Author Topic: A primeira vez  (Read 10218 times)

Offline TPereira

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 33
  • Respect: 0
A primeira vez
« on: December 26, 2013, 06:37:55 pm »
0
Boa tarde a todos os Confrades,

como o nome do tópico indica, hoje foi a minha primeira vez.

Nunca havia usado nenhuma das técnicas de barbear clássico (a partir de hoje cito apenas como O barbear!).
Como referi na apresentação, a Maria ofereceu pelo Natal um kit da ABB. Como homem que sou, a criança que há em mim estava aos pulos e ansiosa por usar o "brinquedo" novo. Pela manhã consegui comprar lâminas e um lapis hemostático (achei prudente...).

Material:
Navalhete ABB
Sabão ABB
Pincel ABB
Lâminas: Wilkinson Classic

Não vou descrever passo a passo a aventura porque, melhor do que eu, conhecem o ritual. Vou porém expôr as dificuldades com que me deparei.

1) Tentei suavizar o pincel (sabonete de glicerina e fazer espuma). Como não sei o feeling de como um pincel deve ser, repeti o processo umas três vezes, até de facto sentir alguma diferença no toque.

2) Fazer espuma...tentei tentei tentei tentei. Mais uma vez, não sei qual o toque da dita. Consegui que ficasse cremosa e aveludada. Depois de ir para a cara, acabou por secar. Provavelmente não estava de grande qualidade, além disso a minha lentidão não ajuda.

3) A pega do navalhete...! Tentei aplicar tudo o que assimilei nos vídeos. Houve momentos em que me senti "desconfortável", mas admito que com o tempo a coisa vai ao sitio. Não consigo também dominar a técnica para barbear convenientemente no pescoço. Ainda não encontrei a posição...

4) Não me atrevo a fazer qualquer juízo ao material mas, não senti que as lâminas fossem muito afiadas (não sei como transmitir melhor a sensação). Admito que por falta de técnica, espuma mal feita ou barba já generosa, possam ser a causa desta sensação.

Relatada a experiência resta-me acrescentar apenas que:
- a want list já começa a aparecer (after shave precisa-se! ou bálsamo)

- o ritual é delicioso, calmante e divertido.

A todos um abraço,
TPereira

PS: não houve sangue....para já!


Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: A primeira vez
« Reply #1 on: December 26, 2013, 07:51:42 pm »
0
Boa noite confrade!

Vou tentar responder/dar a minha opinião apenas nos pontos que sei, uma vez que nunca utilizei navalhete...

1- Suavizar um pincel demora algum tempo. Quando digo tempo, pode levar semanas até estar "no ponto"! Quanto mais o utilizar, vai reparar que mais suave vai ficar, e que as pontas dos pelos se começarão a dividir em 2 ou 3. (estou a partir do principio que o pincel é o de cerda... eu tenho o ABB de texugo e se for este, o que referi não se aplica).

2- A espuma... o objectivo de uma boa espuma é ficar tipo... claras em castelo!!! Esse é basicamente o meu objectivo quando trabalho um creme/sabão. Aqui o ponto anterior vai ter muita influencia. Quanto mais desbravado o pincel estiver, melhor espuma vai produzir.


O resto dos pontos abstenho-me... não tenho nenhuma experiência com navalhete, embora esteja com comichão na carteira com este ultimo falatório no forum sobre esses objectos!!!  ;D ;D ;D

Boa continuação!!!
« Last Edit: December 26, 2013, 07:53:45 pm by goaman »
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: A primeira vez
« Reply #2 on: December 26, 2013, 11:14:58 pm »
0
Começar com navalhete... Não é de facto a opção mais prudente, especialmente quando emparelhado com um sabão ABB, mas acho que o mais importante é mesmo começar. :)

Quando tiveres oportunidade, para além do bálsamo e/ou splash, procura um sabão ou creme com mais protecção e deslize, especialmente importante dado que estás a usar um navalhete. Algumas boas opções serão os cremes Musgo Real, Nivea ou Via Men (este último encontras no Intermarche).

Bons escanhoados! ;)

Cumps.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: A primeira vez
« Reply #3 on: December 26, 2013, 11:38:50 pm »
0
Começar com um navalhete sem sangue... :o Parabéns. :)

Offline TPereira

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 33
  • Respect: 0
Re: A primeira vez
« Reply #4 on: December 27, 2013, 03:30:22 am »
0
Boa noite,

Começar com navalhete... Não é de facto a opção mais prudente, especialmente quando emparelhado com um sabão ABB, mas acho que o mais importante é mesmo começar. :)

Quando tiveres oportunidade, para além do bálsamo e/ou splash, procura um sabão ou creme com mais protecção e deslize, especialmente importante dado que estás a usar um navalhete. Algumas boas opções serão os cremes Musgo Real, Nivea ou Via Men (este último encontras no Intermarche).

Bons escanhoados! ;)

Cumps.

Especificamente creme ou, o sabão também é opção? Da marca Musgo Real, alguma "linha" em especial que aconselha ou a diferença é "só" no odor?

Começar com um navalhete sem sangue... :o Parabéns. :)


Eu diria que foi sorte de principiante, mas acho que foi por estar bastante concentrado e zeloso o seguro morreu de velho  :-[

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: A primeira vez
« Reply #5 on: December 27, 2013, 07:53:44 am »
0

Boa noite,

Especificamente creme ou, o sabão também é opção? Da marca Musgo Real, alguma "linha" em especial que aconselha ou a diferença é "só" no odor?

O sabão Musgo Real não, esse só serve para lavar as mãos (e mesmo assim...). A nível de performance, julgo que todos os cremes MR são iguais, mas eu tenho preferência pelo aroma clássico, para mim continua a ser o mais agradável.
Se morares próximo do Porto, compensa ir à loja de fábrica da Ach Brito ir buscar a versão antiga do creme, que tem um preço bem mais interessante do que a nova, e a diferença está apenas na embalagem.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: A primeira vez
« Reply #6 on: December 27, 2013, 07:57:07 am »
0
+1 para o creme MR Classic!!! É tão bom... que eu tenho 2!!!!  ;D ;D
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: A primeira vez
« Reply #7 on: December 27, 2013, 08:28:38 am »
0
+1 para o creme MR Classic!!! É tão bom... que eu tenho 2!!!!  ;D ;D

Eu devo ter uns 4 ou 5 lá em casa. Aliás, até já fiz um croap com ele, e ficou bom... bem melhor do que o sabão MR! ;D
« Last Edit: December 27, 2013, 08:30:20 am by TheMonk »
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline TPereira

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 33
  • Respect: 0
Re: A primeira vez
« Reply #8 on: December 27, 2013, 12:18:14 pm »
0
Durante a tarde vou então tentar dar um salto aos lados de Vila do Conde ...  8)

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: A primeira vez
« Reply #9 on: December 27, 2013, 12:21:50 pm »
0
+1 para o creme MR Classic!!! É tão bom... que eu tenho 2!!!!  ;D ;D

 +1, mas só tenho 1... :'( ;D

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: A primeira vez
« Reply #10 on: December 27, 2013, 12:27:48 pm »
0
Começou muito bem, fico feliz com mais um confrade com navalhete, pensei que estava sozinho, não conheço muitas pessoas que os usam, não se cortou pôs estas atento e com medo, o que faz respeitar a lamina, que e muito bom, agora começara a perder o medo, só não perca o respeito pela lamina, e ela te respeitara, e não pedirá seu sangue em troca, palavras do meu Pai.

Abraço.

Offline TPereira

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 33
  • Respect: 0
Re: A primeira vez
« Reply #11 on: December 27, 2013, 07:55:57 pm »
0
Boa noite,

acabei por não conseguir adquirir os produtos em falta mas...insisti em caçar com o gato que tenho  ::)

Ponto positivo: ainda sem cortes.

Mantém-se a dificuldade em fazer uma espuma "claras em castelo". A pega no navalhete ainda é "estranha" mas mais confortável. Gostava de experimentar uma lâmina com mais poder de corte, peço ajuda aos confrades mais experientes para atirar umas sugestões  :)

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: A primeira vez
« Reply #12 on: December 27, 2013, 08:03:26 pm »
0
Localmente, a lâmina mais afiada deve ser a Gillette Platinum (a minha preferida), mas cara. Existe também a Bic mas quanto a essa não há consenso.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: A primeira vez
« Reply #13 on: December 27, 2013, 08:23:18 pm »
0
Fazes um favor a si e jogue essas lâminas wilki no lixo  ;D

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: A primeira vez
« Reply #14 on: December 27, 2013, 08:37:43 pm »
0
Fazes um favor a si e jogue essas lâminas wilki no lixo  ;D
+1 8)

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal