket.com/albums/d50/Szann0/Barbear%20Classico%201/Anis%20Shaving%20Soap%20Test/IMG_20131127_183833_zps652f0053.jpg)

Construí a espuma com o pincel não totalmente seco, diretamente na face, molhando as pontas por 2 ou 3 vezes.
Este é o resultado:

1ª foto
(http://i32.photobucket.com/albums/d50/Szann0/Barbear%20Classico%201/Anis%20Shaving%20Soap%20Test/IMG_20131127_184200_zps94e6218b.jpg)

2ª foto
(http://i32.photobucket.com/albums/d50/Szann0/Barbear%20Classico%201/Anis%20Shaving%20Soap%20Test/IMG_20131127_184215_zps10ce4eb2.jpg)

Espuma que sobrou após primeira passagem:
(http://i32.photobucket.com/albums/d50/Szann0/Barbear%20Classico%201/Anis%20Shaving%20Soap%20Test/IMG_20131127_184229_zpsd2fe9a13.jpg)


Esperei depois cerca de um minuto para ver quanto é que a espuma demorava a desaparecer da pele e do pincel. Após esse periodo notei que a mesma ficou mais seca. Podem ver aqui:

(http://i32.photobucket.com/albums/d50/Szann0/Barbear%20Classico%201/Anis%20Shaving%20Soap%20Test/IMG_20131127_184445_zps987e7a4f.jpg)
(http://i32.photobucket.com/albums/d50/Szann0/Barbear%20Classico%201/Anis%20Shaving%20Soap%20Test/IMG_20131127_184503_zps93dee503.jpg)

Segunda passagem, ainda com bastante espuma para usar.
(http://i32.photobucket.com/albums/d50/Szann0/Barbear%20Classico%201/Anis%20Shaving%20Soap%20Test/IMG_20131127_185116_zpsfea4b8fc.jpg)

A espuma manteve-se bastante compacta nesta 2ª passagem. Normalmente faço apenas duas passagens pelo que costumo espremer o pincel nesta altura e aproveitar ao máximo. Como estava a testar a durabilidade do carregamento fiz aqui uma hipotética terceira passagem para ver quanto sobrava...

Terceira passagem:
(http://i32.photobucket.com/albums/d50/Szann0/Barbear%20Classico%201/Anis%20Shaving%20Soap%20Test/IMG_20131127_185729_zps0d3e854b.jpg)
(http://i32.photobucket.com/albums/d50/Szann0/Barbear%20Classico%201/Anis%20Shaving%20Soap%20Test/IMG_20131127_185741_zps77b23cf4.jpg)

Pincel espremido mas ainda com alguma espuma:
(http://i32.photobucket.com/albums/d50/Szann0/Barbear%20Classico%201/Anis%20Shaving%20Soap%20Test/IMG_20131127_185758_zpsbcb6d5c2.jpg)


Avaliação preliminar:

1- Apresentação: Não me alongo, já tudo foi dito. Excelente.
2- Facilidade de carregamento: Achei bastante fácil, embora ache que deva ser deixado algum tempo dentro de água para amolecer. Nota-se logo na mudança de cor (passa de creme para branco). Entre um minuto e 1 minuto e meio.
3- Protecção: Já fiz escanhoados com muito pior protecção e com produtos de nome. Não notei nenhuma irritação da lâmina nem fiquei com irritação após o escanhoado. Nenhum ponto de sangue.
4- Deslize: Muito bom na minha pele. Uma lamina já com 3 escanhoados e parecia cortar como no primeiro, sem prender na pele. Mais uma vez, zero irritação.
5- Pós-barba: Sinto a pele elástica, muito suave mas ao mesmo tempo um pouco presa. Não é uma sensação desagradável no entanto.
6- Aroma: Senti-o mais quando desembrulhei o sabão. Durante o escanhoado, sente-se o mesmo sem ser enjoativo. No entanto, não é algo que possa dizer que gostei à primeira vista. Mais testes e veremos se cresce em mim.

Conclusão: Acho que temos aqui um bom produto para primeiro teste. Desde que bem carregado e com tempo, consegue-se construir uma boa espuma, de fácil deslize e (no meu caso) consegue-se um bom escanhoado, sem irritação. Até agora, recomendo.

(http://i32.photobucket.com/albums/d50/Szann0/Barbear%20Classico%201/Anis%20Shaving%20Soap%20Test/IMG_20131127_185815_zps1c638404.jpg)
Title: Re: ANIS "Barbear Clássico" Shaving Soap [V.1.0]
Post by: oversaturn on November 27, 2013, 10:48:41 pm
Acabo de retirar a minha amostra da caixa do correio. A apresentação é excepcional, nem apetece abrir o embrulho para não estragar tal obra de arte! Muito bonita!

Agora não me perguntem a que é que isto cheira pois estou com uma constipação danada e tenho o nariz entupido! :P >:( :D

Title: Re: ANIS "Barbear Clássico" Shaving Soap [V.1.0]
Post by: pgp on November 27, 2013, 11:03:38 pm
Nem todos os dias são apropriados para eu experimentar material novo, mas como recebi a amostra ontem, não queria que a minha review tardásse.

Para reduzir ao mínimo as variáveis, escolhi um conjunto bem clássico para mim: EJ Barley com Gillette Platinum nova e SOC 2 bandas.

Quando olhei para a amostra, a primeira coisa que pensei foi em usá-la como stick e esfregá-la na cara, mas simplesmente não faço isso no dia a dia, e por isso optei por uma solução mais clássica. Deixei o SOC de molho uns 2m em água tépida, e depois deixei a amostra com alguma água tépida e o SOC por cima uns 2m (dentro da minha taça).

A minha primeira dificuldade foi conseguir passar o SOC em cima da amostra, mas com algum engenho e tentativas qb, lá fui carregando o pincel. Tanto na primeira como na segunda passagem, deixei a amostra no fundo da taça e continuei a trabalhar a espuma. Muito pouca água para este sabão... e posso dizer que fiquei admirado com os resultados.

Assim, para não me dispersar:

- Facilidade de espumar: 3. A tender para 2, diria mediano. Não achei difícil, se bem que o tamanho da amostra não ajuda em nada. Se a Ana fizer nova formulação, estou disposto a pagar para ter um sabão mais largo. Penso que isso afeta a impressão que se gera do produto.
- Qualidade da espuma: 2. Apesar de não achar a espuma areada, não é uma espuma muito densa. Devo mencionar que no final a amostra ficou quase a metade... O SOC não facilita, e provavelmente ter usado apenas umas gotas de água ajudou.
- Proteção: 3. Penso que por ter conseguido uma espuma mais densa que a maioria ajudou neste quesito. Tive 2 pontos de sangue num local invulgar, na bochecha. Mas foram dois pequenos pontinhos, nada mais. No final, após colocar o Thayers fiquei com a impressão que a espuma não foi tão protetora quanto pensava, mas ainda assim mediana.
- Deslize: 2. Não achei que fosse o ponto especial do sabão. Talvez por vir de vários dias com o Dovo tenha influência, mas achei normal.
- Hidratação pós-barbear: 2. No meu caso pessoal, acho que tem pouca hidratação. Ao fim de 10m, a minha cara estava a pedir mais qualquer coisa.
- Aroma: 3. A tender para 4. Não desgostei do aroma, mas não compraria para mim com este aroma. Faz lembrar as pastilhas para a garganta, e não sou grande apreciador do aroma. Ainda assim, acho suave, não irritante, e nota-se durante o escanhoado.

De forma geral, fiquei surpreendido com o desempenho, já que após ler algumas análises estava com receio de ser inferior. Para já, é de longe o melhor sabão artesanal português de barbear que usei, mas que sinceramente, e na formulação atual, pouco acrescenta à enorme variedade existente. Se a Ana estiver disposta a trabalhar esta formulação, acho que tem uma boa base e uma grande possibilidade de ter bons clientes por aqui!
Novamente reitero a afirmação anterior: se tiver oportunidade de experimentar nova formulação, estou disposto a oferecer uma contribuição voluntária para ter um "disco" maior.

Bem-haja a todos que tornaram esta experiência possível.

-- Atualização após 2ª utilização --
Title: Re: ANIS "Barbear Clássico" Shaving Soap [V.1.0]
Post by: Mike on November 27, 2013, 11:50:14 pm
Ora, fica aqui a minha "posta"  ;D

Material usado: Edwin Jagger DE86 + Gillette Super Thin; Pincel Semogue 620
Método usado: 3 passagens - a favor e através (nos dois sentidos) + passagem de conforto

Não irei dar uma "pontuação", mas sim dissecar os mesmos tópicos que têm vindo a ser discutidos.

1- Facilidade de espumar

Não achei propriamente facil. Carreguei o pincel 1 minuto, e tive que o carregar novamente ao fim de duas passagens para acabar o escanhoado. Neste ponto, é necessário bastante produto.

2- Qualidade da espuma

Não tem uma espuma tão densa e acolchoante como se obtem noutros produtos, mas não a acho má. Vou dizer apenas que é diferente, embora um pouco mais "sumida".  :P

3 - Protecção

Aqui é onde se nota uma maior divergência nas opiniões. Eu gostei bastante da sensação durante o escanhoado, apenas tive um ponto de sangue mas é numa zona onde fica quase sempre. Sem razor-burn, sem irritações, sem nada negativo a apontar.

4 - Deslize

Para mim, muito bom! Foi o ponto que mais me impressionou nesta primeira experiencia.

5 - Hidratação pós-barbear

Barbeado faz agora meia-hora, não usei qualquer after-shave. A pele está macia e suave, sem qualquer ardor.

6 - Aroma

Não posso comentar, estou a contas com uma alergia e estou temporariamente sem olfacto  :-\

Resumindo:

De forma geral, estou bastante satisfeito, embora tenha pontos a corrigir. Acho que tem espaço para melhorar, necessita de algo diferente na formula, o que não sei.
O ponto fraco é, neste momento, no que toca ao espumar. Precisa de muito produto e obtem-se pouca espuma.
O ponto forte será o deslize e a hidratação.
A parte da qualidade não tenho ainda opinião definitiva formada: eu gostei, mas acho que sem duvida com os ajustes nos pontos fracos acima referidos, ficaria melhor.


Abraço  :)
Title: Re: ANIS "Barbear Clássico" Shaving Soap [V.1.0]
Post by: Lusitano on November 27, 2013, 11:52:40 pm
Agora esperamos pela nova versão  ;D

Sinceramente não sei ao certo como ela pode melhorar, mas o que o Emanuel disse faz sentido. Talvez reduzir ou até eliminar o azeite, e encontrar um rácio de estearina e óleo de côco.

O que era bom era levar lanolina, mas ela se calhar é adepta do vegan  ;)

Outra coisa que gostava de ressalvar e acho importante é que num sabão de barba é importante o mesmo ser versátil e fácil de utilizar. Não serve de nada um sabão ser muito bom, se é necessário carregar o mesmo durante meia hora, ou andar com uma pipeta a contar gotas de água para não estragar a espuma.
Ninguém quer um telemóvel que seja necessário ir tirar um mestrado para saber ligar o mesmo, tal como um sabão de barbear tem de ser algo que seja o mais prático possível.
Title: Re: ANIS "Barbear Clássico" Shaving Soap [V.1.0]
Post by: secretum on November 28, 2013, 01:29:21 am
Hoje foi finalmente a estreia!

O material escolhido:
Semogue 1305
Gillette Rocket Flare Tip + Shark
Depois do duche, sem pré.

Deixei o 1305 desfrutar de um banho de imersão enquanto eu tomava o meu duche.
Coloquei o sabão de molho durante 1-2 min enquanto me vestia.

facilidade de espumar: espremi um pouco o pincel para retirar a maior parte da água e com o sabão na mão comecei a carregar o pincel, não achei difícil, carreguei cerca de 1min.
Como não estou habituado a fazer espuma na mão e queria controlar melhor a adição de água passei para a tigela onde comecei a desenvolver a espuma fui adicionando água até atingir uma consistência do meu agrado.

qualidade da espuma: consegui uma espuma densa mas apercebi-me que é uma espuma que tende a quebrar, segurou bem enquanto barbeava mas tive de voltar a desenvolver cada vez que precisava voltar a aplicar.

protecção: no início senti falta de um pré mas as passagens seguintes foram mais suaves e tornou-se um barbear agradável. nenhum ponto de sangue.

deslize: muito bom.

hidratação pós-barbear: no início muito boa mas foi há cerca de meia hora e estou a sentir a pele já um pouco seca pelo que vou a seguir aplicar um balsamo. neste ponto não tenho como comparar com outros uma vez que uso sempre um After-shave

aroma: manteve-se durante o barbear apesar de um pouco mais subtil. gostei mesmo muito.

Consegui desenvolver bastante espuma, deu-me para 3 passagens + espuma de conforto e ainda sobrou alguma na taça. Tentei adicionar um pouco mais de água para ver como se desenvolvia e começou a perder a qualidade que consegui encontrar logo na primeira tentativa.

Não queria atribuir pontuação nesta altura.
Vou aguardar por mais algumas experiências por forma a conhecer um pouco melhor o sabão.
Title: Re: ANIS "Barbear Clássico" Shaving Soap [V.1.0]
Post by: classic-shaver on November 28, 2013, 10:43:24 am
Depois das excelentes avaliações apresentadas, inspirei-me sobretudo nas do FatSlim e do pgp para hoje carregar o pincel durante mais tempo do que tinha feito ontem. Também acho que acabei por usar menos água.

Consegui uma espuma melhor, mais densa, mais estável. A essência das minhas impressões não se alterou muito, no entanto.

Outra coisa que gostava de ressalvar e acho importante é que num sabão de barba é importante o mesmo ser versátil e fácil de utilizar. Não serve de nada um sabão ser muito bom, se é necessário carregar o mesmo durante meia hora, ou andar com uma pipeta a contar gotas de água para não estragar a espuma.
Ninguém quer um telemóvel que seja necessário ir tirar um mestrado para saber ligar o mesmo, tal como um sabão de barbear tem de ser algo que seja o mais prático possível.

+1, sem dúvida, apenas com a ressalva de que carregando cerca de 1 minuto este sabão, sem usar muita água (dureza média/dura da água), já se consegue uma espuma razoável
Title: Re: ANIS "Barbear Clássico" Shaving Soap [V.1.0]
Post by: oversaturn on November 28, 2013, 11:13:20 am
Ora bem, não tenho já grande coisa a acrescentar ao que já aqui foi dito, existem já diversas opiniões muito bem apresentadas e fundamentadas. Coloco aqui a minha, penso que também é concordante pelo menos com a maioria delas, mas de qualquer maneira aqui vai:
Comecei por colocar o sabão de molho para facilitar a carga, usei para isso a minha tigela alentejana :D


(http://up.picr.de/16594362pd.jpg)


Carreguei o pincel cerca de 1 minuto, o normal para qualquer sabão duro, e usei o meu Vulfix 2234h TGN Finest (http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=2433.0), é um pincel relativamente pequeno mas que me dá confiança no que toca a sabões duros, além disso este nó tem as pontas muito suaves (mais suaves que os outros TGN que tenho, devo ter apanhado um lote bom) :D. O tamanho pequeno da amostra complica um pouco ao carregar o pincel, mas segurando o sabão com uma mão e o pincel com a outra, a coisa faz-se sem problemas de maior. Após ~1minuto de carregamento, tinha o pincel assim:


(http://up.picr.de/16594321qj.jpg)


Essa espuma era um pouco arejada e sem corpo, faltava-lhe espessura…. Trabalhando mais um pouco na tigela e na cara, melhorou bastante. Uma coisa é certa, obter uma boa espuma deste sabão exige trabalho. Ao princípio, ficou assim na tigela, espuma abundante, sólida mas sem grande corpo e com algumas bolhas de ar, e com pouca capacidade para reter água (falta-lhe aquele brilho característico das boas espumas).


(http://up.picr.de/16594323de.jpg)


Trabalhando mais um pouco na tigela e na cara, a espuma melhora substancialmente, e fica minimamente apta para barbear. Melhora o seu aspecto e fica com mais “corpo”.


(http://up.picr.de/16594322ih.jpg)


No entanto, tem sempre alguma tendência para secar e perder volume, tanto que nas passagens posteriores, exige sempre que se trabalhe mais a espuma para que melhore. É também uma espuma algo caprichosa, que exige muito cuidado com a quantidade de água que se adiciona – uma gota a mais e fica arejada, perdendo as suas boas propriedades.
Durante o escanhoado, usei uma velha Gillette NEW inglesa e uma lâmina Silver Blue, uma combinação não propriamente suave, e esta espuma permitiu um bom escanhoado, não tive qualquer reacção adversa, nem qualquer tipo de irritação, ponto de sangue ou corte.

Fazendo o célebre “teste da mão”:


(http://up.picr.de/16594320ho.jpg)


Ao fechar a mão, a espuma apresenta ter alguma resistência, o que é bom, mas não tanto como a maioria dos sabões… é suficientemente compacta e encorpada para permitir um escanhoado, mas menos que a grande maioria dos sabões disponíveis comercialmente, mesmo artesanais.


(http://up.picr.de/16594328im.jpg)

(http://up.picr.de/16594329cc.jpg)


Uma coisa boa, era suficientemente coesa para formar pequenas bolsas de espuma quando se lavava a máquina – isto é um bom sinal, sem dúvida, sinal de boa qualidade dos óleos utilizados.


(http://up.picr.de/16594319ii.jpg)


Assim, e fazendo uma breve avaliação:


Facilidade de espumar:
Não é difícil carregar o pincel, e a primeira espuma sai facilmente. No entanto, obter uma boa espuma, densa e compacta, requer um pouco de trabalho, e não chega a ficar perfeita.

Qualidade da espuma:
A espuma obtida é de qualidade mediana, permite um escanhoado minimamente confortável, mas sem impressionar. Tem alguma tendência a secar e a “quebrar”. Foi sempre necessário trabalhar um pouco a espuma entre cada passagem, para que a mesma readquirisse as suas propriedades.

Protecção: Razoável. Não me dá a confiança que obtenho de outras espumas mais densas e espessas, mas permitiu um bom escanhoado com a safety-razor.

Deslize: Bom, apesar de ser um parâmetro algo influenciado pela quantidade de água utilizada – um pouco de água a mais e a espuma perde as suas propriedades, afectando também o deslize.

Hidratação pós-barbear: regular. Hidrata q.b., mas não o suficiente para dispensar o uso do aftershave, ainda para mais nestes dias frios. Neste capítulo, não se destaca de outros sabões disponíveis comercialmente.

Aroma: Não vou tecer grandes comentários, afinal de contas estou ainda algo constipado e não consigo detectar este aroma na sua totalidade. Parece-me algo cítrico, não é propriamente uma família de aromas que prefiro mas pareceu-me agradável, tanto quanto pude detectar.


Conclusões:

Penso que é um excelente ponto de partida, mas necessita de evoluir para se tornar um produto bem sucedido. necessita de melhorias no que toca à estabilidade da espuma, bem como à sua espessura e densidade. A espuma é muito sensível à quantidade de água que se junta, o que não ajuda na facilidade ao espumar. Era bom melhorar também esse aspecto.

Permitiu um escanhoado bem-sucedido com a safety-razor, no entanto este sabão, tal como está, nunca seria o meu escolhido para fazer um demorado escanhoado com navalha, pois não me oferece confiança para tal: a espuma não apresenta a protecção e a estabilidade suficientes.

Não tenho dúvidas que se trata de um excelente começo. Por exemplo, testei os primeiros protótipos do JabonMan quando ele começou a tentar fabricar sabões de barba, e acreditem, eram bem piores que este protótipo da ANIS. Duas rondas de protótipos depois, o JabonMan conseguiu chegar ao produto que tem hoje em dia (reconhecidamente um dos melhores sabões de barba dentro do universo dos sabões artesanais), e ainda continua a evoluir. Espero sinceramente que o mesmo aconteça com este sabão da ANIS! :)

Desde já obrigado por terem a paciência de ler este testamento, e espero de alguma maneira ter ajudado e contribuído para a evolução deste sabão. :)
Title: Re: ANIS "Barbear Clássico" Shaving Soap [V.1.0]
Post by: Filipe on November 28, 2013, 01:00:36 pm
Recebida ontem a amostra, confesso que esta manhã estava com grande expetativa em relação ao sabão e seu desempenho.

Comecei por molhar o rosto com água fria (aqui o rosto do rapaz não gosto de água quente  ;D), molhei o sabão e comecei por esfregá-lo na cara, o que se manifestou pouco prático devido ao tamanho da amostra.

Logo de seguida, toca a carregar o pincel (Semogue 830), e para minha surpresa fez muita e boa espuma que deu praticamente para todo o barbear, apenas no final tive que carregar mais um pouco de sabão no pincel e assunto resolvido.

Noto que este sabão não gosta muito de água, no meu caso bastou só molhar na água da bacia e retirá-lo em seguida para o trabalhar.

Como todos os Confrades aqui escreveram, (e eu sou mais um), na minha opinião o único ponto a melhorar realmente é a estabilidade da espuma, porque de resto está aprovado.

Posso dizer que comecei o barbear com um excelente deslize e proteção, e acabei sem nenhum corte ou irritação. Ao passar a mão na cara parece veludo, a face fica suave e bem cuidada.

Devo salientar de que não usei qualquer pré-shave, amanhã talvez experimente adicionar um pouco de sabonete de glicerina na face primeiro para ver o efeito.
Os meus parabéns pelo sabão e agora é só melhorá-lo  :)

Title: Re: ANIS "Barbear Clássico" Shaving Soap [V.1.0]
Post by: nunogrl on November 28, 2013, 04:20:39 pm
Primeiríssima utilização. Não correu nada como estava à espera. O sabão não teve culpa, tive de despachar para sair e foi um barbear à pressa como quem rouba.
Mas pela minha experiência a primeira espuma de um sabão também nunca é a melhor...

Deixei de molho durante o banho em água tépida num pequeno recipiente plástico.
Usei o pincel Barbear Clássico cerda.
Verti a água do recipiente e rodopiei o pincel encharcado em cima do sabão. Neste caso quase parecia que o pincel andava a comer o sabão pelas diferenças de tamanho.
Fez espuma bastante rápido, somente passei a ponta do pincel debaixo da torneira uma vez para dar mais volume à espuma.
Espumei directamente na cara, dando espuma para as duas passagens.

Não sei se outros não terão o mesmo problema, mas no frio, a minha pele fica toda danada, em especial no dia de ontem, senti mesmo a pele a escamar :(  Este sabão portou-se muitíssimo bem, estava mesmo a pedir algo hidratante assim!

A espuma, se pode ser melhorada, melhor! Contudo, tal como está fica ao nível de alguns sabões comercializados - considero a espuma superior aos sabões de glicerina ( Col. Conk (http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=1598.0) por exemplo).

Espuma produzida pol Col. Conk Amber:
(http://thecloseshave.com/wp-content/uploads/2013/08/P1010084.jpg)

A nível de deslize, funcionou muito bem, a nível de hidratação, achei superior a muitos sabões, mas como disse, a minha pele está particularmente vulnerável para poder avaliar...
Não coloquei after shave hoje, e sinto a pele macia, mas não super ensopada :D

O aroma é muito agradável. No fim sobrou bastante, mas não o suficiente para uma terceira passagem, mas isso suponho que já terá sido por eu ter sido comedido na carga do pincel.

Decerto que amanhã o sabão estará melhor, deixando-o agora humedecido :D

Foi uma primeira abordagem..  Para a próxima irei explorar melhor para poder fundamentar melhor os meus comentários.
Title: Re: ANIS "Barbear Clássico" Shaving Soap [V.1.0]
Post by: pgp on November 29, 2013, 09:46:42 am
Ontem à noite foi dia 2 da amostra.

Em relação à minha impressão inicial, devo dizer que é difícil acertar com a quantidade de água a juntar. Ontem tive um "problema técnico" que me obrigou a refazer a espuma. Na qualidade de espuma, o meu 3 é mais um 2,5. Mas na hidratação pós-barbear, no meu caso é um 2 redondinho.
Title: Re: ANIS "Barbear Clássico" Shaving Soap [V.1.0]
Post by: Filipe on November 29, 2013, 10:30:00 am
Hoje de manhã, segundo dia de uso deste sabão:

Ao contrário de ontem, hoje usei sabonete de glicerina como pré. Então molhei o rosto, passei o sabonete na face, fiz a massagem, retirando de seguida com água e deixando o rosto molhado.

A seguir carreguei o pincel (Semogue 830) durante mais um pouco de tempo do que ontem, e posso dizer que tive espuma muito boa para as três passagens, mas já perto do final estava a querer sumir um pouco.

Continuo com a mesma opinião; deslize, proteção e hidratação muito bons, o que precisa ser melhorado é a estabilidade da espuma, de resto aprovado  :)

Title: Re: ANIS "Barbear Clássico" Shaving Soap [V.1.0]
Post by: Mike on November 29, 2013, 12:34:07 pm
Segunda utilização do sabão, opinião mantém-se.

Acho que tem qualidade mas tenho tido dificuldade em fazer espuma. Apesar de não ser um facelatherer exímio, é o que tenho feito pois estou sem taça de barbear desde que parti a minha. Talvez conseguisse um melhor resultado com ela.

Continuo sem olfacto, portanto não vou opinar acerca do aroma :P

Em principio vou passar a amostra a um confrade, penso que ainda seja metade do sabão e que dê para mais duas vezes, e mais reviews.  :)

abraço
Title: Re: ANIS "Barbear Clássico" Shaving Soap [V.1.0]
Post by: Lusitano on November 29, 2013, 05:24:01 pm
2º teste com a amostra: mesmo ao fim de 2 minutos de carga, a espuma gerada foi muito pouca e sem estabilidade. Com uma lâmina nova consegui um escanhoado razoável, mas não muito confortável. Espuma feita no rosto.
Title: Re: ANIS "Barbear Clássico" Shaving Soap [V.1.0]
Post by: audax on November 29, 2013, 07:03:34 pm
Hoje 2.º barbear com a amostra, utilizando pincel de texugo, confirma-se as primeiras impressões.

Em conclusão:
não é muito fácil de esfazer espuma, mas com algum trabalho faz-se.
Espuma não muito volumosa, mas oferece protecção que baste para barbear.
Espuma relativamente estável, mas passado algum tempo começa a desaparecer um pouco e será preciso trabalhar a espuma novamente para poder utilizar.
Tal como o Oversaturn referiu, também noto que ao limpar a espuma da máquina na água, esta forma pequenas ilhas e não desaparece de imediato, demonstra boa coesão.
Espuma bastante sensível em relação à quantidade de água utilizada (como o meu método passa por carregar com o pincel bem escorrido, quase seco, e ir juntando água aos poucos, acaba por funcionar bem com este sabão).
Deslize bastante bom.
Sensação pós barba: a pele fica super macia, sem irritações etc, tem apenas um pouco de sensação adstringente ou sensação de "pele puxada".

Como já se disse está uma base muito boa para evoluir, já é um começo melhor que outros sabões!

Os meus parabéns à Artesã por esta primeira versão!
Title: Re: ANIS "Barbear Clássico" Shaving Soap [V.1.0]
Post by: Caramelo on November 29, 2013, 07:34:23 pm
  Amanhã irei testar o meu.
Title: Re: ANIS "Barbear Clássico" Shaving Soap [V.1.0]
Post by: secretum on December 01, 2013, 12:32:43 pm
Venho aqui colmatar a falha em informar acerca de novas experiências...

Usei mais duas vezes e as impressões iniciais mantêm-se. Destas vezes já me vi mais atrapalhado para conseguir uma espuma aceitável.

A segunda vez usei o Semogue 2000, a espuma foi para esquecer, não consegui acertar e ficou muito areada. O azelha não conseguiu acertar com a quantidade de água... Desfiz-me da primeira espuma, voltei à carga e apesar de conseguir melhorar ficou aquém do resultado da primeira vez, e apercebi-me disso quando iniciei o escanhoado... apenas a primeira passagem foi mais complicada mas o resto do escanhoado correu bem.

Terceira vez, de 1305 empunhado, com mais calma fui adicionando água até propositadamente passar o ponto da espuma que me agradava, lavei tudo e voltei à carga até chegar ao ponto que eu queria.

À semelhança da primeira impressão voltei a sentir necessidade de usar um pré, mas isso já é devido à pele sensível uma vez que só com um ou dois cremes não senti necessidade de o usar. Se não estou em erro são precisamente os que têm lanolina na composição.

Mantém-se a opinião de que o principal ponto a melhorar é mesmo a estabilidade da espuma (que já sei estar a ser tratado ;-)
Title: Re: ANIS "Barbear Clássico" Shaving Soap [V.1.0]
Post by: Caramelo on December 01, 2013, 12:39:21 pm
  Ontem usei o respectivo sabão e;

Gostei da apresentação do mesmo (embalagem e aquela gravação no sabão), tem um aroma que faz lembrar o chá de Tília.
Na acção, espuma facilmente, mas a mesma é pouco consistente, depois passar o pincel na cara confirmei esse detalhe, mas fazendo a barba em grande velocidade (tinha um compromisso), tenho que reconhecer que a espuma proporciona um bom deslize e uma boa protecção, mas o resultado do escanhoado foi fraco, o barbear não foi muito apurado. A culpa não será do hardware, porque ainda hoje o usei e o resultado foi melhor. Claro que a velocidade do escanhoado foi "alta", mas durante a semana, também é "sempre abrir" e com bons resultados.

  Esta foi a minha opinião de uma 1ª utilização, que será sempre relativa, mas fiquei com um ideia positiva do sabão, pelo o menos não houve sangue... :D
Title: Re: ANIS "Barbear Clássico" Shaving Soap [V.1.0]
Post by: Martius on December 01, 2013, 02:58:48 pm
Apesar da maioria das opiniões refelectirem aquilo que eu acho deixo aqui a minha avaliação após duas experiências com o sabão.

Facilidade de espumar
Após ficar de molho uns minutos não achei o sabão difícil de carregar o maior problema é no quesito de posteriormente a espuma crescer em quantidade e qualidade.

Qualidade da espuma
A qualidade da espuma é razoável na minha opinião, mas efectivamente é quase preciso adicionar água com uma pipeta para não estragar o ponto ideal.

Protecção
Para a primeira passagem a protecção pareceu-me razoável, no entanto com o passar do tempo a espuma vai mirrando e para as seguintes passagens já se encontrava no limiar de não proteger praticamente nada.

Deslize
Gostei bastante do deslize que este sabão porporcionou. Neste quesito nada a apontar.

Hidratação pós-barbear
Pareceu-me bastante boa, contudo como a minha pele não tende para o seca este é um factor a que eu não tenho por hábito atribuir muita importância.

Aroma
Sendo eu uma apreciador de cítricos gostei bastante. A mim cheira-me a Calipo de limão. Dá vontade de trincar  ;D

Em resumo acho que se o sabão for mais fácil de espumar e a espuma mais estável têm aqui um cliente.  :)
Title: Re: ANIS "Barbear Clássico" Shaving Soap [V.1.0]
Post by: Mig on December 04, 2013, 11:47:25 am
Voltei a experimentar mais umas vezes, meti mais um pincel ao barulho o BC Cerda, e usei no total 4 maquinas diferentes, Fatip, 34c, 39c e rocket, as laminas foram gillette silver blue e astra sp.

O melhor resultado foi com o BC Cerda a espumar na cara (quase seco). Nota-se que realmente é demasiado sensível à quantidade de água, e para se conseguir um deslize satisfatório tem que se usar quase agua nenhuma o que resulta numa espuma muito fina e deslizante mas ao mesmo tempo sem acolchoamento e pouca protecção. Com o aumento de agua acontece o inverso, aumenta-se o volume para ganhar algum acolchoamento, mas perde completamente o deslize e a espuma fica demasiado instável.

Continuo a gostar da sensação pós barba.

O aroma, apenas achei um bocado doce, mas não é desagradável.

Como tem sido referido, será necessário melhorar a estabilidade da espuma de forma a que esta cresça sem perder as suas qualidades.
Title: Re: ANIS "Barbear Clássico" Shaving Soap [V.1.0]
Post by: dott_macchia on December 05, 2013, 03:18:17 pm

Sendo eu uma apreciador de cítricos gostei bastante. A mim cheira-me a Calipo de limão. Dá vontade de trincar  ;D




O aroma, apenas achei um bocado doce, mas não é desagradável.

Hummm, cítrico e doce... como eu gosto! Parece ser bom, muito bom!
Title: Re: ANIS "Barbear Clássico" Shaving Soap [V.1.0]
Post by: FatSlim on December 05, 2013, 08:19:06 pm
Update à minha experiência:

Usei mais umas 3 vezes até agora e em termos de qualidade da espuma, a mesma já não teve a qualidade da primeira vez. Usei nestas três vezes um Vulfix 404 Mixed e tornou-se bastante mais dificil construir uma espuma sólida como a da primeira vez pois nota-se com este pincel a sensibilidade à quantidade de água deste sabão.
Tentei igualmente utilizar diretamente na face como um stick e mesmo assim não consegui espuma duradoura. O deslize e hidratação continuam bons, nunca tive irritação nem cortes, mas a nível de acolchoamento e proteção houve um decréscimo de qualidade.
SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal