Author Topic: Últimas aquisições de material de escrita.  (Read 127034 times)

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #210 on: June 22, 2014, 09:19:24 pm »
0

Ainda não testei e espero não vir a testar, mas informaram-me sobre outro problema desta tinta "permanente" que é o facto da nódoa desta tinta não sair.

Não te preocupes... Qualquer tinta permanente, só se torna permanente mesmo, após reagir quimicamente com as fibras de celulose do papel... Ou de um tecido como algodão ou linho... Tintas Parker permanentes, não mancham uma caneta nem a entopem irremediavelmente.

Ah! Tintas Parker permanentes, não são mais fabricadas. Atualmente, só as laváveis...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #211 on: June 22, 2014, 09:31:17 pm »
0
SOLV-X... A tinta que limpa a caneta enquanto é utilizada... Parecia milagre, mas o "secreto" componente solv-x, é simplesmente o velho e bom FENOL. Excelente solvente, que realmente cumpria a promessa de manter a caneta sem entupimentos, mas tem basicamente DOIS problemas:

1. Canetas de Acetato (celulóide): Nunca utilizar Parker com solv-x. Se a tinta cair no celulóide, simplesmente o DERRETE;

2. Salubridade: Fenol, é um componente químico considerado CARCINOGÊNICO. Tenho alguns frascos de tinta Parker antiga com solv-x, mas tenho um cuidado enorme ao manuseá-la...

Também tenho aqui uns frascos antigos de Quink com Solv-x. Obrigado pela informação.
Estou habituado a manipular substâncias químicas, e a ter cuidado com certos produtos, pois trabalho num laboratório.

Mas parece-me estranho o uso de fenol com esse fim... não me faz muito sentido. O fenol é (ou era) mais usado como preservante e inibidor de crescimento de bactérias, fungos, etc.

Consegues encontrar uma fonte fidedigna dessa informação? De que o Solv-X é de facto fenol?

É que dado o fim a que se destina, seria muito mais lógico que fosse usado um surfactante/detergente (coisa que aliás muitos fabricantes de tinta fazem, a Parker é que publicitou esse facto com brand própria e tudo e como tal, o Solv-X ficou a ser o mais conhecido do género). E até pela similaridade do nome comercial, um surfactante como o Triton-X  faria muito mais sentido...
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #212 on: June 22, 2014, 09:55:53 pm »
0
A ser verdade essa coisa do solv-x ser fenol, estou tramado  :( Já me devo ter exposto de todas as maneiras possíveis ao tentar encher a última caneta...

Devo ter algum cuidado especial? Os escritos não serão também tóxicos?

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #213 on: June 22, 2014, 10:03:12 pm »
0
Mesmo que tenha fenol, a quantidade deve ser mínima.
E tomando em consideração todas as gerações que já escreveram com essa tinta permanente e sobreviveram para contar (e escrever! :D).... eu diria que não haveria razão para estares preocupado. No entanto, cuidado não é demais, das próximas vezes usas umas luvas e pronto. :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #214 on: June 22, 2014, 10:11:14 pm »
0
Pequeno off-topic:

O formol é utilizado para conservar órgãos humanos, partes do corpo, etc certo?

Associo sempre às reliquias que as faculdades de medicina tem para os alunos observarem. Uma delas é esta, o último condenado à morte em Portugal, de nome Diogo Alves. Encontra-se na faculdade de medicina da Universidade de Lisboa.



De volta ao tópico:

(...)
De uma pequena drogaria
(Image removed from quote.)
Tinta Parker Quink  Permanent Blue
Tinta Cisne Real

Há que tempos que não via tinta da Cisne à venda. Aqui em casa havia uma almofada para carimbo dessa mesma marca. Ainda existe o fabricante?
Hay que barbear cada dia mas!

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #215 on: June 22, 2014, 10:21:30 pm »
0
Também tenho aqui uns frascos antigos de Quink com Solv-x. Obrigado pela informação.
Estou habituado a manipular substâncias químicas, e a ter cuidado com certos produtos, pois trabalho num laboratório.

Mas parece-me estranho o uso de fenol com esse fim... não me faz muito sentido. O fenol é (ou era) mais usado como preservante e inibidor de crescimento de bactérias, fungos, etc.

Consegues encontrar uma fonte fidedigna dessa informação? De que o Solv-X é de facto fenol?

É que dado o fim a que se destina, seria muito mais lógico que fosse usado um surfactante/detergente (coisa que aliás muitos fabricantes de tinta fazem, a Parker é que publicitou esse facto com brand própria e tudo e como tal, o Solv-X ficou a ser o mais conhecido do género). E até pela similaridade do nome comercial, um surfactante como o Triton-X  faria muito mais sentido...

Lembro-me quando o solv-x foi tirado de produção (início da década de 70). Na época a Parker teve de se adequar pela legislação estadunidense não só nessa questão como também em relação a peças pequenas que não poderiam ser facilmente engolidas por crianças (foi quando a tampa da P51 MkIII foi alterada). A relação SOLV-X <-> Fenol foi levantada posteriormente, mas a Parker nunca confirmou...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #216 on: June 22, 2014, 10:47:17 pm »
0
Hoje foi à feira e …

Duas Hero 336 novas + um aparo de oferta


1. Canetas de Acetato (celulóide): Nunca utilizar Parker com solv-x. Se a tinta cair no celulóide, simplesmente o DERRETE;
E em canetas de ebonite há problemas?


Não te preocupes... Qualquer tinta permanente, só se torna permanente mesmo, após reagir quimicamente com as fibras de celulose do papel... Ou de um tecido como algodão ou linho... Tintas Parker permanentes, não mancham uma caneta nem a entopem irremediavelmente.
Quando falaram era mesmo por causa das nódoas na roupa.


Há que tempos que não via tinta da Cisne à venda. Aqui em casa havia uma almofada para carimbo dessa mesma marca. Ainda existe o fabricante?
Não faço ideia mas não me lembro quando foi a ultima vez que vi produtos da cisne há venda em papelarias.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #217 on: June 22, 2014, 10:56:00 pm »
0
Mesmo que tenha fenol, a quantidade deve ser mínima.
E tomando em consideração todas as gerações que já escreveram com essa tinta permanente e sobreviveram para contar (e escrever! :D).... eu diria que não haveria razão para estares preocupado. No entanto, cuidado não é demais, das próximas vezes usas umas luvas e pronto. :)

Usar luvas não é nada prático e não me estou a ver a usar isso para encher canetas e escrever, mas vou ter que deixar de "brincar" com essa tinta e, por precaução, com a Dollar que também cheira a guache.

Também vou ter de perder a mania de cheirar estas tintas  ::)

PS: se alguém reunir mais informação sobre o assunto e estas tintas, agradecia que postasse aqui ou contatasse por PM.

Hoje foi à feira e …
(Image removed from quote.)
Duas Hero 336 novas + um aparo de oferta

E em canetas de ebonite há problemas?

Era a última coisa que esperaria de uma feira: canetas Dollar.

Nos alimentadores de ebonite não reparei nenhum efeito adverso da tinta com solv-x.

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #218 on: June 22, 2014, 11:12:22 pm »
0
Também vou ter de perder a mania de cheirar estas tintas  ::)

PS: se alguém reunir mais informação sobre o assunto e estas tintas, agradecia que postasse aqui ou contatasse por PM.
Além de luvas utilizar máscara.  ;D
Uma discusão sobre o assunto  solv-x no forum FPN "Just What is Solv-X"


Era a última coisa que esperaria de uma feira: canetas Dollar.
Nas feiras encontra-se de tudo, até canetas Hero.  :D


Nos alimentadores de ebonite não reparei nenhum efeito adverso da tinta com solv-x.
OK, então em princípio não deve haver problemas.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #219 on: June 22, 2014, 11:36:02 pm »
0
Obrigado RF.

Já me troco todo, queria dizer Hero e não Dollar...  :-[

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #220 on: June 22, 2014, 11:43:04 pm »
0
Além de luvas utilizar máscara.  ;D
Uma discusão sobre o assunto  solv-x no forum FPN "Just What is Solv-X"


Boa, obrigado pelo link. Parece que alguém tem a mesma dúvida que eu.
Fenol usado como detergente é algo que não lembra ao capeta, mas enfim, em décadas passadas já se fez muita coisa que hoje soa descabida...
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #221 on: June 23, 2014, 12:41:55 pm »
0
É bom lembrar, que uma caneta tinteiro quando fica alguns dias sem uso, pode ter RESSECAMENTO do conjunto pena/alimentador... Em antanho, havia pessoas que tinham o hábito de umedecer a ponta da pena LAMBENDO...

Quanto ao contato manual, não acredito que a ação sistêmica do fenol sobre a pele mande alguém para a cova...

Atualmente, utilizo TRÊS tintas Parker com solv-x, uma preta permanente da década de 60, uma azul real permanente da década de 40 e uma azul-preta permantente da década de 40...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #222 on: June 27, 2014, 11:39:24 pm »
0
Chegou hoje, agradeço ao edulpj  por ter apresentado esta caneta neste post.
Não resisti a uma caneta em ebonite, diretamente da Tailândia mais uma caneta chinesa

Long Life

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #223 on: June 28, 2014, 12:00:53 am »
0
Muito bem. Depois diz o que achas do aparo face à reform ou ao aparo FPR flex.

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #224 on: June 28, 2014, 12:42:45 am »
0
Muito bem. Depois diz o que achas do aparo face à reform ou ao aparo FPR flex.
Obrigado!
Depois dou a minha opinião relativamente à Reform ou FPR, ainda preciso de intervencionar a Long Life (colocar um saco novo).

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal