Author Topic: Fidelidade ao Croap (Crebão!?)/sabão mole Cella  (Read 24793 times)

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Fidelidade ao Croap (Crebão!?)/sabão mole Cella
« Reply #15 on: December 17, 2013, 02:09:40 pm »
0
É preciso ver que o tipo de fidelidade a que me proponho não é uma fidelidade estrita e exclusiva. Pretendo usar o sabão de uma forma sistemática até acabar e ir usando outros produtos em jeito de comparação e degustação, por regra nos dias não úteis mas não restringido a esses dias justificando-se.

Com este sistema, a qualidade do barbear aumenta, assim como aumenta o conhecimento dos diversos produtos que compõem o acervo barbístico. A técnica também evolui.

Por outro lado, a disciplina, o estabelecimento de objectivos e o cumprimento desses objetivos, abrem portas a uma grande satisfação pessoal e vincam o caráter (principalmente quando se tem tanta coisa para experimentar  ;D).

Por outro lado, a libertinagem, na minha opinião, não é a melhor forma de prazer. De pouco adianta comer se não se tem fome, nem é agradável beber quando não se tem sede. Na realidade, devem concordar, uma comida sabe-nos melhor é quando temos fome. O usar um produto de forma regular e regrada aumenta artificialmente a fome por outros produtos e quando elegemos determinados cremes ou sabões em detrimento de outros para usar naqueles dias esporádicos de não fidelidade, estamos a aumentar o desejo e o prazer que nos dão e a degustá-los mais intensamente. É todo um crescer de tensão e escolhas apaixonadas mas racionalizadas, que culmina num climax dos dias de não fidelidade com o creme ou sabão escolhido depois de muito escrutínio.

Mas dizem vocês: para quê penar artificialmente na maior do parte do tempo para obter um prazer melhorado mas efémero? Bem, a isto eu respondo que de maneira alguma eu desgosto dos sabões ou cremes a que me proponho fidelizar. Tanto é que o Men's Estoril deixou saudades e passei a gostar mais dele no fim da fidelidade. Ainda hoje pensei adquirir o Skino do Pingo Doce para o repor, uma vez que dizem ser o mesmo creme e ainda fica mais barato.

Não obstante, se enjoar do creme ou sabão (é sempre uma possibilidade, principalmente naqueles que duram muito tempo), há que pausar a fidelidade e retomar num momento posterior, se continuar enjoado é porque não gosto assim tanto desse produto e posso dispensá-lo do meu acervo.

Curioso, eu penso exactamente da mesma forma. Aliás, eu já tenho uma quantidade generosa de software, no entanto quem me conhece sabe que tenho poucos produtos abertos, a maioria encontram-se ainda fechados... e só vão entrar em rotação quando algum dos actuais acabar. :)

Cumps.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Fidelidade ao Croap (Crebão!?)/sabão mole Cella
« Reply #16 on: December 17, 2013, 04:04:06 pm »
0
Com uma quantidade razoável (>= 30  8) ) de sabões e cremes, como é apanágio aqui da malta do fórum, numa onda de rotação equitativa, essa questão da fome nem se coloca porque há sempre artigos que não usas há mais de um mês. ;D

Na minha opinião, isso é a pior das atitudes, mais vale ser libertino e escolher aquilo que apetece usar. Usar um produto a seguir ao outro porque se lhe segue numa ordem pré estabelecida, pura e simplesmente porque faz parte do acervo e não por outra causa, é penar. Não passa de uma rotina à qual falta isto:

quando elegemos determinados cremes ou sabões em detrimento de outros para usar naqueles dias esporádicos de não fidelidade, estamos a aumentar o desejo e o prazer que nos dão e a degustá-los mais intensamente. É todo um crescer de tensão e escolhas apaixonadas mas racionalizadas, que culmina num climax dos dias de não fidelidade com o creme ou sabão escolhido depois de muito escrutínio.

Ou seja, a escolha, a justificação racional de uma paixão, a consciência de quanto vale e representa o produto para nós e comparativamente aos outros integrantes do acervo.

A título de exemplo, há mais de uma estação que não uso e me apetece revisitar os Lavanda e o Musgo Real. Ainda não o fiz porque têm sido racionalmente preteridos em função de experimentar produtos novos e testar os croaps de amêndoas. O desejo pelos mesmos tem aumentado, as suas qualidades demonstram-se cada vez mais evidentes ao ponto de qualquer dia apelarem mais alto e serem usados em pleno deleite.

Gostaria de acrescentar que a fidelidade nos dias úteis faz ainda todo sentido lógico. Geralmente é nesses dias que se terá que apressar o escanhoado e convém ter à mão coisas bem conhecidas, que permitam, apesar das limitações, uma boa experiência de barbear. As experimentações e novidades fazem mais sentido nos dias de calmaria.

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: Fidelidade ao Croap (Crebão!?)/sabão mole Cella
« Reply #17 on: December 17, 2013, 04:48:04 pm »
0
Com uma quantidade razoável (>= 30  8) ) de sabões e cremes, como é apanágio aqui da malta do fórum, numa onda de rotação equitativa, essa questão da fome nem se coloca porque há sempre artigos que não usas há mais de um mês. ;D

Na minha opinião, isso é a pior das atitudes, mais vale ser libertino e escolher aquilo que apetece usar. Usar um produto a seguir ao outro porque se lhe segue numa ordem pré estabelecida, pura e simplesmente porque faz parte do acervo e não por outra causa, é penar. Não passa de uma rotina à qual falta isto:

Limitei-me a fazer uma observação, com propósito de graça, mais do que outra coisa. Não adoto nem encorajo essa abordagem. Por outro lado também não me sinto com moral para dizer que "essa é a pior atitude possível".

Cada um faz faz uso da sua coleção como bem entende e da forma que sentir que melhor desfruta dela, e aqui não me parece que nenhuma abordagem seja criticável.

Para além disso, uma rotação mais ou menos equitativa pode ser alimentada de aleatoriedade de diversas formas, haja criatividade. Não tem de todo que se basear numa "ordem pré estabelecida", como dizes.

Gostaria de acrescentar que a fidelidade nos dias úteis faz ainda todo sentido lógico. Geralmente é nesses dias que se terá que apressar o escanhoado e convém ter à mão coisas bem conhecidas, que permitam, apesar das limitações, uma boa experiência de barbear. As experimentações e novidades fazem mais sentido nos dias de calmaria.


Nada contra. No meu entender, faz tanto sentido em termos teóricos e na tua prática em particular, para ti, como pode fazer para um traditional wet shaver mais experiente fazer rodar vários dos produtos que já conhece extremamente bem.
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Fidelidade ao Croap (Crebão!?)/sabão mole Cella
« Reply #18 on: December 17, 2013, 05:00:31 pm »
0
  Os "antigos" e o pessoal mais velho compra, usa, chega ao fim, compra outro,...e por ai adiante.

Offline cutkiller

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 197
  • Respect: +3
    • Email
Re: Fidelidade ao Croap (Crebão!?)/sabão mole Cella
« Reply #19 on: December 17, 2013, 05:19:31 pm »
0
Eu também sou da opinião do comprar... usar até ao fim... :p


PS: Caramelo... altamente o teu avatar  8)

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Fidelidade ao Croap (Crebão!?)/sabão mole Cella
« Reply #20 on: December 17, 2013, 05:24:05 pm »
0
Eu também sou da opinião do comprar... usar até ao fim... :p

Se eu tivesse que fazer isto, provavelmente nunca tinha entrado neste mundo.  ;D
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Fidelidade ao Croap (Crebão!?)/sabão mole Cella
« Reply #21 on: December 17, 2013, 05:30:17 pm »
0
Eu também sou da opinião do comprar... usar até ao fim... :p

Se eu tivesse que fazer isto, provavelmente nunca tinha entrado neste mundo.  ;D

Acho que a graça d wetshaving é a experiência personalizada. O nível de personalização, cada um tem o seu, tem gente que se arruma com dois ou três sabões, há quem prefira mais opções... o importante é se barbear  ;D

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Fidelidade ao Croap (Crebão!?)/sabão mole Cella
« Reply #22 on: December 17, 2013, 05:34:06 pm »
0
Obviamente!! No meu caso pessoal foi a diversidade de combinações que me atraiu quando me iniciei!
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Fidelidade ao Croap (Crebão!?)/sabão mole Cella
« Reply #23 on: December 17, 2013, 06:43:57 pm »
0
Eu também sou da opinião do comprar... usar até ao fim... :p


PS: Caramelo... altamente o teu avatar  8)

  Obrigado.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Fidelidade ao Croap (Crebão!?)/sabão mole Cella
« Reply #24 on: December 21, 2013, 10:39:05 pm »
0
No que me fui meter... Quando apanhei esta febre filosófica, pretendia provocar a contestação da minha argumentação, mas não imaginei que iria causar tanta pessoalização e ofensa. Peço desculpa se alguém se sentiu ofendido, é que eu sou daqueles que pensa que os gostos se discutem para se poderem aprofundar.

Com uma quantidade razoável (>= 30  8) ) de sabões e cremes, como é apanágio aqui da malta do fórum, numa onda de rotação equitativa, essa questão da fome nem se coloca porque há sempre artigos que não usas há mais de um mês. ;D

Na minha opinião, isso é a pior das atitudes, mais vale ser libertino e escolher aquilo que apetece usar. Usar um produto a seguir ao outro porque se lhe segue numa ordem pré estabelecida, pura e simplesmente porque faz parte do acervo e não por outra causa, é penar. Não passa de uma rotina à qual falta isto:

Limitei-me a fazer uma observação, com propósito de graça, mais do que outra coisa. Não adoto nem encorajo essa abordagem. Por outro lado também não me sinto com moral para dizer que "essa é a pior atitude possível".

Cada um faz faz uso da sua coleção como bem entende e da forma que sentir que melhor desfruta dela, e aqui não me parece que nenhuma abordagem seja criticável.

Para além disso, uma rotação mais ou menos equitativa pode ser alimentada de aleatoriedade de diversas formas, haja criatividade. Não tem de todo que se basear numa "ordem pré estabelecida", como dizes.

Eu percebi perfeitamente o teu propósito, sabia que não adotavas esse sistema e tomei a liberdade de exacerbar até ao extremo para sustentar a minha tese, nunca o teria feito se desconfiasse que podia melindrar-te  ;)

Defendendo a minha dama, não pretendi rebaixar ninguém, nem impor a minha vontade aos outros, escrevi aquilo que penso atualmente e reservo a faculdade de mudar de opinião (afinal, se estiver errado, não quero ficar burro para sempre). Cada um é livre de usar o que é seu da forma que lhe apraz. Na medida que o barbear não causa sofrimento a terceiros, qualquer lógica é perfeitamente válida (até o uso ilógico é lógico) e é natural que para alguns a minha argumentação é uma parvoíce pegada  :P

Gostaria de acrescentar que a fidelidade nos dias úteis faz ainda todo sentido lógico. Geralmente é nesses dias que se terá que apressar o escanhoado e convém ter à mão coisas bem conhecidas, que permitam, apesar das limitações, uma boa experiência de barbear. As experimentações e novidades fazem mais sentido nos dias de calmaria.

Nada contra. No meu entender, faz tanto sentido em termos teóricos e na tua prática em particular, para ti, como pode fazer para um traditional wet shaver mais experiente fazer rodar vários dos produtos que já conhece extremamente bem.

Concordo, vai precisamente no sentido daquilo que escrevi. E acrescento, para quem faz a barba sem limitação de tempo, como à noite, esta argumentação cai toda por terra.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Fidelidade ao Croap (Crebão!?)/sabão mole Cella
« Reply #25 on: December 23, 2013, 01:10:14 am »
0
Com 28 usos, eis o resultado:









E agora, com 30 usos, um período de interregno na fidelidade, um período de liberalidade até janeiro, quando retomar a rotina  ;D

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Fidelidade ao Croap (Crebão!?)/sabão mole Cella
« Reply #26 on: December 23, 2013, 12:38:37 pm »
0
para sabões moles, o Cella e o Vitos demoram muito para acabar, chega a dar raiva! Uso, uso e uso, e nada de aparecer o fundo do pote!  ;D ;D ;D ( seis meses nessa brincadeira)

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Fidelidade ao Croap (Crebão!?)/sabão mole Cella
« Reply #27 on: December 23, 2013, 12:50:03 pm »
0
A ver no que isto dá, mas já deu para ver que vai durar muuuito. Estou a pensar fidelizar-me a um sabão duro depois deste  :P

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Fidelidade ao Croap (Crebão!?)/sabão mole Cella
« Reply #28 on: December 23, 2013, 02:46:44 pm »
0
A ver no que isto dá, mas já deu para ver que vai durar muuuito. Estou a pensar fidelizar-me a um sabão duro depois deste  :P


Flávio, um pote de MdC é menino para te durar PELO MENOS uns 2 anitos. :P
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Fidelidade ao Croap (Crebão!?)/sabão mole Cella
« Reply #29 on: December 23, 2013, 09:25:38 pm »
0
A ver no que isto dá, mas já deu para ver que vai durar muuuito. Estou a pensar fidelizar-me a um sabão duro depois deste  :P


Flávio, um pote de MdC é menino para te durar PELO MENOS uns 2 anitos. :P

É muito investimento num só sabão, mas não direi: desta água não beberei. Mesmo que dure 2 anos, daria algo como 8 cêntimos por escanhoado. Isto é cerca do dobro do custo do MWF por exemplo. Este facto arredaria por completo o sabão, mas como vou ter a oportunidade de o experimentar (graças ao Mig), é uma questão a pensar no futuro.

Seja como for, não me desafiem a uma fidelidade a um sabão que dura dois anos  :P

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal