Author Topic: estou interessado em entrar nesta arte de barbear clássico  (Read 12169 times)

Offline thelastconfession

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 49
  • Respect: 0
Re:estou interessado em entrar nesta arte de barbear clássico
« Reply #30 on: June 12, 2011, 10:35:52 am »
0
estou aqui com algumas dúvidas, algumas delas tipicas de quem não percebe muito disto. Para começar, existe algum lado correcto para colocar a lâmina na máquina ou não corro o risco de colocar a lâmina do "avesso"? é que eu olho para as lâminas e de facto da-me ideia de ver um lado um pouco mais curvo, mas pode ser impressão minha. Uso o pincel do continente, que alguns dizem ser semogue. No entanto, acho que não tenho muito jeito para espumar, ou será do pincel? tanto a espumar na cara ou tigela, sinto que não crio muita espuma, tenho que andar a pincelar para a cara ficar coberta com creme. Se for do pincel, que pincel me recomendam? Acho que prefiro espumar na cara, mas como até agora não tenho tido muito sucesso, não sei o que será melhor.
Uma última questão: eu tenho um remoinho no pescoço que fica constantemente irritado ao barbear, já tentei várias direcções mas não há forma de solucionar isto. Alguém tem o mesmo problema com alguma solução?
Obrigado

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5243
  • Respect: +40
Re:estou interessado em entrar nesta arte de barbear clássico
« Reply #31 on: June 12, 2011, 10:50:16 am »
0
A lâmina DE não tem lado correcto ou errado. Já uma navalha é como uma faca, só corta de um lado  :D

O pincel do Continente de facto é um pincel de gama baixa, não será dos melhores, no entanto várias pessoas que o utilizaram dizem não ser muito mau. Se o pincel for novo, e como é de cerda, necessita de algum tempo para as pontas espigarem e começar a produzir mais espuma. Vai demorar alguns barbeares a atingir o ponto ideal. Se não queres esperar muito, podes fazer umas espumas com um sabonete barato.

Outro erro poderá ser o rácio de água e creme utilizado. Nem todos os cremes são iguais, uns requerem mais água, outros menos.

Para espumar no rosto, pincéis de cerda pequenos ou de texugo com bom backbone são os ideais.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:estou interessado em entrar nesta arte de barbear clássico
« Reply #32 on: June 12, 2011, 11:18:55 am »
0
Um pincel de cerda apenas tem um bom desempenho depois de "quebrado" - ou seja, quando as pontas do pincel começam a se separar em vários fios.
Esse processo de "quebrar" o pincel pode ser acelerado se fizeres umas espuminhas com ele, usando um sabão qualquer (que até pode ser sabão de mãos).

Ora aqui está um vídeo do confrade Teiste a ilustrar o processo:

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=M_BWNg_NbAc" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=M_BWNg_NbAc</a>

Dá-lhe uma semana ou duas de ciclos de suavização e vais ver como o pincel se altera.
Mas muito sinceramente, nunca usei o pincel do Continente, mas tenho aqui alguns que devem ser parecidos e portam-se bem.

O pincel do fórum (o "Caravela") parece-me talhado para espumar na cara, embora me pareça que se vai portar bem na tigela. Se não quiseres gastar tanto, o 1348 ou o 620 são excelentes opções em cerda. Para algo mais polivalente, tens o 1305 (um dos meus preferidos).
Quanto a texugo, e para espumar na cara, das duas uma: podes optar por um Frank Shaving em Finest que actualmente te fica por €19 (e espera sentado até que ele te chegue da China) ou então compra uma marca europeia, mas isso é algo que já te vai sair mais caro.

Quanto ao "remoinho", lembra-te da regra nº 1: NUNCA aplicar pressão!
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline thelastconfession

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 49
  • Respect: 0
Re:estou interessado em entrar nesta arte de barbear clássico
« Reply #33 on: June 12, 2011, 12:21:36 pm »
0
o pincel já tem várias utilizações, foi o primeiro que comprei desde que abri este tópico. Já está aberto, penso eu, pois já vejo as cerdas separadas. O rácio água/creme, para espumar na cara, é da seguinte forma: deixo o pincel dentro da tigela com água quente por algum tempo, coloco o creme na ponta do pincel e espumo na cara. A quantidade de creme é equivalente ao que o mantic59 utiliza nos vídeos, para o palmolive sensitive. Para o creme marine do continente é um pouco mais.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:estou interessado em entrar nesta arte de barbear clássico
« Reply #34 on: June 12, 2011, 12:43:17 pm »
0
o pincel já tem várias utilizações, foi o primeiro que comprei desde que abri este tópico. Já está aberto, penso eu, pois já vejo as cerdas separadas. O rácio água/creme, para espumar na cara, é da seguinte forma: deixo o pincel dentro da tigela com água quente por algum tempo, coloco o creme na ponta do pincel e espumo na cara. A quantidade de creme é equivalente ao que o mantic59 utiliza nos vídeos, para o palmolive sensitive. Para o creme marine do continente é um pouco mais.

Experimenta escorrer o pincel antes de fazer a espuma, e ir adicionando água a pouco e pouco. E colocar um pouco mais de creme. O Palmolive é um creme dos mais fáceis de fazer espuma, isso faz espuma só de olhar para o pincel.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline thelastconfession

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 49
  • Respect: 0
Re:estou interessado em entrar nesta arte de barbear clássico
« Reply #35 on: June 12, 2011, 02:51:33 pm »
0
sim, é bastante mais facil de espumar do que o marine. outra das coisas que me leva a pensar que não faz espuma suficiente é a irritação na cara. até consigo ver pele escamada, o que significa que a lâmina não está a deslizar correctamente, suponho.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:estou interessado em entrar nesta arte de barbear clássico
« Reply #36 on: June 12, 2011, 06:40:00 pm »
0
sim, é bastante mais facil de espumar do que o marine. outra das coisas que me leva a pensar que não faz espuma suficiente é a irritação na cara. até consigo ver pele escamada, o que significa que a lâmina não está a deslizar correctamente, suponho.

Se calhar estás a usar pouca quantidade, e a fazer a espuma muito aguada. A espuma deve ser opaca e espessa para oferecer alguma protecção.
Mas provavelmente também estás a aplicar pressão demais, pois isso é um dos erros mais frequentes, e algo que leva algum tempo a "rotinar".
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline thelastconfession

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 49
  • Respect: 0
Re:estou interessado em entrar nesta arte de barbear clássico
« Reply #37 on: June 13, 2011, 10:15:47 am »
0
vou então esperar que a cara cicatrize, que pele a escamar não é nada bom  ::) e depois irei experimentar com mais creme. obrigado pelos conselhos  ;)

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:estou interessado em entrar nesta arte de barbear clássico
« Reply #38 on: June 13, 2011, 12:40:16 pm »
0
Recomendo o Fisiogel A.I. , que uso para quando a pele irrita demais!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5243
  • Respect: +40
Re:estou interessado em entrar nesta arte de barbear clássico
« Reply #39 on: June 13, 2011, 01:19:18 pm »
0
vou então esperar que a cara cicatrize, que pele a escamar não é nada bom  ::) e depois irei experimentar com mais creme. obrigado pelos conselhos  ;)

Usa gel de aloe para ajudar na cicatrização da pele. Tens o novo gel do Pingo Doce facilmente disponível.

Offline thelastconfession

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 49
  • Respect: 0
Re:estou interessado em entrar nesta arte de barbear clássico
« Reply #40 on: June 13, 2011, 09:49:10 pm »
0
obrigado lusitano, alguma imagem do dito gel para eu não me enganar?  ;)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:estou interessado em entrar nesta arte de barbear clássico
« Reply #41 on: June 13, 2011, 10:00:21 pm »
0
obrigado lusitano, alguma imagem do dito gel para eu não me enganar?  ;)

Ora dá uma vista de olhos aqui.
Ai, o botão de pesquisa, esse grande elemento esquecido...! ;)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline thelastconfession

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 49
  • Respect: 0
Re:estou interessado em entrar nesta arte de barbear clássico
« Reply #42 on: June 13, 2011, 10:07:54 pm »
0
por acaso depois andei a mirar e encontrei isso, esqueci-me foi de apagar a msg. tkx oversaturn  ;D

Offline thelastconfession

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 49
  • Respect: 0
Re:estou interessado em entrar nesta arte de barbear clássico
« Reply #43 on: June 15, 2011, 09:54:16 pm »
0
mais uma questão  ;D, fazem escanhoado todos os dias? eu reparo que se fizer apenas contra e perpendicular ao crescimento da barba que a irritação diminui imenso, o que já seria de esperar. vocês como fazem?

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:estou interessado em entrar nesta arte de barbear clássico
« Reply #44 on: June 15, 2011, 10:43:33 pm »
0
mais uma questão  ;D, fazem escanhoado todos os dias? eu reparo que se fizer apenas contra e perpendicular ao crescimento da barba que a irritação diminui imenso, o que já seria de esperar. vocês como fazem?

Eu pessoalmente faço apenas duas passagens, às vezes mais um retoquezito, mas a maior parte das vezes nem isso faço. Faço uma a favor e outra através, com retoques a contra-pêlo. Desta maneira, como o apurado não é extremo, tenho barba para fazer todos os dias! Ocasionalmente faço as três passagens, mais à sexta-feira, pois não costumo fazer a barba no sábado. Claro que isto é uma opção pessoal, tens de decidir a melhor para ti! Experimenta e depois diz qualquer coisa!  ;)
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal