Author Topic: Chimarrão  (Read 23495 times)

Offline celestino

  • Trade Count: (+1)
  • Lord Sheffield
  • ***********************************
  • Posts: 5370
  • Respect: +5945
Re: Chimarrão
« Reply #15 on: January 06, 2014, 02:01:00 am »
0
Eu tenho um 'gourd' mais nao o uso. Gosto mais do usar um copo grande para bebir a erva-mate porque podes metir mais aqua no copo.
A bombilla es muito pratica para usar a bebir o mate porque so deixa entrar o mate e nao as folhas e as otras partes da planta.
Esta erva-mate vem do Paraguai e é cultivado à sombra e nao cultivado o sol.





O riso, o amor, e barbear! :)

Celestino

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Chimarrão
« Reply #16 on: January 06, 2014, 02:05:58 am »
0
Que lindo Celestino! É parecido com o do JL!!!

É incrível! Como é que o Celestino lá bem longe no Canadá conhece isto, e nos cá em Portugal nunca ouvimos falar...  ;D ;D ;D
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re: Chimarrão
« Reply #17 on: January 06, 2014, 02:10:05 am »
0
Portugal fica mais longe ;)
Amanhã vou buscar a erva maluca ao super!
Depois faço uma gambiarra em casa a ver se me adapto à coisa.
Rui encontrei kits na amazon por 15 $.

JL, quantas vezes se pode usar a mesma erva antes de jogar fora?

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Chimarrão
« Reply #18 on: January 06, 2014, 02:13:01 am »
0
Era uma distancia mais cultural que queria dizer...  ;D

O JL já esta a pesquisar para mim um igual ao dele!!! Vou ver esses da amazon...
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re: Chimarrão
« Reply #19 on: January 06, 2014, 02:17:30 am »
0
O inconveniente do vir do Brasil é apenas os tempos de entrega.  Mas sem dúvida que se ficar adepto da coisa vou querer uma coisa a sério :)
Mas antes... deixa lá provar a relva :)

É raro o chá que eu não goste, mas não quero que andem por aí a dizer que sou um gajo que cede aos impulsos ;)

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Chimarrão
« Reply #20 on: January 06, 2014, 02:22:11 am »
0
Eu adoro chá, e o nunca ter ouvido falar disto, tendo tantos amigos Brasileiros deixa-me confuso...

Pelo que percebi é naturalmente amargo, mas pode ser adocicado acho, alem de haver á venda em alguns sabores/aromas diferentes.

Outra coisa que ainda não entendi, é possível fazer também o tereré com o mesmo equipamento e a mesma erva mate??
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re: Chimarrão
« Reply #21 on: January 06, 2014, 02:32:44 am »
0
Eu adoro chá, e o nunca ter ouvido falar disto, tendo tantos amigos Brasileiros deixa-me confuso...

Pelo que percebi é naturalmente amargo, mas pode ser adocicado acho, alem de haver á venda em alguns sabores/aromas diferentes.

Outra coisa que ainda não entendi, é possível fazer também o tereré com o mesmo equipamento e a mesma erva mate??

Vamos a ver se entendi bem o que li até agora...
O amargo é variável. Tal como os chás normais, se metes água muito quentes estragas tudo e fica mais amargo do que deveria.
Na primeira água usada, a infusão vai ficar com as partículas mais pequenas das ervas, e vai dar o sabor amargo. Tal como no chá normal. Nas vezes seguintes a erva está lavada e portanto só tomas o verdadeiro chá da coisa, que suponho que será tão amargo como o chá verde, que é a comparação mais próxima que encontrei.

O tereré usa-se normalmente com erva mais cortada mais grosseiramente.  É feito com água fria e não precisas de tanta logística.
Tanto quanto pude perceber, a tereré é composta apenas pelas particulas que dão o mau sabor ao primeiro chimarrão.
No youtube mostra um indivíduo fazendo tereré passando água fria num coador cheio de erva mate.


Editado:
Esta tradição é única no Rio Grande do Sul, e não é normal ver noutras regiões do Brasil, que acham o costume estranho provavelmente por a bebida não ter um sabor tão bem aceite como por exemplo a caipirinha.
Por cá temos a mesma coisa como por exemplo os miolos de leitão ou intestinos cozidos, que na minha zona deleitam os mais novos e põem mal dispostos os de fora que visitam.
« Last Edit: January 06, 2014, 02:40:07 am by nunogrl »

Offline dott_macchia

  • Trade Count: (+18)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2101
  • Respect: +28
    • Fluminense F.C.
Re: Chimarrão
« Reply #22 on: January 06, 2014, 05:10:23 am »
0


Editado:
Esta tradição é única no Rio Grande do Sul, e não é normal ver noutras regiões do Brasil.


Exatamente. Pelo visto voces dois ja estao sabendo mais de chimarrao do que qualquer carioca. Eu nunca usei um e nao faço a menor ideia de como isso funciona.

Offline celestino

  • Trade Count: (+1)
  • Lord Sheffield
  • ***********************************
  • Posts: 5370
  • Respect: +5945
Re: Chimarrão
« Reply #23 on: January 06, 2014, 05:31:45 am »
0
JL, quantas vezes se pode usar a mesma erva antes de jogar fora?

* Nuno, eu so uso a erva uma vez, mais podes a usar 2-3 vezes, mais fica mais fraca cada vez.

Voces devem sabir que a erva-mate fresca es muita amargo. A qela que es secada tem um melhor sabor.
A quela que eu uso es secada com fumo e tem um savor 'fumuso', mais agradavel.
Tambem dezem que a erva-mate tem 'mateine' e nao cafeina, e es melhore que os chas verdes. Eu observo que nao fico tao influenciado quando bebo a erva-mate a comparar o cha verde.
Eu fico com energia quando bebe a mate.  :)
« Last Edit: January 06, 2014, 05:34:26 am by milky »
O riso, o amor, e barbear! :)

Celestino

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re: Chimarrão
« Reply #24 on: January 06, 2014, 06:08:06 am »
0
Para quem gosta, o chimarrão é muito bom, principalmente depois do churrasco! :)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Chimarrão
« Reply #25 on: January 06, 2014, 10:27:11 am »
0
A erva pode ser usada uma vez. Mas é suficiente para uns 2 litros de água! Toma um, enche a cuia, dá ao amigo, toma outro, e assim vai! Até o chimarrão ficar "lavado", ou seja, sem gosto!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: Chimarrão
« Reply #26 on: January 06, 2014, 10:30:53 am »
0
O Chimarrão é muito bebido no Uruguai também, ou estou a fazer confusão?
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Chimarrão
« Reply #27 on: January 06, 2014, 12:34:38 pm »
0
Não fazes confusão, Igor! É muito bebido no Uruguai, Argentina, Paraguai (mais tererê) e sul do Brasil!
O tererê geralmente é serviço em cuia de chifre de touro! Tomado com adição de açúcar!
 E o chimarrão na cuia de porongo! E sempre amargo! É um sacrilégio colocar outras coisas nele!
Deixo para apreciação os 10 mandamentos do Chimarrão

1.NÃO PEÇAS AÇÚCAR NO MATE - O gaúcho aprende desde piazito que e por que o chimarrão se chama também mate amargo ou, mais intimamente, amargo apenas. Mas, se tu és dos que vêm de outros pagos, mesmo sabendo poderás achar que é amargo demais e cometer o maior sacrilégio que alguém pode imaginar neste pedaço do Brasil: pedir açúcar. Pode-se pôr na água ervas exóticas, cana, frutas, cocaína, feldspato, dólar etc, mas jamais açúcar. O gaúcho pode ter todos os defeitos do mundo mas não merece ouvir um pedido desses. Portanto, tchê, se o chimarrão te parece amargo demais não hesites: pede uma Coca-Cola com canudinho. Tu vais te sentir bem melhor.

2.NÃO DIGAS QUE O CHIMARRÃO É ANTI-HIGIÊNICO - Tu podes achar que é anti-higiênico pôr a boca onde todo mundo põe. Claro que é. Só que tu não tens o direito de proferir tamanha blasfêmia em se tratando do chimarrão. Repito: pede uma Coca-Cola com canudinho. O canudo é puro como água de sanga (pode haver coliformes fecais e estafilococos dentro da garrafa, não no canudo).

3.NÃO DIGAS QUE O MATE ESTÁ QUENTE DEMAIS - Se todos estão chimarreando sem reclamar da temperatura da água, é porque ela é perfeitamente suportável por pessoas normais. Se tu não és uma pessoa normal, assume e não te fresqueies. Se, porém, te julgas perfeitamente igual às demais, faze o seguinte: vai para o Paraguai. Tu vais adorar o chimarrão de lá.

4. NÃO DEIXES UM MATE PELA METADE - Apesar da grande semelhança que existe entre o chimarrão e o cachimbo da paz, há diferenças fundamentais. Com o cachimbo da paz, cada um dá uma tragada e passa-o adiante. Já o chimarrão, não. Tu deves tomar toda a água servida, até ouvir o ronco de cuia vazia. A propósito, leia logo o mandamento seguinte.

5. NÃO TE ENVERGONHES DO "RONCO" NO FIM DO MATE - Se, ao acabar o mate, sem querer fizeres a bomba "roncar", não te envergonhes. Está tudo bem, ninguém vai te julgar mal-educado. Este negócio de chupar sem fazer barulho vale para Coca-Cola com canudinho, que tu podes até tomar com o dedinho levantado.

6. NÃO MEXAS NA BOMBA - A bomba do chimarrão pode muito bem entupir, seja por culpa dela mesma, da erva ou de quem preparou o mate. Se isso acontecer, tens todo o direito de reclamar. Mas, por favor, não mexas na bomba. Fale com quem lhe ofereceu o mate ou com quem lhe passou a cuia. Mas não mexas na bomba, não mexas na bomba e, sobretudo, não mexas na bomba.

7. NÃO ALTERES A ORDEM EM QUE O MATE É SERVIDO - Roda de chimarrão funciona como cavalo de leiteiro. A cuia passa de mão em mão, sempre na mesma ordem. Para entrar na roda, qualquer hora serve mas, depois de entrar, espera sempre tua vez e não queiras favorecer ninguém, mesmo que seja a mais prendada prenda do Estado.

8. NÃO "DURMAS" COM A CUIA NA MÃO - Tomar mate solito é um excelente meio de meditar sobre as coisas da vida. Tu mateias sem pressa, matutando, recordando... E, às vezes, te surpreende até imaginando que a cuia não é cuia mas o quente seio moreno daquela chinoca faceira que apareceu no baile do Gaudêncio... Agora, tomar chimarrão numa roda é mui diferente. Aí o fundamental não é meditar e sim integrar-se à roda. Numa roda de chimarrão, tu falas, discutes, ri, xingas, enfim, tu participas de uma comunidade em confraternização. Só que esta tua participaçâo não pode ser levada ao extremo de te fazer esquecer da cuia que está em tua mão. Fala quanto quiseres mas não esqueças de tomar teu mate, que a moçada tá esperando.

9. NÃO CONDENES O DONO DA CASA POR TOMAR O 1º MATE - Se tu julgas o dono da casa um grosso por preparar o chimarrão e tomar ele próprio o primeiro, saibas que grosso é tu. O pior mate é o primeiro e quem o toma está te prestando um favor.

10. NÃO DIGAS QUE CHIMARRÃO DÁ CÂNCER NA GARGANTA - Pode até dar. Mas não vai ser tu, que pela primeira vez pegas na cuia, que irás dizer, com ar de entendido, que chimarrão é cancerígeno. Se aceitaste o mate que te ofereceram, toma e esquece o câncer. Se não der para esquecer, faze o seguinte: pede uma Coca-Cola com canudinho, que ela... etc, etc.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Chimarrão
« Reply #28 on: January 06, 2014, 01:01:33 pm »
0
Vou preparar um vídeo cevando um amargo e ensinando como se faz aos confrades.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline GFellizzardo

  • Trade Count: (+7)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 742
  • Respect: +11
    • Flickr
    • Email
Re: Chimarrão
« Reply #29 on: January 06, 2014, 01:27:13 pm »
0
Quote
Se, porém, te julgas perfeitamente igual às demais, faze o seguinte: vai para o Paraguai. Tu vais adorar o chimarrão de lá.

;D ;D ;D

Estou em pulgas para experimentar o chimarrão, na primeira baixada de temperatura vou comprar o mate... Com as temperaturas aqui rondando os 35 graus fica difícil tomar qualquer coisa quente.... Por isso sou adepto do tereré... Ou como a citação, Chimarrão Paraguaio  :) mas sem frescuras de açúcar...apenas boldo e menta, que já vem junto com o mate

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal