Author Topic: Usar água fria mas amaciar o pincel em água quente?  (Read 2758 times)

Offline eduardo

  • Trade Count: (0)
  • Sir Edwin Jagger
  • *********
  • Posts: 277
  • Respect: +257
Usar água fria mas amaciar o pincel em água quente?
« on: September 30, 2016, 02:29:23 pm »
0
Saudações,

Li um post aqui em que o confrade relatou que usava água fria para barbear-se e, na descrição dos procedimentos, ele comentou que deixava o pincel repousar em água quente para amaciá-lo por alguns segundos. Confesso que isso me confundiu um pouco.

Talvez eu não esteja interpretando bem o que seria fazer a barba com água fria/quente. Seria umedecer o pincel com água fria/quente antes de fazer espuma (tigela, mão ou diretamente no rosto)? Ou deixar o rosto levemente umedecido antes de aplicar a espuma? Quem o faz com água quente utiliza a mesma água para lavar o rosto entre as passagens ou já passa para a água corrente da torneira por exemplo (mais fria)? Há também quem prefira seguir a mesma linha na limpeza da máquina durante o barbear, mergulhando-o na água quente/fria utilizada.

Grato.

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Usar água fria mas amaciar o pincel em água quente?
« Reply #1 on: September 30, 2016, 03:15:36 pm »
0
Saudações,

Li um post aqui em que o confrade relatou que usava água fria para barbear-se e, na descrição dos procedimentos, ele comentou que deixava o pincel repousar em água quente para amaciá-lo por alguns segundos. Confesso que isso me confundiu um pouco.

Talvez eu não esteja interpretando bem o que seria fazer a barba com água fria/quente. Seria umedecer o pincel com água fria/quente antes de fazer espuma (tigela, mão ou diretamente no rosto)? Ou deixar o rosto levemente umedecido antes de aplicar a espuma? Quem o faz com água quente utiliza a mesma água para lavar o rosto entre as passagens ou já passa para a água corrente da torneira por exemplo (mais fria)? Há também quem prefira seguir a mesma linha na limpeza da máquina durante o barbear, mergulhando-o na água quente/fria utilizada.

Grato.
Cada um é como cada qual ... eu faço precisamento ao contrario.
Acho que a agua quente pode ser
prejudicial ás fibras.
Principalmente quando ficam esquecidos , por mais tempo na água
quente.

Enviado do meu GT-I9301I através de Tapatalk

"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Usar água fria mas amaciar o pincel em água quente?
« Reply #2 on: September 30, 2016, 03:18:47 pm »
0
Cada um é como cada qual ... eu faço precisamento ao contrario.
Acho que a agua quente pode ser
prejudicial ás fibras.
Principalmente quando ficam esquecidos , por mais tempo na água
quente.

Enviado do meu GT-I9301I através de Tapatalk

Se ficar esquecido, a água fica fria! ahahah

Eu uso agua fria em tudo!

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Usar água fria mas amaciar o pincel em água quente?
« Reply #3 on: September 30, 2016, 03:24:56 pm »
0
Se ficar esquecido, a água fica fria! ahahah
... e o pincel deixa de ter mais problemas... fica careca!!!

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Usar água fria mas amaciar o pincel em água quente?
« Reply #4 on: September 30, 2016, 05:04:49 pm »
0


... e o pincel deixa de ter mais problemas... fica careca!!!

Não fica careca , mas já me aconteceu
deixar um Mühle esquecido , e parece que ficou ,sempre mais molenga do que
outro que  tenho , e que até é irmão desse.
Mas pode  até ser impressão minha ...
uma coisa é certa usando o meu savoir
faire , até à data não tenho tido grandes
problemas de alopécia no contingente.



Enviado do meu GT-I9301I através de Tapatalk

"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline eduardo

  • Trade Count: (0)
  • Sir Edwin Jagger
  • *********
  • Posts: 277
  • Respect: +257
Re: Usar água fria mas amaciar o pincel em água quente?
« Reply #5 on: September 30, 2016, 05:34:03 pm »
0
Creio também que o pessoal não deixa os seus pincéis em água fervente por longo tempo, penso que a água é mais pra morna e seria o tempo de preparar os outros utensílios do barbear e, sendo água fria, nem este "molho" exista.

Offline Latherão

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2716
  • Respect: +1618
    • Email
Re: Usar água fria mas amaciar o pincel em água quente?
« Reply #6 on: September 30, 2016, 05:37:43 pm »
0
Saudações,

Li um post aqui em que o confrade relatou que usava água fria para barbear-se e, na descrição dos procedimentos, ele comentou que deixava o pincel repousar em água quente para amaciá-lo por alguns segundos. Confesso que isso me confundiu um pouco.

Talvez eu não esteja interpretando bem o que seria fazer a barba com água fria/quente. Seria umedecer o pincel com água fria/quente antes de fazer espuma (tigela, mão ou diretamente no rosto)? Ou deixar o rosto levemente umedecido antes de aplicar a espuma? Quem o faz com água quente utiliza a mesma água para lavar o rosto entre as passagens ou já passa para a água corrente da torneira por exemplo (mais fria)? Há também quem prefira seguir a mesma linha na limpeza da máquina durante o barbear, mergulhando-o na água quente/fria utilizada.

Grato.
Faz algum sentido:
Uma coisa é amaciar o pincel, para que as fibras não quebrem durante o processo de construir a espuma. Para isso será mais rápido colocar o pincel numa tigela com água morna por alguns segundos (eu acabo por deixá-lo durante uns 10 minutos enquanto tomo banho);
Outra coisa é a cara e o comportamento da barba durante o corte. Se o pêlo for mais fino e flexível pode ser melhor usar água fria na cara para manter a barba levantada enquanto se passa o aparelho...

Cada um terá que ver o que é melhor para si. Eu deixo o pincel de molho em água morna durante os tais 10 minutos, depois uso água morna da torneira para humedecer o rosto e lavá-lo entre passagens. No dias de muito calor posso usar água fria no rosto, mas quase sempre uso água morna no pincel.

Offline Benoit86

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1066
  • You`ll never shave alone
  • Respect: +81
Re: Usar água fria mas amaciar o pincel em água quente?
« Reply #7 on: October 01, 2016, 08:57:51 am »
0
Se ficar esquecido, a água fica fria! ahahah

Eu uso agua fria em tudo!
Também me acabei por render à água fria e digamos que o processo melhorou bastante.
"Toda a gente fala de direitos humanos e ninguém de deveres, talvez fosse uma boa ideia inventar um Dia dos Deveres Humanos."-José Saramago

Offline eduardo

  • Trade Count: (0)
  • Sir Edwin Jagger
  • *********
  • Posts: 277
  • Respect: +257
Re: Usar água fria mas amaciar o pincel em água quente?
« Reply #8 on: October 01, 2016, 06:19:48 pm »
0
Se o pêlo for mais fino e flexível pode ser melhor usar água fria na cara para manter a barba levantada enquanto se passa o aparelho...

Leio alguns mestres do escanhoado aqui que usam água quente/morna e outros tão experientes quanto usam água fria... alguém detalhista e pragmático em busca de regras ou receitas como eu pode ser sentir perdido. Entendo que "cada cabeça uma sentença" e o que pode ser ideal para um é o terror do outro e vejo que os detalhes são inúmeros tornando o barbear cada vez mais pessoal.

O experimentar também faz parte do processo e acaba nos mostrando a gama de opções que temos, como fazer barba com água quente ou fria.

Offline Benoit86

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1066
  • You`ll never shave alone
  • Respect: +81
Re: Usar água fria mas amaciar o pincel em água quente?
« Reply #9 on: October 03, 2016, 09:40:25 am »
0
Leio alguns mestres do escanhoado aqui que usam água quente/morna e outros tão experientes quanto usam água fria... alguém detalhista e pragmático em busca de regras ou receitas como eu pode ser sentir perdido. Entendo que "cada cabeça uma sentença" e o que pode ser ideal para um é o terror do outro e vejo que os detalhes são inúmeros tornando o barbear cada vez mais pessoal.

O experimentar também faz parte do processo e acaba nos mostrando a gama de opções que temos, como fazer barba com água quente ou fria.
Caro Confrade, "O experimentar" faz mesmo parte deste mundo que é o BC. Não procure só uma opinião. Procure várias e crie a sua. Eu obtinha bons resultados com água quente, mas melhoraram com a água fria. Neste espaço à centenas de ideias válidas, sejam elas de Confrades experientes ou de simples aprendizes. Eu prefiro manter a mente aberta e estar sempre aberto a sugestões.
"Toda a gente fala de direitos humanos e ninguém de deveres, talvez fosse uma boa ideia inventar um Dia dos Deveres Humanos."-José Saramago

Offline Filipe

  • Trade Count: (+6)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2062
  • Terceira-Açores
  • Respect: +669
Re: Usar água fria mas amaciar o pincel em água quente?
« Reply #10 on: October 10, 2016, 10:17:30 am »
0
Se me permitem a opinião, não existem regras definidas em que todas as técnicas conhecidas servem para todos. Eu por exemplo sou dos que usam água fria em todo o escanhoado, seja no amaciar do pincel, seja na construção da espuma, porque me dou melhor com água fria do que com água quente ou morna.

Esta é que é a beleza do BC, cada um ir fazendo as suas experiências, até alcançar o resultados adequados para si :)

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Usar água fria mas amaciar o pincel em água quente?
« Reply #11 on: October 10, 2016, 04:56:26 pm »
0


Se me permitem a opinião, não existem regras definidas em que todas as técnicas conhecidas servem para todos. Eu por exemplo sou dos que usam água fria em todo o escanhoado, seja no amaciar do pincel, seja na construção da espuma, porque me dou melhor com água fria do que com água quente ou morna.

Esta é que é a beleza do BC, cada um ir fazendo as suas experiências, até alcançar o resultados adequados para si :)

Na minha opinião , nem se trata de ser melhor ou pior com água quente ou fria.
Eu uso água quente porque acho mais
confortavel e porque faço a barba todos os dias pela manhã . Se a minha opção pasasse por fazer a barba à tarde ou à
noite , se calhar , até optava por a água fria. Já utilizei água fria principalmente
nos dias quente de verão e não notei qualquer diferênça nem para melhor ou
pior . No meu caso é mesmo gosto pessoal .



Enviado do meu GT-I9301I através de Tapatalk

"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline Benoit86

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1066
  • You`ll never shave alone
  • Respect: +81
Re: Usar água fria mas amaciar o pincel em água quente?
« Reply #12 on: October 10, 2016, 05:06:36 pm »
0

Na minha opinião , nem se trata de ser melhor ou pior com água quente ou fria.
Eu uso água quente porque acho mais
confortavel e porque faço a barba todos os dias pela manhã . Se a minha opção pasasse por fazer a barba à tarde ou à
noite , se calhar , até optava por a água fria. Já utilizei água fria principalmente
nos dias quente de verão e não notei qualquer diferênça nem para melhor ou
pior . No meu caso é mesmo gosto pessoal .



Enviado do meu GT-I9301I através de Tapatalk


Eu uso a água fria logo pela manhã e todos os dias. Só não faço a barba, por costume, ao Domingo. Habituei-me de tal forma à água fria que não me causa desconforto algum.
"Toda a gente fala de direitos humanos e ninguém de deveres, talvez fosse uma boa ideia inventar um Dia dos Deveres Humanos."-José Saramago

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal