Este post passou-me completamente ao lado, não sei como. Flávio, o aparo é fino, espero que não seja demasiado fino para o meu gosto. Actualmente a caneta está parada na Alfândega (já lá vão uns dias), conto recebê-la durante a próxima semana e depois já poderei dizer algo mais concreto.
Caramba, alfândega por um valor tão baixo... Espero que tudo corra pelo melhor
Hero 5028 com 3 aparos a caminho por 5 dólares
Podes experimentar estes aparos. Eu tenho uma versão anterior e tive que o afinar, mas estes parecem de melhor qualidade que aquele que tenho.
Isso não dá problemas na alfândega, mas será que vale a pena? Vê esta imagem.
Pode ter a ver com a quantidade de tinta que o alimentador/aparo debita ou com o formato da ponta do aparo.Num papel menos absorvente vai-se notar mais variação de linha. Se o papel for muito absorvente, acho que quanto mais fino for o aparo menos se percebe a variação.
Já escrevo à algum tempo com o aparo mais fino de 1.1 mn mas mesmo assim acho largo demais para o dia-a-dia.Gosto do efeito da ponta plana mas devia ser mais pequena ... deita bastanta tinta e por isso em papel barato não é bom, fica linha muito larga e sem variação.Em papel de qualidade gosto mas tenho que escrever maior do que o normal. Só comprei para experimentar vários tipos de aparo, já que sou novo nisto. Não existe este tipo de aparo numa medida menor?
Relativamente ao aparo mais estreito em princípio resolve o segundo problema, o de obrigar a letra a ficar maior no papel de qualidade, mas não o primeiro, a diferença de traço largo e fino ser impercetível. Normalmente a escolha da largura do aparo está ligada ao tamanho da letra, quando mais largo maior a letra, digo normalmente porque cada um escreve como gosta. Com aparo mais estreito a diferença entre o traço largo e o traço fino fica menos percetível, normalmente quando constroem o aparo tentam fazer a linha mais fina o mais fino possível (grossura do metal). Quando se começa a perder a “finura” do traço normalmente afiam a aresta para voltar a ficar afiada.No aparo stub o traço mais fino fica mais grosso. Voltando ao primeiro problema, considero que se deve a quatro fatores: forma de escrever (ritmo de escrita, pressão, etc), papel, tinta e caneta.A forma de escrever: é pessoal e mesmo com todo o controlo pode não resolver o problema se o papel / tinta / caneta não ajudarem.O papel: é uma das partes mais importantes mas muitas vezes descurada, pode não ser controlável se tivermos de escrever em determinado papel.A tinta: Há tintas que secam mais rápido que outras, quanto mais rápida a secagem menos tempo para se espalhar no papel. Por isso escolhia uma tinta de secagem mais rápida.Caneta: Há aparos e alimentadores mais húmidos que outros. Num determinado aparo é possível manipula-lo para ficar mais seco ou mais húmido. No caso dos alimentadores só vi instruções para fazer determinados aparos mais húmidos nunca mais seco. Para os traços ficarem mais finos, os aparos podem ser manipulados para se conseguir um bico mais estreito e afiado, tarefa que deve ser feita por um nib master.Vou colocar o disclaimer normal: Qualquer manipulação da caneta pode danifica-la e não me responsabilizo se decidirem faze-lo. Se decidirem fazer devem sempre iniciar em canetas baratas.Como sou português, o desenrascar está no nosso ADN, tentei fazer eu mesmo para poder ver os resultados. (Image removed from quote.)Alterei o aparo 1.5 para no final poder comparar com o aparo 1.1.Primeiros traços são como o aparo como estava originalmente Hero 1.5 , os seguintes são depois de desbastar / “lixar” o aparo Hero 1.5 e por ultimo são o traço que vem originalmente o apago Hero 1.1.Em baixo está a caneta com o aparo alterado seguido as ferramentas utilizadas stick e lupa.Na foto pode não estar percetível mas o traço grosso, depois de alterado o aparo 1.5, ficou um pouco maior que o do aparo 1.1
Estou a gostar bastante e até já mudei o estilo de escrita para o que aprendi na escola e estou a aperfeiçoar a técnica.