Author Topic: Francesinha  (Read 18156 times)

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Francesinha
« Reply #30 on: September 16, 2013, 12:09:13 am »
0
Obrigado pela partilha, TheMonk

Há uns anos havia um site sobre a avaliação de francesinhas, mas acho que pela própria natureza do negócio, creio que ficou um pouco tendencioso.
É bom ler uma opinião imparcial :D

Tens aqui. E concordo com o ranking, Tappas Café e Galiza, na Galiza só é pena o tamanho que são pequenas mas de resto são das que mais gosto. As do buffet fase já foram melhores, penso que nos últimos anos levou um aumento de movimento que não souberam acompanhar. Mas podem já ter recuperado entretanto.
Penso que a Regaleira seria sempre interessante, visto que foi lá que ela nasceu, mas por acaso também nunca lá fui  :P

As da Regaleira não são más, especialmente se pedires no tradicional pão bijou... mas o atendimento excessivamente descontraído estraga o ambiente, e os preços de turista também não ajudam nada. ::)

Cumps.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re: Francesinha
« Reply #31 on: September 16, 2013, 04:08:55 pm »
0
A receita que uso tirei-a do blog Petiscos. È bastante mais simples que essa que apresentas, Caramelo, especialmente na parte do molho.
Já a usei várias vezes e sempre com excelentes resultados (a chefe cá de casa adora!). É a costela nortenha a funcionar...
« Last Edit: September 16, 2013, 04:11:17 pm by FatSlim »
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Francesinha
« Reply #32 on: September 16, 2013, 04:22:55 pm »
0
A receita que uso tirei-a do blog Petiscos. È bastante mais simples que essa que apresentas, Caramelo, especialmente na parte do molho.
Já a usei várias vezes e sempre com excelentes resultados (a chefe cá de casa adora!). É a costela nortenha a funcionar...

  FatSlim

Coloca aqui para a malta ver. :)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Francesinha
« Reply #33 on: September 16, 2013, 04:27:03 pm »
0
Sim! link precisa-se! :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re: Francesinha
« Reply #34 on: September 16, 2013, 08:09:32 pm »
0
A receita que uso tirei-a do blog Petiscos. È bastante mais simples que essa que apresentas, Caramelo, especialmente na parte do molho.
Já a usei várias vezes e sempre com excelentes resultados (a chefe cá de casa adora!). É a costela nortenha a funcionar...

  FatSlim

Coloca aqui para a malta ver. :)

Enganei-me, não é do Petiscos (embora haja lá uma parecida), é do Culinarias.net
Fica uma francesinha porreira, embora as de restaurante/café da zona sejam de certeza mais saborosas.
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Re: Francesinha
« Reply #35 on: September 16, 2013, 08:45:59 pm »
0



[...] mas o atendimento excessivamente descontraído estraga o ambiente...



"Ò Patrón...que bai' ser!?..."  :o

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Francesinha
« Reply #36 on: September 17, 2013, 12:11:50 am »
0



[...] mas o atendimento excessivamente descontraído estraga o ambiente...



"Ò Patrón...que bai' ser!?..."  :o

É um pouco isso... Por vezes quase a roçar a falta de educação. Enfim, perde-se a vontade de lá ir... ::)
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Francesinha
« Reply #37 on: January 21, 2014, 10:53:53 pm »
0
 Já agora um site sobre as mesmas;

http://www.francesinhas.pt/

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: Francesinha
« Reply #38 on: January 22, 2014, 12:48:35 am »
0
Com um assunto destes... não posso deixar de meter a minha colherada garfada!

Há uns 10 anos ou mais, quando o CC Vasco da Gama abriu, as francesinhas da Cascata de lá eram muito boas. O cozinheiro que foi abrir aquilo acho que era do Porto e as receitas de francesinhas próprias foram "desenvolvidas" por ele, como as com natas, com cogumelos, com café, etc... Hoje em dia podem ser uma treta, não sei.

Infelizmente não conheço locais em Lisboa onde comer uma boa francesinha, e gostaria. Caramba, a seguir ao Vinho do Porto, foi a melhor coisa que inventaram naquela terra!

Curiosamente, a MELHOR francesinha que já alguma vez comi, foi em Lisboa, num cafézito pequeno perto de minha casa, onde o dono/empregado era um velhote, que nasceu no Porto e esteve muitos anos emigrado na Suiça. Pelo que me disse, a francesinha parece mesmo uma adptação Portuguesa a uma sandes de carne assada com molho tradicional de uma zona na Suiça. O curioso é que ele nunca servia o molho acabado de fazer... Dizia que o melhor molho era de um dia para o outro.

Agora vou parar que me está a crescer àgua na boca!...  :o :-X
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Francesinha
« Reply #39 on: January 22, 2014, 10:03:04 am »
0
Com um assunto destes... não posso deixar de meter a minha colherada garfada!

Há uns 10 anos ou mais, quando o CC Vasco da Gama abriu, as francesinhas da Cascata de lá eram muito boas. O cozinheiro que foi abrir aquilo acho que era do Porto e as receitas de francesinhas próprias foram "desenvolvidas" por ele, como as com natas, com cogumelos, com café, etc... Hoje em dia podem ser uma treta, não sei.

Infelizmente não conheço locais em Lisboa onde comer uma boa francesinha, e gostaria. Caramba, a seguir ao Vinho do Porto, foi a melhor coisa que inventaram naquela terra!

Curiosamente, a MELHOR francesinha que já alguma vez comi, foi em Lisboa, num cafézito pequeno perto de minha casa, onde o dono/empregado era um velhote, que nasceu no Porto e esteve muitos anos emigrado na Suiça. Pelo que me disse, a francesinha parece mesmo uma adptação Portuguesa a uma sandes de carne assada com molho tradicional de uma zona na Suiça. O curioso é que ele nunca servia o molho acabado de fazer... Dizia que o melhor molho era de um dia para o outro.

Agora vou parar que me está a crescer àgua na boca!...  :o :-X

 Fui lá á um 1 mês, e alem das francezinhas mais elaboradas, as originais continuam a ser confecionadas, que são muito boas.

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: Francesinha
« Reply #40 on: April 03, 2014, 11:08:28 pm »
0
Reabro o tópico para vos relatar (e alertar para) o sucedido...

Feira das Francesinhas na FIL - Barretada à moda do Porto...

Está a decorrer a Feira das Francesinhas na FIL, onde participam alguns dos restaurantes da cidade do Porto com mais tradição em Francesinhas. Como apreciador do pitéu, aproveitei a oportunidade de comer a "verdadeira Francesinha do Porto" aqui em Lisboa, etc... Se esta feira é uma representação do que se faz no Porto, prefiro as daqui!

Batatas Fritas - 2€ uma caixinha com "meia dúzia" de batatas.

Sangria - 3€ por 0,5l de vinho a martelo, aguado e com gás. Chamar aquilo de Sangria é figura de estilo.

Francesinhas - 10€ em qualquer um dos stands presentes. A qualidade variava de vergonhosa a razoável/boa; a quantidade variava de "versão Troika" a aceitável. Quase sem excepção, o molho era aguado.

Ou seja, poupem os 15€ e vão até algum lugar em Lisboa que as faça em condições. A política destes restaurantes parece ser: é para os Mouros, qualquer m3rd@ serve, que os gajos não estrebucham; esquecem que há muitos cá que sabem o que é uma boa Francesinha, ou que muitos dos que cá andam são originalmente do Norte. Fizessem a mesma coisa no Porto e talvez não corresse tão bem...
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Francesinha
« Reply #41 on: April 03, 2014, 11:36:34 pm »
0
Fui à primeira edição do evento, num dia de semana para evitar as enchentes.
Não recordo os preços, mas a francesinha deixava algo a desejar. Não era má de todo, era bastante aceitável, mas esperava melhor.
Evitem é os fins de semana e as sextas à noite, que aí é o descalabro total :P
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Francesinha
« Reply #42 on: April 03, 2014, 11:43:30 pm »
0
Fui à primeira edição do evento, num dia de semana para evitar as enchentes.
Não recordo os preços, mas a francesinha deixava algo a desejar. Não era má de todo, era bastante aceitável, mas esperava melhor.
Evitem é os fins de semana e as sextas à noite, que aí é o descalabro total :P

Uma vez, já lá vão mais de 10 anos, fui experimentar umas francesinhas no Festival da francesinha no Porto, na zona do Fluvial, mesmo em cima da Foz do Douro.
Chego lá e deparo-me com uma enchente absurda, francesinhas de fraca qualidade, e regadas a salitre devido à proximidade do mar... Conclusão, fugi de lá a sete pés, jurei para nunca mais, e fui ao meu poiso habitual para francesinhas, onde perguntei ao dono porque não estava presente no dito Festival. Responde-me ele: "nós fazemos aqui o nosso festival todos os dias!". E não é que as deles não tem salitre? ;D
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: Francesinha
« Reply #43 on: April 03, 2014, 11:52:54 pm »
0
Fui à primeira edição do evento, num dia de semana para evitar as enchentes.
Não recordo os preços, mas a francesinha deixava algo a desejar. Não era má de todo, era bastante aceitável, mas esperava melhor.
Evitem é os fins de semana e as sextas à noite, que aí é o descalabro total :P

Para evitar as enchentes, podem comprar um ticket aqui, que inclui uma francesinha em qualquer stand, uma bebida e um café por 12€ (não inclui batatas, ou seja, é o café que é a oferta) e evita as filas para entrar...

Evitar a desilusão de uma Francesinha medíocre é mais difícil... Posso-vos dizer que uma das tasquitas do lado direito (para quem entra) era a melhorzinha e a pior de todas era uma em pão "de hamburger" - dessa, fujam como o diabo da cruz. Quanto a batatas, NÃO peçam no stand das francesinhas em forno de lenha - parece uma "amostra gratuita". Mais uma vez, a tasca mais generosa pareceu ser uma das pequenas do lado direito.

Háaa... E do stand das bebidas, aproveita-se o sorriso e olhar de uma das pequenas que está a servir... e talvez a cerveja, que não provei.

Ou se tiverem jeito para a cozinha e souberem inventar um molho, cozinhem em casa e deliciem-se por bem menos do que gastarão ali.

Responde-me ele: "nós fazemos aqui o nosso festival todos os dias!". E não é que as deles não tem salitre? ;D

Pelos vistos não precisa destas "promoções" para oferecer um bom produto...
« Last Edit: April 03, 2014, 11:57:26 pm by phoenix »
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Francesinha
« Reply #44 on: April 04, 2014, 12:18:53 am »
0
Mas o que são francesinhas ? :P

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal