Author Topic: Ajuda na compra da primeira navalha  (Read 3153 times)

Offline Pitolas

  • Trade Count: (+6)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4653
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
Ajuda na compra da primeira navalha
« on: November 04, 2012, 12:15:54 pm »
0
Caros confrades

Após alguns tempos a usar SR´s, e depois de uma passagem pelos navalhetes, chegou a altura de adquirir uma navalha (nova).
Para primeira navalha, e com um orçamento a rondar os 100€, estou a ponderar um destes modelos 5/8 ou 6/8:

http://www.flickr.com/photos/23354981@N08/3286356656/
http://www.revisor-solingen.de/html/5-8_3.html
http://www.revisor-solingen.de/html/5-8_10.html
http://www.revisor-solingen.de/html/5-8_13.html
http://www.revisor-solingen.de/html/6-8_20.html
http://www.revisor-solingen.de/html/6-8_34.html
http://www.revisor-solingen.de/html/messer_der_woche_239.html
http://www.revisor-solingen.de/html/messer_der_woche_101.html

Gostaria de saber qual a opinião dos confrades mais experientes, sobre estes ou outros modelos.

« Last Edit: November 04, 2012, 12:32:19 pm by Pitolas »

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Ajuda na compra da primeira navalha
« Reply #1 on: November 04, 2012, 12:54:48 pm »
0
Olá,

Lê o "sticky" neste sub-fórum sobre considerações a ter ao comprar a 1ª navalha.

Quanto às hipóteses que apresentaste, suponho que o 5/8'' será o tamanho mais confortável para o iniciante.

Quanto às marcas, a Revisor e a Dovo são boas, são de Solingen, e isso é um "selo de garantia" de qualidade.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline BeKhO_84

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 487
  • Respect: 0
Re:Ajuda na compra da primeira navalha
« Reply #2 on: November 04, 2012, 06:25:37 pm »
0
Eu comecei com uma 6/8 e não me queixo, mas a verdade é que houve momentos em que pensei que podia ter sido melhor uma navalha mais pequena. Agora 3 meses depois, não sinto problemas por causa do tamanho mas igual num futuro irei comprar uma 5/8 para experimentar algo diferente.
BeKhO_84

Offline Rui

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 834
  • Respect: +1
Re:Ajuda na compra da primeira navalha
« Reply #3 on: November 05, 2012, 12:29:47 pm »
0
Concordo com o Leon, acho que uma 5/8 é mais adequada a quem se inicia, no meu caso a tendencia é para me dar melhor com navalhas de lamina maior e ter mais dificuldade com as laminas mais estreitas.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Ajuda na compra da primeira navalha
« Reply #4 on: November 05, 2012, 12:49:34 pm »
0
Da minha parca experiência: as mais pequenas são mais manejáveis, as maiores tendem a ser também mais largas e a ter melhor agarre para as minhas mãos.

Mas isto aqui, "cada cabeça, sua sentença", e como sou novato nesse assunto, não liguem muito ao que digo :P
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline orlandosn

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2226
  • Portimão, Portugal
  • Respect: +2
    • Email
Re:Ajuda na compra da primeira navalha
« Reply #5 on: November 05, 2012, 08:15:21 pm »
0
Comentário de maçarico que sou com navalha: o que mais me atrapalha é descobrir a posição correcta das mãos !  :P
A diferença entre a 5/8 e a 6/8 será assim tão notória ? Pergunto isto porque mais tarde ou mais cedo vou adquirir a 2ª navalha e o problema irá colocar-se...
Orlando

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Ajuda na compra da primeira navalha
« Reply #6 on: November 05, 2012, 09:06:05 pm »
0


Uma Filó'  "pá 10" seria assim tão desadequada num "starter set" navalheiro!?  :)

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Ajuda na compra da primeira navalha
« Reply #7 on: November 06, 2012, 09:21:44 am »
0
Comentário de maçarico que sou com navalha: o que mais me atrapalha é descobrir a posição correcta das mãos !  :P
A diferença entre a 5/8 e a 6/8 será assim tão notória ? Pergunto isto porque mais tarde ou mais cedo vou adquirir a 2ª navalha e o problema irá colocar-se...

Pois... o fundamental é sentires-te confortável ao segurar a haste: indicador e médio em cima e polegar em baixo. O anelar e o mindinho não têm grande influência.
Quanto à 2ª navalha, a diferença de 1/8'' = quase 3mm de diferença. Nada como experimentar  :D

Uma Filó'  "pá 10" seria assim tão desadequada num "starter set" navalheiro!?  :)

Uma Filarmónica 10 é demasiado pequena. A olho diria que é uma 3/8''.

É tão pequena, parece de brincar.  :D

Originalmente servia para cortar cabel, mas sim, se estiver bem afiada, faz a barba. É uma questão de te ajeitares com ela.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Rui

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 834
  • Respect: +1
Re:Ajuda na compra da primeira navalha
« Reply #8 on: November 06, 2012, 12:09:47 pm »
0
Eu tenho uma Filarmonica 10 e embora esteja afiada e corte barba e até é facil de manter e afiar, ou seja o aço é de boa qualidade, não me ajeito muito bem com ela.
Mudeilhe o cabo, agora já não é azul, fiz um de madeira e ficou diferente, mais facil de segurar mas mesmo assim prefiro navalhas com "mais Aço".

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Ajuda na compra da primeira navalha
« Reply #9 on: November 06, 2012, 12:13:03 pm »
0
Eu tenho uma Filarmonica 10 e embora esteja afiada e corte barba e até é facil de manter e afiar, ou seja o aço é de boa qualidade, não me ajeito muito bem com ela.
Mudeilhe o cabo, agora já não é azul, fiz um de madeira e ficou diferente, mais facil de segurar mas mesmo assim prefiro navalhas com "mais Aço".

Pois, é mesmo isso. Precisa de mais aço, sem dúvida. A Fila 10 parece um palito.  :D
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Islander

  • Trade Count: (+1)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2196
  • Respect: +9
Re:Ajuda na compra da primeira navalha
« Reply #10 on: November 06, 2012, 12:26:34 pm »
0
Já tens excelentes conselhos, penso que com nenhuma das que propões ficarás mal servido...O meu conselho é que escolhas a que o coração mandar, que há sempre alguma que desperta algo mais que as outras, certo?  ;)

Em relação aos tamanhos a minha experiência é que as lâminas maiores consigo segurar e usar com mais confiança. Mais peso, mais lamina a possibilitar melhor avaliação do ângulo em relação à pele penso que são os factores que ajudam nisso. Com uma mais pequena a manobrabilidade é melhor. Isto já são coisas pessoais que só depois de experimentar é que se pode ajuizar, daí o conselho de começar pelo "meio" = 5/8. Mas uma 6/8 penso que não será muito diferente...

Depois mostra a "escolhida" e boa sorte.  8)
5$ de desconto com iHerb referral code: GOM606

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Ajuda na compra da primeira navalha
« Reply #11 on: November 06, 2012, 10:22:47 pm »
0
Tenho duas 6/8 e duas 5/8. Nao noto diferença no manuseio.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal