Author Topic: Ajuda urgente...  (Read 8943 times)

Offline Goncalo_S

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 125
  • Respect: 0
Re:Ajuda urgente...
« Reply #15 on: December 18, 2012, 11:29:26 pm »
0
Só para esclarecer: não usaste a mesma lâmina desde há um mês, pois não?
Queres antes dizer que usaste sempre a mesma marca, certo?


P.s: As fotos foram tiradas logo depois de aplicar o bálsamo, e se repararem não consigo um corte rente ao ponto de cortar os pelos mesmo pela raiz. Será da máquin (WClassic)?

O facto de o barbear não ficar rente pode realmente ter a ver com a máquina, visto que com a Wilkinson Classic é difícil chegar ao BBS, ainda que com uma lâmina bem afiada e uma técnica muito aprumada se possa conseguir.

Parece-me que vejo alguns cortes na fotografia, o que já não terá a ver com a máquina em si.
Poderá sim ter a ver com a técnica. Não estarás a ser demasiado agressivo ou a aplicar pressão exagerada?
...

Pode ser isso. Além disso, muitas vezes no inverno a pele fica mais vulnerável a "erros" decorrentes de uma má técnica.

Não apliques pressão, regra nº 1 (e também regra nº 2, 3, etc.)
obviamente que não uso a mesma lâmina durante 1 mês, não era isso que queria dizer. Apenas que uso a mesma marca de lâminas desde esse tempo referido em cima.

Descanse o rosto uns 4 dias, troque por uma lâmina de outra marca e faça apenas uma  ou duas passagens para testar a favor do pelo. Nada de contra-pelo e depois diga no que resultou.

E lembrou bem o oversaturn: pressão zero!!!
Estas fotos foram de hoje, logo depois de ter feito a barba. A última vez que tinha feito a barba foi na passada quinta feira, portanto já era o 5 dia sem "castigar" a pele.
Vou experimentar outra lâmina e ter isso das passagens em atenção.
Txiiii, você quase não tem barba...

Na zona do queixo parece ter barba com alguma espessura. No resto terá com menos.

Nem todos terão uma barba homogénea. Conheço alguns cavalheiros já com uma certa idade que apenas têm na zona do queixo e nas patilhas. Simplesmente a Mãe Natureza não tratou de "unir" as 2 zonas, é algo perfeitamente normal, não há necessidade de achincalhar o confrade em causa.
É isso mesmo, no queixo e nessa zona que fica há volta do mesmo, tenho mais pêlos e são mais grossos que os restantes. Por exemplo na garganta até tenho zonas onde falha sempre barba, simplesmente não nasceu ali. Contudo tenho um primo meu, com quase 30 anos e tem a mesma barba que eu tinha quando me começou a aparecer a mesma. É como o confrade diz, a natureza é assim mesmo.

Olá Gonçalo,

Na minha opinião, parece-me um caso de "gulodice".
Passo a explicar ... nos primeiros tempos a barbear por este método, dei-me por diversas vezes na tua situação - irritação recorrente!!
Pode ser relacionado com a habituação da pele a este tipo de técnica - e nunca é demais relembrar: sem pressão, e movimentos curtos.

A máquina pode estar na origem do problema. Sugeria-te algo um pouco mais agressivo, que te permita fazer a barba em menos passagens, logo menos irritação. Talvez uma Merkur 33c/34c ou Muhle / Edwin Jagger.
Mas não te livres da máquina, daqui a uns tempos volta a pegar nela e verás que te vai surpreender.

Não mencionas mais nada, mas tenho de enfatizar que metade do acto de barbear é a preparação. Que cremes ou sabões estás a usar?

O nivea foi durante muito tempo o meu produto predilecto. Mas agora já não! :)
sugeria-te o bálsamo Balm Após Barba "O Boticário - MEN" especialmente para este tempo frio em que a pele demora mais a cicatrizar.


Eu sou sincero e confesso que sinto mais dificuldades a fazer a barba do lado esquerdo do que do lado direito, e por normal até faço mais devagar. Talvez seja o ângulo que não está certo, vou ter isso em atenção.

No que diz respeito à máquina tinha pensado numa  Edwin Jagger DE89BA11ou numa MUHLE R89, qual será a melhor? Ou não serão mais agressivas/eficazes que a WClassic?

A nível de preparação, é banho com passagem de alguma água quente na cara. O pincel fica de molho em água quente enquanto tomo banho. Depois é fazer espuma com Proraso Verde, aplicar muito bem e começar. Alguma sugestão para melhorar a preparação?

Em relação ao ASB, de referir que o próximo será o que me foi aconselhado por alguns utilizadores daqui, o ASB da Institut Karité, penso que seja bastante superior ao meu actual. Já tinha visto esse bálsamo, mas realmente o preço não é convidativo.

Um muito obrigado a todos os que me têm tentado ajudar.
Penso que não me esqueci de responder a ninguém.

Abraço

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Ajuda urgente...
« Reply #16 on: December 18, 2012, 11:44:30 pm »
0

obviamente que não uso a mesma lâmina durante 1 mês, não era isso que queria dizer. Apenas que uso a mesma marca de lâminas desde esse tempo referido em cima.


Já estou mais aliviado, e por favor não leves a mal a minha pergunta... mas casos assim acontecem, nestes fóruns já vi de tudo, e por vezes atentamos nos pormenores e esquecemo-nos do básico.

Olha, para a preparação, eu costumo usar o Prebarba Proraso Verde. É dos poucos produtos que uso numa base diária.

Entre a Mühle e a Edwin Jagger, tanto faz. São ambas semelhantes (têm o mesmo cabeçal). O que muda é o cabo, portanto escolhe aquela que seja mais de acordo com o teu gosto estético ou a tua carteira. E sim, são ambas mais eficazes que a Wilkinson Classic.

I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline orlandosn

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2226
  • Portimão, Portugal
  • Respect: +2
    • Email
Re:Ajuda urgente...
« Reply #17 on: December 18, 2012, 11:50:21 pm »
0
E para que conste eu não tenho nada contra os métodos menos ortodoxos, se por ventura alguém for "linchado" não será por essa razão.
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=_NN3fWyIDk4" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=_NN3fWyIDk4</a>


Olha, olha... Isto é uma lâmina DE ou uma multi-lâmina ?  ???
Orlando

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:Ajuda urgente...
« Reply #18 on: December 19, 2012, 12:13:37 am »
0
E para que conste eu não tenho nada contra os métodos menos ortodoxos, se por ventura alguém for "linchado" não será por essa razão.
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=_NN3fWyIDk4" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=_NN3fWyIDk4</a>


Olha, olha... Isto é uma lâmina DE ou uma multi-lâmina ?  ???

Parece-me inequívocamente uma double edge   ;D  ;D


Gonçalo, a nível de preparação ao passar do pincel e do creme/sabão. Aparentemente estás bem servido de material. O facto de a irritação te afectar apenas metade da cara, não é novidade.

Se não estou em erro, afecta a face oposta ao teu braço dominante (pelo menos a mim e a um colega meu - que não frequenta mais o fórum aconteceu assim)

Insiste na técnica do pincel, faz questão que a espuma faça parte da tua cara.

refiro-me a isto - entre 0:25 e 1:46
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=KQLgRG4hC0A" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=KQLgRG4hC0A</a>

ou deste nosso amigo Teiste - entre 1:29 e 2:50
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=dYRKdWuQRyU" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=dYRKdWuQRyU</a>

Dá preferência a pincéis mais curtos e rijos do que a outros mais compridos e macios, pois serão mais eficazes.
Uma boa massagem, para além de hidratar e tornar a pele mais elástica para o barbear, providenciará que os ingredientes do creme também sejam melhor absorvidos.

Abraço

Offline lmmg

  • Trade Count: (+1)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 41
  • Respect: 0
    • Email
Re:Ajuda urgente...
« Reply #19 on: December 19, 2012, 04:13:29 pm »
0
experimenta tambem escanhoar antes do duche.
pode ser que tenhas resultados melhores.

Offline Rui

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 834
  • Respect: +1
Re:Ajuda urgente...
« Reply #20 on: December 19, 2012, 04:41:19 pm »
0
experimenta tambem escanhoar antes do duche.
pode ser que tenhas resultados melhores.

Parece-me uma excelente sugestão.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Ajuda urgente...
« Reply #21 on: December 19, 2012, 04:56:42 pm »
0
experimenta tambem escanhoar antes do duche.
pode ser que tenhas resultados melhores.

Parece-me uma excelente sugestão.

Eu resolvi a irritação assim!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline splendini

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 241
  • Respect: +4
Re:Ajuda urgente...
« Reply #22 on: December 19, 2012, 08:23:02 pm »
0
"Achincalhar?"
Que termo tão forte, valha-me deus...
As coisas são como são, e o confrade tem uma penugem a fazer as vezes de barba. Não e vergonha nenhuma, conheço muito homem de fraca barba e forte caracter.
Se o confrade se sente ofendido, pois que me diga a mim directamente, porque não respondo a intermediários.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re:Ajuda urgente...
« Reply #23 on: December 19, 2012, 10:40:45 pm »
0

obviamente que não uso a mesma lâmina durante 1 mês, não era isso que queria dizer. Apenas que uso a mesma marca de lâminas desde esse tempo referido em cima.


Já estou mais aliviado, e por favor não leves a mal a minha pergunta... mas casos assim acontecem, nestes fóruns já vi de tudo, e por vezes atentamos nos pormenores e esquecemo-nos do básico.

Acho que vou preocupar alguém, ou ser ostracizado, mas aqui vai. Conheço pelo menos duas pessoas cuja lâmina dura perto de um mês de barbear diário. :-[

Quanto ao problema, subscrevo o que foi dito e acrescento que a minha barba tem um crescimento assimétrico em ambas as faces, sendo mais fácil de fazer do lado direito. No pescoço é precisamente o contrário. O importante é adaptar a técnica ao crescimento do pêlo, porque com o tempo os resultados irão aparecer mesmo com a Wilkinson Classic.

Uma coisa que eu aconselho no teu caso é fazer a barba com água fria e antes do banho.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Ajuda urgente...
« Reply #24 on: December 20, 2012, 10:06:44 am »
0

obviamente que não uso a mesma lâmina durante 1 mês, não era isso que queria dizer. Apenas que uso a mesma marca de lâminas desde esse tempo referido em cima.


Já estou mais aliviado, e por favor não leves a mal a minha pergunta... mas casos assim acontecem, nestes fóruns já vi de tudo, e por vezes atentamos nos pormenores e esquecemo-nos do básico.

Acho que vou preocupar alguém, ou ser ostracizado, mas aqui vai. Conheço pelo menos duas pessoas cuja lâmina dura perto de um mês de barbear diário. :-[


Acredito que sim. Mas casos assim não são comuns, e quis ter a certeza que o problema não estava aí.
Eu próprio, por vezes, já aqui reportei uma Iridium ou uma Perma-Sharp que me duraram 15 dias...

E o Soeren fez um teste usando um RazorPit (ou lá como se chama aquilo) em que uma Derby deu para 100 escanhoados :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re:Ajuda urgente...
« Reply #25 on: December 20, 2012, 10:10:05 am »
0
E o Soeren fez um teste usando um RazorPit (ou lá como se chama aquilo) em que uma Derby deu para 100 escanhoados :D

Que loucura :)!
O máximo que consegui foram 7 ou 8 utilizações com uma Gillette O'clock Super Stainless (verde)... E com o último escanhoado já a doer...
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Ajuda urgente...
« Reply #26 on: December 20, 2012, 01:10:19 pm »
0

obviamente que não uso a mesma lâmina durante 1 mês, não era isso que queria dizer. Apenas que uso a mesma marca de lâminas desde esse tempo referido em cima.


Já estou mais aliviado, e por favor não leves a mal a minha pergunta... mas casos assim acontecem, nestes fóruns já vi de tudo, e por vezes atentamos nos pormenores e esquecemo-nos do básico.

Acho que vou preocupar alguém, ou ser ostracizado, mas aqui vai. Conheço pelo menos duas pessoas cuja lâmina dura perto de um mês de barbear diário. :-[


Acredito que sim. Mas casos assim não são comuns, e quis ter a certeza que o problema não estava aí.
Eu próprio, por vezes, já aqui reportei uma Iridium ou uma Perma-Sharp que me duraram 15 dias...

E o Soeren fez um teste usando um RazorPit (ou lá como se chama aquilo) em que uma Derby deu para 100 escanhoados :D

E se fosse usada uma pedra de 12k? Será que teríamos um bom resultado? Vou testar a chinesinha!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re:Ajuda urgente...
« Reply #27 on: December 20, 2012, 02:00:08 pm »
0
Nisso de doer devo ser um felizardo, porque esporadicamente só dói quando a lâmina está muito nova ou no dia anterior fiz asneirada. Acho que tudo tem a ver com a abordagem ao pêlo, por exemplo, a outra pessoa que faz cerca de um mês com lâminas Gillette que ainda têm aquelas setas impressas (ele diz que as Schick é que eram boas), realiza uma só passagem a favor do pêlo com resultados muito bons.

Pessoalmente, se não quiser BBS no pescoço, as lâminas duram perto de um mês, nunca contei ao certo, mas não deve andar longe, quando uma lâmina requerer mais do que cinco passagens para dar um barbear como deve ser é descartada, sendo que a última passagem deve ser apenas de retoques.

Com isto, todavia, não quero incentivar ninguém a realizar tal proeza, pois cada barba e cada pele sua sentença. Eu já fiz barba a seco, por isso estou longe de ser modelo.

Perto de quatro meses com a mesma lâmina é muita coisa, estou boquiaberto.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Ajuda urgente...
« Reply #28 on: December 20, 2012, 02:08:37 pm »
0
Devo lembrar que ele usava o tal do RazorPit - uma coisa que serve para "afiar" e acertar o fio da lâmina

Mais pormenores aqui - é seguir o link que o Soeren colocou
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Goncalo_S

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 125
  • Respect: 0
Re:Ajuda urgente...
« Reply #29 on: December 26, 2012, 06:02:00 pm »
0
Desde já peço desculpa por só estar a responder agora, mas não me foi possível antes.

Espero que o Natal tenha corrido bem para vocês todos.

Quanto ao problema, posso dizer que no dia da véspera de Natal fiz a barba com apenas duas passagens ( de cima para baixo e de fora para dentro). Até agora as marcas das borbulhas não apareceram. Vou realizar mais um barbear assim, com esperança de que as feridas das borbulhas desaparecem, pois a barba assim não fica tão bem feita. A prova disso é hoje já ter alguma para fazer.  Como quero resolver isto o melhor possível, só vou fazer a barba de novo na sexta feira, permitindo assim que a pele tenha mais tempo para recuperar.

Vou dando novidades, assim que o estado da cara vá avançando.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal