Author Topic: Apadrinhamento  (Read 13862 times)

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Apadrinhamento
« on: April 11, 2014, 04:59:49 am »
0
A partir desse momento, farei o que denominei apadrinhamento, ou seja, aconselhamento e acompanhamento dos primeiros passos de um confrade nessa nova vida. O meu escolhido para apadrinhar nesse primeiro momento será o confrade Danny Dias Pinto a.k.a. Danny. Não me perguntem o motivo de o ter escolhido pois nem eu mesmo sei!
Essa ideia surgiu diante de um insight e uma reflexão posterior.
Tive e ainda tenho quem eu considero meus padrinhos: o Nuno Leitão, o Gil Brandão, o Emanuel Coelho e o Prof. Jean Hugo Callegari, aos quais serei eternamente grato!
E por que não me tornar um padrinho? E de maneira formal?
Sugiro aos mais antigos na casa que façam o mesmo!
Tenho dito!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Danny

  • Trade Count: (+4)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 347
  • Respect: 0
    • Email
Re: Apadrinhamento
« Reply #1 on: April 11, 2014, 05:22:09 am »
0
Efusivamente lisonjeado com tamanha gentileza de nosso Doutor. Sem palavras pra comentar...

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: Apadrinhamento
« Reply #2 on: April 11, 2014, 08:51:02 am »
0
Como é que é? LOL

JL, the GodFather!
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline rui_alberto

  • Trade Count: (+2)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 365
  • Respect: +1
Re: Apadrinhamento
« Reply #3 on: April 11, 2014, 09:12:22 am »
0
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=5DO-nDW43Ik" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=5DO-nDW43Ik</a>

 ;D

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re: Apadrinhamento
« Reply #4 on: April 11, 2014, 09:13:45 am »
0
Belo gesto, JL e ótima idéia. Parabéns!
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline orlandosn

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2226
  • Portimão, Portugal
  • Respect: +2
    • Email
Re: Apadrinhamento
« Reply #5 on: April 11, 2014, 09:35:22 am »
0
Belo gesto, JL e ótima idéia. Parabéns!

+1! ;)
Orlando

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Apadrinhamento
« Reply #6 on: April 11, 2014, 09:47:52 am »
0
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline cutkiller

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 197
  • Respect: +3
    • Email
Re: Apadrinhamento
« Reply #7 on: April 11, 2014, 10:41:28 am »
0
É um gesto bonito, no entanto o forum é para partilha conjunta, e não para criar associações de padrinhos e afilhados... A minha ideia é que isso vai gerar um pouco de mini-grupos, o que num forum não é saudável!!

Acho que a ideia do forum é sermos todos "padrinhos e afilhados" uns dos outros! :) :) :)

Mas..... gesto sempre de louvar...  ;)

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re: Apadrinhamento
« Reply #8 on: April 11, 2014, 10:53:26 am »
0
É um gesto bonito, no entanto o forum é para partilha conjunta, e não para criar associações de padrinhos e afilhados... A minha ideia é que isso vai gerar um pouco de mini-grupos, o que num forum não é saudável!!

Acho que a ideia do forum é sermos todos "padrinhos e afilhados" uns dos outros! :) :) :)

Mas..... gesto sempre de louvar...  ;)

Partilho a mesma opinião.

Offline splendini

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 241
  • Respect: +4
Re: Apadrinhamento
« Reply #9 on: April 11, 2014, 11:23:54 am »
0
Este paternalismo pode enfraquecer o espírito de grupo, ou de comunidade, que deve caracterizar um fórum, na medida em que poderão surgir "núcleos" com "padrinhos" e seus "acólitos", ou seja, meia-dúzia de líderes e seus seguidores.
Se não é o conceito de comunidade o que se pretende (ou pelo menos uma "COMUM-nidade" entendida como um grupo de pessoas com interesses convergentes embora com visões diferentes), então faz todo o sentido promover esta ideia fragmentadora da coesão, dando origem às inevitáveis "equipas". Isso pode proporcionar resultados interessantes e até uma saudável competição entre equipas de "educadores".
Havendo quem se disponibilize para "padrinho", e havendo quem se voluntarie para "afilhado" (i.e., que aceite livremente o paternalismo inerente), os membros mais experientes poderão difundir a sua "liturgia" e os mais novos seguir os seus ensinamentos.

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Apadrinhamento
« Reply #10 on: April 11, 2014, 11:36:39 am »
0
Este paternalismo pode enfraquecer o espírito de grupo, ou de comunidade, que deve caracterizar um fórum, na medida em que poderão surgir "núcleos" com "padrinhos" e seus "acólitos", ou seja, meia-dúzia de líderes e seus seguidores.
Se não é o conceito de comunidade o que se pretende (ou pelo menos uma "COMUM-nidade" entendida como um grupo de pessoas com interesses convergentes embora com visões diferentes), então faz todo o sentido promover esta ideia fragmentadora da coesão, dando origem às inevitáveis "equipas". Isso pode proporcionar resultados interessantes e até uma saudável competição entre equipas de "educadores".
Havendo quem se disponibilize para "padrinho", e havendo quem se voluntarie para "afilhado" (i.e., que aceite livremente o paternalismo inerente), os membros mais experientes poderão difundir a sua "liturgia" e os mais novos seguir os seus ensinamentos.

 Caro Professor, perfeitamente de acordo com as tuas palavras. 8)

Eu acho que somos sempre "padrinhos" dos mais "novos" (esta expressão é muito relativa :P), independentemente de se usar as expressões "padrinho" ou "afilhado".

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: Apadrinhamento
« Reply #11 on: April 11, 2014, 11:47:06 am »
0
Eu acho que somos sempre "padrinhos" dos mais "novos" (esta expressão é muito relativa :P), independentemente de se usar as expressões "padrinho" ou "afilhado".

Também acho. Mas não só de padrinhos e afilhados é feito este fórum.

Para quem não sabe, o Caramelo é irmão do JL ;D ;D ;D

...Celso, meu brother mais rebelde!
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Apadrinhamento
« Reply #12 on: April 11, 2014, 11:49:58 am »
0
Também acho. Mas não só de padrinhos e afilhados é feito este fórum.

Para quem não sabe, o Caramelo é irmão do JL ;D ;D ;D

  ;D ;D

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Apadrinhamento
« Reply #13 on: April 11, 2014, 11:54:15 am »
0
Gostei na iniciativa, JL. Parabéns!
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline Danny

  • Trade Count: (+4)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 347
  • Respect: 0
    • Email
Re: Apadrinhamento
« Reply #14 on: April 11, 2014, 01:56:12 pm »
0
Caros amigos, bom dia a todos !!! ;)
Venho aqui pela primeira vez como afilhado do meu dindo JL ::) ;D
Brincadeiras a parte, acho que talvez o pessoal possa ter tido uma interpretação um tanto quanto equivocada. A intenção do confrade passa longe de desagregar ou causar formação de "equipes" pessoal, que isso?! :o
Ontem, por exemplo, enquanto navegávamos aqui no forum, troquei emails com ele sobre o aprendizado, técnica, como estou indo etc.
Ninguém vai deixar de "cuidar" de ninguém, muito menos criar panelinhas pessoal.. É apenas uma ajuda, como são todas que aqui encontramos em relação aos novatos, como eu  :)
Desde o início sempre admirei a posição de todos os confrades mais experientes, Gago, JL, Oversaturn, Claudio, Firmino entre outros, que nunca ignoraram os mais "idiotas" dos tópicos ou as mais absurdas dúvidas minhas e, acredito, também dos demais amigos daqui... Taí o exemplo maior quando eu parabenizei a todos, espontaneamente: http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=6780.0
Para mim, não existem dúvidas bobas, como disse o prezado amigo Gago. O clima daqui do forum é excelente ;)
Então, pessoal, acho louvável a atitude, não por me envolver diretamente, mas porque acho importante um troca de informações mais direta (não exclusiva), como um email ou mesmo a MP que já é usada por todos..
Abração a todos, ótima sexta

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal