Material > Avaliação de Aparelhos

Merkur 41 Vintage

(1/4) > >>

PauloF:

 
Este tópico mais que uma avaliação é acima de tudo uma apresentação. E se pode parecer caricato que uma máquina da Merkur, umas das marcas mais antigas ainda em produção careça de apresentações, mas o facto é inegável, a Merkur modelo 41 vintage como apareceu, desapareceu.
 
Dela não existem muitos registos e o mais curioso é que o número 41 foi aproveitado para designar atualmente um modelo totalmente diferente, isto aliado ao facto de que a sua identificação somente ser possível pelo símbolo da marca fez com que este modelo em especifico caísse fatalmente no esquecimento. Doravante fará sentido referir esta máquina como o modelo 41 vintage.  
Como podem ver pelos catálogos da marca, em 1956 ainda não existia este modelo. No catalogo de 1962 já aparece. No catalogo mais recente, o modelo 41 é aquele que todos nós conhecemos.






 

Estes catálogos foram retirados daqui. Aconselho a todos uma passagem por este tópico do fórum gut_rasiert, alem de muita informação acerca de Merkur existe também uma das esparsas referencias a este modelo.

É uma maquina de 3 peças, com revestimento niquelado. De dimensões semelhantes por exemplo á Merkur 37C é, no entanto consideravelmente mais leve, 52grs vs as 76grs da 37c.

Curiosamente esta diferença de peso não prejudica a sensação de qualidade ou robustez. É uma maquina bem construída e com bons acabamentos.
 

 

 
O cabo estriado, remanescente de um género que se popularizou em marcas como a Punktal, Mulcuto ou Emir, afunila suavemente, alargando na base onde em alto relevo se vê o perfil do deus Hermes.
 

 
É, no entanto, o cabeçal que reserva a maior surpresa. Este apresenta uma característica que não é visível nas fotos do catalogo e que foi e continua a ser única nesta marca que é o assimetrismo.
 

 

 
As barras de segurança curvam para cima ao invés da grande maioria das restantes maquinas desta marca que curvam para baixo. Um dos lados ostenta os já nossos conhecidos e muito típicos entalhes embora muito menos pronunciados do que na Progress por exemplo. O outro lado apresenta perfil atípico neste tipo de barras com um sulco em todo o seu comprimento.
 

PauloF:
Em relação ao assimetrismo e para alguma decepção minha que sou apreciador desta característica, não é muito percetível.
Devo de começar por referir que é uma maquina muito suave e confortável não prejudicando estas características a sua eficácia.
Não é fácil mostrar por fotografia esta característica que, reitero não é muito perceptivel, mas o lado com os entalhes apresenta um gap ligeiramente maior, no lado oposto e fruto do perfil da guarda o gap é menor.









Não creio que erra ao escrever que houve uma manifesta intencionalidade em fabricar um aparelho com esta característica até porque outros fabricantes Germânicos tinham esta na sua oferta. Assim como está, de facto é legitimo assumir que não tenha sido um sucesso.
Tenho algumas máquinas assimétricas e seja esta característica intencional ou não (algumas tenho a certeza que o são por falha) o que procuro não é apenas uma variação no nível de agressividade pois isso encontro nas ajustáveis, mas sim duas experiencias o mais díspar possível no mesmo escanhoado. Na Merkur 41 vintage sente-se essa diferença, mas fica a sensação que esta poderia ser mais acentuada.

Se ainda em produção não hesitaria em recomendar esta máquina pela suavidade e conforto. Não o faria pelo suposto assimetrismo.  De qualquer modo o valor neste momento reside na sua raridade e é acima de tudo este o objectivo deste tópico: divulgar uma máquina que aparentemente anda desaparecida do radar.





Zeri:
Grande achado PauloF. E excelente review cheia de informação valiosa.
Disfruta. Excelentes escanhoados.

mc:
Parabéns.
Grande aquisição.

guest5676345:
Belíssimo post. É desse tipo de máquinas que procuro. Bem, procuro ei e muitos de nos. As vezes lá vão aparecendo. Eheheh


Gostei de ler. Obrigado.

Navigation

[0] Message Index

[#] Next page

Go to full version