Author Topic: Apresentação/dúvida sobre o barbear  (Read 2306 times)

Offline garrido

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 1
  • Respect: 0
Apresentação/dúvida sobre o barbear
« on: September 06, 2014, 03:50:42 am »
0
Saudações, pessoal!
Sou do Rio de Janeiro, tenho 26 anos e estou terminando a faculdade de Direito.
Além de minha profissão sugerir uma aparência atraente e higiênica, eu de fato gosto de uma barba bem feita. No entanto, tenho algumas dificuldades.
1- Tenho forte tendência à foliculite.
2- Os pelos de minha barba formam um verdadeiro mar revolto na área do pescoço pois tenho muitos "moinhos".
3- Em meio à essa tormenta de pelos, meu pombo de adão é bem desenvolvido.

Faço esfoliação ao tomar banho, com uma bucha, todos os dias.
A técnica que usava era, pós banho quente, aplicar a espumar da Gillete para pele sensível, deixava por alguns minutos e passava o barbeador de cima para baixo duas vezes e após aplicava o Nivea pós barba. Infelizmente, no pescoço sempre ficava com foliculite.
Desisti de um rosto bbs a muito tempo e passei a adotar o uso de um barbeador elétrico para aparar pêlos, pois o barbeador padrão philips também não funciona muito bem comigo.

Eu estava lendo o fórum por algumas horas e aprendi coisas bem interessantes, mas ainda tenho algumas dúvidas quanto à ferramenta de barbear.

Não sei se o uso de um navalhete seria o melhor.
Quanto à espuma eu andei pesquisando e encontrei uma combinação de produtos que talvez seja interessante experimentar. Se chama kit de barbear da Barbearia Clube, é um conjunto de produtos vendidos por uma barbearia no sul do Brasil. São três, o primeiro é um óleo que se passa na barba para amolecer os pelos e preparar a lubrificação, o segundo é uma espuma (pode ser idiota), mas que não faz muita espuma, forma uma camada bem fina (o que talvez me ajude a barbear o pescoço) e o terceiro é um pós barba que busca acalmar a irritação e combater a foliculite.

Gostaria da ajuda dos confrades e da paciência para ler esse testamento. :)

Abraços.

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8260
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Apresentação/dúvida sobre o barbear
« Reply #1 on: September 06, 2014, 05:34:06 am »
0
Bem vindo Garrido!

Também tenho sérios problemas de sensibilidade de pele e reduzi muito ao utilizar o creme de barbear Nivea Sensitive. Usualmente - pelo menos em mim - produtos com mentol causam irritação. Quanto a cremes de barbear que não fazem espuma, sinceramente podem ser bons para aparelhos de múltiplas lâminas, como os descartáveis, mas não creio que são o ideal. A espuma cria uma camada acolchoada que permite a lamina deslizar facilmente e protege o rosto. Os cremes sem espuma apenas permitem o deslize da lamina, mas não protegem o rosto.
Quanto aos outros produtos do kit eu não conheço, logo não poderia comentar sobre a eficiência destes.

Em relação a aparelhos (SR-Safety Razor), creio que poderias ter duas opções a princípio: O Edwin Jagger DE89, de fabricação Britânica ou sua "versão brasileira" chamada Paz em Gaia. Ambos são muito suaves e permissivos aos iniciantes. Quanto as laminas, a Derby Extra é muito suave e permissiva com o DE89 e a Lamix idem com o Paz em Gaia. Para uma primeira tentativa sugeriria um Paz em Gaia, pelo preço e pelo fato de ter a venda no Brasil.

Fiz alguns testes por curiosidade e o GAP (Distância/abertura da lamina que de certa forma determina sua "agressividade") aproximado da lâminas destas duas máquinas é:
Paz em Gaia: 0.45 (vai muito bem com a Lamix)
Edwin Jagger DE89: 0.70 (Como esta tem uma abertura maior a Derby Extra vai bem nesta máquina)
Gostaria apenas que os confrades (Bem mais experientes que eu) me corrigissem quanto as medidas que tomei, eu efetuei a tomada de medidas 3x em cada máquina e estas medidas podem estar sujeitas 3 pontos a maior ou a menor

Quanto aos navalhetes ou até mesmo navalhas, eu não saberia indicar ao nobre colega. Posto que nunca os utilizei e peço a voz dos nobres confrades mais experientes para elucidar as dúvidas de nosso novo colega.

Peço desculpas, caso eu não tenha podido ajudar muito, mas tenho certeza que nossos confrades irão lhe auxiliar melhor ;)

Grande abraço e seja bem vindo ao BC!

Ps. Sugiro que dê uma olhadinha em nosso "classificados" (Barbear Clássico » Mercado » Classificados ») Pois creio que há uma EJDE89 posta a negociação lá.
« Last Edit: September 06, 2014, 05:36:06 am by udrako »

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Apresentação/dúvida sobre o barbear
« Reply #2 on: September 06, 2014, 08:40:20 am »
0
Bem-vindo! :D

Eu também sugeria o uso de uma safety-razor, (por oposição ao navalhete) para quem se inicia no barbear clássico.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Cardoso

  • Trade Count: (+11)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1246
  • Brasil
  • Respect: +15
    • Email
Re: Apresentação/dúvida sobre o barbear
« Reply #3 on: September 06, 2014, 09:02:56 am »
0
Bem vindo
Aprendiz de enabler.

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Apresentação/dúvida sobre o barbear
« Reply #4 on: September 06, 2014, 09:08:06 am »
0
Muito bem vindo.

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
  • Respect: +14
Re: Apresentação/dúvida sobre o barbear
« Reply #5 on: September 06, 2014, 09:16:25 am »
0
Bem vindo ao BC Garrido!!!

Seguindo a linha das sugestões anteriores:
Uma Safety Razor
Um pincél
Um bom sabão ou creme de barba (nada de enlatados, fuja de todos eles)
Uma locão alcoolica pós barba
e por fim um bálsamo pós barba.

Quanto ao navalhete, não posso opinar muito pois não uso (uso primariamente navalhas),mas a curva de aprendizado é mais longa nestes dois. Tem alguns confrades aqui com bastante esperiencia em navalhetes e talvez possam tirar-lhe algumas duvidas.

Quanto a foliculite pós barba, a tendência é que diminua com a utilizacão de produtos de qualidade que ajudam a cuidar da pele, mas um creme esfoliante uma ou duas vezes por semana pode ser uma boa pra vc também.

O resto é paciência pois a técnica vem com o tempo.
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline RamonLourenço

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 334
  • Self Butcher
  • Respect: +1
    • Email
Re: Apresentação/dúvida sobre o barbear
« Reply #6 on: September 06, 2014, 01:02:19 pm »
0
Bem vindo ao BC!

...Quanto a foliculite pós barba, a tendência é que diminua com a utilizacão de produtos de qualidade que ajudam a cuidar da pele...
+1

Offline Hugo_Zeb

  • Trade Count: (+2)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 337
  • Sempre a pôr a lâmina nos outros...
  • Respect: +18
    • Email
Re: Apresentação/dúvida sobre o barbear
« Reply #7 on: September 06, 2014, 01:19:17 pm »
0
Bem vindo GARRIDO e boa sorte :)

Offline Filipe

  • Trade Count: (+6)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2062
  • Terceira-Açores
  • Respect: +669
Re: Apresentação/dúvida sobre o barbear
« Reply #8 on: September 06, 2014, 01:31:04 pm »
0
Seja bem-vindo ao BC  :)

Offline Kravocks

  • Trade Count: (+3)
  • Com Proraso, eu arraso
  • ****************
  • Posts: 917
  • PT - Lisboa
  • Respect: +333
Re: Apresentação/dúvida sobre o barbear
« Reply #9 on: September 06, 2014, 02:28:13 pm »
0
Bem vindo ao BC!!
Poupe $10 na sua 1ª compra no iHerb.com
iHerb Code: CPL782.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Apresentação/dúvida sobre o barbear
« Reply #10 on: September 06, 2014, 02:31:24 pm »
0
Bem-vindo

Offline Luís Carlos

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 146
  • Respect: +1
    • Email
Re: Apresentação/dúvida sobre o barbear
« Reply #11 on: September 06, 2014, 04:16:36 pm »
0
Primeiramente, seja bem vindo.

Não sei se você já fez isso, mas seria importante saber se sua foliculite é causada especificamente pelo barbear, se é agravada por ele ou se é algo que costuma ocorrer no corpo inteiro. Uma consulta a um dermatologista seria importante se você ainda não o fez. A causa poderia ser, por exemplo, um desarranjo no sistema imunológico, onde o modo como se faz a barba talvez pouco interfira.

Se a foliculite é causada apenas pelo barbear, o problema pode (não sugiro que seja) ter a ver com a resistência que os pelos oferecem à lâmina, o que costuma provocar lesões nos folículos capilares e dar abertura para a entrada de bactérias. Para minimizar um pouco isso o ideal seria barbear-se sempre com uma lâmina bem afiada, aplicar o aparelho no ângulo correto com pouquíssima pressão (mesmo com aparelho multilâminas) e hidratar muito bem os pelos.

Se você estiver utilizando espuma enlatada, a hidratação dos pelos pode estar sendo insuficiente para a sua necessidade, ainda que você a deixe trinta minutos no rosto. Espuma enlatada possui muito pouca água (a espuma é formada principalmente com gás). Se você barbear-se com o chuveiro ligado, no entanto, a espuma acaba absorvendo um pouco de umidade e hidratando um pouco melhor. Mas para quem necessita de pelos muito bem hidratados o ideal é que a espuma seja feita com sabão e pincel de barbear.

O tipo de aparato utilizado para se barbear também pode interferir. Quanto maior seu poder de corte, mais facilmente ele suplantará a resistência dos pelos. Dependendo da densidade da barba e da espessura dos pelos, além de prover um barbear mais apurado, o barbear-se com navalha de segurança, com navalhete ou com navalha pode contribuir enormemente para amenizar esses problemas em relação ao barbear com aparelho multilâmina. Mas deve-se ter em conta que uma mudança exige certo tempo de aprendizado e que nesse tempo seu problema pode até aumentar. Além de considerar as dicas do fórum, deve-se ter muita paciência e concentrar-se bastante em perceber o que ajuda e o que atrapalha para definir a melhor maneira de se barbear para o seu caso.

Banhar o aparelho em álcool imediatamente antes de começar e a cada vez que se limpa a espuma tenderá a diminuir a possibilidade de infestação de bactérias também.

Não sei se você possui também tendência a pelos encravados. Nesse caso haveria alguns palpites adicionais a se experimentar.

Quanto ao kit de barbearia, sei que muitos barbeiros o fazem, mas entendo que aplicar óleo e depois passar sabão por cima são em meu entendimento procedimentos que se auto-anulam. Um morde-e-assopra. Se alguém se lambuza com óleo normalmente limpa esse óleo com água e sabão. Não sei por que com sabão de barbear seria diferente. Mas se você testar o kit e perceber que o ajuda em algo nada mais natural que o utilizar.

Offline Fialho

  • Trade Count: (+7)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 704
  • Brasil - Rio de Janeiro
  • Respect: +20
    • Email
Re: Apresentação/dúvida sobre o barbear
« Reply #12 on: September 06, 2014, 06:30:32 pm »
0
Bem-vindo!

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Apresentação/dúvida sobre o barbear
« Reply #13 on: September 06, 2014, 07:17:08 pm »
0
Bem-vindo!

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal