Author Topic: Já resulta! Dicas e observações para o pré-barba (de um novato)  (Read 4787 times)

Offline Blackout

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 33
  • Respect: +1
Boas tardes confrades. Há umas semanas comecei um tópico após adquirir um pincel Omega Pro 48 de pele de javali e uma máquina Muhle R89 - Estava com dificuldades em fazer espuma e tinha a pele irritada (http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=10435.0). Após algumas semanas finalmente consigo barbeares muito apurados e relaxantes, e pensei em partilhar os meus métodos. Tudo aquilo que irei descrever poderá funcionar para outras pessoas, principalmente iniciantes, mas não garanto que dê visto que todos temos peles e barbas diferentes. 

Antes de mais, aqui está a lista de equipamento:

- Máquina SR Muhle R89 (também tenho a Wilkinson Sword Classic mas uso mais a anterior) - Nem muito suave nem muito agressiva, acho que está na medida certa. Claro que quando comparada com uma máquina agressiva poderá parecer suave, mas a verdade é que é muito mais agressiva que qualquer multilâmina que ande por aí. Comparada com a Wilkinson é preciso ter cuidado e fazer o mínimo de pressão, eu não tinha noção da pressão que fazia com a Wilkinson e acabei por ganhar maus hábitos e aprender à força a melhorar a técnica

- Lâminas Croma Diamant - Estas funcionam bem para mim, também tenho Bozanno Inox (Italianas, vieram com a Muhle R89), Wilkinson Sword e recentemente adquiri Personna que irei usar hoje - de qualquer forma, estas dão-me o barbear mais apurado e com menos irritação, as italianas cortam muito e dao-me irritação com frequência. Isto é da preferência de cada um, estas tem funcionado e tenho-as usado muitas vezes seguidas para me habituar e conseguir sentir a diferença quando usar uma lamina diferente. Regra geral, uso cada lamina durante 4 barbeares.

- Cremes La Toja e Palmolive - Ambos disponíveis em supermercados e de qualidade moderada - O palmolive tem um cheiro menos agradável para mim mas dá um barbear mais apurado, o La Toja pelo preço tem mais quantidade, cheira melhor e é mais rápido a fazer espuma. Uso a quantidade mais ou menos equivalente ao que uso com o tubo de pasta de dentes, prefiro por a mais do que a menos. Ambos os tubos estão com mais de metade (O La Toja está muito cheio mesmo porque é recente) e tenho o Palmolive desde metade de Agosto. Faço a barba ou todos os dias ou deixo passar um ou dois dias quando dá preguiça

- Pincel Omega 48 Pro de pele de javali - Após o pincel abrir e suavizar torna-se muito mas muito melhor, é preciso ter paciência. Eu usei a técnica de fazer espuma na taça e o deixar lá algum tempo com espuma, mas não esperei uma noite apenas umas 3 horas, depois lavei-o e deixei-o secar. Ficou muito mais suave, mas nada como usa-lo com frequência para conseguir melhorias

- Taça de cereais de tamanho um pouco pro grande, eu prefiro porque as de sobremesa deixam espuma cair por fora

- Toalha para lavar e limpar a cara

Método que funciona para mim dividido em fases:

1 - Primeiro, encho o lavatório com água morna um bocado pro quente e deixo lá o pincel a amolecer na água, não vejo necessidade de usar água ultra-quente ou a ferver. Além disso, também coloco devidamente a lâmina da máquina e verifico se todo o material está na casa de banho e pronto a ser usado. Pessoalmente, opto por não por água na taça, apenas deixo o pincel em água. Entro de seguida no duche

2 - O meu duche demora cerca de 5-7 minutos, não gosto de demorar muito, mas tento hidratar bem a pele na cara e os pelos faciais, e até passo o champô que uso para o cabelo lá. Regra geral, simplesmente estar debaixo do duche chega, não será necessário passar muito as mãos lá e dirigir o chuveiro contra a cara, mas pelo sim pelo não passo as mãos entre os pelos para absorverem água, não sei se será necessário ou não (e faço o mesmo com champô)

3 - Após tomar o duche, saio e limpo-me com a toalha, prefiro fazer a barba só de roupa interior porque normalmente as camisolas sujam-se com creme. Faço tudo isso bastante rápido e logo de seguida (só me visto e ponho desodorizante após finalizar o barbear e me deslocar pro quarto) retiro creme e coloco na taça. Agora prestemos atenção ao seguinte passo porque fez toda a diferença.

4 - Após colocar um bocado de creme na taça e ter a certeza de que não ficaram bocados no meu dedo (acidentalmente) retiro o pincel da água e espremo a maioria da água que lá está - Algumas pessoas apenas fazem um espremido pequeno, mas eu descobri que funciona mais se tirar a esmagadora maioria da água. É preferível começar seco e depois adicionar gotas de água do que ter de usar mais creme se a espuma estiver muito molhada, algo que muitos não gostam de fazer. Após isso sacudo umas 2 ou 3 vezes com firmeza e começo a fazer espuma. Giro o pincel na taça com movimentos em ambas as direções e por vezes pressiono para baixo, nem faço muita força nem pouca, apenas a firmeza necessária para manter o pincel na taça mas não será necessário fazer muita força, às vezes um pouco para por mais creme entre os pelos do pincel. Como tiro a maioria da água porque antes os problemas que tive com a espuma derivavam de não espremer muito o pincel, acabo por adicionar um pouco de água perto do fim da espuma quando começa a ficar com consistência e parecida com um youghurt, com microbolhas semelhantes às que se vê nas espumas dos experts dos videos do youtube.

Nota importante - Alguns confrades poderão ter o problema de o creme ficar de lado no pincel e não nas pontas. Sinceramente, isso deixou de me acontecer e ou foi por ele ter finalmente aberto e ficado mais mole e daí melhorar o desempenho, ou então foi mesmo porque decidi por menos água o que acho mais provável - Desde que deixei de por tanta água comecei a ficar com o creme nas pontas na perfeição. Tentem esta técnica se quiserem.

5 - Após a espuma estar pronta, molho a minha cara com a mão mas não ao ponto de ficar a pingar, e depois passo o pincel com movimentos circulares em toda a cara e depois com passadas para o lado e por fim para cima que deixa a camada melhor. Regra geral, acabo por deixar umas gotas no pincel perto do fim e passo o pincel molhado na cara para conseguir que a espuma fique com a consistência perfeita, idealmente ficará uniforme, não muito grossa mas não deverá ser possível ver a pele, não terá demasiadas bolhas e não secará com facilidade da pele. Não tenham medo de adicionar água depois de ter a espuma na cara, até ajuda a não secar, é preferível do que adicionar demasiada água na taça. Penso que acabar com pinceladas para cima também poderá ajudar caso os pelos cresçam para, pois assim eles levantam-se.

6 - Após estar pronto, procedo ao barbear nos sentidos da direção do pelo, XTG da orelha para o nariz e XTG do nariz para a orelha. No pescoço tenho um lugar problemático do lado esquerdo, mas descobri que, regra geral, consigo fazer na mesma para baixo (com a direção dos restantes pelos) sem grandes problemas. Já agora, eu tenho pelos no pescoço perto da maça de adão e sobretudo no meio ligeiramente por cima da mesma que são muito rijos, dificeis de tirar mesmo indo em contra pelo e se o tentar fazer muito tenho irritação, por isso decide habituar me que o barbear não será tão apurado em algumas áreas problemáticas - Outro problema é que esses pelos crescem para a direita e fazer aquela zona do pescoço indo de lado é muito complicado porque a pele não é plana. às vezes tenho de fazer a quarta passagem que consistem em por um pouco de creme apenas nas áreas que falhei e dar uns retoques. Não irei detalhar muito esta parte porque este tópico é sobre o pré-barba.

Nota - Saliento que entre cada passagem completa volto a molhar a cara e frequentemente o creme está um pouco mais seco e por isso ponho água no pincel depois de ter posto o creme na cara e passo o pincel no creme para o deixar mais húmido e resistente. Não passo tanto tempo a por espuma na cara nas segundas e terceiras passagens, e mesmo na primeira faço-o em 30-40 segundos porque funciona bem para mim.

Algumas observações:

- Aconselho adquirir um pincel bom. Ter um pincel medíocre ou até mesmo mau não compensa e pode fazer a diferença entre uma boa espuma e uma fácil aprendizagem no mundo do barbear clássico e uma dor de cabeça (neste caso na cara eheh) horrível. O pincel Wilkinson é capaz de fazer espuma embora não seja muito bom nisso, e magoa muito a cara, é demasiado rijo - O Omega valeu o dinheiro e fez uma diferença muito maior que a máquina

- Continuando a observação anterior, aproveito para dizer que, no meu caso, usar espuma verdadeira faz uma diferença muito maior que a máquina. Já tentei barbear-me com uma lâmina descartável com boa espuma e tive um barbear muito apurado, claro que há sempre o risco de me irritar mas para ir de férias é uma boa alternativa.

- As lâminas importam e ter uma lâmina que se adequa à cara e máquina de cada um é importante. Eu aconselho usarem a mesma lâmina durante umas semanas para entendermos as suas propriedades e diferenças relativamente a outras, e depois mudar-mos para ver se encontra-mos alguma melhor. Hoje experimentarei Personna para depois as comparar à Croma Diamant que tem resultado para mim. Eu digo isto porque sendo homens poderiam pensar que é tudo a mesma coisa por serem universais mas não é.

- Usar água e ter a pele hidratada faz uma diferença muito grande entre facilidade do barbear e nível de irritação. Mais uma vez, até com uma máquina má e um creme rasca se pode ter um bom barbear desde que a pele esteja hidratada e a espuma bem feita.

- Fazer passagens repetidas mais do que duas ou no máximo três vezes é má ideia e levará a muita irritação. Eu prefiro até fazer só uma passagem individual em cada parte da face mas nunca consigo fazer isso no queixo ou bigode, embora se deixar crescer uns 4-5 dias goste de fazer menos passagens da primeira vez pois o objetivo é simplesmente retirar os pelos grandes

- Usem aftershave que ajuda, mas pessoalmente prefiro algo barato e cómodo, neste momento tenho tanto o bálsamo da CIEN (Liddl) como o da Nivea. Também tenho um aftershave splash da Brut com um bom cheiro que a minha namorada me ofereceu à algum tempo, mas estou a guardar o bocado que sobra para usar num dia especial quando me apetecer.

- Quando o creme seca, é melhor retirar tudo e voltar a por espuma onde falta do que tentar passar a Lâmina na mesma armado em esperto. Se passo e sinto que a lâmina está numa superfície seca então volto a passar o pincel e um pouco de água.


Bem, espero que tenham gostado. Se quiserem partilhem os vossos métodos de pré-barba ou até conselhos, agradecia.



Bons escanhoados,
Blackout

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Já resulta! Dicas e observações para o pré-barba (de um novato)
« Reply #1 on: October 09, 2015, 07:04:26 pm »
0
Viva , companheiro!

Aos poucos tens resolvido os problemas iniciaís , comuns a todos nós .
Tambem gostas das Croma , é uma lâmina de qualidade que não causa surpresas desagradáveis ... com elas nunca tive qualquer irritação , além
de optimos escanhoados.

Agradeço , o teu testemunho.

Cumprimentos
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Já resulta! Dicas e observações para o pré-barba (de um novato)
« Reply #2 on: October 09, 2015, 07:12:08 pm »
0
Viva , companheiro!

Aos poucos tens resolvido os problemas iniciaís , comuns a todos nós .
Tambem gostas das Croma , é uma lâmina de qualidade que não causa surpresas desagradáveis ... com elas nunca tive qualquer irritação , além
de optimos escanhoados.

Agradeço , o teu testemunho.

Cumprimentos
Confrade NoName,
Nisto discordamos em absoluto.
Eu acho as Cromas fracas.

Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
  • Respect: +1902
    • Email
Re: Já resulta! Dicas e observações para o pré-barba (de um novato)
« Reply #3 on: October 09, 2015, 07:58:52 pm »
0
Confrade NoName, Nisto discordamos em absoluto. Eu acho as Cromas fracas.

Também não diria tanto. Fracas não... fraquinhas. Há bem pior.... BIC, por exemplo.
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Já resulta! Dicas e observações para o pré-barba (de um novato)
« Reply #4 on: October 09, 2015, 08:14:29 pm »
0
E ainda piores que as "bem pior": Elios, Dorco, Supremax Stainless.

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Já resulta! Dicas e observações para o pré-barba (de um novato)
« Reply #5 on: October 09, 2015, 09:59:42 pm »
0
Confrade NoName,
Nisto discordamos em absoluto.
Eu acho as Cromas fracas.


Aqui no que se refere ás Cromas discordo dos confrades e há mais pessoas a pensar como eu .
Basta ver as review do BC e do Foroafeitado para perceber que há mais gente a pensar como eu .
Comigo funcionam bém , consigo muito bons resultados, e eu as colocaria perto das melhores e não das piores.
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Já resulta! Dicas e observações para o pré-barba (de um novato)
« Reply #6 on: October 09, 2015, 10:08:10 pm »
0
As Derby extra tb são muito afamadas e eu detestei-as.

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Já resulta! Dicas e observações para o pré-barba (de um novato)
« Reply #7 on: October 09, 2015, 10:15:44 pm »
0
As Derby extra tb são muito afamadas e eu detestei-as.

:) haa ... agora já estamos a falar a mesma língua ....:)
Comigo para conseguir algo parecido com um BBs , preciso de 120 passagens ... em todas as direcções.
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Já resulta! Dicas e observações para o pré-barba (de um novato)
« Reply #8 on: October 09, 2015, 10:18:58 pm »
0
Experimenta as Elios ou as Dorco que entras no Guiness Book of Records.

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Já resulta! Dicas e observações para o pré-barba (de um novato)
« Reply #9 on: October 09, 2015, 10:41:42 pm »
0
Experimenta as Elios ou as Dorco que entras no Guiness Book of Records.

Estas duas , já experimentei , e ambas foram substituidas a meio ... por lâminas decentes.

Elios
Dorco
Derby
Personna Azul e afins ...
Para mim não emtram no baralho.
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Já resulta! Dicas e observações para o pré-barba (de um novato)
« Reply #10 on: October 09, 2015, 11:48:22 pm »
0
Elios? Nem é bom. Aquilo raspa que farta. Fogo

Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
  • Respect: +1902
    • Email
Re: Já resulta! Dicas e observações para o pré-barba (de um novato)
« Reply #11 on: October 09, 2015, 11:49:54 pm »
0
Estas duas , já experimentei , e ambas foram substituidas a meio ... por lâminas decentes.

Elios
Dorco
Derby
Personna Azul e afins ...
Para mim não emtram no baralho.
Nisto estamos de acordo :)
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Já resulta! Dicas e observações para o pré-barba (de um novato)
« Reply #12 on: October 10, 2015, 02:13:34 am »
0
Elios? Nem é bom. Aquilo raspa que farta. Fogo

... e mistério dos mistérios , ainda assim existem confrades ,  aqui e por esse mundo fora , a dizer que se dão bem com as Elios ...:)
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline XmaiKel

  • Trade Count: (0)
  • Sir Edwin Jagger
  • *********
  • Posts: 285
  • Keep it simple...
  • Respect: +31
    • Email
Re: Já resulta! Dicas e observações para o pré-barba (de um novato)
« Reply #13 on: October 10, 2015, 12:01:03 pm »
0
Caro Blackout,
ainda bem que já consegues retirar prazer deste ritual.
Quanto à dificuldade mencionada nos pelos do pescoço, eu sugiro que tentes puxar a pele para o lado nessa zona da maçã de Adão, por forma a deslocar os pelos para uma zona mais plana.
De resto, como diz o outro, com a prática tudo se torna fácil... excepto acordar cedo!

Offline Ishvadenbaden

  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1778
  • Respect: +1842
Re: Já resulta! Dicas e observações para o pré-barba (de um novato)
« Reply #14 on: October 10, 2015, 12:33:29 pm »
0
... e mistério dos mistérios , ainda assim existem confrades ,  aqui e por esse mundo fora , a dizer que se dão bem com as Elios ...:)
LOL, eu sou um deles. Não podem passar das três barbas mas não tenho problemas com elas. Croma Diamant, boas, eficazes e acessiveis. Bic, têm uma " learning curve", agressivas e " bloddy" no início mas depois de lhe tomarmos o jeito são das melhores para BBS. Dorco...AGHHHHH! As piores do mundo!

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal