Author Topic: Novas ferramentas e dúvidas quanto à espuma  (Read 9742 times)

Offline Blackout

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 33
  • Respect: +1
Novas ferramentas e dúvidas quanto à espuma
« on: September 15, 2015, 01:39:56 pm »
0
Boas tardes confrades - Fiz a minha introdução à umas semanas atrás, comecei o barbear tradicional com uma maquineta Wilkinson Sword Classic que ainda tenho e uso, um pincel Wilkinson, aftershave bálsamo da Nivea (sinceramente não ligo muito a aftershaves por isso qualquer um me chega) e creme palmolive classic.

Recentemente adquiri uma Muhle R89 e um pincel Omega Pro 48, no fim do tópico coloquei uma fotografia.

A navalha (eu chamo navalhas às safety razors) funciona bem, o único problema que tenho com o barbear clássico é que não consigo produzir boa espuma até agora apesar de algumas saírem mais perfeitas que outras. No início reparei que o pincel Wilkinson tem revisões e críticas muito más, daí ter adquirido o Omega, mas continuo sem grandes resultados. Em baixo divido por tópicos os diversos problemas:

- O pincel Omega é bastante duro (penso que é de javali) e é difícil barbear com ele, já tentei fazer várias espumas para o abrir mas mesmo assim arranha bastante a pele. Além disso, tenho outro problema que é que a espuma fica de lado no pincel mas não nas pontas do mesmo, portanto quando faço movimentos circulares em vez de espalhar creme ele começa a desaparecer

- Não sei bem a quantidade certa pra por, em alguns vídeos já fiz alguém fazer com um bocado do tamanho da ervilha, mas há quem diga que é preciso mais, tento por mais do que o recomendado pra não falhar

- Faço espuma numa taça de sobremesa com tamanho adequado e bastante grande, a minha espuma parece estar a ficar demasiado molhada, pegajosa e com bolhas grandes, mesmo que reduza a água - Além disso, quando ponho na pele não sinto uma camada muito grande, é possível ver-se a minha pele através do creme e após passar a lâmina uma vez aquilo fica seco mesmo tendo molhado a cara antes de aplicar o creme.

- Após um tempo a espuma começa a desaparecer da minha cara se não barbear rápido. Penso que a maioria dos cortes que faço são devido à espuma fraca visto que tenho feito pouca pressão e um ângulo adequado

- Antes de perguntarem, nunca tentei fazer espuma diretamente na cara, mas penso que como o pincel ainda está duro nao iria resultar.



Aqui está o meu novo material, dá pra ver o meu reflexo no cabo do pincel


Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Novas ferramentas e dúvidas quanto à espuma
« Reply #1 on: September 15, 2015, 02:17:39 pm »
0
Bom, acho que tens de facto que treinar a maneira de fazer a espuma.
Uma quantidade semelhante a uma ervilha é muito, muito pouco, especialmente para um pincel grande como o Omega #48.

Não recomendaria um pincel tão grande para quem se inicia, geralmente pincéis com dimensões mais moderadas são mais fáceis de trabalhar para quem começa, mas agora que compraste esee, bola para a frente.
Pincéis maiores requerem uma maior quantidade de sabão ou creme, e esse Omega é enorme (apesar de não ser dos que "come" mais sabão/creme.
O facto de ser um pincel novo e não estar desbravado também não ajuda.

Tenta fazer a espuma com uma quantidade maior de creme, para começar, e trabalhar um pouco mais a espuma na tigela, até que ela fique opaca e consistente.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Blackout

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 33
  • Respect: +1
Re: Novas ferramentas e dúvidas quanto à espuma
« Reply #2 on: September 15, 2015, 02:37:45 pm »
0
Bom, acho que tens de facto que treinar a maneira de fazer a espuma.
Uma quantidade semelhante a uma ervilha é muito, muito pouco, especialmente para um pincel grande como o Omega #48.

Não recomendaria um pincel tão grande para quem se inicia, geralmente pincéis com dimensões mais moderadas são mais fáceis de trabalhar para quem começa, mas agora que compraste esee, bola para a frente.
Pincéis maiores requerem uma maior quantidade de sabão ou creme, e esse Omega é enorme (apesar de não ser dos que "come" mais sabão/creme.
O facto de ser um pincel novo e não estar desbravado também não ajuda.

Tenta fazer a espuma com uma quantidade maior de creme, para começar, e trabalhar um pouco mais a espuma na tigela, até que ela fique opaca e consistente.
Eu não acredito em produtos iniciantes por isso não será um problema - Já agora, posso usar sabão normal para tentar desbravar o pincel e evitar gastar creme? Ainda não sei onde comprar mais, comprei quando estava de férias, o Lidl onde faço compras só vende gel de barbear enlatado e não gosto desses.

Agradeço  o conselho, talvez tente fazer diretamente na cara na próxima para ver no que dá
« Last Edit: September 15, 2015, 03:16:55 pm by oversaturn »

Offline guga7

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 358
  • Aspirante a Barbeiro
  • Respect: +5
    • facebook
    • Email
Re: Novas ferramentas e dúvidas quanto à espuma
« Reply #3 on: September 15, 2015, 02:38:40 pm »
0
Tenho o Omega 49 (que é muito parecido, senão mesmo igual) e não tenho tido problemas, adoro o pincel :) e uso a mesma maquina que tu :D

Tem cuidado porque se usas muita água na taça e mesmo assim tens a cara com água, vai ser água a mais. Experimenta umas gotas de água com mais creme, tipo meia minhoca ( :P ) e trabalha bem a espuma. Se estiver a ficar tipo cimento, junta mais umas gotas de água. Não tenhas medo de massacrar o pincel, esmaga-o mesmo.

Offline NunoR

  • Trade Count: (0)
  • A Mühle da cooperativa
  • ************
  • Posts: 530
  • Respect: +18
    • Email
Re: Novas ferramentas e dúvidas quanto à espuma
« Reply #4 on: September 15, 2015, 02:53:46 pm »
0
Eu apesar de ter aderido a 100% ao BC, ou seja usando a SR á cerca de um mês, já uso pincel e creme há uns 6 meses mais ou menos, tenho usado vários pinceis e cremes, entre eles o Omega 48. O Omega 48 é um pincelão, parece uma esfregona:D , não gosto dele para fazer espuma directa na cara por ser grande demais e abrir muito, além disso noto que precisa de muito mais creme, para ai o dobro, do que os outros que uso o Semogue 1305 ou o Omega 10265 por exemplo.

Quando faço a espuma na cara espalho primeiro o creme na cara, com a mão, e depois faço a espuma com o pincel humido, e acho dificil colocar directamente na cara a quantidade de creme que este pincel necessita.

Para o pincel abrir, quebrar e amaciar, deve demorar um bocado, tem muito pêlo, o meu já tem para aí um mês e ainda não quebrou, tenho-o no balcão e quando faço a barba, faço também uma espuma com ele (que não uso) só para ir quebrando.

Também lí noutro forum que para acelerar o processo de amaciamento do pincel é bom fazer a espuma e deixar a mesma no pincel de um dia para o outro, umas 12 horas, depois lava-se muito bem o pincel e deixa-se secar.

Este ponto é importante, o de deixar secar completamente o pincel antes de fazer novo ciclo de suavizado, segundo lí também, é no secar completo que se dá a abertura/espigar das pontas e amaciar do pincel, por isso estar constantemente a fazer espumas, não é mais rápido de que deixar 2 ou 3 dias (até garantir que o pincel secou a 100%) entre espumas. Não sei se é o correcto, mas foi o que li e o que tenho feito.

Só mais uma coisa, nunca usei o creme palmolive, mas comecei com o nivea e o proraso, e o proraso é muito fácil de fazer uma boa espuma, eu diria que quase faz a espuma sozinho, pelo menos comigo foi assim.

Para terminar, pincel de molho em água morna uns 5 minutos, um bom bocado de creme na tigela, do tamanho de uma amendoa diria, e alguma paciência, dará com certeza bons resultados.

Boa sorte. Cumprimentos,

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Novas ferramentas e dúvidas quanto à espuma
« Reply #5 on: September 15, 2015, 03:21:58 pm »
0
Eu não acredito em produtos iniciantes por isso não será um problema - Já agora, posso usar sabão normal para tentar desbravar o pincel e evitar gastar creme? Ainda não sei onde comprar mais, comprei quando estava de férias, o Lidl onde faço compras só vende gel de barbear enlatado e não gosto desses. Agradeço o conselho, talvez tente fazer diretamente na cara na próxima para ver no que dá

Claro que podes usar um sabão qualquer para desbravar o pincel. Aqui tens um vídeo de um membro espanhol a fazê-lo:

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=M_BWNg_NbAc" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=M_BWNg_NbAc</a>

Não recomendaria o Omega #48 para fazer espuma na cara, é demasiado grande, embora haja quem prefira usá-lo para isso.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Benoit86

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1066
  • You`ll never shave alone
  • Respect: +81
Re: Novas ferramentas e dúvidas quanto à espuma
« Reply #6 on: September 15, 2015, 03:24:48 pm »
0
Boas Confrade.
Acho que todos passámos por dificuldades no inicio do BC. Espumas mal conseguidas, razor burns, cortes...faz parte do processo.
O que a maioria dos Confrades aconselha, e bem, a compra de um pincel decente (a Semogue tem muito por onde escolher), que sem dúvida ajudará no processo.
"Toda a gente fala de direitos humanos e ninguém de deveres, talvez fosse uma boa ideia inventar um Dia dos Deveres Humanos."-José Saramago

Offline guga7

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 358
  • Aspirante a Barbeiro
  • Respect: +5
    • facebook
    • Email
Re: Novas ferramentas e dúvidas quanto à espuma
« Reply #7 on: September 15, 2015, 03:35:46 pm »
0
aproveito para perguntar...já alguma vez se fez um barbear presencial conjunto entre confrades? :)

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Novas ferramentas e dúvidas quanto à espuma
« Reply #8 on: September 15, 2015, 03:46:55 pm »
0
Viva , amigos confrades.

Hoje usei o creme Palmolive , de
vez em quando uso porque gosto
do desempenho e aroma.
Com cremes uso os, Muhle texugo
deixo o pincel em água fria por
5 minutos , depois retiro a água
do pincel e deito na taça o equivalente a uma medida igual
á que uso com a pasta de dentes
do creme Palmolive ... começo a
fazer a espuma e adiciono água
em pouca quantidade , talvez umas 20 gotas ... o creme fica
espesso e consistente ... não fica
Igual ás espumas de lata , fica muito mais espesso .
Até é um creme protectivo e que
me porporciona bons resultados.

Saudações
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline Blackout

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 33
  • Respect: +1
Re: Novas ferramentas e dúvidas quanto à espuma
« Reply #9 on: September 16, 2015, 11:32:08 am »
0
Bons dias (e boas tardes, noites) confrades, segui vários dos conselhos sugeridos e agradeço desde já a contribuição de todos vocês. 

Ontem fiz a barba outra vez com o novo equipamento e não me cortei nenhuma vez, a espuma também está melhor e mais densa. O único problema que tenho é que o pincel arranha tanto a pele, mesmo após o deixar 5 minutos em água quente para amolecer, que no fim do barbear tinha a pele muito vermelha e a arder imenso... Hoje de manhã arde menos e está menos vermelha, mas ainda não recuperou. Há alguma coisa que possa fazer para ter um barbear melhor até o pincel se desbravar completamente? Penso que já está mais suave mas ainda não desbravou grande coisa

Offline guga7

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 358
  • Aspirante a Barbeiro
  • Respect: +5
    • facebook
    • Email
Re: Novas ferramentas e dúvidas quanto à espuma
« Reply #10 on: September 16, 2015, 11:37:39 am »
0
A cara vermelha e a "arder" não deve ser dos pelos do pincel, deve ser pela pressão excessiva que estás a fazer com a máquina :) isso, ou então a espuma está fraca e não está a hidratar/proteger a pele suficientemente bem antes de a atacar com a lamina.

Offline NunoR

  • Trade Count: (0)
  • A Mühle da cooperativa
  • ************
  • Posts: 530
  • Respect: +18
    • Email
Re: Novas ferramentas e dúvidas quanto à espuma
« Reply #11 on: September 16, 2015, 11:51:24 am »
0
Bons dias (e boas tardes, noites) confrades, segui vários dos conselhos sugeridos e agradeço desde já a contribuição de todos vocês. Ontem fiz a barba outra vez com o novo equipamento e não me cortei nenhuma vez, a espuma também está melhor e mais densa. O único problema que tenho é que o pincel arranha tanto a pele, mesmo após o deixar 5 minutos em água quente para amolecer, que no fim do barbear tinha a pele muito vermelha e a arder imenso... Hoje de manhã arde menos e está menos vermelha, mas ainda não recuperou. Há alguma coisa que possa fazer para ter um barbear melhor até o pincel se desbravar completamente? Penso que já está mais suave mas ainda não desbravou grande coisa

Bom dia,

Eu acho que a melhor solução enquanto o pincel não amacia será fazer a espuma na tigela e aplicá-la na face com movimentos de pincelar lateral, sendo assim menos agressivo do que o espumar na cara com movimentos circulares. A pele vermelha e a arder também penso que será mais devido á lâmina / técnica, retirando camadas de pele além do pêlo, do que do pincel.

Outra coisa, será bom ter um ASL ou ASB que "apague o fogo" enquanto se aprimora a técnica e o material, comigo o Floid Suave e o Proraso Balsamo Branco, têm sido bastante eficazes nesse aspecto, há também quem diga muito bem do Speick ASL mas esse ainda não experimentei.

Cumprimentos,
« Last Edit: September 16, 2015, 11:54:32 am by NunoR »

Offline Blackout

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 33
  • Respect: +1
Re: Novas ferramentas e dúvidas quanto à espuma
« Reply #12 on: September 16, 2015, 11:52:33 am »
0
A cara vermelha e a "arder" não deve ser dos pelos do pincel, deve ser pela pressão excessiva que estás a fazer com a máquina :) isso, ou então a espuma está fraca e não está a hidratar/proteger
 a pele suficientemente bem antes de a atacar com a lamina.
Eu estou a fazer o menos possível de pressão. Basicamente a cara começou. A arder antes sequer de começar o barbear, foi após espalhar o creme com o pincel que começou a arder, daí achar que é do pincel, senão só tinha ardido depois de barbear mas já ardia antes.

Offline guga7

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 358
  • Aspirante a Barbeiro
  • Respect: +5
    • facebook
    • Email
Re: Novas ferramentas e dúvidas quanto à espuma
« Reply #13 on: September 16, 2015, 11:54:00 am »
0
Eu estou a fazer o menos possível de pressão. Basicamente a cara começou. A arder antes sequer de começar o barbear, foi após espalhar o creme com o pincel que começou a arder, daí achar que é do pincel, senão só tinha ardido depois de barbear mas já ardia antes.

E isso não acontecia com o pincel que tinhas antes? estranho, o meu Omega é igual e nunca tive esse tipo de problema.

Offline NunoR

  • Trade Count: (0)
  • A Mühle da cooperativa
  • ************
  • Posts: 530
  • Respect: +18
    • Email
Re: Novas ferramentas e dúvidas quanto à espuma
« Reply #14 on: September 16, 2015, 11:56:53 am »
0
Eu estou a fazer o menos possível de pressão. Basicamente a cara começou. A arder antes sequer de começar o barbear, foi após espalhar o creme com o pincel que começou a arder, daí achar que é do pincel, senão só tinha ardido depois de barbear mas já ardia antes.

Eu aconteceu-me isso á pouco tempo com o TOBS Jermyn Street, mas foi alergia ao creme com toda a certeza. A espuma foi feita na cara ?

Este creme antes do pincel Omega não dava nenhuma reacção ?

Que lâmina está a usar na R89 ?

Cumprimentos,
« Last Edit: September 16, 2015, 12:11:57 pm by NunoR »

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal